meo adsl - valores minimos de SNR?

Hugo_Carvalho

Power Member
Alguém me sabe indicar quais são os valores adequados para o SNR (download e up) para que a ligação não caia?

Como já referi no tópico aqui ao lado do Meo Adsl, a minha ligação cai só as 13h e 20h. Agora tem só caido as 13h.

Obti os dados de SNR durante esse periodo e conclui-se, com o seguinte gráfico: (SNR/Hora)
snr.jpg


Pelo gráfico, concluo que menos de 12dB para Download e menos de 30db para Upload a ligação fica instável instável (a cair a essa hora, as 13h e as 20h, há dias que não cai, outros é só as 13h ou só as 20h).

O que pretendia saber é quais os valores minimos para o SNR (Up e down), e se estes dependem ou não da distancia á central.

A minha ligação agora, que funciona nas perfeições (excepto nesses periodos): Tenho Meo 15.
Informações sobre a ligação
spacer.gif
Uptime do sistema:0 dias, 3:21:36
spacer.gif
Tipo de DSL:ITU-T G.992.5
spacer.gif
Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]:508 / 11.799
spacer.gif
Dados transferidos (enviados/recebidos) [GB/GB]:1,20 / 27,14
spacer.gif
Potência de Saída (up/down) [dBm]:11,9 / 19,1
spacer.gif
Atenuação na linha (Up/Down) [dB]:21,6 / 35,5
spacer.gif
Margem SN (Up/Down) [dB]:31,0 / 16,9
spacer.gif
SistemaID do fornecedor (local/remoto):TMMB / ----
spacer.gif
Chipset ID do fornecedor (local/remoto):BDCM / BDCM
spacer.gif
Perda de enquadramento (local/remoto):7 / 0
spacer.gif
Perda de sinal (local/remoto):1 / 0
spacer.gif
Perda de alimentação (local/remota):0 / 0
spacer.gif
Perda de ligação (remota):-
spacer.gif
Erro em segundos (local/remoto):1.666 / 0
spacer.gif
Erros de FEC (Up/Down):0 / 0
spacer.gif
Erros de CRC (activo/inactivo):0 / 152
spacer.gif
Erros de HEC (Up/Down):0 / 55

Obrigado!
 
Com essa margem não devias ter problemas nenhuns...

A PT diz que tem de se ter margem de 10 para garantir estabilidade, abaixo disso podes ter problemas.. eu chego a ter 6 e não tenho problemas ;)

Se fosse a ti subia o upload para 1Mbps ;)
 
esse upload tem alguma coisa de muito errado, liga a reclamar pois devias ter 1mb pois tens condições para isso.
além do mais para uma ligação 12/1 a linha está boa, não devia cair sem ser na renovação de IP.
 
esse upload tem alguma coisa de muito errado, liga a reclamar pois devias ter 1mb pois tens condições para isso.
além do mais para uma ligação 12/1 a linha está boa, não devia cair sem ser na renovação de IP.

Com essa margem não devias ter problemas nenhuns...

A PT diz que tem de se ter margem de 10 para garantir estabilidade, abaixo disso podes ter problemas.. eu chego a ter 6 e não tenho problemas ;)

Se fosse a ti subia o upload para 1Mbps ;)

Um mínimo de 10dB para garantir estabilidade é isso? No up ou down? Suponho que estejas a falar do download.
Costuma estar entre os 14-16dB (o download), abaixo disso começa a cair...

O que é estranho é que isto não foi sempre assim, só a coisa de 1 mês ou 2 ficou assim... e cai a horas certas: ~13h e/ou ~20h. No resto do dia está bom.

Hoje já vou telefonar para o técnico que cá esteve da outra vez, senão telefono para a Meo.

O técnico (da Meo mesmo), esteve cá há coisa de 1 semana e achou o problema muito estranho. Tentou mudar o router, mas depois não ligava(?). Ficou o mesmo router e outro transformador.

Já tive há vários meses um problema parecido, mas não era a horas certas. Agora à coisa de 1 mês ou 2, voltou.
É raro o dia em que não acontece. Porém, a partir do dia 30 de Agosto ficou bem, até ontem que voltou á carga.


