Meo Sat - PT

Já instalei alguns destes Routers e acho que é um upgrade fantástico, principalmente em zonas Rurais sem acesso Fibra/Adsl (com valores aceitaveis). No entanto há algumas situações que as instalações são inviabilizadas se o Router Huawei dentro de casa tiver valores de potência aceitáveis.
 
Já instalei alguns destes Routers e acho que é um upgrade fantástico, principalmente em zonas Rurais sem acesso Fibra/Adsl (com valores aceitaveis). No entanto há algumas situações que as instalações são inviabilizadas se o Router Huawei dentro de casa tiver valores de potência aceitáveis.
Só para termos uma ideia, de forma geral, as velocidades aumentam quanto quando se passa para esse novo sistema? E quais são as velocidades a partir das quais já não instalam esse router exterior?
 
Só para termos uma ideia, de forma geral, as velocidades aumentam quanto quando se passa para esse novo sistema? E quais são as velocidades a partir das quais já não instalam esse router exterior?

O mais significativo que vi foi um acesso de -110dBm passar para -75dBm, em termos de acesso a net, foi um upg se 3Mb para 35Mb

No geral nao se deve instalar se um acesso demonstrar velocidades superiores a 10Mb com router interno. Um user aqui do forum postou documentacao acerca disso a alguns posts atras.
 
A MEO acertou em fazer essas instalações tanto que as recomendei à NOS, mas eles não instalarem a quem tem mais de 10mbps está mal feito.. Para se ver um video 4K é preciso no mínimo 24mbps, e os contratos são de 40, logo, a instalação devia de ser feita a quem tivesse menos de 20mbps.
Até porque nada garante que na altura do teste os valores cheguem aos 10 ou mais mas haver partes do dia em que baixa significativamente.

@Katzu para ser feita esta instalação o pedido tem de ser feito no momento da adesão ou é o técnico que quando chega ao lugar vê se é viável? é mais caro?
 
Já instalei alguns destes Routers e acho que é um upgrade fantástico, principalmente em zonas Rurais sem acesso Fibra/Adsl (com valores aceitaveis). No entanto há algumas situações que as instalações são inviabilizadas se o Router Huawei dentro de casa tiver valores de potência aceitáveis.

@Katzu trabalhas em field para a Altice / MEO? Se sim, parabéns. Field Technician com know-how. Pelo menos referes que já tiveste instalações que passaram de -110dBm para -75dBm e, isso significa que sabes fazer uma instalação correta do equipamento...

Na seguinte thread, partilhei info. relativa à instalação do rádio / modem - router 4G.
https://forum.zwame.pt/threads/meo-sat-pt.237217/page-367#post-16935413

O mais significativo que vi foi um acesso de -110dBm passar para -75dBm, em termos de acesso a net, foi um upg se 3Mb para 35Mb

No geral nao se deve instalar se um acesso demonstrar velocidades superiores a 10Mb com router interno. Um user aqui do forum postou documentacao acerca disso a alguns posts atras.

Mais info nas seguintes threads:
https://forum.zwame.pt/threads/meo-sat-pt.237217/page-363#post-16875524
https://forum.zwame.pt/threads/meo-sat-pt.237217/page-367#post-16938660
https://forum.zwame.pt/threads/meo-sat-pt.237217/page-367#post-16938721
https://forum.zwame.pt/threads/meo-sat-pt.237217/page-366#post-16917976

Cumps
 
Última edição:
Olá malta,

Venho dar o feedback da minha experiência com a MEO, em específico com a Altice Empresas.
O serviço está instalado em casa dos meus pais, na zona Centro do País, perto de uma zona urbana algo densa.

Tinha ADSL desde final de 2006, com 2.1Mbps de download, apenas Net+Voz.
Os técnicos diziam que "tinha ADSL por uma unha negra", mas dava para ver Netflix... Em 480p.
Pagava ~€46, por estar "Fora de Zona Sapo" - que é algo que me revoltava!
Reclamei incessantemente, durante anos, mas sem sucesso.
Havia Fibra ótica a 2km a Oeste da MEO, e a 3km a Este da FibroGlobal (MEO + Visabeira), mas nenhuma queria fazer a extensão do serviço até minha casa.

