1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

MEO - Descodificadores TV

Discussão em 'PT COM' iniciada por dragon-moon, 18 de Setembro de 2008. (Respostas: 33; Visualizações: 8068)

1. dragon-moon

dragon-moon Power Member

Caros amigos,

Alguém têm conhecimento de descodificadores TV (Meobox's ou Set Top Boxs) danificadas?
    Eu já 1 ano estou sempre com problemas com o descodificador TV e já me rebentou 7 vezes, das quais 5 vezes deitou o quadro eléctrico abaixo e 2 vezes deixa de funcionar com corrente eléctrica. Será que alguém me pode explicar ou que tenha acontecido esta situação bizarra?

Se alguém tiver conhecimento, podemos unir-nos e manifestar o demasiado descontentamento devido à PT não fornecer equipamentos de qualidade para a plataforma em causa e sobretudo para a utilização que é aplicada pelos Portugueses.

Fico a aguardar!

2. Akaruz

Akaruz Power Member

desculpa la mas , se rebentaram 7 vezes , duvido que seja problema deles , pq nao problema na tua rede electrica em casa ?

Variacoes na corrente electrica por exemplo ? etc etc ( se so acontece com a cena do Meo - talvez pq seja sensivel , ou talvez seja da tomada e da ligacao que o "tecnico" fez )

Posso te dizer que tenho Meo desde o inicio e nunca tive problemas , e so devo ter desligado a caixa tipo 4 vezes para um rebootzito de resto ta sempre ligada

3. mBiT

mBiT Power Member

Não conheço nenhum caso minimamente parecido.

Já tenho meo à mais de 1 ano e conheço talvez dezenas de pessoas com meo e nunca lhes aconteceu nada do género.

Provavelmente é a tua instalação eléctrica que não estará nas melhores condições, alguma tomada em curto-circuito, quadro eléctrico com avaria, algo que provoque sobreaquecimento na box, sei lá...

7 boxes queimadas é obra! A PT é que podia unir-se e manifestar-se por as boxes não durarem em tua casa... :002:

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Acho que o problema pode ser mais do que caixas danificadas.

recomendo um surge arest ou mesmo UPS. Vai ser algo a comprar quando entrar ca uma HDTV.

5. dragon-moon

dragon-moon Power Member

Antes de mais caros amigos, queiram desculpar por não dar respostas por uma questão de «timing». Qunato à situação exposta, o problema é deles sim! Tenho dois descodificadores, um ligado por ethernet e outra por wireless. O descodificador que rebenta é o de ethernet e o de wireless sempre funcionou sem qualquer tipo de problema. Mais se informa que os rebentamentos ocorrem sempre durante a madrugada, técnicos justificaram que era durante a noite que se utiliza corrente eléctrica mas eu pergunto, passa tanta corrente eléctrica às 02:00, 03:00, 04:00 ou mesmo 05:00 e 06:00? O mais caricato é que a PT não quer assumir responsabilidades por causa dos «reboots» que eram constantes. Sem fazer nada ao descoficador, lá rebootava sozinho!
    Segundo contactos que tenho efectuado com técnicos e «entendidos» na área da electricidade, dizem que o problema deverá residir as constantes descargas eléctricas que são enviadas pela linha do telefone. Porque se um «periférico» da televisão (homecinemas, leitores de DVD, videos VHS ou combinados) não rebenta como um simples «micro-computador» rebenta tão fácilmente. Mais eu tenho 3 computadores ligados 24h por dia (claro que por uma questão de educação ecológica desligo sempre o monitor) e nenhum deles até hoje danificaram-se como é que um simples descodificador TV que têm uma porcaria de disco da Samsung de 80 GB, que não são instalados actualmente em computadores novos, um processador lentinho pelo que parece rebenta tão fácilmente?
    Mais se digo, na minha zona não sou o único que rebenta tão fácilmente estes descodificadores, existe mais um, que tenha conhecimento que ficou com a mesma situação. Agora explica como pode rebentar entre as 02:00 e as 06:00 que é considerado pela ERSE as horas de vazio na electricidade possa fazer tantas descargas eléctricas?
    Resumindo e concluindo, ninguém quer assumir a responsabilidade é por essas e por outras que a Vodafone não entrou para já na Televisão por uma questão de prevenção e não querer abarbartar com serviços que não estão garantidos a sua fiabilidade.

6. timber

timber Zwame Advisor

O Vazio (ou a Ponta, ou a Cheia ou o que for) não tem nada a ver com questões de qualidade de serviço como referes.

7. dragon-moon

dragon-moon Power Member

Em primeiro lugar agradeço a retirada da última frase, porque primeiro, a PT não têm qualquer autoridade moral para usar a minha casa como laboratório. Segundo, eu já colaborei para a PT e têm muita mania de despachar as pessoas como se fosse andasse numa auto-estrada a 200 Km/h quando o máximo permitido por lei é 120 Km/h.

