MEO - Tópico Oficial

:facepalm:
No dia 01-01-2019 os canais Cartoon Network e CNN terminam as suas emissões no MEO.
No dia 03-01-2019 os canais TVEi e TVE24h terminam as suas emissões no MEO.
Eram estas as alterações de janeiro? Enfim...
Parece que voltaram atrás na retirada dos canais TVEi e TVE24h.
Mais recente atualização:
No dia 01-01-2019 os canais Cartoon Network e CNN terminam as suas emissões no MEO.
 
Boas, acham normal eu ter marcada a instalação da fibra para hoje (3/12) das 8 as 8:30, não aparecer ninguém, nao ser contactado com ninguém, e agora a noite ao falar com o apoio, me indicarem que há uma " dependência de rede" e que só apartir do dia 7/12 me vão poder contactar para marcar nova instalação?
O contrato foi realizado pelo telefone no dia 30 de novembro e no mesmo dia eles confirmaram com a parte de engenharia que havia fibra aqui e agendaram para hoje, para isto acontecer.
Caso eles continuem a prolongar a data de marcação, e esta chegue a sair dos 15 dias que tenho de resolução do contrato sem problemas, poderei rescindir?
 
Boas, acham normal eu ter marcada a instalação da fibra para hoje (3/12) das 8 as 8:30, não aparecer ninguém, nao ser contactado com ninguém, e agora a noite ao falar com o apoio, me indicarem que há uma " dependência de rede" e que só apartir do dia 7/12 me vão poder contactar para marcar nova instalação?
O contrato foi realizado pelo telefone no dia 30 de novembro e no mesmo dia eles confirmaram com a parte de engenharia que havia fibra aqui e agendaram para hoje, para isto acontecer.
Caso eles continuem a prolongar a data de marcação, e esta chegue a sair dos 15 dias que tenho de resolução do contrato sem problemas, poderei rescindir?
Enquanto não houver instalação, nenhum contrato tem validade, logo não tens que rescindir o que quer que seja.
 
Alguém sabe se Cartoon Network premium vai continuar?

Boa Tarde.
Quais as boxes da Meo que já têm gravacão por Cloud e as que não têm irão ter esse tipo de gavacão brevemente? Cumps.

Falei recentemente com a linha comercial e pelo menos essa funcionalidade não existe.
Eu entendo que quando dizem gravação na Cloud é basicamente as gravações serem geridas pela os serviços do MEO e não localmente na STB.

Sinceramente eu ainda não percebi porque é que isso ainda não está implementado. Maior parte das operadoras Europeias já o têm. Alias a vantagem para os utilizadores e para o operador é enorme. Poupam milhões em boxes e storage. A única desvantagem é mesmo mais utilização da infra-estrutura que para o caso do MEO não deverá haver ser um problema de maior.

O IPTV da MEO ainda está muito atrasado em relação ao restante mercado Europeu. Ouve só uma actualização da UI e lançaram agora uma box 4k. Claro que lançar STB novas é um investimento grande, mas ao menos pensaram bem em não incluir HDD.
 
A única desvantagem é mesmo mais utilização da infra-estrutura que para o caso do MEO não deverá haver ser um problema de maior.

Concordo para os operadores é só vantagens mas para os clientes também há desvantagens:
- maior latência (gravações demoram mais a abrir, mais lento no andar para a frente e para trás)
- gravações apagam-se ao fim de 6 meses
- se o sistema estiver sobrecarregado não há gravações para ninguém (o famoso "sistema em atualização" que por vezes aparece nas gravações automáticas)
- breaks - se mudarem toda a gente para a Cloud é quase garantido que vão haver mais paradinhas na imagem do que agora há nas gravações automáticas, sobretudo em dias de grande tráfego (jogos da bola, por exemplo)

O que eu não consigo perceber é porque é que se tem de optar por gravações na cloud ou em disco. Porque não suportar ambas em simultâneo? Assim toda a gente ficaria contente.
 
Isso era excelente, mas @Tomekk as gravações em cloud já estão implementadas, o que te disseram no apoio ao cliente está errado. A diferença para a Vodafone (pelo menos por enquanto) é que elas não são ativas remotamente, logo os clientes com gravações em disco continuam assim. As novas instalações é que já vêm com gravações em cloud e, segundo um user, não é só nas boxes 4K mas agora também nas boxes Full HD.

