Meo Sat - PT

Já foram dois técnicos ao local, e só mediram a velocidade no seu telemóvel, ligando-se ao router.
Nem subiram ao telhado...
O habitual.

Há que ver como está o nivel de sinal no zte, às bandas a que está ligado e aos dBm, por aqui já dá para ter uma ideia e muito provavelmente afinar a instalação.
 
O habitual.

Há que ver como está o nivel de sinal no zte, às bandas a que está ligado e aos dBm, por aqui já dá para ter uma ideia e muito provavelmente afinar a instalação.
Como a instalação é na casa dos meus pais, não tenho acesso diário ao rádio ZTE.
Irei aceder remotamente, e verificar essa situação.

Obrigado pela ajuda!
 
Ainda há pouco estive a reajustar o meu novamente, com os ventos que se fizeram sentir, aquilo virou, está preso apenas com fitas de aperto que de nada vale, andei ali às voltas e não consegui voltar para perto dos 77~82 dBm, e estou em linha reta com a antena, mas no horizonte o tempo está assim a modos de denso, tudo influência o resultado final.
 
Ainda há pouco estive a reajustar o meu novamente, com os ventos que se fizeram sentir, aquilo virou, está preso apenas com fitas de aperto que de nada vale, andei ali às voltas e não consegui voltar para perto dos 77~82 dBm, e estou em linha reta com a antena, mas no horizonte o tempo está assim a modos de denso, tudo influência o resultado final.
A questão da movimentação da antena, e consequente necessidade de ajuste, bem como a meteorologia eu compreendo bem!
Não sou especialista, mas tenho umas noções básicas, então, sei que influenciam muito.

Os pontos que quero deixar são:
- Se o técnico foi ao local, porque é que não ajustou a antena?
- A própria operadora consegue saber quais os débitos e qualidade do sinal dos vários SIMs na rede, então, com o IMEI conseguiriam diagnosticar a situação
- A minha reclamação caiu em saco roto, e nunca me deram resposta
- Se tenho velocidades de upload "elevadas", mas velocidades de download muito baixas, o problema não está só na qualidade do sinal; mas sim em algo que eles controlam e não lhes dá jeito reparar

Então, aviso toda a gente que tem ADSL para não trocar.
Não se deixem iludir com promessas falsas, pois, já não conseguirão regressar à ADSL - ao contrário do que eles próprios disseram.
 
A questão da movimentação da antena, e consequente necessidade de ajuste, bem como a meteorologia eu compreendo bem!
Não sou especialista, mas tenho umas noções básicas, então, sei que influenciam muito.

Os pontos que quero deixar são:
- Se o técnico foi ao local, porque é que não ajustou a antena?
- A própria operadora consegue saber quais os débitos e qualidade do sinal dos vários SIMs na rede, então, com o IMEI conseguiriam diagnosticar a situação
- A minha reclamação caiu em saco roto, e nunca me deram resposta
- Se tenho velocidades de upload "elevadas", mas velocidades de download muito baixas, o problema não está só na qualidade do sinal; mas sim em algo que eles controlam e não lhes dá jeito reparar

Então, aviso toda a gente que tem ADSL para não trocar.
Não se deixem iludir com promessas falsas, pois, já não conseguirão regressar à ADSL - ao contrário do que eles próprios disseram.

Não estão para se ralar com isso/não sabem ao certo com o que estão a trabalhar/tendo 20megas é o suficiente, metem aquilo de qualquer maneira e está bom.
Sim, mas se já tens a solução para o possível problema (ZTE), não podem fazer muito mais.
Ainda estou à espera de resposta para a reclamação que fiz, por ter recebido uma fatura (a 1ª) de 41.xx€ ao invés dos 39.99€.
Nada como perder tempo a perceber como este sistema funciona, ajustar o mesmo, ver onde está o emissor mais proximo que emita as bandas B1+B3 (4G+), aposto que tens isso a 4G apenas ou quem sabe em 3G.
 
