1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Menubar

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por ]-noBOdy-[, 24 de Março de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 1206)

  1. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    Como o próprio título indica, pretendo com este tópico falar do menubar do X. Não ouço falar muito deste assunto nem tão pouco creio que seja muito valorizado.

    Antes de mais, um pequeno debate: Para correr pequenas aplicações, o que é melhor? Menubar ou a dock? Tenho lido em vários sites (não sei se as fontes são fidedignas, daí não as colocar) que o menubar é preferível para correr pequenas aplicações que facilmente substituem o dashboard bem como a introdução dos aplicativos na dock.

    Qual a vossa opinião? O que acham? Para os experts bem como todos aqueles que efectivamente percebem disto, quais as grandes (des)vantagens da utilização do menubar?

    Por fim, como não queria deixar este tópico sem qualquer conteúdo, coloco aqui algumas aplicações (a grande maioria gratuitas) que considero minimamente interessantes para utilização diária: http://menu.jeweledplatypus.org/

    Digam de vossa justiça ... o que acham? vantagens? desvantagens? Por que razão ninguém aproveita estas (aparentes) potencialidades?
     
    Última edição: 24 de Março de 2007
  2. lidador

    lidador Power Member

    De há umas décadas para cá, quase não tenho vida nocturna. Onde fica esse tal de "Menu Bar"?
     
  3. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    lol

    é aquela barrinha em cima, lado direito .... tem os ícones do BT, wireless, horas, som, spotlight, etc...(geralmente)...
     
  4. lidador

    lidador Power Member

    Tou a ver, gosto de ter lá pouca coisa. É um pouco como a minha carteira: uma ou duas notas, algumas moedas, e cartões apenas quando são necessários. O conceito oposto a uma bolsinha de mulher.
    Neste momento tem, da esquerda para a direita: o volume do microfone, a bandeira portuguesa (não há lidador que se preze que não tenha uma), o relógio digital com o dia da semana, o Bluethoo (este é candidato a sair, até porque o uso raramente) e a lupa do Spotlight.
    Não quero lá mais nada. Tenho este hábito poupadinho desde o tempo do Mac System 7.1, época em que ainda tinha menos coisas. Começou por ter apenas o ícone do Finder.

    Mac System 7 desktop picture: Apenas com os ícones do Help e do Finder.
     
    Última edição: 24 de Março de 2007
  5. OldMan

    OldMan Power Member

    por acaso gosto dessa barra, e obrigado pelo link
     
  6. kidloco

    kidloco Power Member

    Eu agora é mais Quicksilver... já nem quero saber da Dock/Menubar :p
     
  7. OldMan

    OldMan Power Member

    isso do quicksilver e' do genero de uma aplicacao que guarda umas combinacoes de teclas e o que deve fazer quando essas teclas sao pressionadas (os chamados atalhos)?
     
  8. Watermelon

    Watermelon Power Member

    É muito mais que isso. Vê alguns destes tutoriais.
     
  9. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    por acaso experimentei o quicksilver e não fiquei particularmente maravilhado. Percebo as potencialidades, mas a obrigatoriedade de usar Windows no trabalho obriga-me sempre a usar o rato....e as teclas de atalho do SO (que, por acaso, em Windows Vista, algumas são iguais ao osx:p lol).

    Mas e em relação ao menubar...que dizem? Pessoal, vá lá, uma ajudinha/comentários fundamentados. Um fórum não serve apenas para discutir o programa X ou Y .... Menubar Vs. Dock & desempenho Vs. funcionalidades ....

    /offtopic on
    Já vos disse que me tornei um iluminado quando me converti para o mundo da maçã :joker::lol:

    /offtopic off
     
  10. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Eu uso bastante o "menu bar" porque é uma zona de ecran que vale a pena aproveitar. Para mais, é uma zona que não interfere em nada com a zona de trabalho.
    No meu "menu bar", para além dos costumeiros Bateria/Keyboard Layout/Relógio/Spotlight, tenho:

    da Apple: Bluetooth, Sound Volume, Monitors e Airport

    de third party: Desktopple Pro, CoreDuo Temp, InstantShot e Lab Tick.

    O CoreDuo Temp dá-me jeito para perceber quando estou a puxar demasiado pelo computador, quando estou a fazer render intensivos de animações ou imagens em hiper-alta qualidade.

