MEO - Asus AX88U como router principal

Qual a melhor forma de configurar um AX88 com o fibergateway ?
Eu ao configurar o meu AX88 acess point perco imensas funções do router ( como abertura de portas, DNNS , etc ).
Exite alguma porta no fibergateway ideal para ligar o AX88? no router antigo sabia que era na LAN 4, mas neste caso nao sei.
Nao uso BOX TV nem telefone, por isso qualquer configuração que interfira com isso, a mim nao me afeta.
Tenho um NAS e nao estou a conseguir tirar o maximo proveito dele por causa das portas do router ( esta ligado ao AX88 )
Pões o modo bridge no fibergateway, usas a porta 4.

E usas o Asus como router normal, porta WAN.
 
Boas noites, ebola14.

Também tenho o RT-AX88U e tenho net e IPTV a funcionar (não uso telefone).

Não tenho mais nenhum router (o da Meo está guardado no armário) desde que
tive anteriormente um RT-AC66U e um RT-AC88U. Para este RT-AX88U, fiz da seguinte
forma:

1 - Vais à opção LAN

2 - Depois escolhes IPTV

3 - Colocas o Select ISP Profile em Manual Setting

4 - Colocas Internet com o VID a 12 e PRIO a 0

5 - Colocas LAN Port 4 com o VID a 12 e PRIO a 1

6 - Deixas LAN Port 3 sem nada e PRIO também vazio

7 - Em Use DHCP routes, podes colocar RFC3442 ou Microsoft ou RFC3442 & Microsoft

8 - Em UDP Proxy (Udxpy), deixa estar a opção 0

9 - Em IGMP default version, deixas estar a opção 3

10 - Carrega em Apply

11 - Coloca o cabo da box na porta 4 e experimenta
Boas Ebola,

os passos 3,3,4,5,6 são obrigatórios?

tenho o router da meo em bridge, com um tp link ac1750 na porta 4. a box vai ligar ao tplink, em qualquer porta e os canais funcionam ás mil maravilhas. desta forma a box fica com ip privado da lan, como se fosse um dispositivo qualquer, até posso estar no no tlm a ver you tube e depois fazer cast para a box (visto estarem na mesma lan)
este router não tem nenhum dos settings do asus, apenas estes dois referentes ao snooping/igmp no menu de iptv:
igmp proxy: enable
mode: automatic

comprei um asus ac86u mas tenho sempre os canais a entrarem em freeze. não queria configurar os pontos 3,3,4,5,6 por dessa forma a box deixa de estar visivel na minha lan.

os settngs que tenho são:
isp profile: none
iptv stb port: none
dhcp routes: microsoft
enable multicast: enable
default igmp version: v3
fast leave: disable
udp proxy: 0 (já testei por ex com a porta 4000)

Obrigado!
 
Boas Ebola,

os passos 3,3,4,5,6 são obrigatórios?

tenho o router da meo em bridge, com um tp link ac1750 na porta 4. a box vai ligar ao tplink, em qualquer porta e os canais funcionam ás mil maravilhas. desta forma a box fica com ip privado da lan, como se fosse um dispositivo qualquer, até posso estar no no tlm a ver you tube e depois fazer cast para a box (visto estarem na mesma lan)
este router não tem nenhum dos settings do asus, apenas estes dois referentes ao snooping/igmp no menu de iptv:
igmp proxy: enable
mode: automatic

comprei um asus ac86u mas tenho sempre os canais a entrarem em freeze. não queria configurar os pontos 3,3,4,5,6 por dessa forma a box deixa de estar visivel na minha lan.

os settngs que tenho são:
isp profile: none
iptv stb port: none
dhcp routes: microsoft
enable multicast: enable
default igmp version: v3
fast leave: disable
udp proxy: 0 (já testei por ex com a porta 4000)

Obrigado!
Sim tens de definir a porta onde ligas a box.
(E sim ficas sem ver a BOX no router eu faço isso é na playstation para ter NAT 1.)
 