Entretanto a grelha foi alterada mais uma vez, agora foram os canais de Música, em que os canais HD estão a partir da posição 130, e os SD nos 6xx. Em ADSL é o contrário.
 
@CS-TOD ,
- Deixa repetir para ver se eu entendi bem. Clientes do MEO que recebem as box sem HDD, já vêm com essa funcionalidade de poderem ter gravações na cloud? Sendo assim não entendo a linha comercial do MEO! Porque é que me incentivaram a optar por uma box inferior quando me podiam vender a 4k. Talvez poderá haver uma política de implementação mais conservadora para ver se o dimensionamento desta nova solução está a dar resposta. Já agora obrigado por partilhares a informação :)

@jorge.antunes ,
- Não sei que tipo de solução que a MEO implementou e até que ponto a "cloud é cloud" no que toca a estas gravações. Mas eu trabalho na industria ( não sou de vendas ) e posso dizer com conhecimento próprio que muitas das lacunas e desvantagens que falas para os utilizadores depende muito dimensionamento e da solução encontrada.

#1 maior latência:
- Sim é verdade que uma equipamento local, STB é potencialmente mais rápido mas por uma questão de mercado os operadores nunca vão investir em milhares de STB super rápidas ( tudo com nvidia shields por exemplo ). Na melhores das hipóteses investem em HW que possibilita oferecer as funcionalidade que se comprometeram dar aos clientes com performance "aceitável".
- No entanto num sistema de central de gravações o mesmo poderá acontecer, contudo, dada a natureza de centralização é mais fácil de investir e os custos bastantes mais baixos. O mesmo é verdade que a longo prazo, se operadora lançar novas actualizações basta actualizar o sistema a nível central enquanto actualizações que envolvem STB além de demoradas poderão ser muito mais caras dado o enorme parque. As coisas complicam ainda mais quando temos parques de X fabricantes. Enfim as vezes nem é culpa de quem fabrica os STB, é mesmo a gestão do parque e a relutância do operador em descontinuar certos equipamentos ( €€€€ ).
- No que toca a latência, com fibra é mais certo que a MEO consiga uma média de latência cerca de 10ms de rede a qualquer ponto central da rede. Relativamente a streamers, eu trabalho com equipamento que envia o primeiro pacote em menos de 0,5 segundos depois de ler o primeiro i-frame ( ainda falta a questão do GOP ). Portanto não estou a ver como 0,5 segundos + 10ms da rede podem ser fatais para o utilizador em termos de experiência. Já o GOP é fatal, mas ai é porque o operador quer poupar nos transcoders e no bitrate (MEO é especialista nisso ). Já no que toca à leitura do primeiro i-frame que depende do GOP, isso é igual seja num sistema centralizado de gravações ou mesmo localmente com um STB. Dada as limitações do equipamento ( STB ) que o operador normalmente vende diria que a latência acrescida com um sistema de gravações é pouco relevante.
- Resta agora saber qual é a solução de storage e o dimensionamento dos recursos. Se o "storage" não tiver dentro da infra-estrutura do MEO diria que é muito mais complicado, tanto a nível de latência que pode ser atenuada com os streamers, como a nível legal. O conteúdo é o bem mais valioso e sinceramente coloca-lo fora da infra-estrutura é uma redução de custos que nem todos os operadores querem arriscar. Contudo é uma questão de políticas e jurisdição e as vezes poupar dinheiro ao máximo é a regra número 1.
- Em relação ao Trick-Play ( Andar para frente e trás ) depende se os conteúdos já estão em CACHE ou não. Existem várias optimizações a esse nível e diferentes soluções. Mas diria que por regra a maior parte do conteúdo popular não deverá apresentar problemas. Contudo existe sempre situações que poderão ocorrer onde o conteúdo que não esteja em cache tenha que ser descarregado desde o inicio e claro nessas situações existem sempre esperas. Isso também tem a haver muito com outras variáveis directamente ligadas ao dimensionamento da solução. Não sei se o MEO usa sistemas de cache para as gravações, mas também existe outras desvantagens em não usa-los.

