1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Meo Sat, qualidade de imagem a piorar!?

Discussão em 'PT COM' iniciada por a1972, 13 de Novembro de 2008. (Respostas: 47; Visualizações: 4575)

  1. a1972

    a1972 Power Member

    Boas,

    tenho MeoSat à alguns meses e no inicio fiquei admirado com a qualidade (excelente) de alguns canais (exemplo: TVI, SIC, RTP1 e claro os HD) mas à uns tempos para cá - talvez 2 semanas - tenho achado estes canais a piorar a nivel de imagem. Sinceramente não sei se será impressão minha ou mais alguém partilha a minha opinião - talvez tenha até coincidido com o lançamento da SportTV 1 HD - terá a ver a compressão dos transporters (mais 1 canal e HD!!)??

    Já verifiquei a minha instalação e parece tudo normal... não encontro justificação...
     
  2. XAKA

    XAKA Power Member

    Não tens andado atento.
    Antes-1080i
    Agora-576i
     
  3. vimaranes1980

    vimaranes1980 Power Member

    A meo só usa no Hispasat 3 transponders e em cada tem 24/25 canais logo a compressão é bem maior do que, por exemplo, nos canais da ZON TV CABO o que significa evidentemente muito menor qualidade de imagem... Nada a estranhar...
     
  4. a1972

    a1972 Power Member

    Sinceramente não sei, já tive Tv Cabo por satelite e achava a qualidade de imagem boa (embora na altura tivesse um CRT 32" e agora tenho um plasma 42", daí não ter um termo de comparação exacto) mas a maioria dos users menciona a qualidade de imagem superior da Meo em relação à Zon - por isso não deve ter só a ver com a quantidade de transponders.

    Já agora esta mudança (dos 1080i para 576i) ocorreu quando? Foi iniciativa da Meo ou dos conteúdos (canais)?
     
  5. strikereg

    strikereg Power Member

    Desculpa mas não é essa a opinão generalizada dos clientes de uma e outra empresa...

    Além disso, na comparação que estás a fazer, estás a esquecer-te que o a MEO utiliza a compressão MPEG4 enquanto que a Zon utiliza a compressão MPEG2, pelo que, para a mesma qualidade, o MEO vai sempre conseguir mais canais para a mesma banda utilizada.
     
  6. Aless

    Aless Power Member

    Iniciativa do MEO, quiseram oferecer o máximo de qualidade possível, agora recuaram para poderem libertar mais espaço devido à sua limitação.
     
  7. vimaranes1980

    vimaranes1980 Power Member

    Pois não me lembrei e tens razão no que dizes. A MEO usa a específicação DVB-S2 (8PSK) e utiliza o codec MPEG4.

    Citando o site Teleco.com.br

    "Essa norma é o mais recente desenvolvimento de codificação de canais e modulação, permitindo um acréscimo de 30% na capacidade de transporte de sinais em relação à tecnologia DVB-S, não podendo ser superada, tendo alcançado seu limite máximo teórico.

    O DVB-S2 possibilita uma recepção mais robusta com a mesma eficiência de espectro. Utiliza qualquer característica de transponder de satélite, com larguras de banda desde 0,5 a 4,5 bits por unidade e relações de portadora/ruído de -2 dB a 16 dB, impulsionando a adoção da televisão digital em plataformas móveis, além de expandir o âmbito da distribuição em satélite por meio de métodos mais eficientes com alta definição.

    (...)

    O DVB-S2 é baseado na tecnologia DVB-S para ampliar a flexibilidade e melhorar o desempenho nos serviços oferecidos, mesmo com os satélites já existentes. Os operadores de satélite consideram o sistema DVB-S2 bastante adequado para as operações DTH (direct-to-home), acomodando novas capacidades de serviços de dados em banda larga por satélite.

    (...)