Este mês foi-me proposto um serviço TV+Net+Voz, por ~€35, através de rede móvel:
- Router 4G com antena externa;
- Tráfego ilimitado (sem restrições de velocidade);
- Velocidade 40/40;
- 110 canais;
- Telefone (por rede móvel).
Aceitei, pois, iria pagar menos ~€11 por mês, e ter um serviço melhor.

Foi colocado:
- Router externo 4G ZTE MF266 (PN: 700264636);
- Router interno Technicolor TG784n v3 (tem melhor desempenho do que os exemplares que tive anteriormente);
- Satélite externo;
- Box;
- Telefone (via rede móvel).

A primeira Box avariou nas primeiras 24h, e o comando com pilhas muito fracas.
A segunda Box vinha com proteção de ecrã, que mostrava as horas após 5 minutos - tive que ajudar os meus pais sexagenários a reconfigurar a box via WhatsApp à distância.
É o resultado de instalar equipamentos já utilizados por terceiros (várias vezes), sem repor os dados de fábrica.

A portabilidade do número de telefone - ao invés de ser automática - foi um "filme", mas deverá estar resolvida após 2 semanas da instalação.

As velocidades têm sido boas. O download chega aos ~43Mbps por Wifi, e o upload hesita um pouco mais ~12Mbps.
Mas ainda só fiz três testes, todos por Wifi.

O teste de traffic shapping da ANACOM revelou traffic shapping no upload de vídeo.
Nos restantes testes, portou-se muito bem.
O ping (latência) manteve-se nos ~30ms.

Ainda não consegui ir a casa dos meus pais - devido às restrições impostas pelo Governo - mas estou ansioso para ver.
Queria trocar o router interno Technicolor por um router decente - que possa colocar uma VPN, ter mais segurança, e melhor cobertura Wifi.
Se tiverem conselhos, serão bem-vindos!

Se tiverem ADSL lenta (1 a 8 Mbps, sem IPTV), ou mesmo 4G interno mau, tentem esta abordagem!
É muito boa. Pelo menos, para já.
Desde o início que exigi uma antena externa, pois, dentro de minha casa o sinal de rede é fraco - é o que dá ter uma casa bem isolada.

O processo de instalação é... Tortuoso e desafiante.

Creio que a MEO está a fazer isto pelas seguintes razões, por esta ordem:
a) Querem ser líderes TV no País, para ter mais argumentos e conseguirem prelos melhores junto de serviços terciários (e.g. BenficaTV, ou Fox Life);
b) Querem que toda a gente passe para IPTV ou Satélite, para gastar o mínimo com o TDT, continuar a receber da ANACOM, e reduzir o número de reclamações;
c) Querem responder à ameaça da NOS e Vodafone, que começaram a instalar vários serviços de internet via 4G, retirando uma pequena fatia do mercado à MEO, que já estava frágil com o teletrabalho e a escola durante os confinamentos;
d) Tiveram receio da Starlink, que já oferece serviço em Portugal.

Com a "Bazuca Europeia", creio e espero que a FibroGlobal irá expandir a Fibra ótica até minha casa.
Nessa altura faço o upgrade gratuito deste serviço para Fibra, pois, não há nada como a Fibra!
Além disso, 40Mbps é um luxo comparado com o que tinha (2.1Mbps), mas ainda não me permite ter um NAS remotamente, ter TV por coaxial nas várias televisões da casa, e ter um ping decente (~10ms) para chamadas VoIP.

Se tiverem alguma dúvida, tentarei responder dentro das minhas possibilidades.

Um abraço,
 
Última edição:
Olá malta,

Venho dar o feedback da minha experiência com a MEO, em específico com a Altice Empresas.
O serviço está instalado em casa dos meus pais, na zona Centro do País, perto de uma zona urbana algo densa.