#2 gravações apagam-se ao fim de 6 meses:
- O espaço tem custos, centralizar poupa-se sempre mais espaço que em qualquer solução com storage local. Contudo se o operador optar por garantir X de quota por utilizador não estou a ver como isso poderá ser inferior a uma solução local. Existem operadores que garantem os conteúdos por x tempo outros garantem x espaço.
- Conheço operadores que garantem para sempre* ( não creio que seja para sempre mas deve ser por mais de 1 ano certamente ). Aqui a permanência dos conteúdos também se prende muito pelas questões de licenciamento e quem é dono do conteúdo cobra sempre mais para deixar os clientes finais poderem ficar com ele virtualmente "para sempre".

#3 se o sistema estiver sobrecarregado
- Isto é verdade e tem a ver com as questões de dimensionamento. Da mesma forma que um operador tem que ter uma boa gestão do parque de STB também terá que haver boa gestão da CDN. No final uma boa gestão de qualquer rede é essencial para oferecer um bom serviço. Se tiveres conteúdo localmente, a rede até pode estoirar que tens o conteúdo localmente. Em OTT tens o download-to-GO que podes carregar o mas rápido possível para o STB ou dispositivo e poder ver mais tarde ou mesmo no avião. Em IPTV o STB pode ir guardando alguns conteúdos em cache, mas acho que a tendência do mercado é mesmo cortar em tudo o que é storage no STB.

#4 breaks:
- Se o sistema tiver mal dimensionado isso poderá acontecer. Pessoalmente eu prefiro uma política de configurar sistemas para rejeitar novos utilizadores em vez servi-los e estragar a experiência de utilização dos já servidos. Alguns operadores poderão não achar piada que o problema se evidencie de forma tão transparente, mas o bom é garantir o serviço a quem já está a ser servido.

Sim, pessoalmente acho que manter os dois sistemas poderia ser uma questão opcional por agora. Mas vendo as coisas a longo prazo, manter várias plataformas de gravação a funcionar em paralelo tem os seus custos e possivelmente terão que tomar a decisão de cessar a comercialização de STB com HDD.
 
Última edição:
@Tomekk todos os operadores em Portugal, excepto o Meo (de forma generalizada e oficial), já têm gravações em cloud.

Gravações em cloud não são nada mais que gravações automáticas mas que ficam alojadas por 6 meses. Funcionam exatamente da mesma maneira. Certamente já usas as gravações automáticas, certo? As gravações "cloud" é exatamente a mesma coisa. Somente agora vais poder guardar essas gravações automáticas nas tuas gravações pessoais por 6 meses. Ponto.

Existem vantagens e desvantagens como em todos os sistemas. Já algum tempo atrás se debateu isso aqui: https://forum.zwame.pt/threads/topico-oficial-vodafone-casa-tv.351853/page-979#post-14751832 Nessa altura ainda estava a ponderar se mudava para as gravações em cloud (na Vodafone é opcional desde que tenhas uma box DVR). Atualmente tenho gravações em cloud a funcionar sem nenhum problema.

Eu compreendo os receios do @jorge.antunes. Este é um sistema que está dependente da capacidade da rede do operador e não do disco da box. Mas o operador é obrigado a prestar um bom serviço. Ponto. Estes serviços são pagos e os clientes só têm mais que ser bem servidos. No meu caso tenho o serviço a funcionar sem problemas. Mas não quer dizer que seja assim em todas as zonas. Até porque isto são redes nacionais e poderá haver zonas problemáticas.
 
Mas se o operador não prestar um bom serviço poderá haver um problema no agendamento ou no limite falhar o multicast e isso pode afectar as boxes ou mesmo os gravadores centrais.

Sim existem vantagens e desvantagens, isto é um pouco a discussão das plataformas de jogos Steam, as vantagens e desvantagens. Pessoalmente nesse tipo de assunto só mais sensível as questões de posse e não propriamente técnicas e de qualidade do serviço. Mas hoje em dia com telefone, tv e internet tudo assente em rede IP, uma falha na qualidade do serviço vai invariavelmente afectar todos os clientes, por esse prismas estamos todos mais dependentes e vuneráveis. Daí ser sensível ao DNS e outros serviços.

