Já foram dois técnicos ao local, e só mediram a velocidade no seu telemóvel, ligando-se ao router.E será que o ZTE está devidamente alinhado para o emissor? Pelo que vejo os tecnicos colocam de qualquer e em tendo 20 megas, vão se embora.
O habitual.Já foram dois técnicos ao local, e só mediram a velocidade no seu telemóvel, ligando-se ao router.
Nem subiram ao telhado...
Como a instalação é na casa dos meus pais, não tenho acesso diário ao rádio ZTE.O habitual.
Há que ver como está o nivel de sinal no zte, às bandas a que está ligado e aos dBm, por aqui já dá para ter uma ideia e muito provavelmente afinar a instalação.
A questão da movimentação da antena, e consequente necessidade de ajuste, bem como a meteorologia eu compreendo bem!Ainda há pouco estive a reajustar o meu novamente, com os ventos que se fizeram sentir, aquilo virou, está preso apenas com fitas de aperto que de nada vale, andei ali às voltas e não consegui voltar para perto dos 77~82 dBm, e estou em linha reta com a antena, mas no horizonte o tempo está assim a modos de denso, tudo influência o resultado final.
A questão da movimentação da antena, e consequente necessidade de ajuste, bem como a meteorologia eu compreendo bem!
Não sou especialista, mas tenho umas noções básicas, então, sei que influenciam muito.
Os pontos que quero deixar são:
- Se o técnico foi ao local, porque é que não ajustou a antena?
- A própria operadora consegue saber quais os débitos e qualidade do sinal dos vários SIMs na rede, então, com o IMEI conseguiriam diagnosticar a situação
- A minha reclamação caiu em saco roto, e nunca me deram resposta
- Se tenho velocidades de upload "elevadas", mas velocidades de download muito baixas, o problema não está só na qualidade do sinal; mas sim em algo que eles controlam e não lhes dá jeito reparar
Então, aviso toda a gente que tem ADSL para não trocar.
Não se deixem iludir com promessas falsas, pois, já não conseguirão regressar à ADSL - ao contrário do que eles próprios disseram.
Obrigado pelos conselhos!Não estão para se ralar com isso/não sabem ao certo com o que estão a trabalhar/tendo 20megas é o suficiente, metem aquilo de qualquer maneira e está bom.
Sim, mas se já tens a solução para o possível problema (ZTE), não podem fazer muito mais.
Ainda estou à espera de resposta para a reclamação que fiz, por ter recebido uma fatura (a 1ª) de 41.xx€ ao invés dos 39.99€.
Nada como perder tempo a perceber como este sistema funciona, ajustar o mesmo, ver onde está o emissor mais proximo que emita as bandas B1+B3 (4G+), aposto que tens isso a 4G apenas ou quem sabe em 3G.
Conforme tinha mencionado, vieram-me instalar hoje o rádio 4G.
O equipamento instalado foi o seguinte:
Não consegui tirar fotos quando estavam a instalar o rádio e, na Internet não encontrei informação deste modelo. Como o equipamento fica instalado no exterior (outdoor), assim que me seja possível, tiro umas fotos e partilho-as aqui.
- Marca: ZTE
- Modelo: MF266
Informação adicional:
Ainda não tive oportunidade de verificar as settings do rádio 4G de modo a ter mais detalhes técnicos sobre o mesmo.
- o rádio é instalado no exterior da habitação. Num mastro de antena existente ou outro ao qual seja possível;
- a alimentação do rádio 4G é por PoE (Power Over Ethernet), ficando o Power Injector dentro da habitação;
- do rádio 4G até dentro da habitação os técnicos passam um cabo de rede que é ligado ao Power Injector e desse Power Injector é ligado a um router (Technicolor TG784n v3) - O router que me foi instalado já foi usado - não é novo;
- o rádio (modem 4G) está configurado em bridge mode. Portanto, o endereçamento IPv4 público fica atribuído à interface WAN do Technicolor TG784n v3 e não no rádio 4G;
Quando me for possível, deixo mais informação técnica e caso tenham alguma dúvida, questionem.
Relativamente à performence e melhoria do serviço, ainda estou a testar. Posteriormente farei update.
Deixo o resultado de dois Speedtests:
1º Update (04/01/2020):
IP Address do rádio 4G: 192.168.254.1
Ao acederem à interface web de gestão (http://192.168.254.1/index.html#login) a default password é "admin". Após inserirem a password, vai-vos ser pedido para que insiram a password antiga / default (admin) e que insiram uma nova password.
