1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

mems

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Murd3r_Duck, 10 de Julho de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 769)

1. Murd3r_Duck

Murd3r_Duck Power Member

boas

eu ja faço overclock ha um ano, mas nunca consegui descobrir porque é q nao vou mais alem dos 3.5 no meu E6300 (1.86)... eu quase q posso jurar q é memorias, mas tambem penso q seja da fonte, apesar de achar um pouco estranho uma lc de 550w nao conseguir puxar

ja li qualquer coisa em algum lado para ver o limite das memorias

penso q seja, colocar as memorias e o fsb com divisores de 1:1, e depois ir aumentado o fsb até nao aparecer imagem

agora as minhas duvidas sao:

- Aumento tambem a voltagem as memorias a medida q aumento o fsb
    - E a historia de aparecer imagem no ecra, é realmente, aparecer imagem no ecra, ou iniciar o windows, se basta simplesmente aparecer a imagem inicial da MB

Porque o meu problema no OC é q aparece imagem, mas depois enquanto corre a barra de loading do windows ele ou bloqueia ou reenicia, em relacção a temperaturas nao m parece porque ele anda em 48/50 idle e 57 full

resta dizer q tenho o cpu refrigerado a ar (Scythe Katana)

cumps

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Eu acho que é porque não sabes determinar o FSB máximo estável e a frequência máxima estável das memórias.

E com isso concluis o quê?

Pelo que dizes, chegas a 500MHz de FSB. Imagina que as memórias também fazem 500 estáveis. Se não sabes qual deles faz 505 sem problemas, se metes 505 na BIOS e "não aparece imagem no ecrã", como é que sabes que componente causou o problema?

Sabes para que servem os divisores FSB:RAM?

Em relação ao "aparecer imagem no ecrã", só tenho a dizer uma coisa: por alguma razão inventaram o Memtest. Para ver se as memórias estão estáveis fazem-se testes, os quais não se resumem a usar o Windows sem ecrãs azuis.

Última edição: 10 de Julho de 2007
  3. Murd3r_Duck

Murd3r_Duck Power Member

Sei q nao é aconselhavel as memorias estarem mais lentas q o cpu, porque se usar divisores 5:4 a frequência do CPU a 1:1 será menor que a real. em relacção aos divisores sei q os utilizamos quando temo salgo a limitarnos, logo, s nao sei o q m esta a limitar é um pouco complicado usar divisores diferentes do 1:1.

[Joke] O windwalker sempre foi o meu salvador no OC, obg man[/Joke]

cumps

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Não é a frequência do CPU, é a frequência equivalente a 1:1 ;)

Por exemplo quando eu tinha um P4 3.0 a 3.6 (240 de FSB), se usasse o divisor 5:4 (memórias a 192MHz) tinha uma performance equivalente à de um P4 3.5 a 1:1 (memórias a 240MHz). Por outro lado, se usasse 4:5 (memórias a 300MHz) teria ainda um melhor aproveitamento que um 3.6 a 1:1.

Vais ter que começar por algum lado. Se seleccionares DDR2-667 na BIOS (não sei como funciona a parte de selecção de divisores nessa mboard) deverás ter o divisor 4:5 (266:333). Portanto, se (supondo) o FSB está estável até X MHz e:

freq. RAM = 5/4 * FSB

A máxima frequência que podes testar nas memórias é 5/4*X.

Se X for 350 (penso que o E6300 deve consegui-los), consegues testar as memórias até 5/4*350=437,5

É um exemplo. Se seleccionares DDR2-800 na BIOS (divisor 2:3), consegues testar até 3/2*350=525MHz nas memórias.

Agora o raciocínio é o contrário para o FSB.

De nada ;)

Última edição: 10 de Julho de 2007
  5. Murd3r_Duck

Murd3r_Duck Power Member

e como é q posso ver qual é o fsb maximo?

vou agora ver as freq maximas das minhas memorias

cumps

6. Murd3r_Duck

Murd3r_Duck Power Member

ou seja em vez de ser 5/4*fsb, passa a ser

sendo y a freq maxima da memorias:

5/4*Y?

cumps

7. WindWalker

WindWalker Power Member

Tens que começar por limitar as memórias, garantindo que o problema não é delas.

Não tens como opção DDR2-400 na BIOS?

8. Murd3r_Duck

Murd3r_Duck Power Member

para ver a freq maxima devo aumentar as voltagens ou nao?

9. WindWalker

WindWalker Power Member

Enquanto não houver instabilidade, claro que não.

10. Murd3r_Duck

Murd3r_Duck Power Member

tou é com a duvida de s devo utilizar o divisor de 4:5 ou o de 5:4?

eu fiz o teste com o 4:5

cumps

11. WindWalker

WindWalker Power Member

Qual é a frequência, tensão e timings de fábrica das memórias?

12. Murd3r_Duck

Murd3r_Duck Power Member

boas

5-5-5-15

cumpz

13. WindWalker

WindWalker Power Member

Eu perguntei por 3 coisas e só disseste 1 :p

Partilhar esta Página