Mas os receios são legítimos e exemplos de problemas de má gestão e dimensionamento são inúmeros e não vão terminar. Mas somos um povo sensível a futebol e telenovelas, se a TV falhar as operadoras certamente que irão resolver no dia seguinte :). Já Internet eles não estão muito preocupados.
 
Mais 11 novos canais com gravações automáticas, já vamos em 111 em 172 canais (pack 200 canais).
Não faço ideia que canais são mas por incrível que pareça a Record HD continua a não ser um deles...
 
Entretanto a grelha foi alterada mais uma vez, agora foram os canais de Música, em que os canais HD estão a partir da posição 130, e os SD nos 6xx. Em ADSL é o contrário.

So falta moverem a MTV o E! a SIC Caras o My Cuisine o Travel e o 24 Kitchen para limparem os repetidos.
Falta tambem trocar o canal Q HD de posição

Acho que os HD SIC K, Trace Urban, MCM TOP, Clubing e o SD Chanel 1 Rússia não tinham GA

Tirando o Travel são os 11 que referiste.
 
Última edição:
Boas, o ecrã do meu telefone físico avariou (o telefone foi posto pela meo na altura da instalação) acham que tenho direito a reclamar um novo ou tenho que comprar um novo?
Obrigado
 
@Landsoul ,o telefone fixo é oferta da operadora. Se já passaram os 24 meses da garantia, tens que comprar um novo.
Podes sempre tentar que to troquem caso já o tenhas à muitos anos e já fidelizaste várias vezes com eles, mas não garanto que possas ter sorte.
 
- Não sei que tipo de solução que a MEO implementou e até que ponto a "cloud é cloud" no que toca a estas gravações.

Em relação às latências, não estamos a falar de milissegundos mas sim de segundos. Compara o tempo necessário para abrires uma gravação no teu disco com uma gravação automática. Da mesma forma compara o tempo que levas a chegar ao fim duma gravação nos dois casos em modo FF.
Gostava de partilhar a tua confiança na competência técnica dos Meos. Na prática até uma coisa relativamente simples como servidores de DNS de vez em quando embroncam, quanto mais uma plataforma com esta complexidade.

Espero estar enganado, claro, mas a minha curta experiência com gravações na Cloud na Vodafone deixou-me escaldado em relação a esta tecnologia. E os problemas com a Cloud que têm aparecido no fórum oficial do Meo também não são um bom augúrio...
 
Em relação às latências, não estamos a falar de milissegundos mas sim de segundos. Compara o tempo necessário para abrires uma gravação no teu disco com uma gravação automática. Da mesma forma compara o tempo que levas a chegar ao fim duma gravação nos dois casos em modo FF.
Gostava de partilhar a tua confiança na competência técnica dos Meos. Na prática até uma coisa relativamente simples como servidores de DNS de vez em quando embroncam, quanto mais uma plataforma com esta complexidade.

Espero estar enganado, claro, mas a minha curta experiência com gravações na Cloud na Vodafone deixou-me escaldado em relação a esta tecnologia. E os problemas com a Cloud que têm aparecido no fórum oficial do Meo também não são um bom augúrio...
Que problemas? Não tenho estado atento. De qualquer maneira a minha opinião é igual, se for para as gravações em cloud funcionarem como funcionaram comigo na Vodafone prefiro continuar com gravações em disco. Felizmente tinha uma box com disco (Cisco ISB2231) e consegui pedir para desativarem as gravações em cloud, mas se obrigarem os clientes a ter gravações em cloud, que funcionem em condições.
 
Do que vi, os canais que ganharam GA foram:
  • SIC K HD
  • Eurochannel HD (Este se calhar já tinha)
  • Canal Q HD
  • MTV HD
  • SIC Caras HD
  • My Cuisine HD
  • 24 Kitchen HD
  • Trace Urban HD (Reordenado)
  • MCM Top HD (Reordenado)
  • Clubbing TV HD (Reordenado)
Eles devem estar a colocar GA na versão HD dos canais de forma a reordená-los.
 
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