    A norma DVB-S2 não está limitada à codificação MPEG-2 para vídeo e áudio, acomodando uma variedade de codecs otimizados, como MPEG-4 e diversos novos codecs HDTV. Sua flexibilidade permite acomodar diferentes formatos de stream, incluindo fluxos contínuos, fluxos MPEG múltiplos, IP e ATM, além de cobrir a utilização de esquemas de codificação mais eficientes que venham a surgir, sem necessidade de alterar a especificação. "
     
  8. schon

    schon Power Member

    Essa mudança ocorreu com a introdução da SportvHD-
    Já agora a qualidade dos Rtp1 Sic e Tvi .... está agora ao nível dos da Zon, pois estes nunca estiveram com upscale para 1080i. Esperemos que a PT compre mais um transponder.... pois neste momento n deve dar para adicionar canais...
     
    Última edição: 14 de Novembro de 2008
  9. vimaranes1980

    vimaranes1980 Power Member

    O problema é que isso não deve ser possível, já que os satélites Hispasat estão no limite da sua ocupação.
     
  10. Mk Pt

    Mk Pt Power Member

    Eu tenho meo sat à coisa de uma semana..

    E acho a qualidade muito boa. Também vindo da cabovisao, o dificil era mesmo ser pior que cabovisao....


    Quanto à qualidade, mais uma vez digo que acho boa.
    A tv diz-me que recebe o sinal em 720p.. Uma vez que só o national geographic e o eurosport são hd, presumo que seja a box a fazer upscale, não sei. Sei é que já é uma das novas boxes dvr [philips]. Nas outras duas boxes [normais] não sei como está, uma só liguei a um crt dos pequenos [e nesta tv tinha bem mais qualidade que a cabovisao....] e a outra liguei-a ao lcd a que também tenho ligada a dvr, e não tenho certeza, mas acho que também dava sinal 720p..............

    O unico canal que tem pouca qualidade é o cubavision, mas que é canal aberto [este e o tve dava para ver antes da activação das boxes]....
     
  11. strikereg

    strikereg Power Member

    O que a TV recebe é o que a Box envia, e isso é alterável nas definições nos menus da box, mas não tem nada a ver com a resolução original dos canais.
     
  12. Mk Pt

    Mk Pt Power Member

    Eu sei. Os canais sd são sempre sd..
    Mas quando estavam a falar dos 1080i para 576i pensei que estavam a falar do que recebiam na tv via box ou coisa assim. Porque se os canais são sd nunca poderiam estar a 1080i..
     
  13. a1972

    a1972 Power Member

    mudamos para ficar melhor...e ao fim de algum tempo estamos igual à Zon :mad:
     
  14. strikereg

    strikereg Power Member

    Mas a PT fazia o upscale dos mesmos para 1080i e enviava-os em 1080i pelo satélite. Pelos vistos deixou de o fazer.
     
  15. a1972

    a1972 Power Member

    A indicação que me aparece na Tv é a mesma que me aparecia antes (1080i - ligação hdmi), o que agora é visivel é a qualidade desses "1080i", muito inferior agora...o que é uma pena...andar de cavalo para burro...
     
  16. a1972

    a1972 Power Member

     
  17. Tafinho

    Tafinho Power Member


    Yap.
     
  18. exxtreme

    exxtreme Power Member

    Se o transponder chegar tao rapido como aquela prometida actualizaçao de firmware da box, que se encontra no FAQ da meo, estamos na mer**. Desculpem a expressao.

    É que me telefonaram a duas semanas a dizer que o tecnico vinha no dia seguinte, e até agora nada. Se um "amanha" deles já vai em duas semanas, imaginem um "em breve".

    Agora percebo a fidelizaçao de 2 anos, é o espaço de tempo para eles começarem a melhorar o serviço. Nao digo que esteja mau, mas está simplesmente parado.

    Essa dos canais nacinais ja estarem a ser transmitidos em 576i nao sabia. Como estou sem serviço a 3 semanas, nao dei conta.
     
  19. Tafinho

    Tafinho Power Member


    Como é que ficaste sem serviço ?
     
  20. bathombre

    bathombre Power Member

    Estranho, avarias eles dão prioridade máxima.
     

Partilhar esta Página