Logs do router: hoje foi assim até as ~13h30.
Sep 7 12:57:32 xDSL linestate down
Sep 7 12:57:33 DHCC IP address 10.211.40.35 deleted: ok
Sep 7 12:58:02 xDSL linestate down
Sep 7 12:58:22 PPP link down (Internet) [85.242.*.*]
Sep 7 12:58:22 xDSL linestate down
Sep 7 12:58:46 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 11.1 dB, Up: 28.7 dB)
Sep 7 12:59:54 xDSL linestate down
Sep 7 13:00:20 xDSL linestate down
Sep 7 13:00:41 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 11.3 dB, Up: 28.2 dB)
Sep 7 13:01:19 xDSL linestate down
Sep 7 13:01:46 xDSL linestate down
Sep 7 13:02:08 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 11.4 dB, Up: 28.2 dB)
Sep 7 13:02:55 xDSL linestate down
Sep 7 13:03:25 xDSL linestate down
Sep 7 13:03:47 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 35.5 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 11.2 dB, Up: 28.4 dB)
Sep 7 13:04:19 xDSL linestate down
Sep 7 13:04:19 DHCC IP address 10.211.40.35 deleted: ok
Sep 7 13:04:49 xDSL linestate down
Sep 7 13:05:09 xDSL linestate down
Sep 7 13:05:30 xDSL linestate down
Sep 7 13:05:51 xDSL linestate down
Sep 7 13:06:12 xDSL linestate down
Sep 7 13:06:34 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.1 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 10.7 dB, Up: 27.9 dB)
Sep 7 13:07:06 xDSL linestate down
Sep 7 13:07:37 xDSL linestate down
Sep 7 13:07:47 xDSL linestate down

[....]

Obrigado aos dois!
 
Última edição:
O que é estranho é que isto não foi sempre assim, só a coisa de 1 mês ou 2 ficou assim... e cai a horas certas: ~13h e/ou ~20h. No resto do dia está bom.

Vê lá se não coincide com a utilização de algum aparelho eléctrico.
Cheguei a ter um problema muito parecido, chegava às 18h a ligação caía, e ficava com velocidades miseráveis.
Após alguns dias cheguei à conclusão que eram as luzes de natal que tinha posto na rua. Estavam mesmo ao lado do cabo de telefone que ia para casa.

Se o SNR baixa é sinal que há ruído algures, com sorte pode ser algo na tua casa que consigas alterar. Caso contrario, se for na rua / vizinhos...
 
Pois, mas se havia algum aparelho eléctrico que fizesse interferência, não ia começar só agora, certo?

Eventualmente as coisas estragam-se...
Falei em interferencia electrica porque foi o que se passou no meu caso, e para acontecer sempre às mesmas horas.
Como o "outro" diz , "não acredito em bruxas, mas que as há... há"

Outro exemplo que só dei conta à umas semanas, tenho um UPS do tipo online (gera um sinal 230V novo, constantemente). Esse aparelho não está perto da linha telefónica, nem do router, mas tinha uma extensão que vinha desse UPS que passava ao pé do router. Router esse que nem estava lá ligado.
Desligava o UPS ganhava uns dBs no SNR, ligava o ups perdia, UPS ligado mas a extensão desligada do UPS já nao tinha interferencia.
Resumo: o aparelho está a gerar harmónicas no sinal de saída na banda do sinal ADSL, sinal esse que é suficientemente forte para que a extensão funcione como antena e o router / linha telefónica os apanhe.

As linhas telefónicas não foram concebidas para este tipo de utilização, mas à falta de melhor.. temos de nos sujeitar.
 
Aqui nesta sala, de electrónico só tenho um computador, impressora, telefone e router... Como o router está perto das tomadas (quer telefónicas, quer eléctricas) pus o router noutro sitio, praticamente no meio da sala, mas continua na mesma.

Hoje não falhou ás 13h, mas falhou ás ~20h.

