Meo Sat - PT

Segundo a informação que obtive na altura, é uma solução para todos os clientes que não têm Fibra Ótica.



Não. O técnico simplesmente subiu para o telhado e instalou a antena. Tendo a mesma ficado virada para o oposto da estação 4G. Quando o mesmo (técnico), em cima do telhado tinha linha de vista com a estação 4G.

Como acompanhei a instalação, dei indicações ao técnico para que a mesma fosse devidamente direcionada para a estação 4G. Mencionou que "funcionava na mesma". Como já tinha uma outra solução, com uma antena 4G no exterior disse-lhe para colocar na mesma posição que a antena exterior já existente. Lá acabou por fazer o serviço corretamente...

O que sugiro, é que acompanhem a instalação de modo a que o serviço seja feito corretamente. São field technicians com pouco know-how. E em redes Wireless, cada mm conta.

Quanto à receção do nível de sinal 4G, andava nos -75dBm. No final do mês de janeiro subi ao telhado com o propósito de colocar uns filtros RJ45 de modo a proteger os equipamentos internos (router) em caso de trovoada e, aproveitei e subi o rádio (modem / router 4G). Fui medindo a qualidade do sinal até obter um valor razoável. Esta atualmente com cerca de -70dBm.

WOGc5f4.png


Os equipamentos que instalei para proteção em caso de trovoada foram os seguintes:
https://www.ui.com/accessories/ethernet-surge-protector/
Modelo: ETH-SP-G2

ubiquiti-outdoor-gigabit-ethernet-surge-protector-ubnt-eth-sp-gen2-ycshop-1807-05-ycshop@8.jpg


Informação sobre a receção de sinal sobre tecnologias 2G/3G/4G:
https://wiki.teltonika-networks.com/view/Mobile_Signal_Strength_Recommendations

Cumps

Mais uns ajustes ao rádio e, -98dBm estáveis.

GhnTMRU.png


Cumps
 
-68dBm é excelente!

Encontro-me a 1km de distância da estação 4G com linha de vista para a mesma.

A ferramenta utilizada para termos uma noção da qualidade de sinal com ou sem linha de vista destina-se a rádios 2.4GHz ou 5GHz mas, dá-nos uma "visibilidade" do que será aspectável...

CKihRt0.png


Que alterações fez?

Ao nível de alterações, fiz o que deveria ter sido realizado pelos técnicos de field aquando a instalação do rádio.
  • Elevei o rádio para o topo do mastro;
  • Alinhei corretamente e devidamente o rádio para a estação 4G;
  • Instalei 2 ethernet surge protector. Um que ficou instalado no mastro e outro dentro da habitação. Ambos ligados à terra de modo a proteger o router principal que tenho em produção no caso de haver alguma descarga atmosférica.

O rádio 4G permite fazer que alterações?

Permite as seguintes alterações (menciono as mais importantes):
  • Funcionamento em Bridge Mode ou Router Mode;
  • Escolha da rede, 2G, 3G ou 4G Only, e / ou automático;
  • VLAN Tag;
  • Escolha da banda.
MLgWik3.png


Cumps
 
Encontro-me a 1km de distância da estação 4G com linha de vista para a mesma.

A ferramenta utilizada para termos uma noção da qualidade de sinal com ou sem linha de vista destina-se a rádios 2.4GHz ou 5GHz mas, dá-nos uma "visibilidade" do que será aspectável...

CKihRt0.png




Ao nível de alterações, fiz o que deveria ter sido realizado pelos técnicos de field aquando a instalação do rádio.
  • Elevei o rádio para o topo do mastro;
  • Alinhei corretamente e devidamente o rádio para a estação 4G;
  • Instalei 2 ethernet surge protector. Um que ficou instalado no mastro e outro dentro da habitação. Ambos ligados à terra de modo a proteger o router principal que tenho em produção no caso de haver alguma descarga atmosférica.



Permite as seguintes alterações (menciono as mais importantes):
  • Funcionamento em Bridge Mode ou Router Mode;
  • Escolha da rede, 2G, 3G ou 4G Only, e / ou automático;
  • VLAN Tag;
  • Escolha da banda.
MLgWik3.png


Cumps
Atenção porque a fresnel zone a 900Mhz é muito maior que a 2.4 ou 5Ghz, logo esse pico no meio do caminho ja obstrui uma parte do sinal.
 
Atenção porque a fresnel zone a 900Mhz é muito maior que a 2.4 ou 5Ghz, logo esse pico no meio do caminho ja obstrui uma parte do sinal.

Correto. Como mencionei, dá para termos uma noção do que poderá ser aspectável. Tanto que a ferramenta que mencionei destina-se a links 2.4GHz e 5GHz.
E para a coisa ser bem feita, deveria ter-se em conta a altura correta a que se encontram os rádios.