Relativamente à minha instalação eléctrica, deve estar a gozar com a minha cara, eu já vivo na minha casa à 6 anos e nunca tive problemas de instalação eléctrica. O quadro eléctrico têm dijuntores novos com menos de 2 anos, aliás fui eu que substitui uma vez pelo que não será problema de quadro eléctrico. Como pode provocar sobreaquecimento se o descoficador está localizado num espaço densamente arejado, aliás está próximo de uma janela onde não bate o sol e passa mais vento pelo que sobreaquecimento não será. Numa das vezes que o descodificador rebentou saiu fagulhas nos orificios onde está ligada a fonte de alimentação do equipamento. Agora podes descartar hipóteses que não questionas-te!
    Mais, protesto porque a PT em vez de nos aplicar com novos canais de televisão que só se dedica à porcaria do futebol que coloca mais pessoas falidas singularmente e ainda dá mais trela a estes senhores que ganham milhões só para correr atrás de uma bola? Futebol só faz as pessoas mais «tontinhas» e ignorantes, por isso que temos muitos assaltos! Aliás até a comunicação social têm mais a lata de colocar na primeira página dos telejornais os golos da seleccção nacional ou a grande derrota de um SLB ou FCP ou de um SCP! Acho que já chega de futebol!

8. dragon-moon

dragon-moon Power Member

Então que mais pode ser? O grave de tudo é ocorrer nas horas onde estou a dormir!

Surge arest? UPS? Por amor de deus! Eu não tenho picos de corrente constantes!

Última edição pelo moderador: 1 de Outubro de 2008
  9. PedroGarcia

PedroGarcia Power Member

Mas tu já tiveste 7 boxes e continuas a dizer que o problema é "deles" e não da tua residência? Foram feitos algum tipo de testes?

10. dragon-moon

dragon-moon Power Member

Já! Técnicos já testaram a corrente eléctrica que passa na tomada onde ocorre esta situação e foi dito que não existe nenhum problema. A PT faz testes à linha e foi dito que não existe qualquer tipo de problema. Mais refiro, nos primeiros dias de vida do serviço em minha casa, Setembro de 2007, cerca de 15 dias depois de instalar, começaram os reinicios contantes do descodificador. Telefonei para os serviços a resposta foi «é normal isso acontecer». Agora ao longo destes 12 meses sempre aconteceu isso, não tinha um santo mês que não fazia reinicios de descodificador, portanto a PT é responsável por esses reinicios que fazem sem aviso prévio. Mais eu sugeri que colocassem uma mensagem se fizerem qualquer actualização que efectuam como a Microsoft faz quando lançou a solução Windows Update e o que foi feito? NADA!

11. timber

timber Zwame Advisor

Os disjuntores serem novos pode não ter grande coisa a ver. Um disjuntor tem um tempo para observar e actuar. Um fenómeno muito rápido pode não ser detectado por um disjuntor. Por outro lado os circuitos de tomadas são protegidos por dispositivos de máximo de corrente ou seja destinam-se a cortar picos de corrente.

Se tiveres variações de tensão na zona onde vives isso pode dar cabo de alguma electrónica mais sensível. A electrónica geralmente não convive bem com sobre tensões por exemplo. O facto de isso acontecer a determinada hora do dia indicia algo em relação a ser relacionado com problemas de tensão.

Enfim isto de atirar para o ar sem grande informação não é fácil.

12. dragon-moon

dragon-moon Power Member

E quem é a responsabilidade civil por haver tensões? Da PT ou da EDP?
    Histórias passadas entre estas duas empresas, não assumiram a responsabilidade pela morte de um cliente da PT que foi electrotado por uma chamada telefónica e quem pagou os dados inrreparáveis deste cidadão? NINGUÉM!
    Mais, a zona onde vivo é a Freguesia da Reboleira, Concelho de Amadora. Vivo próximo de uma linha de comboio então já agora os descodificadores ou mesmo todos os equipamentos eléctricos como o frigorifico, microondas, televisão, monitor, computadores, aspiradores, carregadores de telemóvel e ferros de engomar estragavam-se com uma simples descarga eléctrica quando um comboio passa.
    Mais, eu fui informado que um cliente do serviço MEO da PT que vive na Freguesia da Mina, Concelho de Amadora, tinha problemas de internet e imagens constantemente paradas porque vive junto a uma linha de comboio quando o mesmo cliente vive a cerca de 400 a 500 metros da central PT.
    Sabem o que acho nisto tudo? A culpa é sempre do pobre e do trabalhador! Como dizia a fábula da formiga contada por A. Sílvio Couto, que me foi entregue em mão o texto, dizia «A couja esteve três meses nos escritórios e fez um extenso relatório, de vários volumes, em que concluía: há muita gente nesta empresa! O leão começou por despedir a formiga (que no inicio da história produzia, chegava cedo à oficina e era feliz), pos esta andava muito desmoticada e aborrecida!...» Eu ando a pagar para ninguém me dar informações credíveis?...

