MEO Fibra - Configs técnicas, optimizações e QoS.

A partir do momento que é FullDuplex não tens como ter este problema, das duas uma, ou a meo anda a fazer contenção ou anda a limitar o serviço.. Porque no meu caso, tenho 200.8 de down e 101 de up. era preferivel ter a sair da central 205 up e down mas fazerem eles QOS para 200...

Eu se fizer QOS a 195Mbps já tenho o bufferbloat A...

Eu estou a tentar fazer QoS da minha ligação mas sem êxito. Tenho um router com ASUSWRT. Consegues ajudar?


EDIT:
Já consegui, só está a funcionar a atribuição manual por dispostivo (deve ser bug do firmware):
8441791.png


Ainda não percebi porque fica tão agressivo no Download.
 
Última edição:
O que ele devia de estar a fazer era um upload enquanto metia a correr o speedtest.

meter um upload ou um download vai dar ao mesmo ...e nao é facil esgotar a largura de banda em upload (a nao ser por torrents e mesmo assim é preciso alguma sorte e tempo) se alguem tiver alguma ideia que escreva

edt: tive eu a fazer up para o youtube (9mbps+/- lido no gestor de tarefas) e download pela steam no maximo . pausando o steam o up sobe para 27mbps ...

@Dre_Gamer podes fazer aí um teste no dslreports sem definires nenhum valor para os streams em upstream e downstream sff

ja agora https://sourceforge.net/speedtest/
 
Última edição:
meter um upload ou um download vai dar ao mesmo ...e nao é facil esgotar a largura de banda em upload (a nao ser por torrents e mesmo assim é preciso alguma sorte e tempo) se alguem tiver alguma ideia que escreva
O que estragou os buffers do teste que coloquei acima (wi-fi um piso acima e muito longe do router) foi o up. Enquanto correu o down estava tudo verdinho eheh
 
meter um upload ou um download vai dar ao mesmo ...e nao é facil esgotar a largura de banda em upload (a nao ser por torrents e mesmo assim é preciso alguma sorte e tempo) se alguem tiver alguma ideia que escreva

edt: tive eu a fazer up para o youtube (9mbps+/- lido no gestor de tarefas) e download pela steam no maximo . pausando o steam o up sobe para 27mbps ...

@Dre_Gamer podes fazer aí um teste no dslreports sem definires nenhum valor para os streams em upstream e downstream sff

ja agora https://sourceforge.net/speedtest/

Acabei por não definir nenhum valor para os streams e acabei de reiniciar (desligar e ligar) ONT -> Router -> Boxs por esta ordem e ...

8459926.png

http://www.dslreports.com/speedtest/8459926
Agora o que me irrita mais é se fizer um download não consigo usar o upload todo e vice-versa. Isso é um dos problemas que causa o bufferbloat

Teste no sourceforge.net:
velocidade_meoooo.png
 
Última edição:
Acabei por não definir nenhum valor para os streams e acabei de reiniciar (desligar e ligar) ONT -> Router -> Boxs por esta ordem e ...

8459926.png

http://www.dslreports.com/speedtest/8459926
Agora o que me irrita mais é se fizer um download não consigo usar o upload todo e vice-versa. Isso é um dos problemas que causa o bufferbloat

Teste no sourceforge.net:

Deixa tar que ja comeram comigo ao telefone ..estou à espera da chamada do tecnico" . É curioso como tu tens 32 streams em ambos os sentidos e no meu fica com 6 upstreams por defeito...limita me o up , nao passa dos 60mbps sequer (tal como me acontece no speedtest.net para rede meo). O qos deles é mt bom....
 
Deixa tar que ja comeram comigo ao telefone ..estou à espera da chamada do tecnico" . É curioso como tu tens 32 streams em ambos os sentidos e no meu fica com 6 upstreams por defeito...limita me o up , nao passa dos 60mbps sequer (tal como me acontece no speedtest.net para rede meo). O qos deles é mt bom....
Deviamos todos ligar para lá :P . Que browser utilizas? É estranho não dar 32/32
 
Deixa tar que ja comeram comigo ao telefone ..estou à espera da chamada do tecnico" . É curioso como tu tens 32 streams em ambos os sentidos e no meu fica com 6 upstreams por defeito...limita me o up , nao passa dos 60mbps sequer (tal como me acontece no speedtest.net para rede meo). O qos deles é mt bom....

já experimentaste o beta.speedtest.net?

Se fizeres download ou upload nunca consegues ter o máximo?
 
Uma pergunta ignorante...

Isto não quererá antes dizer que eles não fazem gestão de tráfego (nem Traffic Shaping), aplicando apenas um limite às ligações e que o bufferbloat deve-se a isso mesmo?

Isso, por um lado, é bom porque dá-nos a liberdade de gerir a ligação como bem entendermos. Ou estarei a pensar de maneira errada?

É que é normal em uma ligação não gerida, quando esta atinge o seu "limite" saturar. É o mesmo que, por exemplo, comparar um HUB e um Switch. Um Switch encaminha os pacotes só para a porta que os solicitou, enquanto que um HUB replica os pacotes em todas as portas saturando todo o tráfego... Digo eu, que sou um mero curioso destas coisas.
 
Uma pergunta ignorante...

Isto não quererá antes dizer que eles não fazem gestão de tráfego (nem Traffic Shaping), aplicando apenas um limite às ligações e que o bufferbloat deve-se a isso mesmo?