No meu caso, o link está nos 2100MHz (B1).

Cumps
 
Correto. Como mencionei, dá para termos uma noção do que poderá ser aspectável. Tanto que a ferramenta que mencionei destina-se a links 2.4GHz e 5GHz.
E para a coisa ser bem feita, deveria ter-se em conta a altura correta a que se encontram os rádios.

No meu caso, o link está nos 2100MHz (B1).

Cumps
Basta escolher as antenas de 900Mhz nas opções da ferramenta que automaticamente muda a frequência e cálculos.
 
precisa de passar um cabo de rede para o interior da casa, se para isso precisa de buracos depende da casa/tubagens disponíveis. E precisará de aparafusar o mastro algures
vi várias pessoas dizer que seria necessário PoE, eu já uso um powerline para ligar o router por cabo a um pc noutro quarto, eles terão que usar 3 ou não poderei conectar por cabo ao pc
 
vi várias pessoas dizer que seria necessário PoE, eu já uso um powerline para ligar o router por cabo a um pc noutro quarto, eles terão que usar 3 ou não poderei conectar por cabo ao pc
PoE é a forma de alimentar o equipamento que fica no exterior, não tem relação com o powerline que usas
 
Boas, hoje instalaram-me este serviço em casa, a velocidade continua a mesma e o ping e jitter aumentou, isto é normal? também digo que enquanto outras pessoas tem este router instalado no telhado a mim colocaram no na janela
 
Boas, hoje instalaram-me este serviço em casa, a velocidade continua a mesma e o ping e jitter aumentou, isto é normal? também digo que enquanto outras pessoas tem este router instalado no telhado a mim colocaram no na janela
2 hipóteses... Ou a instalação não foi feita de forma a melhorar o serviço atual ou de facto não é possível melhorar o serviço atual.

O porquê da instalação ser feita dessa forma devia ter sido esclarecido com a equipa técnica (a zona da janela até pode ser mesmo a melhor localização)

Agora o melhor que poderás fazer é colocar a questão ao apoio do MEO.
 
2 hipóteses... Ou a instalação não foi feita de forma a melhorar o serviço atual ou de facto não é possível melhorar o serviço atual.

O porquê da instalação ser feita dessa forma devia ter sido esclarecido com a equipa técnica (a zona da janela até pode ser mesmo a melhor localização)

Agora o melhor que poderás fazer é colocar a questão ao apoio do MEO.
como acesso ao router zte pelo ip? não encontro a palavra passe

2 hipóteses... Ou a instalação não foi feita de forma a melhorar o serviço atual ou de facto não é possível melhorar o serviço atual.

O porquê da instalação ser feita dessa forma devia ter sido esclarecido com a equipa técnica (a zona da janela até pode ser mesmo a melhor localização)

Agora o melhor que poderás fazer é colocar a questão ao apoio do MEO.
exatamente o que queres dizer com que a instalação não foi feita para melhorar o serviço
 
como acesso ao router zte pelo ip? não encontro a palavra passe


exatamente o que queres dizer com que a instalação não foi feita para melhorar o serviço
Quanto à palavra pass não te sei ajudar, lê aí para trás onde se fala desse equipamento e pode ser que já tenha sido abordado.

Quanto à instalação pode não ter ficado na melhor localização o equipamento. O técnico mediu o sinal em mais que um local ou simplesmente colocou o equipamento onde era mais fácil?

Do que dizes o objectivo não ficou cumprido pelo que deves reportar a situação.
 
Quanto à palavra pass não te sei ajudar, lê aí para trás onde se fala desse equipamento e pode ser que já tenha sido abordado.

Quanto à instalação pode não ter ficado na melhor localização o equipamento. O técnico mediu o sinal em mais que um local ou simplesmente colocou o equipamento onde era mais fácil?

Do que dizes o objectivo não ficou cumprido pelo que deves reportar a situação.
o gajo não foi a telhado nenhum nem nada, veio aqui colocou o ZTE no mesmo sítio onde tava o router antigo e pôs se a andar
 
Pessoas com satélite MEO conseguem ligar cabo de rede do router à box de forma a ter acesso à interatividade sem que tenham viabilidade técnica?
 
Pessoas com satélite MEO conseguem ligar cabo de rede do router à box de forma a ter acesso à interatividade sem que tenham viabilidade técnica?

Embora na MEO, me disseram que conseguiam fazer isso, isto em 2014, de forma a que só o Videoclube funcionasse (o resto da interatividade não funcionava), os técnicos que cá vinham, diziam sempre que não dava para fazer isso...

E mais numa das instalações tive uma box Samsung com porta ethernet para isso...
 
Back
Topo