Tinha ADSL desde final de 2006, com 2.1Mbps de download, apenas Net+Voz.
Os técnicos diziam que "tinha ADSL por uma unha negra", mas dava para ver Netflix... Em 480p.
Pagava ~€46, por estar "Fora de Zona Sapo" - que é algo que me revoltava!
Reclamei incessantemente, durante anos, mas sem sucesso.
Havia Fibra ótica a 2km a Oeste da MEO, e a 3km a Este da FibroGlobal (MEO + Visabeira), mas nenhuma queria fazer a extensão do serviço até minha casa.

Este mês foi-me proposto um serviço TV+Net+Voz, por ~€35, através de rede móvel:
- Router 4G com antena externa;
- Tráfego ilimitado (sem restrições de velocidade);
- Velocidade 40/40;
- 110 canais;
- Telefone (por rede móvel).
Aceitei, pois, iria pagar menos ~€11 por mês, e ter um serviço melhor.

Foi colocado:
- Router externo 4G ZTE MF266 (PN: 700264636);
- Router interno Technicolor TG784n v3 (tem melhor desempenho do que os exemplares que tive anteriormente);
- Satélite externo;
- Box;
- Telefone (via rede móvel).

A primeira Box avariou nas primeiras 24h, e o comando com pilhas muito fracas.
A segunda Box vinha com proteção de ecrã, que mostrava as horas após 5 minutos - tive que ajudar os meus pais sexagenários a reconfigurar a box via WhatsApp à distância.
É o resultado de instalar equipamentos já utilizados por terceiros (várias vezes), sem repor os dados de fábrica.

A portabilidade do número de telefone - ao invés de ser automática - foi um "filme", mas deverá estar resolvida após 2 semanas da instalação.

As velocidades têm sido boas. O download chega aos ~43Mbps por Wifi, e o upload hesita um pouco mais ~12Mbps.
Mas ainda só fiz três testes, todos por Wifi.

O teste de traffic shapping da ANACOM revelou traffic shapping no upload de vídeo.
Nos restantes testes, portou-se muito bem.
O ping (latência) manteve-se nos ~30ms.

Ainda não consegui ir a casa dos meus pais - devido às restrições impostas pelo Governo - mas estou ansioso para ver.
Queria trocar o router interno Technicolor por um router decente - que possa colocar uma VPN, ter mais segurança, e melhor cobertura Wifi.
Se tiverem conselhos, serão bem-vindos!

Se tiverem ADSL lenta (1 a 8 Mbps, sem IPTV), ou mesmo 4G interno mau, tentem esta abordagem!
É muito boa. Pelo menos, para já.
Desde o início que exigi uma antena externa, pois, dentro de minha casa o sinal de rede é fraco - é o que dá ter uma casa bem isolada.

O processo de instalação é... Tortuoso e desafiante.

Creio que a MEO está a fazer isto pelas seguintes razões, por esta ordem:
a) Querem ser líderes TV no País, para ter mais argumentos e conseguirem prelos melhores junto de serviços terciários (e.g. BenficaTV, ou Fox Life);
b) Querem que toda a gente passe para IPTV ou Satélite, para gastar o mínimo com o TDT, continuar a receber da ANACOM, e reduzir o número de reclamações;
c) Querem responder à ameaça da NOS e Vodafone, que começaram a instalar vários serviços de internet via 4G, retirando uma pequena fatia do mercado à MEO, que já estava frágil com o teletrabalho e a escola durante os confinamentos;
d) Tiveram receio da Starlink, que já oferece serviço em Portugal.

Com a "Bazuca Europeia", creio e espero que a FibroGlobal irá expandir a Fibra ótica até minha casa.
Nessa altura faço o upgrade gratuito deste serviço para Fibra, pois, não há nada como a Fibra!
Além disso, 40Mbps é um luxo comparado com o que tinha (2.1Mbps), mas ainda não me permite ter um NAS remotamente, ter TV por coaxial nas várias televisões da casa, e ter um ping decente (~10ms) para chamadas VoIP.

