MEO Go

Alguem com segundo router a gerir a internet tem tido problemas com o meo go? O meu simplesmente deixou de funcionar no segundo router, diz sempre para me ligar à minha rede de casa. Ligando ao router da meo, já funciona.

Desde que tenho fibra que tenho o segundo router a gerir a internet, e o meo go sempre funcionou.

Já reportei ao apoio técnico, ficaram de me confirmar se esta situação se vai manter.
 
Pessoal, vi na internet vários tutoriais de como criar um servidor VPN com o router meo, para ver MeoGo fora de casa como se estivesse em casa (sem pagar pelo Multi), mas esses tutoriais requerem que o PC fique sempre ligado. Com um router Asus é possível conseguir isso apenas com o router?
 
Tens de ter um router que permita isso. Poucos dão. É uma questão de veres se o firmware o permite.
Estou a pensar no RT-AC1200G+ https://www.asus.com/pt/Networking/RT-AC1200G-plus/ Diz em baixo na página: VPN server client, Proporciona uma configuração de servidor e cliente de VPN simples e gratuita para aceder à sua rede doméstica através da Internet, com privacidade e segurança.
Onde vivo tenho este router em promoção a 56€. Aconselham algo melhor pelo preço?
 
Viva @DSD27, se querer um router que tenha a funcionalidade de servidor de VPN, terás de ir para um, como o nome indicado de "VPN Server".

O equipamento que mencionas-te, apenas tem a funcionalidade de cliente, ou seja, irás atribuir um cliente a um servidor de VPN que adquiris-te que não é teu; ex: NordVPN.

Volto a referir, para teres acesso à tua rede doméstica terás de adquirir um equipamento que faça de "VPN Server" compatível por exemplo com o serviço OpenVPN.
 
Viva @DSD27, se querer um router que tenha a funcionalidade de servidor de VPN, terás de ir para um, como o nome indicado de "VPN Server".

O equipamento que mencionas-te, apenas tem a funcionalidade de cliente, ou seja, irás atribuir um cliente a um servidor de VPN que adquiris-te que não é teu; ex: NordVPN.

Volto a referir, para teres acesso à tua rede doméstica terás de adquirir um equipamento que faça de "VPN Server" compatível por exemplo com o serviço OpenVPN.
Obrigado pela informação, evitou que desperdiçasse € em algo que depois não ia fazer o que espero.
Então penso que este modelo (mais barato) tem https://www.asus.com/pt/Networking/RTAC51U/ Mas se valer a pena posso encomendar.
É um bocado estranho que um modelo que normalmente custa o dobro não tenha VPN server.
 
Última edição pelo moderador:
Compra um draytek 2820 usado. Mesmo dentro de uma DMZ funciona para o que pretendes.
E onde vou buscar isso? Não gosto muito de comprar usado...
Aquele Asus RT-AC51U não é capaz? Se for, pelo preço e outras funcionalidades, facilidade de compra é boa opção...
São 100Mbps fibra, se o VPN Server conseguir performance suficiente para os canais HD do MeGo não preciso de mais. Agora não sei é ver pelos specs se terá performance suficiente.
 
Última edição:
@DSD27, como te tinha referido o router Asus RT-AC1200G+ apenas tem a opção de cliente OpenVPN e não a opção de servidor!

Contudo o Asus RT-AC51U que referis-te, já tem essa funcionalidade que pretenderes.

Tens de ter em atenção dois fatores nesse equipamento: estás limitado a portas FastEthernet, e a velocidade de processamento do CPU ser baixa.

Para teres boas prestações de velocidade em ambiente VPN, o clock do CPU é muito importante, pois quanto maior, maior velocidade terás, pois o tráfego será encriptado.

Se estes dois fatores não forem importantes para ti, é uma opção a considerar.
 
@DSD27, como te tinha referido o router Asus RT-AC1200G+ apenas tem a opção de cliente OpenVPN e não a opção de servidor!

Contudo o Asus RT-AC51U que referis-te, já tem essa funcionalidade que pretenderes.