Não estão para se ralar com isso/não sabem ao certo com o que estão a trabalhar/tendo 20megas é o suficiente, metem aquilo de qualquer maneira e está bom.
Sim, mas se já tens a solução para o possível problema (ZTE), não podem fazer muito mais.
Ainda estou à espera de resposta para a reclamação que fiz, por ter recebido uma fatura (a 1ª) de 41.xx€ ao invés dos 39.99€.
Nada como perder tempo a perceber como este sistema funciona, ajustar o mesmo, ver onde está o emissor mais proximo que emita as bandas B1+B3 (4G+), aposto que tens isso a 4G apenas ou quem sabe em 3G.
Obrigado pelos conselhos!

Estou a negociar com eles uma melhor solução.
Isto porque, considero que fui ludibriado por forma a sair da ADSL - que é atualmente o objetivo principal da MEO: eliminar a infraestrutura de cobre.

Isto é, se o serviço móvel (MEO Sat com rádio ZTE) não era viável na mihna zona - que o Departamento Técnico me disse diretamente - porque razão me ofereceram, venderam, e instalaram?
Em cima disto, ignoraram a minha reclamação durante 3 meses.

Conforme esta situação evolua, vou dando notícias.
Mas, como em tudo com a MEO, vai levar algum tempo...
 
@Hitardo postei alguma informação referente a esta solução no passado. Deixo alguns posts mais relevantes mas se fizeres uma pesquisa encontras o meu feedback:

Conforme tinha mencionado, vieram-me instalar hoje o rádio 4G.

O equipamento instalado foi o seguinte:
  • Marca: ZTE
  • Modelo: MF266
Não consegui tirar fotos quando estavam a instalar o rádio e, na Internet não encontrei informação deste modelo. Como o equipamento fica instalado no exterior (outdoor), assim que me seja possível, tiro umas fotos e partilho-as aqui.

Informação adicional:
  • o rádio é instalado no exterior da habitação. Num mastro de antena existente ou outro ao qual seja possível;
  • a alimentação do rádio 4G é por PoE (Power Over Ethernet), ficando o Power Injector dentro da habitação;
  • do rádio 4G até dentro da habitação os técnicos passam um cabo de rede que é ligado ao Power Injector e desse Power Injector é ligado a um router (Technicolor TG784n v3) - O router que me foi instalado já foi usado - não é novo;
  • o rádio (modem 4G) está configurado em bridge mode. Portanto, o endereçamento IPv4 público fica atribuído à interface WAN do Technicolor TG784n v3 e não no rádio 4G;
Ainda não tive oportunidade de verificar as settings do rádio 4G de modo a ter mais detalhes técnicos sobre o mesmo.
Quando me for possível, deixo mais informação técnica e caso tenham alguma dúvida, questionem.

Relativamente à performence e melhoria do serviço, ainda estou a testar. Posteriormente farei update.

Deixo o resultado de dois Speedtests:




1º Update (04/01/2020):

IP Address do rádio 4G: 192.168.254.1

Ao acederem à interface web de gestão (http://192.168.254.1/index.html#login) a default password é "admin". Após inserirem a password, vai-vos ser pedido para que insiram a password antiga / default (admin) e que insiram uma nova password.

Dashboard do CPE:

ARHiNOU.png


y5MWj7W.png


1KZEbzN.png


ivuGeSa.png


lp1xQ7r.png


JkWbqa1.png



Cumps

2º Update (04/01/2020):

L2 (VLAN) over 4G / LT.
L2 (VLAN ID 12 - Dados) para obtermos o endereço IP Público na interface WAN noutro router.

Mais uns printscreens dos menus:

eP6DZSz.png


HVZGeNZ.png


7GVT1Gk.png


RtPexIA.png


0I7WERB.png


EuBhFcV.png


Cumps

Segundo a informação que obtive na altura, é uma solução para todos os clientes que não têm Fibra Ótica.



Não. O técnico simplesmente subiu para o telhado e instalou a antena. Tendo a mesma ficado virada para o oposto da estação 4G. Quando o mesmo (técnico), em cima do telhado tinha linha de vista com a estação 4G.