Bom dia,

Sou novo aqui no fórum,
Ontem comprei o router rt ax88u, liguei ao router meo fibergateway gr241ag na porta 4 em modo bridge. Fiz atualização do firmware merlin, fiz reset de fábrica. Na lan IP IP address meti mesmo da rede do fibergateway e respectiva máscara, lan dhcp server no IP pool pus o mesmo intervalo do fiber, iptv manual setting isp, internet vid 12 prio 0; lan 4 vid 12 prio 1;lan3 vid e prio sem nada UDP 0. Na wan meti dhcp query normal, Tenho automatic ip, tenho enable upnp. Preciso da vossa ajuda porque não percebo muito e já procurei por vários fóruns e não consigo achar uma solução, aparece me a mensagem your isp dhcp does not function properly, EU carrego no símbolo ao lado da mensagem e aparece me um quadro wan ip:0.0.0 subnet mask 0.0.0 dns sem nada. Gateway 0.0.0 leasing time renewing, lease expired. Se me puderem ajudar eu já não sei mais o que fazer. Obrigado
 
Já fiz também e não resultou, obrigado
Visto que tens fibergateway e não tens ont separado não precisas dessas configurações
internet vid 12 prio 0; lan 4 vid 12 prio 1;lan3 vid e prio sem nada UDP 0
No perfil de isp deixa a opção nenhum nas configurações de iptv e só selecionas as portas que queres que tenham acesso a box.

O defeito desta opção é que a box fica com IP público e precisas de ligar todas a box nas portas que definiste.
 
Bom dia,

Sou novo aqui no fórum,
Ontem comprei o router rt ax88u, liguei ao router meo fibergateway gr241ag na porta 4 em modo bridge. Fiz atualização do firmware merlin, fiz reset de fábrica. Na lan IP IP address meti mesmo da rede do fibergateway e respectiva máscara, lan dhcp server no IP pool pus o mesmo intervalo do fiber, iptv manual setting isp, internet vid 12 prio 0; lan 4 vid 12 prio 1;lan3 vid e prio sem nada UDP 0. Na wan meti dhcp query normal, Tenho automatic ip, tenho enable upnp. Preciso da vossa ajuda porque não percebo muito e já procurei por vários fóruns e não consigo achar uma solução, aparece me a mensagem your isp dhcp does not function properly, EU carrego no símbolo ao lado da mensagem e aparece me um quadro wan ip:0.0.0 subnet mask 0.0.0 dns sem nada. Gateway 0.0.0 leasing time renewing, lease expired. Se me puderem ajudar eu já não sei mais o que fazer. Obrigado
Basta meteres o fiber com a bridge lan4 e ligar na wan desse. Nao e preciso configurar nada, faz maze reset nisso que ja inventaste demais
 
O problema só acontece quando se liga o AX88 sozinho sem o router da meo, ou acontece mesmo quando se tem o AX88 ligado ao router meo?
Se usares o rt-ax88 tens problema de qualquer maneira. Existe uma solução de ligares a BOX a uma porta específica e ele atribui um IP. Publico a BOX e resolve o problema (basta usares os perfis disponíveis na opção iptv)
 
Boas. Tenho fibergateway e box sofia 4k Arris VIP5602EW e estou a pensar em adquirir este modelo ou o AX86U, com firmware da Merlin, ficando só o telefone ligado ao fibergateway.
Ao ter o tópico fiquei na duvida se ao ligar esta box ao AX88U se ficava com problemas ou não de paralizações de imagem.
Eu não teria problemas de ficar com a box tb ligada ao fibergateway mas depois perdia funcionalidas como a Meo remote.

Grato.
 
Boas a todos. sou novo por aqui mas partilho do vosso problema e ao ler este tópico decidi partilhar minha experiencia, já desde 2019 que tenho feito testes com diversos equipamentos e de facto que a asus está a deixar muito a desejar e não só em router como em outro tipo de equipamentos.
Agora estou a usar Tp-Link Archer Ax 20 com ont meo e funciona na perfeição configuração em segundos tem todas as opções de que necessitamos para que a box não pare mas também já traz perfis de operador carregados é só escolher ou fazer configuração manual e o melhor de tudo é seu valor.
 
Uma questão.
Como se portam as portas de Rede no RT-AX88U ?

É que eu se comprar, será também para utilizar 7/8 portas Gigabit.
Segundo as specs, é uma porta WAN Gigabit e 8 portas LAN Gigabit. Ou seja todas suportam Gigabit. Agora se tiveres as 8 portas a tentar puxar 1Gbps ao mesmo tempo.... duvido que tenhas 1Gbps em cada uma...
 
Back
Topo