Tens de ter em atenção dois fatores nesse equipamento: estás limitado a portas FastEthernet, e a velocidade de processamento do CPU ser baixa.

Para teres boas prestações de velocidade em ambiente VPN, o clock do CPU é muito importante, pois quanto maior, maior velocidade terás, pois o tráfego será encriptado.

Se estes dois fatores não forem importantes para ti, é uma opção a considerar.
Achas que esse CPU do AC51U chega para atingir pelo menos uns 6Mbps no VPN server?
Edit: Pois isso das portas Fast Ethernet não tinha reparado, fui pesquisar e significa limite de 100Mbps, sendo assim é um mau investimento... Um dia que queira mudar para 200Mbps ou mais já não tenho router em condições.
 
Última edição:
@DSD27, penso que sim, mas não te consigo dar uma certeza absoluta.

O que te posso dizer dando-te o meu caso prático:
Tenho um router Asus dual-core 1.8Ghz, com o modo de encriptação no máximo (2048 bit), tenho taxas de upload na ordem dos 100 Mbps.

Se optares por esse router, deverás ter velocidades entre os 10 e os 15 Mbps.

Mas volto a repetir, em termos de velocidades que esse equipamento poderá atingir não tenho certeza absoluta.

Portas FastEthernet, irás ter velocidades entre os 92 e os 95mbps no speedtest; se no futuro tiveres um pacote com 200 Mbps, esse equipamento não irá ser suficiente para debitar essa velocidade.

Solução terás de ir para um equipamento Gigabit.
 
Ora que chatice.. Um não tem VPN Server OpenVpn e o outro tem portas fast tethernet. Parece que vou ter mesmo de pesquisar outro e encomendar de uma loja de informática.
 
O ac-1200g+ tem vpn server, apesar do site das specs da ASUS só referir a opção vpn client.
Na página inicial do router tem lá está indo,
“With the virtual private network (VPN) server and VPN client, you can access your home network remotely or surf the internet with encryption, no need for paid VPN services or a dedicated VPN server.”

E no site abaixo referem também que tem vpn server, só tem é pptp que é uma tecnologia já ultrapassada e fácil de “quebrar”

https://foxnetlab.com/index.php/16-reviews/171-asus-rt-ac1200g

Podes sempre comprar, experimentar e dentro dos 14 dias iniciais ires devolver caso não estejas satisfeito.
 
O ac-1200g+ tem vpn server, apesar do site das specs da ASUS só referir a opção vpn client.
Na página inicial do router tem lá está indo,
“With the virtual private network (VPN) server and VPN client, you can access your home network remotely or surf the internet with encryption, no need for paid VPN services or a dedicated VPN server.”

E no site abaixo referem também que tem vpn server, só tem é pptp que é uma tecnologia já ultrapassada e fácil de “quebrar”

https://foxnetlab.com/index.php/16-reviews/171-asus-rt-ac1200g

Podes sempre comprar, experimentar e dentro dos 14 dias iniciais ires devolver caso não estejas satisfeito.
Pois, não tem Server OpenVPN... Só tem OpenVPN para o client.
Não sei, vou ver opções.
Até que ponto vou poupar nos 4.99€ do MeoGo? Aproximadamente quanto de eletricidade vai custar ter mais esse equipamento ligado? O ping (por cabo ethernet) melhora alguma coisa usando um router de qualidade superior ao Technicolor TG784n v3?
 
Pois, não tem Server OpenVPN... Só tem OpenVPN para o client.
Não sei, vou ver opções.
Até que ponto vou poupar nos 4.99€ do MeoGo? Aproximadamente quanto de eletricidade vai custar ter mais esse equipamento ligado? O ping (por cabo ethernet) melhora alguma coisa usando um router de qualidade superior ao Technicolor TG784n v3?

Se é só para o meigo mais vale pagar o serviço. Vais dar um dinheirão pelo router mais a electricidade e mais a preocupação de deixar aquilo a trabalhar, etc etc, por 5eur mensais eu cá não me chateava.
 
Back
Topo