Como acompanhei a instalação, dei indicações ao técnico para que a mesma fosse devidamente direcionada para a estação 4G. Mencionou que "funcionava na mesma". Como já tinha uma outra solução, com uma antena 4G no exterior disse-lhe para colocar na mesma posição que a antena exterior já existente. Lá acabou por fazer o serviço corretamente...

O que sugiro, é que acompanhem a instalação de modo a que o serviço seja feito corretamente. São field technicians com pouco know-how. E em redes Wireless, cada mm conta.

Quanto à receção do nível de sinal 4G, andava nos -75dBm. No final do mês de janeiro subi ao telhado com o propósito de colocar uns filtros RJ45 de modo a proteger os equipamentos internos (router) em caso de trovoada e, aproveitei e subi o rádio (modem / router 4G). Fui medindo a qualidade do sinal até obter um valor razoável. Esta atualmente com cerca de -70dBm.

WOGc5f4.png


Os equipamentos que instalei para proteção em caso de trovoada foram os seguintes:
https://www.ui.com/accessories/ethernet-surge-protector/
Modelo: ETH-SP-G2

ubiquiti-outdoor-gigabit-ethernet-surge-protector-ubnt-eth-sp-gen2-ycshop-1807-05-ycshop@8.jpg


Informação sobre a receção de sinal sobre tecnologias 2G/3G/4G:
https://wiki.teltonika-networks.com/view/Mobile_Signal_Strength_Recommendations

Cumps


A questão da movimentação da antena, e consequente necessidade de ajuste, bem como a meteorologia eu compreendo bem!
Não sou especialista, mas tenho umas noções básicas, então, sei que influenciam muito.

O rádio se ficar bem fixo / preso num mastro que não se movimente muito devido aos ventos fortes, não irá necessitar de ajuste a longo / médio prazo. Nesse sentido, terás que garantir que o mastro está devidamente fixo bem como o rádio.


Os pontos que quero deixar são:
- Se o técnico foi ao local, porque é que não ajustou a antena?

Num poste meu dei a minha opinião do porquê de tal acontecer. Os técnicos não têm conhecimento do que são -dBm e no que isso influência o sinal. A unidade de "medição" para "serviço instalado corretamente" é: tem acesso à Internet, X Mbps de download, está ok.

- A própria operadora consegue saber quais os débitos e qualidade do sinal dos vários SIMs na rede, então, com o IMEI conseguiriam diagnosticar a situação

Consegue no caso de serem realizados testes no local ou dentro da rede do cliente. Os valores são sempre teóricos e nunca os valores reais.

- A minha reclamação caiu em saco roto, e nunca me deram resposta

Insiste e tenta que escalem a situação dentro do ISP.

- Se tenho velocidades de upload "elevadas", mas velocidades de download muito baixas, o problema não está só na qualidade do sinal; mas sim em algo que eles controlam e não lhes dá jeito reparar

Poderás ter vários utilizadores agarrados à BTS (estação 3G/4G) daí uma velocidade de downlink (download) mais baixa que a de uplink (upload). Uma outra situação que também poderá estar em causa, é o uplink do core da rede da BTS até a um POP / GPON. Basta o uplink ser de 1 Gbps com redundância (2 Gbps) e um elevado número de utilizadores agarrados à estação que facilmente se satura o uplink. Do ponto de vista técnico as causas podem ser enumeras.

Então, aviso toda a gente que tem ADSL para não trocar.
Não se deixem iludir com promessas falsas, pois, já não conseguirão regressar à ADSL - ao contrário do que eles próprios disseram.

Tem que haver ponderação. O que sugiro é que antes de desativarem o ADSL, que testem o serviço e, no caso de ir ao encontro com as expectativas que procedam com a migração completa do serviço.