    O Desktopple é óptimo para limpar o desktop, principalmente quando estou a dar aulas ou a gravar tutoriais.

    O InstantSnap é particularmente bem para quando estou a fazer capturas de ecran (stills, claro. Para animações uso o Snapz Pro) para os tutoriais que escrevo.

    Finalmente, o Lab Tick é-me muito útil quando estou a escrever os meus artigos no autocarro, à noite. Quando tinha o controlo de luz do teclado controlado pelo OS, era um bocado chato quando o autocarro ia passando por postes de iluminação: a iluminação do teclado ia ligando e desligando. Assim, posso controlar a intensidade e se está ligado ou desligado... e tudo super acessível, pelo menu bar.

    Quanto ao Dock, desisti dele ;)
    Estava a ficar tão cheio (uso MESMO MUITO software diferente) que já estava a ficar impossível de organizar (sou um bocado maniaco pela organização, pelo menos no computador ;))
    Assim, deleguei o Dock para a esquerda (um local que considero muito pouco acessível, portanto estorva mesmo muito pouco) e comprei o Drag Thing. É um espectáculo e agora tenho tudo super organizadinho :)

    Rui Batista
     
  11. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    Pois, eu não uso assim tantos programas na dock uma vez que se trata de um mero computador pessoal com uma função muito lúdica. No entanto, há uma aplicaçãozinha que instalei no menubar que tem sido útil: HimmelBar .... Dêem uma vista de olhos ... ahh, é gratuita =)

    Algo que poderia achar interessante (se calhar o X tem isso e eu não sei) seria criar um "atalho" no menubar que me permitisse aceder directamente a pastas ... Por exemplo: tenho a minha pasta documentos. Colocava um atalho no menu bar que me abria directamente a pasta.

    Alguém sabe como fazer esta pequena preciosidade?
     
  12. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Mas o HimmelBar dá para isso. Pelo menos na descrição, no link que apresentas, dá a indicação que sim. É só apontar para uma pasta onde colocas os aliases do que quiseres aceder. Até podes colocar aliases de outras pastas, e ele cria menus hierárquicos.


    Rui Batista
     
  13. OldMan

    OldMan Power Member

    parece-me um bocado confuso, mas se calhar e' por nao tar face to face com isso... logo se vera se e' assim tao util ou nao ;)
     
  14. JedWar

    JedWar Power Member

    Cá vai o meu menu bar...


    [​IMG]

    Simples, uso principalmente o Virtuedesktop, o Quicksilver uso pouco, mas é muito útil Mas como uso mais rato, velhos hábitos...
     
    Última edição: 25 de Março de 2007
  15. aclaud

    aclaud Power Member

    O Quicksilver, é assim tão útil? Até o spotlight ao escrever qualquer coisa apresenta os Top Hit's. Quanto as outras features como navegação por exemplo, qual é a diferença entre navegar por esse app, ou abrir o "Macintosh HD". Acho que sendo igual ao litro não compensa ter mais uma coisa a rodar, mais um processo, mais memória, mais batt para o pessoal dos laptop.
     
  16. ajax

    ajax Banido

    sim, é útil

    O quicksilver e daquelas coisas que se tornam indispensáveis quando se aprende a usá-lo.
     
  17. Demiurgo

    Demiurgo Xerife de Nottingham

    O quicksilver é um verdadeiro vício. Tão óbvio, tão lógico. Aquilo dá para fazer uma série de manigâncias. Muito, muito bom.

    PT
     
  18. abuso

    abuso Power Member

    Dockyard
    Apesar de ser uma aplicação de gestão da Dock pode ser instalada na MenuBar, é uma aplicação muito "jeitosa" para o seu preço: grátis.
     
  19. bruno_eg

    bruno_eg Banido

    true ... true ....

    so true ... so so so true!

    Para quem gosta de produtividade, rapidez, precisão o QuickSilver é fantastico, admira-me a propria Apple não ter feito uma versão sua. A primeira vista parece que o spotlight faz o mesmo ... mas não é. Apesar dos dois terem em alguma parte funções semelhantes....

    --on topic---

    O HimmelBar parece-me bastante interessante. De resto não gosto de ter ela atafulhada porque depois perde utilidade.
     

Partilhar esta Página