MEO Coaxial ou Fibra?

sceNNer

Membro
Boas,
Ando aqui num dilema que está difícil de resolver.
Sou cliente NOWO ( cabovizao ) há quase 20 anos. O meu contracto acaba dia 1 de Setembro 2022, pelo qual estou farto e quero mudar.
Aqui na minha zona só tenho cobertura NOWO e MEO.
NOWO tenho certeza que só faz instalações HFC.
Em relação há MEO também tinha a certeza que a ligação era feita por Coaxial ( HFC ) na minha zona até ao dia em que um operador MEO me disse que ligação coaxial (HFC) não existia na MEO, só Fibra, ADSL ( max 24mbps ) e Satélite.
Fiquei confuso. Porque ninguém da parte da MEO me sabe dizer se aqui na minha zona a instalação é feita por coaxial ou fibra. Tenho duvidas que fibra MEO esteja na minha zona, até porque tenho lido relatos de malta que pensa que esta a instalar fibra, e depois é coaxial.
Alguém intendido na matéria da MEO me sabe dizer se ainda fazem instalações coaxial, ou se já são todas feitas em Fibra optica com ONT?
Obrigado
 
sceNNer

Amigo, a MEO só Fibra, não trabalha com Coaxial, fim de confusão, se tens MEO muda para fibra.

Existe as exceções na MEO que estão em fim de vida que é ADSL(Cobre) ou moveis (4G) + TV(satélite).

Portanto, tens de te dirigir a uma loja MEO e pedir informações e ficas logo a saber se a tua zona tem cobertura fibra.

Quem usa Coaxial desde sempre é apenas a ZON(antiga TVCABO) a NOWO e outras que já não existem, foram absorvidas pela ZON.
 
Última edição:
Boas,
Ando aqui num dilema que está difícil de resolver.
Sou cliente NOWO ( cabovizao ) há quase 20 anos. O meu contracto acaba dia 1 de Setembro 2022, pelo qual estou farto e quero mudar.
Aqui na minha zona só tenho cobertura NOWO e MEO.
NOWO tenho certeza que só faz instalações HFC.
Em relação há MEO também tinha a certeza que a ligação era feita por Coaxial ( HFC ) na minha zona até ao dia em que um operador MEO me disse que ligação coaxial (HFC) não existia na MEO, só Fibra, ADSL ( max 24mbps ) e Satélite.
Fiquei confuso. Porque ninguém da parte da MEO me sabe dizer se aqui na minha zona a instalação é feita por coaxial ou fibra. Tenho duvidas que fibra MEO esteja na minha zona, até porque tenho lido relatos de malta que pensa que esta a instalar fibra, e depois é coaxial.
Alguém intendido na matéria da MEO me sabe dizer se ainda fazem instalações coaxial, ou se já são todas feitas em Fibra optica com ONT?
Obrigado
se ninguém da parte da MEO sabe responder a essa duvida, deviam considerar uma formação ou mudar de emprego. MEO é so fibra e em zonas onde não tem fibra, utiliza os velhos cabos de telefone (adsl)
 
sceNNer

Amigo, a MEO só Fibra, não trabalha com Coaxial, fim de confusão, se tens MEO muda para fibra.

Existe as exceções na MEO que estão em fim de vida que é ADSL(Cobre) ou moveis (4G) + TV(satélite).

Portanto, tens de te dirigir a uma loja MEO e pedir informações e ficas logo a saber se a tua zona tem cobertura fibra.

Quem usa Coaxial desde sempre é apenas a ZON(antiga TVCABO) a NOWO e outras que já não existem, foram absorvidas pela ZON.
Se é uma instalação NOWO ( antiga cabovisão) imagino que seja na margem sul do Tejo. Como tal há grandes possibilidades de haver também cobertura NOS caso o interesse seja manter coaxial. A MEO quase de certeza que também tem cobertura. O melhor é mesmo ir a uma loja … os call centers da MEO são um nojo.
 
bassopt

Não sei, isso só ele é que pode responder a essa questão, pois há 20 anos tínhamos em coaxial a pluricanal, a cabovisão e tvcabo sendo que as 2 primeiras estavam presentes apenas em um ou dois pontos no pais ao contrario da Tvcabo que era a mais massificada na época.

Estou a achar estranho se fosse na margem sul ele nessa área não ter já os operadores todos.
 