Isso, por um lado, é bom porque dá-nos a liberdade de gerir a ligação como bem entendermos. Ou estarei a pensar de maneira errada?

É que é normal em uma ligação não gerida, quando esta atinge o seu "limite" saturar. É o mesmo que, por exemplo, comparar um HUB e um Switch. Um Switch encaminha os pacotes só para a porta que os solicitou, enquanto que um HUB replica os pacotes em todas as portas saturando todo o tráfego... Digo eu, que sou um mero curioso destas coisas.

Não concordo, por esse prisma, eu com o Gigabit da vodafone também estou a saturar os swtichs uma vez que é por limitação de hardware que me dá 940Mbps e o bufferbloat mexe 2/3ms... E porque é que na MEO com 200Mbps onde não à limitações aumenta 200/300ms?

Se a Vodafone faz a meo poderia fazer de igual forma..
 
A partir do momento que é FullDuplex não tens como ter este problema, das duas uma, ou a meo anda a fazer contenção ou anda a limitar o serviço.. Porque no meu caso, tenho 200.8 de down e 101 de up. era preferivel ter a sair da central 205 up e down mas fazerem eles QOS para 200...

Eu se fizer QOS a 195Mbps já tenho o bufferbloat A...


Era bom o pessoal comecar a reclamar disto à MEO para ver se com muitas queixas eles resolvam isto, eu tambem tenho este problema

edit limitei a ligacao no dslreports a 120 e nao tive o problema http://www.dslreports.com/speedtest/8474222

a 200

http://www.dslreports.com/speedtest/8474950

apartir dos 150 comeca o problema alias nao sei se é bem 150 eu testei 120,150 e sem limite definido

Estranho!!
 
Última edição:
Tentem fazer uploads e downloads no máximo da ligação a ver se conseguem? Na Vodafone testei e consegue-se. Agora na meo... Aqui há gato!
 
Não concordo, por esse prisma, eu com o Gigabit da vodafone também estou a saturar os swtichs uma vez que é por limitação de hardware que me dá 940Mbps e o bufferbloat mexe 2/3ms... E porque é que na MEO com 200Mbps onde não à limitações aumenta 200/300ms?

Se a Vodafone faz a meo poderia fazer de igual forma..
Como disseste e bem é uma limitação de hardware, ou seja, ele "gere" até esse valor e não te deixa ultrapassa-lo porque simplesmente não tem capacidade para mais. Agora, neste caso, é uma "limitação" por software e, se esta não for "gerida", penso que poderá provocar o que a malta se queixa.

Na Vodafone, o ONT não sincroniza a 200/200. É mais algo como 215/210 mais coisa menos coisa. A Vodafone pode fazer QoS e a MEO não.
 
Era bom o pessoal comecar a reclamar disto à MEO para ver se com muitas queixas eles resolvam isto, eu tambem tenho este problema

edit limitei a ligacao no dslreports a 120 e nao tive o problema http://www.dslreports.com/speedtest/8474222

a 200

http://www.dslreports.com/speedtest/8474950

apartir dos 150 comeca o problema alias nao sei se é bem 150 eu testei 120,150 e sem limite definido

Estranho!!

Mas para reclamar isto devia ser directamente para a PT inovação ou provedoria do cliente. Até se pode redigir aqui em conjunto uma reclamação e enviar para lá. Para a linha isso acaba por não dar em nada.
 
Desculpa lá meter me na conversa, mas
na vodafone o ONT nao sincroniza a 200 sempre pensei que o sincronismo fosse gerido pelo router e que fosse ele que limitava ao nosso pacote. Porque o ONT recebe o sinal optico apenas pensei que o limite de volidade fosse controlado no router
O sincronismo de velocidade nunca pode ser com o router, isso é definido na central. Então era fácil colocar um router nosso e meter a máxima velocidade :P

ja , curiosamente da 100\100 para o mesmo ip de destino que o speedtest.net..fiz trace routes e faz exatamente a mesma ligacao mas com valores diferentes

@Dre_Gamer chrome , mas ja testei com outros
Diz-me uma coisa quando utilizas o download o upload continua no máximo e vice-versa?

Mas para reclamar isto devia ser directamente para a PT inovação ou provedoria do cliente. Até se pode redigir aqui em conjunto uma reclamação e enviar para lá. Para a linha isso acaba por não dar em nada.
Sim é verdade, temos de reunir o máximo de informação e fazer uma boa reclamação. O melhor é juntar muito pessoal e ver no que dá.
 
Última edição pelo moderador:
Sim é verdade, temos de reunir o máximo de informação e fazer uma boa reclamação. O melhor é juntar muito pessoal e ver no que dá.

esquece , não dá em nada...vão te dizer o mesmo que ja me disseram hoje

eu fiz o teste com o steam e ytube que ja escrevi uns posts atrás ...referes te a isso ?
 
@Dre_Gamer e como sugeres que sature o upload ? não consigo mais que os tais 27mbps no ytube , nem mesmo com 2 janelas e 2 ups .

Aqui fica os meus testes

speedtestvsbetaspeedtest.png


dslreports default
dslrepdefault.png


dslrepdefault2.png


dslreport 32 up and downstream

dslrep32.png


dslrep322.png
 
Back
Topo