Dashboard do CPE:
Cumps
2º Update (04/01/2020):
L2 (VLAN) over 4G / LT.
L2 (VLAN ID 12 - Dados) para obtermos o endereço IP Público na interface WAN noutro router.
Mais uns printscreens dos menus:
Cumps
Segundo a informação que obtive na altura, é uma solução para todos os clientes que não têm Fibra Ótica.
Não. O técnico simplesmente subiu para o telhado e instalou a antena. Tendo a mesma ficado virada para o oposto da estação 4G. Quando o mesmo (técnico), em cima do telhado tinha linha de vista com a estação 4G.
Como acompanhei a instalação, dei indicações ao técnico para que a mesma fosse devidamente direcionada para a estação 4G. Mencionou que "funcionava na mesma". Como já tinha uma outra solução, com uma antena 4G no exterior disse-lhe para colocar na mesma posição que a antena exterior já existente. Lá acabou por fazer o serviço corretamente...
O que sugiro, é que acompanhem a instalação de modo a que o serviço seja feito corretamente. São field technicians com pouco know-how. E em redes Wireless, cada mm conta.
Quanto à receção do nível de sinal 4G, andava nos -75dBm. No final do mês de janeiro subi ao telhado com o propósito de colocar uns filtros RJ45 de modo a proteger os equipamentos internos (router) em caso de trovoada e, aproveitei e subi o rádio (modem / router 4G). Fui medindo a qualidade do sinal até obter um valor razoável. Esta atualmente com cerca de -70dBm.
Os equipamentos que instalei para proteção em caso de trovoada foram os seguintes:
https://www.ui.com/accessories/ethernet-surge-protector/
Modelo: ETH-SP-G2
Informação sobre a receção de sinal sobre tecnologias 2G/3G/4G:
https://wiki.teltonika-networks.com/view/Mobile_Signal_Strength_Recommendations
Cumps
A questão da movimentação da antena, e consequente necessidade de ajuste, bem como a meteorologia eu compreendo bem!
Não sou especialista, mas tenho umas noções básicas, então, sei que influenciam muito.
Os pontos que quero deixar são:
- Se o técnico foi ao local, porque é que não ajustou a antena?
- A própria operadora consegue saber quais os débitos e qualidade do sinal dos vários SIMs na rede, então, com o IMEI conseguiriam diagnosticar a situação
- A minha reclamação caiu em saco roto, e nunca me deram resposta
- Se tenho velocidades de upload "elevadas", mas velocidades de download muito baixas, o problema não está só na qualidade do sinal; mas sim em algo que eles controlam e não lhes dá jeito reparar
Então, aviso toda a gente que tem ADSL para não trocar.
Não se deixem iludir com promessas falsas, pois, já não conseguirão regressar à ADSL - ao contrário do que eles próprios disseram.
From the web menu, you have the option.
Não consigo entrar no menu do navegador. Eu estava alterando as configurações e perdi energia antes de o roteador ser reiniciado. agora não vai se conectar.Pelo menu web, tem lá a opção.
Não consigo entrar no menu do navegador. Eu estava alterando as configurações e perdi energia antes de o roteador ser reiniciado. agora não vai se conectar.
De acordo com o manual:Não consigo entrar no menu do navegador. Eu estava alterando as configurações e perdi energia antes de o roteador ser reiniciado. agora não vai se conectar.
Não posso acesso via Wi-Fi ou Ethernet. Preciso reiniciar manualmente.According to the manual:
"9. Change Your Device Settings You can change the device settings by logging in to the configuration web page. 1. View the label in the packing box to get the default Device Manager Website IP address and WebUI password. 2. Launch the Internet browser 3. Enter the Device Manager Website IP address in the Address bar. 3. Input the WebUI password and then click Login. 4. After the configuration web page is opened, you can change the password or other settings. NOTES: Please keep this label for future use. The default username is admin and the default password can be found on the device label If you forget the changed WebUI password, you need to restore your device to the factory settings. Please click Reset on the login web page , enter the reset password written on the label and then click Apply."
If you're using wifi, the best thing is to use the ethernet cable, so you can know the router's IP, open a browser and type that IP, in the GUI click reset and you'll have to know the password on the label...
De acordo com documentação esse router não tem botão de reset.Não posso acesso via Wi-Fi ou Ethernet. Preciso reiniciar manualmente.