1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Meo entende que o VoLTE não é necessário

Discussão em 'Outros Telemóveis e Tablets' iniciada por Barbaraps, 31 de Janeiro de 2018. (Respostas: 66; Visualizações: 9710)

1. Barbaraps

Barbaraps Power Member

Já existe na Vodafone faz 3 anos no fórum meo uma das respostas ao VoLTE é esta surrealidade:

AInda não existe data para o VoLTE.
    • No entanto,no que toca à qualidade de voz aproveitamos para referir que a MEO foi o primeiro operador a disponibilizar Voz HD no 3G pelo que a introdução de voz em 4G, ao contrário do que indica não trará melhoria significativa de qualidade audio em relação ao que existe atualmente na rede MEO.

Vamos continuar a evoluir a rede de forma a garantir a melhor qualidade de serviço ao nossos clientes, garantindo que as evoluções são introduzidas na rede de forma gradual e sempre de forma a melhorar a experiencia do cliente.

FONTE: https://forum.meo.pt/t5/Serviço-Telemóvel/Voz-sobre-4G/m-p/118510/highlight/false#M5937

Cada um que tire as suas próprias conclusões.

2. Andreax

Andreax Power Member

Uso no meu na Vodafone e sinceramente não acho GRANDEEEE diferença...

3. dm222

dm222 Power Member

as chamadas em 4G desde o início que têm sido uma verdadeira trapalhada, agora é esperar pelo 5G que o 4G tem falhas nesse aspecto desde o inicio e acho que não vão ser resolvidas....

a vodafone tem mas é para inglês ver...

para VOLTE + HDVoice+
    - para começar poucos são os telemóveis compatíveis, a vodafone apenas activa para uma lista de 2 ou 3 telemoveis.
    - não existe volte entre chamadas de operadores diferentes
    - para ter HDVoice+ têm de ter os dois o mesmo operador, ambos em 4G e ambos telemóveis compatíveis com volte activo (para reunir estas condicoes 0,01% da chamadas)
    - para a vodafone efectivamente activar demora 1 mês e umas 5 tentativas....

para apenas VOLTE (chamadas em 4G mas sem voz HD), qualidade semelhante ao 3G/2G
    - para começar poucos são os telemóveis compatíveis, a vodafone apenas activa para uma lista de 2 ou 3 telemoveis.
    - para a vodafone efectivamente activar demora 1 mês e umas 5 tentativas....

na minha opinião dá mais trabalho do que vale a pena, o verdadeiro beneficio é o HDVoice+ e isso a maioria das pessoas nem vai conseguir usufruir uma única vez.

Última edição: 31 de Janeiro de 2018
  4. Hardyz

Hardyz Power Member

Para ser sincero fui para a vodafone à uns tempos por esse motivo mas em termos práticos não gostei, para alem das chamadas ao invés de quando há pouca rede ficarem fracas e voltarem a ter qualidade, notei que na vodafone com volte a chamada caia automaticamente, isto dezenas de vezes até me fartar e voltar para a meo, e a outra coisa que não gostei foi dos Bugs do volte tais como taxar chamadas em quadriplicado, tinha amigos com faturas de mais de 500euros mensais por causa disso, e eu em 10 dias ja tinha gasto 5000min a conta disso, isto quando nem 200 gasto por mes, isso deu me mais dores re cabeca que vantagens sinceramente, se na meo viesse para ser igual sou obrigado a concordar, mais vale não vir.
    Já nem falo nos inúmeros cortes de voz durante chamada

5. dm222

dm222 Power Member

o grande beneficio do volte é o HDVoice+ mas para usufruir disso é preciso uma série de condicionantes, ver mensagem acima.

na vodafone, mais vale ficar no 3G em que a maioria dos telemoveis permite HDVoice, e vais ter melhor qualidade de chamada, e a probabilidade de usufruir da tecnologia é maior.