Cumps


Cumps
 
Não consigo entrar no menu do navegador. Eu estava alterando as configurações e perdi energia antes de o roteador ser reiniciado. agora não vai se conectar.
De acordo com o manual:

"9. Change Your Device Settings You can change the device settings by logging in to the configuration web page. 1. View the label in the packing box to get the default Device Manager Website IP address and WebUI password. 2. Launch the Internet browser. Enter the Device Manager Website IP address in the Address bar. 3. Input the WebUI password and then click Login. 4. After the configuration web page is opened, you can change the password or other settings. NOTES:  Please keep this label for future use.  The default username is admin and the default password can be found on the device label.  If you forget the changed WebUI password, you need to restore your device to the factory settings. Please click Reset on the login web page, enter the reset password written on the label and then click Apply."

Se estás a usar wifi o melhor é usar o cabo ethernet, assim podes saber qual o IP do router, abrir browser digitar esse IP, no GUI clicar reset e terás de saber a password que está na etiqueta...
 
According to the manual:

"9. Change Your Device Settings You can change the device settings by logging in to the configuration web page. 1. View the label in the packing box to get the default Device Manager Website IP address and WebUI password. 2. Launch the Internet browser 3. Enter the Device Manager Website IP address in the Address bar. 3. Input the WebUI password and then click Login. 4. After the configuration web page is opened, you can change the password or other settings. NOTES:  Please keep this label for future use.  The default username is admin and the default password can be found on the device label  If you forget the changed WebUI password, you need to restore your device to the factory settings. Please click Reset on the login web page , enter the reset password written on the label and then click Apply."

If you're using wifi, the best thing is to use the ethernet cable, so you can know the router's IP, open a browser and type that IP, in the GUI click reset and you'll have to know the password on the label...
Não posso acesso via Wi-Fi ou Ethernet. Preciso reiniciar manualmente.
 
Não posso acesso via Wi-Fi ou Ethernet. Preciso reiniciar manualmente.
De acordo com documentação esse router não tem botão de reset.

Supondo que já fizes-te power off 10segundos, power on, ligando o cabo ethernet, ao PC, terás certamente a informação nas definições de ethernet de ligado, nas propriedades terás o endereço do router.

Com esse endereço exemplo 192.168.1.254 abrir no browser e fazer reset com a password da etiqueta do router.

Se quando ligas o cabo ao PC não tens informação de ligado tens um problema...
Esse equipamento deve estar em garantia.
 
Boas pessoal, sou um expert na matéria, mas raramente tenho oportunidade de vir comentar.

Algumas dicas.

Nem sempre a antena mais próxima é a que esta a dar sinal, isto porque, as células no local podem estar a apontar para outro local, ou seja, vocês podem apontar para a Torre mas ela poderá não estar a apontar para vocês, e por isso mesmo as vezes o sinal até é mais forte se apontarem para o local perpendicular a vocês, mas para onde a antena poderá estar apontar. o LINE OF SIGHT é muito mais importante do que a distância neste tecnologia, especialmente nas bandas mais altas, com menos penetração por obstáculos.

Quem tem bom sinal, é melhor deixar só as bandas 1800/2100/2600 activas e desactivar as 800/900 (atenção que só recomendo isto a users mais experientes). Se querem usar router próprio, tirem a Vlan 12 e metam 0. Recomendo tmb aumentar a Lease do IP local do ZTE, apesar de estar em bridge.

Neste tecnologia recomendo um DO IT YOURSELF. Metam mãos as obras, não custa nada! Com um smartphone ligado ao ZTE 192.168.254.1 conseguem ver o sinal através dos dBm, ou seja, podem ir girando o ZTE no Mastro até o sinal ficar o melhor possível, podem assim em REAL time ter noção da força do SINAL. Atenção que conforme a banda que o ZTE estiver a usar os dBm vão ser diferentes. Por ex, nos 800 Mhz podem ter -70 dBm mas o sinal de internet ser uma miséria, e nos 2600 Mhz podem ter -100 dBm e ter um bom Sinal de internet, isto porque os dBm refere a POTÊNCIA de sinal e não a velocidade de internet.

Para quem quer jogar Online normalmente as Bandas mais altas 2100/2600 os pings são mais baixos. Mas recomendo a deixar os 1800/2100/2600 activados.
 
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