Se tiverem alguma dúvida, tentarei responder dentro das minhas possibilidades.

Um abraço,

Pois... Para teres 43Mbps é porque estás numa boa zona, sem congestionamentos.

Na minha zona com MEO 4G ao máximo, só apanho cerca de 5Mbps a 6Mbps, tanto com o telemóvel como com a Banda Larga Móvel...

Prefiro o meu ADSL síncrono a 7Mbps. (Desbloquearam a linha, para o máximo de velocidade possível)
 
Pois... Para teres 43Mbps é porque estás numa boa zona, sem congestionamentos.
Na minha zona com MEO 4G ao máximo, só apanho cerca de 5Mbps a 6Mbps, tanto com o telemóvel como com a Banda Larga Móvel...
Prefiro o meu ADSL síncrono a 7Mbps. (Desbloquearam a linha, para o máximo de velocidade possível)
Essas velocidades não devem ser apenas só do congestionamento na rede.
Que telemóvel tem? Que banda larga tem?

Digo isto, pois, o rádio 4G tem que suportar, no mínimo, 100 ou 150Mbps (LTE Cat.4 e superior).
Além disso, uma boa antena é importante!

Por exemplo, no meu hotspot 4G Alcatel MW40V tinha velocidades piores do que no meu hotspot 3G Huawei E5331.
Isto porque, o rádio do Alcatel é significativamente pior, e apesar de ser 4G, suporta apenas Cat.1 (até 10Mbps) - mas foi a MEO que me deu gratuitamente, então, não me posso queixar :-)

Este ZTE MF266 é, não só Cat.6, como também tem uma antena com bom ganho e externa.
Como os prints de outro user acima apontam, consegue ter um sinal de ~-70dBm - que é simplesmente excelente!
Então, irá apanhar sempre melhor sinal do que um telemóvel ou banda larga / hotspot.

Mas eu não quero convencer ninguém!
Quero partilhar a minha experiência, para demonstrar que o 4G, com os equipamentos certos, é de momento uma alternativa viável.

Se está satisfeito com o seu serviço, fico contente por si!
Eu é que não estava com o meu, com 2.1Mbps de down- e 0.5 de upload.
 
Boas, relativamente à antena 4G nova (ZTE MF266), alguém tem fotos? Gostava de ver como fica instalado o equipamento
É pena que só a MEO tenha isto de momento, dava-me jeito mas no local em questão só há cobertura móvel VDF...
 
Boas, relativamente à antena 4G nova (ZTE MF266), alguém tem fotos? Gostava de ver como fica instalado o equipamento
É pena que só a MEO tenha isto de momento, dava-me jeito mas no local em questão só há cobertura móvel VDF...

3jBjml3.jpg


GwSrG51.jpg


IQmtsWZ.jpg


Cumps
 
Essas velocidades não devem ser apenas só do congestionamento na rede.
Que telemóvel tem? Que banda larga tem?

Digo isto, pois, o rádio 4G tem que suportar, no mínimo, 100 ou 150Mbps (LTE Cat.4 e superior).
Além disso, uma boa antena é importante!

Por exemplo, no meu hotspot 4G Alcatel MW40V tinha velocidades piores do que no meu hotspot 3G Huawei E5331.
Isto porque, o rádio do Alcatel é significativamente pior, e apesar de ser 4G, suporta apenas Cat.1 (até 10Mbps) - mas foi a MEO que me deu gratuitamente, então, não me posso queixar :-)

Este ZTE MF266 é, não só Cat.6, como também tem uma antena com bom ganho e externa.
Como os prints de outro user acima apontam, consegue ter um sinal de ~-70dBm - que é simplesmente excelente!
Então, irá apanhar sempre melhor sinal do que um telemóvel ou banda larga / hotspot.

