1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Memory multiplier

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por tommy v., 26 de Março de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 1204)

1. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

Fiz um pequeno overclock ao meu q6600, my system, e agora esta a 3ghz (333*9)
    Configurei as latências da ram na bios e pus a 4-4-4-12, mas na bios não sei o que escolho para o memory multiplier.
    Pelo que andei a ler e aconselhado estar a 1:1 mas se puser a 1:1 a ram vai ficar a 666mhz
    Por isso meti a relação de 5:6, e assim fica a 800mhz.

Agora a duvida é se com esta relação se perde performance?

E a voltagem deixei estar em auto, qual é o valor que aconselham para este processador?

obrigado

2. Ricasete

Ricasete Power Member

Se não quiseres fazer oc às mems deixa o multiplier como está. Caso o queiras fazer lembra-te que a voltagem default que a mobo dá às memórias é de apenas 1.8.

Quanto à voltagem do cpu:

Não me parece que essa pic do cpu-z esteja bem (1.12 de vcore).Actualiza-o. De qualquer forma a mobo dá sempre mais voltagens do que o necessário.
    Vai baixando aos poucos até descobrires o mínimo.

Quanto ao valor recomendado, isso não me parece que exista (generalizado). No entanto abre o CoreTemp para veres o VID:

3. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

obrigado, então as memorias vão ficar assim.

quanto a voltagem, posso por a maxima que esta no site e ir reduzindo? Para ver se está estavel com uma determinada voltagem basta corre o orthos,ou um programa que ponha o cpu a 100%?

E se eu puser uma voltagem mais baixa,pode haver o "risco" de ele não ligar, e ai resolvo fazendo clear as bios, retirando a pilha ou usando o jumper certo?

Desculpa la as perguntas todas:D

4. Ricasete

Ricasete Power Member

Estás a dar pouca informação. Assim é difícil.

Faz o seguinte:

1º Actualiza o cpu-z ou corre outro soft que permita ver as voltagens (speedfan, everest, etc)
    2º Mete pic com cpu-z (ou algo para ver o vcore), coretemp e prime (a correr pelo menos 5m para ficarmos com uma ideia das temps em load).

5. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

Já tenho o cpu-z actualizado.
    Para ver as temperaturas usei o cpuid hardware monitor, porque o core temp não funciona no vista 64.
    E executei 2 aplicações do orthos, cada uma com afinidade a 2 cores diferentes.
    E para o vcore está la o cpu-z e o speedfan, e continua em auto nas bios.

6. Ricasete

Ricasete Power Member

Estou bastante curioso em saber o vid desse cpu.

Saca aqui o novo CoreTemp (já funciona em Vista 64). Depois põe pic, porque o CoreTemp mostra o VID.

Fiquei surpreendido com a pic que postaste. Não me lembro de ver um vcore tão baixo (1.17) com o cpu a 3000 e com voltagens auto. Normalmente a mobo acrescenta sempre uns pozinhos.

Também o vdimm está abaixo do esperado (1.73).

Isto é óptimo.

O senão são as temps. São altas para esse vcore.

7. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

Tinhas razão os valores da voltagem estão bem diferentes no coretemp.

Agora as temps é culpa do cooler, é um noctua NH-U9F, foi um mau negocio:(

8. Ricasete

Ricasete Power Member

Esse valor que o CoreTemp apresenta é o VID (espécie de assinatura dentro do cpu que estabelece a voltagem necessária em default).

No entanto, e pelo teu caso, vemos que o cpu está a 3000 e com uma voltagem bem inferior (1.17-1.20), o que é estranho considerando que deixaste as voltagens em auto.

Ou seja, apesar da voltagem default ser de 1.2625 (podes confirmar este valor no último parâmetro do MIT) a mobo não está a aplicar mais de 1.20. Provavelmente ainda poderás baixar mais um pouco manualmente.

A relação frequência/vcore não é linear, mas, pela tua amostra, não deves precisar de muito sumo para chegar aos 3600 (já que 1.2 ou menos está estável a 3000).

Resumindo:

1º Podes tentar baixar o vcore manualmente. Vai baixando a partir de 1.17
    2º Muda de cooler;) porque podes ir bem mais longe.

9. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

obrigado pela ajuda;)

Então o vid como se fosse a voltagem minima para ele trabalhar, mas no entanto ele está a usar só 1.20V

hoje já não tenho tempo mas amanha já vou começar a diminuir as voltagens.
    E arranjar um cooler melhor, ou fazer overclock só nos dias de frio:D

10. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

Ja meti a voltagem a 1.17, e em full fica assim

E em iddle o valor da voltagem e diferente no cpu-z e no speedfan.

mas as vezes eles apresentam o mesmo valor, como eu pus a 1.17 ele não devia estar sempre a 1.17?

11. Ricasete

Ricasete Power Member

Essa diferença acontece porque tens os parâmetros de poupança de energia activos na bios. Deixa estar porque a luz está cara.:D

Quando o cpu está em idle reduz o multiplicador (de 9 para 6) e também a voltagem a aplicar (1.17 para 1.14).

12. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

Já vai ficar assim, mais overclock só quando mudar de cooler.

Agora, as vezes o cpu-z e o speedfan quando ele está a 3ghz, mostra 1.12V.:D

Partilhar esta Página