Sep 8 19:40:17 xDSL linestate down
Sep 8 19:40:18 DHCC IP address 10.211.40.35 deleted: ok
Sep 8 19:40:21 FIREWALL event (1 of 3): created rules
Sep 8 19:40:21 FIREWALL event (1 of 2): modified rules
Sep 8 19:40:43 xDSL linestate down
Sep 8 19:41:03 xDSL linestate down
Sep 8 19:41:09 PPP link down (Internet) [85.240.*.*]
Sep 8 19:43:25 xDSL linestate down
Sep 8 19:43:54 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 35.5 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 10.6 dB, Up: 28.2 dB)
Sep 8 19:44:00 DHCC IP address 10.211.40.35 (255.255.192.0) set on intf IPVideoADSL: ok.
Sep 8 19:44:00 DHCC lease ip-address 10.211.40.35 bound to intf IPVideoADSL
Sep 8 19:44:27 xDSL linestate down
Sep 8 19:44:57 xDSL linestate down
Sep 8 19:45:18 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 35.5 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 10.3 dB, Up: 28.1 dB)
Sep 8 19:46:24 xDSL linestate down
Sep 8 19:46:45 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 35.5 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 9.9 dB, Up: 27.9 dB)
Sep 8 19:47:15 DHCC offer received from 10.122.176.1 (can be relay agent) on intf IPVideoADSL
Sep 8 19:47:15 DHCC server (10.122.176.1) offers 10.211.40.35 to intf IPVideoADSL
Sep 8 19:47:15 DHCC IP address 10.211.40.35 (255.255.192.0) set on intf IPVideoADSL: ok.
Sep 8 19:47:15 DHCC lease ip-address 10.211.40.35 bound to intf IPVideoADSL
Sep 8 19:47:53 xDSL linestate down
Sep 8 19:47:53 DHCC IP address 10.211.40.35 deleted: ok
Sep 8 19:48:23 xDSL linestate down
Sep 8 19:48:44 xDSL linestate down
Sep 8 19:49:05 xDSL linestate down
Sep 8 19:49:27 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11794 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.1 dBm; line Attenuation Down: 35.5 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 9.9 dB, Up: 28.2 dB)
Sep 8 19:50:22 xDSL linestate down
Sep 8 19:50:43 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 35.5 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 10.4 dB, Up: 28.5 dB)
Sep 8 19:51:24 xDSL linestate down
Sep 8 19:51:24 DHCC IP address 10.211.40.35 deleted: ok
Sep 8 19:52:28 xDSL linestate down
Sep 8 19:52:50 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 35.5 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 10.3 dB, Up: 28.1 dB)
\8set\7
Sep 8 19:52:52 DHCC IP address 10.211.40.35 (255.255.192.0) set on intf IPVideoADSL: ok.
Sep 8 19:52:52 DHCC lease ip-address 10.211.40.35 bound to intf IPVideoADSL
Sep 8 19:53:19 PPP PAP Authenticate Request sent (Internet)
Sep 8 19:53:19 PPP PAP Authenticate Ack received (Internet)
Sep 8 19:53:19 PPP PAP Authenticate with peer success (Internet)
Sep 8 19:53:25 PPP link up (Internet) [85.242.*.*]
Sep 8 19:53:49 xDSL linestate down
Sep 8 19:53:49 DHCC IP address 10.211.40.35 deleted: ok
Sep 8 19:54:19 PPP link down (Internet) [85.242.*.*]
Sep 8 19:54:19 xDSL linestate down
Sep 8 19:54:30 xDSL linestate down
Sep 8 19:54:47 xDSL linestate down
Sep 8 19:55:16 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.1 dBm; line Attenuation Down: 35.5 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 12.1 dB, Up: 28.3 dB)
Sep 8 19:55:48 xDSL linestate down
Sep 8 19:55:49 DHCC IP address 10.211.40.35 deleted: ok
Sep 8 19:56:15 xDSL linestate down
Sep 8 19:56:58 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 35.5 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 11.3 dB, Up: 28.7 dB)
Sep 8 19:57:55 xDSL linestate down
Sep 8 19:58:17 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 35.5 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 11.5 dB, Up: 28.5 dB)
Sep 8 19:58:19 DHCC IP address 10.211.40.35 (255.255.192.0) set on intf IPVideoADSL: ok.
Sep 8 19:58:49 xDSL linestate down
Sep 8 19:59:37 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 35.5 dB, Up: 21.6 dB; snr Margin Down: 16.0 dB, Up: 28.6 dB)


Novamente, o SNR do Upload com enormes variações, e o SNR do Download sempre abaixo dos 14, só quando volta aos 16 é que fica estável...


De qualquer maneira, já tenho agendada a vinda de outro técnico cá amanhã de manhã. A primeira coisa a trocar deve ser o router, que aliás era o que estava agendado para ser feito da outra vez mas não fez porque não conseguia por a funcionar...
 
Última edição:
Boa noite


Peço desculpa por entrar na conversa, mas tenho uma dúvida acerca deste tema e pode ser que me ajudem.
Tenho o Meo M4O satélite. Mas como estou muito longe da central só tenho 4MB. O técnico da pt diz que não dá para mais velocidade. Tirei estes dados do Router:

http://postimg.org/image/4dx5cd5jh/

Acham que dá para aumentar a velocidade ?
 