A zona em questão é uma vila a 8 KM de Castelo Branco.
Aqui temos apenas NOWO e MEO. Em Castelo Branco tem fibra agora na minha casa nao tenho certeza.
NOWO tenho a certeza que só tem coaxial, até porque é o tipo de instalação que tenho, agora se a MEO na minha zona tiver fibra, ai a historia é outra.
O que acho estranho a MEO ter fibra aqui na zona, porque segundo quanto sei ainda á uns 3/4 anos as instalaçoes era feitas por coaxial, nem se davam ao trabalho de refazer instalações quando se mudava da NOWO para MEO, só mudavam os equipamentos.
Eu daqui a pouco vou a casa de um amigo ver o tipo de instalação MEO que tem, e confirmar se é fibra FTTH ou HFC.
Eu estou interessado na fibra, mas se eu mudar teriam que refazer toda a instalação.
O cabo coaxial que tenho esta a vir da rua pelo telhado e entra numa claraboia que depois liga ao rooter, no telhado está um T que separa o sinal para outro T que depois divide pelos televisores.
Tive a pesquisar, e a instalação MEO é o cabo de fibra que liga a um fibergateway e dai sai um cabo coaxial para uma box/televisão.
O problema é que esse fibergateway tem que ficar no sótão onde tenho 5 computadores, depois dai é que tem que sair o cabo coaxial para distribuir o sinal para os televisores.
Nao estou a ver como me vao meter a fibra sem me furar a casa toda.
 
@sceNNer estás a complicar o que é simples. No MEO não há coaxial/hfc, isso não é sequer uma questão.

Se queres ter uma ideia se tens meo fibra na tua zona podes fazer o teste de cobertura no site, usar o contacto telefónico ou ir a uma loja. Sendo certa uma coisa, coaxial/hfc nunca será.
 
sceNNer

Amigo, um ponto assente, a MEO(Atual ALTICE - >antiga PT) até aos dias que correm, as tecnologias terrestres usadas são apenas o ADSL recorrendo a linhas telefônicas(par de cobre) e meados de 2008 a Fibra ótica, de resto apenas tem sinal de televisão via Satélite para situações onde não exista alternativa há fibra, mas não tem serviço de internet acoplado, esse tem de ser via ADSL ou rede 4G móvel.

Se calhar a tua confusão reside na instalação de TV por satélite que é feita com cabo coaxial, no entanto, esta é mais limitada pois requer uma boxSAT por TV, e não há net por este meio só TV, ao contrario do HFC que tem tudo no mesmo cabo NET e TV e só precisas de box para os canais premium.

nota:

A fibra não é pela casa toda vai pelo mesmo local por onde já recebes o cabo coaxial atual do serviço Nowo, só vai até ao router, deste é que ligas a rede coaxial que já tens, e depois cabos de rede para os pc's e box meo que deve ficar na sala para teres acesso aos contudo premium e outros serviços, mais nada.
 
Última edição:
Eu acho que ele está a confundir as coisas ! A MEO não tem serviço por coaxial. Se alguém partilhou coaxial quanto muito terá sido NOS e NOWO/Cabovisao. Apesar que acho difícil. Volto a dizer. O melhor é ir a uma loja e confirmar cobertura.
 
bassopt

Ele já se viu que percebe pouco do assunto e talvez lhe tenham explicado mais ou menos as coisas, mas ele está a confundir tudo, naquela zona o mais comum, é mesmo HFC via coaxial mas somente ZON ou NOWO(Cabovisão), a MEO lá a única instalação que pode levar coaxial é a MEO satélite pois lá nas zonas remotas quanto mais havia ADSL(Cobre) para a internet e telefone, os canais de televisão era recebidos por satélite, o que requeria uma antena, depois um cabo coaxial pela casa até há box de satélite da MEO, chegava-se a instalar até 4 divisões.

O mais certo é ele pensar que a instalação satélite MEO por usar coaxial é como a HFC, o que na realidade não são, tecnologias diferentes.​
 
bassopt

Ele já se viu que percebe pouco do assunto e talvez lhe tenham explicado mais ou menos as coisas, mas ele está a confundir tudo, naquela zona o mais comum, é mesmo HFC via coaxial mas somente ZON ou NOWO(Cabovisão), a MEO lá a única instalação que pode levar coaxial é a MEO satélite pois lá nas zonas remotas quanto mais havia ADSL(Cobre) para a internet e telefone, os canais de televisão era recebidos por satélite, o que requeria uma antena, depois um cabo coaxial pela casa até há box de satélite da MEO, chegava-se a instalar até 4 divisões.

O mais certo é ele pensar que a instalação satélite MEO por usar coaxial é como a HFC, o que na realidade não são, tecnologias diferentes.​
basta le explicar o significado das letras HFC e como funciona uma instalação satelite, que ele fica mais ou menos a ver a coisa.
 
Back
Topo