13. timber

timber Zwame Advisor

Em princípio terá a ver com a EDP mas esse tipo de conclusões (estilo a culpa é da linha do comboio) não se tiram assim do pé para a mão.

E nem todos os dispositivos tem a mesma sensibilidade aos mesmos fenómenos. E não estava propriamente a falar duma "descarga". Numa rede eléctrica a tensão não é sempre constante e vai oscilando sendo controlada para estar entre valores definidos em regulamento próprio. Como disse isso teria que ser devidamente analisado.

14. Akaruz

Akaruz Power Member

so uma pergunta , e possivel meteres a box noutro local da casa em que nao faca parte da seccao aonde se encontra

tipo se ta na sala e tens diferenciacao no quadro central , meter ele na cozinha ou no quarto e ver se ainda tens problemas.

Pode ser das tomadas ou [sarcasmo] Fantasmas a noite que arrebentam com o quadro ou com a box[fim do sarcasmo]

15. dragon-moon

dragon-moon Power Member

Primeiro eu não tenho cozinha, o quarto só é um que é o da minha mãe, eu vivo numa casa onde existe 1 quarto, 1 sala, 1 casa de banho e 1 kitsnet.

Deixa de sarcamos porque não estou aqui para enganar ninguém porque estou a tentar sondar porque parece que quem tem os problemas não dão a cara!

Então que analise terá de ser feito? Se calhar vou andar a medir tensões em todos os pontos onde passa corrente eléctrica. Uma coisa já me foi dita, ter ou não fio terra não influencia. Porque o mais curioso é que no quarto existe um descodificador numa tomada sem fio terra e o descodificador em causa se encontra na sala e com fio terra. O que estranha é que se avariasse mais coisas então a minha televisão já tinha se estragado á muito.

Última edição pelo moderador: 1 de Outubro de 2008
  16. bgcngm

bgcngm Power Member

Não influencia porque a box não tem ligação à terra. Ter ou não ter na tomada é a mesma coisa.

17. dragon-moon

dragon-moon Power Member

Sem dúvida, se calhar os descodificadores TV deveriam ter uma ligação terra, se calhar os equipamentos duravam. Mas duvido que um estabelizador de tensão poderia resolver a situação.

18. mBiT

mBiT Power Member

Nas linhas só passam 48volts DC, baixa amperagem, e é impossivel electrocutar uma pessoa ou mesmo queimar o router com essa voltagem.

Mais, se fosse a linha do telefone a queimar a box (trovoada p. ex), antes disso queimava a malha RC, spliter/mfiltro e router.

Provavelmente o constante reiniciar da box era provocado por a fonte de alimentação já ter sido danificada pelos picos de corrente.

Não é só a voltagem que pode danificar componentes electronicos como a frequencia da corrente AC, que não deve ultrapassar os 60Hz. Podem ocorrer variações de voltagem ou frequencia quando, por exemplo, equipamentos de grande potencia são ligados/desligados (elevadores, compressores, motores de grande potencia, etc).

O melhor mesmo é ligar a box a uma UPS ou protector de picos+estabilizador, ou então, chamares um electricista especializado ou mesmo a EDP para tirarem medições a sério à saida do quadro electrico do predio e do teu quadro.

19. Um dos motivos pelo qual abandonei a Meo foi as sucessivas avarias de uma das boxes da Meo. A segunda Boxe em dois meses avariou-se 3 vezes. Começava por bloquear, quando reinicava o router recuperava e depois começava por nao recuperar e afectar todo o sistema. A gota de agua foi quando fiquei sem sinal em todo o sistema.

20. mr_zener

mr_zener Power Member

eu tive esse tipo de problemas, e chegámos á conclusão que eram grandes variações de tensão, e o computador nunca deu por nada, pois estas fontes estão preparadas para aguentar "porrada".

os outros aparelhos poderão ser menos sensíveis a variações de tensão e o que pode haver é mesmo uma subida na tensão com o decrescimento de consumo durante a noite. ja cheguei a fazer medições aqui em casa, e durante o dia tenho 230~234 volts (estou a mais ou menos 50 mts de cabo de um Posto de Transformação), e á noite chegava bem perto dos 240, logo poderá ser daí.

como em tudo, são só suposições, mas também pode ter sido azar com o material :(

Partilhar esta Página