MEO "Novo" aumento dos preços.

À luz da lei antiga:
A penalização é o valor que está cativo ao operador em troca do cumprimento da fidelização. Como se vê pela nova lei, o conceito só precisava de ser clarificado porque este valor nunca devia de ultrapassar as ofertas e deveria ser proporcional com o tempo decorrido.

Contrapartidas era uma possibilidade de estipular um valor, independentemente da causa, que terias de pagar aos operadores. Um pouco à luz dos negócios do Estado que mesmo que não haja obra feita e desista têm de pagar. A minha opinião é que isto foi lá colocado a pedido dos operadores porque era contraproducente.

Todos os anos vinha lá a lenga-lenga de que o consumidor estava isento do pagamento de qualquer penalização mas com uma alínea anexa a falar das contra-partidas. Era uma lei muito mal feita, e que foi corrigida na integra. Muita gente marrou com a questão dos dois anos e não entende que o texto mudou do dia para a noite, só o facto de ser necessário ter os custos discriminados na celebração do contrato, senão ele é nulo é ouro!

Outra coisa, é não se poder inventar fidelizacoes. Ou há uma vantagem declarada em equipamento ou então não há nada.

Hoje celebrei um contracto telefónico de adesão ao 3p com a MEO. A protocolo da chamada foi exactamente identico ao dos ultimos meses. Não foi em nenhum momento feita menção discriminada dos custos de rescisão antecipada. só foi dito aquela historia "Esta adesão implica o pagamento obrigatorio de 24 mensalidades" se em algum momento quiser sair da MEO, eles não têm qualquer hipotesse, contrato nulo :)
 
Hoje celebrei um contracto telefónico de adesão ao 3p com a MEO. A protocolo da chamada foi exactamente identico ao dos ultimos meses. Não foi em nenhum momento feita menção discriminada dos custos de rescisão antecipada. só foi dito aquela historia "Esta adesão implica o pagamento obrigatorio de 24 mensalidades" se em algum momento quiser sair da MEO, eles não têm qualquer hipotesse, contrato nulo :)

Mas supostamente até meio de Agosto ainda podem celebrar contratos à farwest
 
Estando informado: Continuam as difelizações, e as mesmas condições para clientes com adesão prévia a 16 DE AGOSTO, não de julho.


Resumidamente:
-Campanhas €26.99, €27.99 e €32.99 continuam com fidelização, tal como a de €39.99 (3P)

Ficam SEM FIDELIZAÇÃO:
-Clientes a pagar €49.99 (com um preço destes, não há ofertas)
-NOVAS ADESÕES com o preço de €49.99 + 275 (instalação) + 25 (activação)


Basta puxar de uma calculadora para ver se se pretendem ter um serviço mais de 8 meses, vão perder € estando desfidelizados.
 
Pelo que sei, sim, mas não te garanto. Cada caso é um caso, e na madeira isso do serviço minimo acabou (os meninos da NOS andavam a fazer contratos e a reduzir o MEO dos clientes para Linha de rede).
 
Se se confirmar o aumento de preços é motivo para rescindir por justa causa sem penalizações certo?? Eu nem tenho grande interesse em rescindir, mas como eles não me alteram do adsl para o 4g, mesmo com provas de q a ligação adsl aqui em casa é super instável (já vieram cá 2 tecnicos q o confirmaram) não vejo outra hipótese -.- rescindir e voltar a aderir como nova cliente...
 
Última edição:
Se se confirmar o aumento de preços é motivo para rescindir por justa causa sem penalizações certo?? Eu nem tenho grande interesse em rescindir, mas como eles não me alteram do adsl para o 4g, mesmo com provas de q a ligação adsl aqui em casa é super instável (já vieram cá 2 tecnicos q o confirmaram) não vejo outra hipótese -.- rescindir e voltar a aderir como nova cliente...

Depende da origem do aumento. Não houveram aumentes recentes excepto para novos clientes (pacotes com telemovel), pelo que duvido que tenhas sido afectado por isso.
 
Depende da origem do aumento. Não houveram aumentes recentes excepto para novos clientes (pacotes com telemovel), pelo que duvido que tenhas sido afectado por isso.
Em novembro passado retirei 3 dos números do meu pacote M4O o q me obrigou a uma refidelização do pacote, tendo ficado acordado o valor de 51e por 24 meses, qual não é o meu espanto quando em Dezembro surge a informação de um aumento de preços e em janeiro confirmo q fui aumentada em quase 2e, mas na altura não tinha nenhuma alternativa melhor, portanto "comi e calei". Sei q na altura, pelo q li aqui no zwame, várias pessoas conseguiram rescindir sem penalizações, daí a minha questão.
 
Na minha factura já aparece que vão aumentar os preços em setembro .
O que queria saber se tem haver com os novos pacotes que vão existir ou com os pacotes actuais como o m5o .?
Obrigado.
 
Estando informado: Continuam as difelizações, e as mesmas condições para clientes com adesão prévia a 16 DE AGOSTO, não de julho.