Última edição:
Boa noite


Peço desculpa por entrar na conversa, mas tenho uma dúvida acerca deste tema e pode ser que me ajudem.
Tenho o Meo M4O satélite. Mas como estou muito longe da central só tenho 4MB. O técnico da pt diz que não dá para mais velocidade. Tirei estes dados do Router:

http://postimg.org/image/4dx5cd5jh/

Acham que dá para aumentar a velocidade ?

dá para 6Mbps, se a PT tiver essa class técnica dá de certeza :) de qualquer modo podes pedir o aumento para 767 no upload :) tens margem para isso :)
 
Porque será que os técnicos fazem tudo para não vir cá?

Compreendo que o problema pode não ser aqui em casa, mas já é o 2º que cá vem - estava para vir (3º se contar com o outro que não apareceu cá nem disse nada)...

Hoje estava para vir um para trocar o router (foi o que a senhora ao telefone me disse que ia fazer, e aliás era o que o outro era para fazer mas não fez), mas hoje telefona a dar-me 3, TRêS números de telefone!! E diz, há, se falhar telefone para um desses números... só podem estar gozar com as pessoas...:wow:

Será que não têm lá o registo das vezes que telefonamos já para o Apoio? 7 ou 8 vezes no minimo...
 
Última edição:
também ja me aconteceu o mesmo marcar e nao aparecerem, resolvendo a avaria directamente na central, ou e a PT sabendo que nao existindo concorrência na zona nao quer pagar aos técnicos a deslocação a residência do cliente para resolver o problema. talvez porque sao zonas clientes que nao lhes interessa servir de igual modo que os de 1ª linha.
clientes 1º 2º e ate 3º..
 
Novidades.

Depois de tanto insistir, já apareceu cá um técnico hoje para me mudar o router. Mas continua falhar.
Amanhã vem cá outro de manhã.

Á hora de almoço, quando falhou, passaram-me de 11mbps/500kbps para 12mbps/1mbps e mandaram o tal técnico a tarde.

Á noite, já com o novo router, falhou á mesma.


Em 1º o SNR do download, depois o SNR do upload e por fim a velocidade de download ("Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]")

xdsl_12set2013.jpg


Como podem ver, agora estou a 8Mbps... Antes quando falhava a velocidade nunca se alterava estava sempre nos 11Mbps...
Mas pronto, nem isso resolve o problema.

Quero ver o que amanhã vêm cá fazer. Só pode ser da linha.
 
Actualização.

Hoje começou a falhar de novo. Portanto mudarem-me o router e baixarem a velocidade de 11megas para 8 (tenho Meo 15) não resolveu. Teve uns dias bons, e agora voltou.

E agora é começar de novo com as chamadas, já que no outro dia já não veio cá porque não falhou. Eles dizem para lhes ligar se falhar, mas como não falhou mais...

Fica bom uns dias após reclamar, mas depois volta....
 
Boa noite


Peço desculpa por entrar na conversa, mas tenho uma dúvida acerca deste tema e pode ser que me ajudem.
Tenho o Meo M4O satélite. Mas como estou muito longe da central só tenho 4MB. O técnico da pt diz que não dá para mais velocidade. Tirei estes dados do Router:

http://postimg.org/image/4dx5cd5jh/

Acham que dá para aumentar a velocidade ?


Para referência futura, esse tipo de questões são aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=111083

Cumps
 
Bem, era apenas para informar que o problema ficou resolvido na semana passada :)
Finalmente, ~5meses depois, o problema ficou resolvido. Foi preciso vir um técnico de Lisboa e uma reclamação por e-mail - e há mais pessoas a queixarem-se do mesmo...

Mudou uma peça (ou isolou algo) numa caixa que está entre a rua e a entrada de casa.

2 pontos a salientar: porque é que trazem sempre montes de box's e routers quando já foi feito isso anteriormente? Segundo, porque é que não há report entre eles?

Cumprimentos!
 
Desligava o UPS ganhava uns dBs no SNR, ligava o ups perdia, UPS ligado mas a extensão desligada do UPS já nao tinha interferencia.
Resumo: o aparelho está a gerar harmónicas no sinal de saída na banda do sinal ADSL, sinal esse que é suficientemente forte para que a extensão funcione como antena e o router / linha telefónica os apanhe.

Confirmo isto. Desde que meti uma UPS APC junto do router, a ligação não aguentava 10 min, sempre a cair e com muitos erros em "Erro em segundos (local/remoto):"
Afastei a ups uns 20 cm do router e desde ai ainda nao foi abaixo (6 horas) e só apareceu um erro.
Obrigado pela dica!
 
Back
Topo