Mas eu não quero convencer ninguém!
Quero partilhar a minha experiência, para demonstrar que o 4G, com os equipamentos certos, é de momento uma alternativa viável.

Se está satisfeito com o seu serviço, fico contente por si!
Eu é que não estava com o meu, com 2.1Mbps de down- e 0.5 de upload.

O meu telemóvel é um Samsung, e o meu router BLM é um preto da ZTE com suporte a LTE.

Já testei com vários equipamentos diferentes, e é mesmo congestionamento da zona.

O upload por vezes tem mais velocidade que o download...
 
Boas, relativamente à antena 4G nova (ZTE MF266), alguém tem fotos? Gostava de ver como fica instalado o equipamento
É pena que só a MEO tenha isto de momento, dava-me jeito mas no local em questão só há cobertura móvel VDF...
É possível comprar o router (que também é rádio e antena).
Encontrei-o à venda em Portugal, procurando pela Marca, Modelo, e Part Number (PN): "ZTE MF266 1700264636"

Se estiver disponível para o comprar por ~€150, depois coloca o cartão SIM da operadora, e um injetor PoE (Power over Ethernet) dentro da habitação com o cabo Ethernet a sair para o router, e.g. da Ubiquiti.
O cabo Ethernet deve ter proteção exterior. Procure conselho!

A antena do router é omnidirecional, então, não será necessário apontar para nenhum local em específico.
Todavia, deverá colocá-lo no ponto mais elevado da habitação, por forma ao rádio poder ligar-se à antena com melhor sinal.

Não tenho fotos do injetor PoE, nem sei se é necessário algum pormenor em especial para este.
Depois, terá que ter um outro router - no interior da casa - para emitir Wifi, que receberá (na porta WAN) o sinal do router ZTE por um cabo Ethernet.

Boa sorte!
 
É possível comprar o router (que também é rádio e antena).
Encontrei-o à venda em Portugal, procurando pela Marca, Modelo, e Part Number (PN): "ZTE MF266 1700264636"

Se estiver disponível para o comprar por ~€150, depois coloca o cartão SIM da operadora, e um injetor PoE (Power over Ethernet) dentro da habitação com o cabo Ethernet a sair para o router, e.g. da Ubiquiti.
O cabo Ethernet deve ter proteção exterior. Procure conselho!

A antena do router é omnidirecional, então, não será necessário apontar para nenhum local em específico.
Todavia, deverá colocá-lo no ponto mais elevado da habitação, por forma ao rádio poder ligar-se à antena com melhor sinal.

Não tenho fotos do injetor PoE, nem sei se é necessário algum pormenor em especial para este.
Depois, terá que ter um outro router - no interior da casa - para emitir Wifi, que receberá (na porta WAN) o sinal do router ZTE por um cabo Ethernet.

Boa sorte!
Também já encontrei, não sei se será bloqueado ou não.
É uma solução a estudar, obrigado a todos pelos esclarecimentos!
 
Também já encontrei, não sei se será bloqueado ou não.
É uma solução a estudar, obrigado a todos pelos esclarecimentos!
À partida será desbloqueado.
Mas, não só poderá ligar para a loja, como também tem os 15 dias de direito ao arrependimento nas compras online.

Existem outras soluções - como referido anteriormente - eu é que não tenho experiência para recomendar outras.

Independentemente disso, a Huawei é, na minha opinião, a líder em telecomunicações.
Só depois é que vêm as restantes: Ericsson, Nokia, ZTE, e Qualcomm.
Mas, todas estas marcas têm modelos para várias níveis de desempenho e de preço.
 
À partida será desbloqueado.
Mas, não só poderá ligar para a loja, como também tem os 15 dias de direito ao arrependimento nas compras online.
Às vezes até me esqueço dessa questão, algo a ter em conta

Tens alternativas ao ZTE. Teltonika, MikroTik entre outros.

Cumps
Vou ver também as soluções da marca, quando e se avançar com isto depois deixo aqui como correu
 
Back
Topo