MEO - Tópico Oficial

Sim, a chamada é feita muito mais rapidamente (não depende da outra pessoa). Se a outra pessoa tiver volte, a qualidade de som aumenta e o ruído diminui.

Em 3G a Vodafone já usava o HD Voice. Em 4G tem o Full HD Voice.

Pensem nisto mas melhor:


Esse video é mera públicidade :)

@Varredor @Parkway será que tenho algum problema nos meus equipamentos? Tenho o VoLTE ativo e tenho praticamanet 4G em todos os locais onde ando habitualmente... Acho estranho não notar melhorias significativas e voces notarem, algo deve estar mal no meu equipamento :/
 
Concordo que é publicidade.
99 por cento dos smartphones têm dois microfones para cancelar os sons externos mesmo em chamadas em 2G houve-se pouco os arredores da pessoa.

o meu até tem 3 microfones, noutro dia estava a fazer uma chamada num local super ventoso, e a outra pessoa não houvia nada do vento, e não era VOLTE ou HDVoice...

Tb posso estar a ver tv que a outra pessoa nao ouve
 
Última edição:
Esse video é mera públicidade :)

@Varredor @Parkway será que tenho algum problema nos meus equipamentos? Tenho o VoLTE ativo e tenho praticamanet 4G em todos os locais onde ando habitualmente... Acho estranho não notar melhorias significativas e voces notarem, algo deve estar mal no meu equipamento :/

Eu sei que o video é publicidade mas o conceito que deu origem ao VoLTE assenta naquilo.


A nivel técnico para quem quiser estar mais dentro do assunto:

Versão longa:
"To put this in terms of voice quality, the EVS codec is the first implementation to support up to 20 kHz of audio frequency data using Fullband. 20 kHz is approximately the full audible spectrum, which comes very close to matching what you’ll get from various music codecs. However, based on the bit-rates, you’re still getting some considerable compression, although this is tailored around the voice profile rather than music, so its quality is highly suitable for its purpose.

The previous AMR-WB codec used by HD Voice only supported a maximum of 7 kHz worth of audio content, which improved over the 3.5 kHz of data available from early narrowband voice. While 7 kHz is already enough to encapsulate the human voice very well, upping the amount of audio data to 20 kHz means that there’s the possibility of sending a broader range of audio over voice without impacting quality, as well as generally improving the sound of the mixed content environment you may be talking in. Speaking of which, the EVS codec also includes optional extra modes for music and stereo audio too."
Fonte: https://www.androidauthority.com/enhanced-hd-voice-explained-802538/

Versão simples:
“Through the use of Adaptive Multirate Wideband (AMR-WB) codecs and SIP signaling, VoLTE provides HD-quality voice that exceeds OTT VoIP and 3G voice quality"
Fonte: https://blog.spokephone.com/technically-speaking-how-volte-improves-sound-quality-over-voip-services

Vantagens do VoLTE:
-It delivers all voice and data services over same network. Hence it does not require to maintain legacy infrastructure.
-VoLTE make calls much faster compare to 2G/3G voice calls.
-It offers better security and QoS (Quality of Service) compare to legacy 2G/3G networks.
-It extends life of battery used in smart phones. This is due to use of shorter DRx which results into improvement in device power efficiency.
-It increases functionalities of VoIP protocols.
-It offers improvement in capacity using RoHC/SPS protocols.
-It provides call continuity between packet switched LTE network and circuit switched WCDMA network using SVRCC (Single Radio Voice Call Continuity).
-It improves UL coverage using TTI bundling.
-All the profiles are GSMA defined and hence it is compatible across the world. This leads to easy roaming, availability of handsets etc.
Fonte: http://www.rfwireless-world.com/Terminology/Advantages-and-Disadvantages-of-VoLTE.html

Desvantagens do VoLTE:
-It requires investment in network wide IMS. Hence this will not be available everywhere and hence roaming could be challenge for sometime.
-If there is no data connection or 4G signaling in the area, user will neither be able to call nor able to use internet using handset.
-VoLTE should be supported by handsets in order to obtain VoLTE services. The VoLTE feature is not available in all the mobile handsets.
-HD voice call can only be made between two VoLTE compliant handsets. If VoLTE handset calls any other network compliant handset the standard call quality can be achieved and not HD quality.
Fonte: http://www.rfwireless-world.com/Terminology/Advantages-and-Disadvantages-of-VoLTE.html
 
Última edição:
Eu sei que o video é publicidade mas o conceito que deu origem ao VoLTE assenta naquilo.