@PTSnake, pode informar-me do fundamento legal para esta interpretação, sff? é q, a meu ver, o período de vacatio legis definido na lei é de 30 dias a contar da publicação, q ocorreu a 17 de junho
 
@PTSnake, pode informar-me do fundamento legal para esta interpretação, sff? é q, a meu ver, o período de vacatio legis definido na lei é de 30 dias a contar da publicação, q ocorreu a 17 de junho
Desconheço, mas é a informação interna que tenho. Aliás, os preços s/fid já estão publicados há uns meses no site, mas adesões só começaram a semana passada.

Disto isto, de todos os "clientes" que me reclamavam que aderiam se fosse sem fidelização, ainda nenhum achou interessante a proposta. Típico tuga, reclama por reclamar, mas não percebe que há razões para as coisas serem como são hehe.

Na verdade nada mudou, e a meo já tinha esta opção há algum tempo. Apenas ganhou visibilidade. Eu cá gosto de andar sempre dentro de fidelização porque também obriga a empresa a manter as condições contratadas. Ai deles que falhem.
 
...qual não é o meu espanto quando em Dezembro surge a informação de um aumento de preços e em janeiro confirmo q fui aumentada em quase 2e...

Inflação. Aconteceu em todo o lado, na Meo não foi excepção. A NOS cá na madeira tem outra jogada, diz que no inicio do ano não aumenta nada! (Mas aumenta no fim de fevereiro. Ratos.)
 
Inflação?!! a meo espetou aumentos numa altura em q a inflação estava praticamente negativa!!! e tanto quanto sei, pelo menos a vodafone qd celebra um contrato de fidelização por 2 anos, o preço mantém-se por dois anos!!!

Quanto à alteração da lei das comunicações, a menor duração ou inexistência de período de fidelização está bem longe de ser das disposições introduzidas mais relevantes no q concerne à proteção dos consumidores... felizmente!!! recomendo a leitura da Lei 15/2016

não sou formado em direito, pese embora lide frequente com diversos diplomas legais por motivos profissionais. muito sinceramente, não estou mm a ver quais os fundamentos para a meo defender q a lei só entra em vigor em agosto. são 30 dias a contar da data da publicação, ocorrida a 17 de junho, não de julho... mais uma das maroscas da meo...? entretanto, essa eventual desinformação já se disseminou por vários users aqui do fórum...
ou então, sou eu q estou profundamente equivocado... Nesse caso, ficaria muito grato se me ajudassem a esclarecer a dúvida...
 
Última edição:
Inflação. Aconteceu em todo o lado, na Meo não foi excepção. A NOS cá na madeira tem outra jogada, diz que no inicio do ano não aumenta nada! (Mas aumenta no fim de fevereiro. Ratos.)

Segundo o INE a taxa de inflação era de 0,5%, logo num pacote de 25,90€ ( o meu caso) o aumento seria de 0,13€ e não 2€!!
Foi mesmo "à vontade do freguês", se lhes desse na cabeça aumentavam 5€ ou 10€ (existiu aumentos de 3€).

Isto foi para pagar os contratos do futebol, 2 ou 3€ por mês a cada cliente imagino os milhões ao fim do ano...

Dão-nos um papel (contracto) com as condições e que vai pagar 25,90€ durante 2 anos. Depois aumentam conforme lhe dá na cabeça e dizem que o "resto" do contracto que fala nos aumentos está na internet ou no 16200..!

Assim que acabar a minha fidelização até me podem fazer uma fidelização de 2 anos a pagar ZERO EUROS que eu mando o MEO para um sitio escuro e mal cheiroso!
 
Inflação. Aconteceu em todo o lado, na Meo não foi excepção. A NOS cá na madeira tem outra jogada, diz que no inicio do ano não aumenta nada! (Mas aumenta no fim de fevereiro. Ratos.)

E podem inflacionar o que quiserem mas não no decurso de uma fidelização que é o registo de uma premissa ao longo desse período. A inflação dos operadores é ao seu critério, aliás isso só é usado como pretexto para resposta aos clientes porque nada indica que é a inflação obviamente, senão seriam duplamente aldraboes, os colaboradores e a posição oficial da empresa.

Visto isto, seria inaceitável que uma pessoa ficasse obrigada a pagar + 10€ ou 20€ por mês com a "actualização de preços" verdade? Então não há qualquer diferença entre 1€ ou 20€ de aumento, houve uma alteração unilateral do contrato que doravante os operadores não terão nenhuma hipótese de negar, uma vitória dos consumidores.
 
Não tou a discutir, pago como qualquer consumidor. O unico desconto que tenho é o mesmo que todos os que têm dois palmos de testa: a linha de retenção.
 
Não tou a discutir, pago como qualquer consumidor. O unico desconto que tenho é o mesmo que todos os que têm dois palmos de testa: a linha de retenção.


Agora, podias não estar a discutir mas querias "legitimar" os aumentos anuais com a premissa da inflação que é o script que oiço desde sempre que sou cliente de operadoras e esse disco está mais que riscado.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo