Menções sobre os Direitos de Autor

Squillace

Power Member
Olá a todos,

Estou a criar um site cujo conteúdo é 100% exclusivo, e gostaria de indicar aos visitantes que este conteúdo está sujeito a copyright. No entanto sei que a simples menção "© 2007 Instituição. Todos os direitos reservados" no rodapé do site não ter qualquer valor legal.
Gostaria que me pudessem indicar quais os textos (leis, etc.) que tenho à disposição que possam ser colocados numa página à parte. Ou caso essa não seja a solução correcta, peço que me possam indicar os procedimentos certos.

Desde já o meu muito obrigado!

Bom fim de semana



PS: Peço desculpa se esta não é a categoria certa, mas como se trata de um site, deduzi que... :)
 
A colocação da nota de Copyright no rodapé serve apenas como um lembrete, da mesma forma que serviria um texto mais detalhado sobre os direitos de autor. Será de facto uma boa ideia para elucidar os visitantes indicando a protecção de todos ou alguns conteúdos, mas não impedirá certamente a reprodução não autorizada.

Nesse texto podes, por exemplo, pedir que os visitantes contactem os autores se necessitarem de imprimir/copiar ou que preservem sempre a indicação da fonte e do autor, etc.

Na Internet é praticamente impossível assegurar a inviolabilidade dos conteúdos. Temos que viver com isso.
 
Obrigado aos dois.

HIV13: ou seja, não te referes a nenhum texto específico mas algo personalizado e relativo ao site em questão?

Ket: não me estou a ver a aplicar uma licença Creative Commons a um site inteiro. Não se trata de imagens em particular, nem sons em particular, nem textos em particular.
EDIT: mas às tantas servirá, não sei. Alguém mais informado me pode dizer o que pensa?
 
Última edição:
Assim de repente (tradução - não investiguei o asunto ;) )

não conheço qualquer lei onde se assuma que aquilo que tu colocas no teu website não é teu - ou seja, tu já detens os direitos aos textos e imagens que lá colocas, mesmo sem qualquer indicação (sem prejuízo da copia parcial como "uso justo", etc.). Era o que faltava que na ausência de qualquer nota se pudesse assumir que não reservas direitos sobre o teu trabalho.

O que tu podes é utilizar essa nota ou uma licença, como as que o ket indica, para reforçar a ideia dos direitos reservados e/ou definir politica de partilha parciais, tipo copias 2 parágrafos mas links para a pagina... - não há duvidas que o teu site será copiado se for interessante e divulgado mas será mais fácil argumentar o teu caso com os copiões se lá tiveres a nota.
 
Última edição:
Back
Topo