A nivel técnico para quem quiser estar mais dentro do assunto:

Versão longa:


Versão simples:


Vantagens do VoLTE:


Desvantagens do VoLTE:

volto a dizer que o que está no video não é só publicidade mas tb publicidade enganosa.

o que estão a mostrar no video é uma tecnologia chamada noise canceling, o tlm usa os dois ou mais microfones para distinguir o que é a pessoa a falar e os outros sons e filtra...

qq smartphone faz isso, uns melhor que os outros... nao tem a ver com a tecnologia da chamada!


a verdadeira vantagem do HDVoice é melhor qualidade de chamada, e eles focaram-se 0 nisso no video..

e já agora... HDVoice a MEO tb tem... o que não tem é VoLTE que usa a tecnologia HDVoice+

mas para isso a outra pessoa tb tem de ter VoLTE, o que acaba por ser extremamente raro dado todas as peripecias de como está implementado na vodafone!

Nomeadamente ter de pedir para activar, 99% das pessoas nem sequer sabe o que é o VoLTE por isso não pede para activar, e poucos smartphones serem aceites.
 
Última edição:
É preciso pedir para ativar??? Isto é verdade @Varredor? E se eu ligar para outra pessoa que tem um telemóvel compatível mas não tem o serviço ativo, o VoLTE não funciona? É que a ser assim o VoLTE é inútil, se já são poucos os equipamentos compatíveis e se ainda assim é preciso contactar o apoio ao cliente para o ativar (o que não estou a ver um utilizador comum a fazer), não vejo grande utilidade no VoLTE.
 
É preciso pedir para ativar??? Isto é verdade @Varredor? E se eu ligar para outra pessoa que tem um telemóvel compatível mas não tem o serviço ativo, o VoLTE não funciona? É que a ser assim o VoLTE é inútil, se já são poucos os equipamentos compatíveis e se ainda assim é preciso contactar o apoio ao cliente para o ativar (o que não estou a ver um utilizador comum a fazer), não vejo grande utilidade no VoLTE.

Funciona metade.

O VoLTE consiste em 2 coisas
1 - Fazer chamada em 4G
2 - HDVoice+

No caso que dizes acima, tu tens activo mas o outro tem tlm compativel sem estar activo, apenas funciona o ponto 1.
 
Mas ao fazer chamada em 4G a qualidade é melhor? Qual é a diferença?

em principio não haverá grande diferenca dado que como a outra pessoa nao tem VoLTE nao vai usar o HDVoice+

pode ser melhor ou até pior conforme a qualidade e saturação da rede 3G e 4G da tua zona... mas o codec usado vai ser o mesmo portanto a diferença será mehhh

no caso hipotetico que mencionas a vantagem é poderes usar net 4G ao mesmo tempo que fazes chamada.
 
Última edição:
É preciso pedir para ativar??? Isto é verdade @Varredor? E se eu ligar para outra pessoa que tem um telemóvel compatível mas não tem o serviço ativo, o VoLTE não funciona? É que a ser assim o VoLTE é inútil, se já são poucos os equipamentos compatíveis e se ainda assim é preciso contactar o apoio ao cliente para o ativar (o que não estou a ver um utilizador comum a fazer), não vejo grande utilidade no VoLTE.

Sim tens de ligar para ativar :)

As diferenças que eu noto no VoLTE quando ligo para alguém que use a tecnologia é as chamadas mais rápidas (o assim q começa a chamar já está a tocar no outro telemovel), 4G durante as chamadas (util para quando estas numa chamada e a usar a net e não sei se tem alguma coisa a ver ou não mas acho que noto uma ligeira diminuição no consumo de bateria.
 
Sim
D65_F5_A3_B_2_A3_E_480_C_A2_D8_5_DCA51_E05_D18.jpg
 
Bom dia pessoal.

Estou sem serviço MEO desde terça feira de tarde. Sem TV, net e telefone. Já liguei para o departamento técnico e linha de rescisão mais de dez vezes, já fui às lojas...mas o problema persiste.

Alguém cortou o cabo de fibra que liga à minha casa, estando eles a par da situação.

A questão é, esta demora é normal? Quanto tempo têm eles para resolver a situação? A vontade perante tanto amadorismo é rescindir. Obviamente que teria de ser sem qualquer custo para mim.

Agradeço conselhos/esclarecimentos.

Obrigado.
 
Back
Topo