6. Hardyz

Hardyz Power Member

Sim acho que
    Sim acho que é mais por ai.. concordo

7. Sadmachine

Sadmachine Power Member

na minha opinião a grande vantagem do volte é poder usar a net enquanto faço uma chamada, independentemente de estar a falar com alguém com ou sem volte activo, nem é tanto pela qualidade de som
    e para ser honesto, é uma das principais razões que me mantêm cliente da vodafone
    pode parecer irrelevante, mas imaginem estar a falar com um cliente e precisarem de aceder a algum tipo de informação online e não terem um computador por perto... acontece-me com muita regularidade

Última edição: 3 de Fevereiro de 2018
  8. MOUSETM

MOUSETM Colaborador
    Staff Member

eu sou MEO e o VOLTE não me faz falta alguma, é basicamente algo que no geral pouco ou nenhum impacto tem no uso do dia a dia da esmagadora maioria, ainda por cima em certas zonas haver 2G\3G é o que é quanto 4G constante para conseguir usar um VOLTE em pleno...

9. dm222

dm222 Power Member

o 3G permite isso.

10. Sadmachine

Sadmachine Power Member

4g sem volte não

11. dm222

dm222 Power Member

mas consegues aceder à net em 3G, com velocidades até 50MB, o 3G de hoje em dia não é o mesmo de há 5 anos...

sempre que faço testes o 3G é mais rápido que o 4G, isto no MEO.

12. Diog01

Diog01 Power Member

Para ver algum documento, ou aceder a alguma pagina, as velocidades que obtens em 3G são mais que suficientes... 4G sem voLTE, só serve para dados e em muitas zonas do pais nem chega a ser muito mais rápido que o 3G.

13. Sadmachine

Sadmachine Power Member

como disse, a rede que uso é vodafone e nunca fui cliente de outro operador, pelo que me limito à realidade que conheço.

e essa realidade é de que tenho cobertura 4g 99% do tempo* e nunca, que me lembre, tive velocidades inferiores em 4g, mas obviamente é algo não testo com frequência. por curiosidade fi-lo agora e os resultados são de 11,5/5,4 em 3g e 90,4/18,6 em 4g (up/down, respectivamente), além de melhor latência, que também dá jeito para alguém como eu que usa o iphone pra desenrascar jogar mario kart online na switch em viagem.

se a diferença de velocidade faz grande diferência num cenário real em que tenho de descarregar pdf's de algumas dezenas de mb's a meio de uma chamada? provavelmente não. mas se tenho essa opção, não devo tirar partido dela? activo o volte e não penso mais nisso, até porque durante o dia provavelmente vou estar no comboio a ver um video qualquer e se calhar a diferença de velocidade aí já vai fazer diferença e não preciso de estar a mexer nas definições do telemóvel constantemente.

mas se a altice acha que está tudo bem e se os clientes estão satisfeitos com o estado actual das coisas, óptimo; quantos menos clientes ligados às antenas vodafone melhor :D

*tenho perfeita consciência de que não é assim em todo o país, mas como é óbvio estou a falar da minha experiência pessoal

Última edição: 3 de Fevereiro de 2018
  14. dm222

dm222 Power Member

nao tinhas de mexer em definicoes, automaticamente ele muda para 3g ao fazer uma chamada.

15. Sadmachine

Sadmachine Power Member

?
    mas isso é exactamente aquilo que eu não quero.

16. dm222

dm222 Power Member

estou a dizer se nao tiveres VOLTE! quem não tem volte passa para 3G ao fazer chamada e continuas com net.

17. Sadmachine

Sadmachine Power Member

sim, mas com velocidade inferior (que eu já admiti anteriormente que no meu caso pessoal não faz assim tanta diferença) e com gasto adicional de bateria devido à reconexão à antena de cada vez que recebo uma chamada

18. dm222

dm222 Power Member

Na NOS e MEO muda quase sempre para 3G.

Na vodafone não tanto.

Tb tive no estrangeiro em França e lá nunca mudava.

Deoende da operadora.

19. Barbaraps

Barbaraps Power Member

Mas como podes desmentir um comunicado oficial?
    Tens dados que possas postar que comprove o que escreveste?

20. Amendoim99

Amendoim99 Power Member

Como se activar o HD voice+?
    Acabei de activar o volte, preciso de activar o HD voice também?