E se leres diz qualquer coisa como. Os contratos que não tinham previsto o aumento de €0.50 para cada cartão adicional. Começa a ter apartir de janeiro 2020. Ou seja em 2021 todos têm esse ponto. E não foi indicado a essas pessoas a possibilidade de rescindir. A esses até acho que aumentaram em 0.30% em vez dos €050 para não levantarem ondas . No próximo ano levam pela conta. E penso que até ao momento, este ano, foram dos poucos que conseguiram melhorar a mensalidade. Mas no próximo ano já estão sejeitos a €0.50 no base +€ 0.50 por cada cartão adicional. Passam a estar sujeitos às novas condições gerais. Estejam elas ilegais ou não à luz da lei.
Se de facto as condições foram alteradas em desfavor dos clientes e os clientes não foram avisados de que podiam rescindir sem penalizações na minha opinião os clientes podem sempre reclamar para as devidas instâncias dessas alterações.
Mas atenção que essa informação da possibilidade de rescindir não é dada junto das novas condições, esse aviso deve vir na factura em que vem a informação meio escondida de que as condições vão ser alteradas apartir de X dia e que as novas condições podem ser consultadas apartir do dia Y. É quando vem esse aviso da alteração que esse mesmo aviso tem que informar da possibilidade de rescisão (isto obviamente quando são alterações em desfavor do cliente). E atenção também que já houve por aqui gente a dizer que o aviso da alteração dos preços não vinha nas facturas e depois foram rever as facturas e estava lá, por isso é procurar bem nas facturas.
Aliás foi exactamente por os operadores quando alteraram os preços para 2017 não terem avisado os clientes da possibilidade de rescindir é que a Anacom tomou aquela decisão de obrigar os operadores ou a recuarem na alteração de preços ou a notificarem devidamente das alterações e da possibilidade de rescindir sem penalizações.
Basicamente a regra é, podem haver alterações das condições mas essas alterações têm de ser comunicadas aos clientes com a antecedência prevista nas condições e se as alterações forem em desfavor do cliente o aviso de que vão ocorrer alterações tem que referir que se o cliente não concordar com as alterações pode rescindir sem penalizações.
Pessoalmente até sempre gostei dessas alterações porque é sempre uma oportunidade para negociar melhores condições de serviço.
Por exemplo no unlimited na altura aproveitando as alterações passei dos 16 euros para os 8 e no serviço de casa da Nos passei dos 54 para 35 e depois para 26. Por isso para mim foi sempre uma óptima oportunidade... no fundo com essas alterações eles próprios estão a querer negociar connosco