Canais RF do MEO

Hoje, na cidade de Viana do Castelo, cortaram o digital RF durante umas quantas horas. Voltaram a ligá-lo, possivelmente noutras frequências. Tive de voltar a sintonizar um televisor, com descodificador integrado, que continuou a apanhar bem, como antes. Porém, a box DVB-T2 que comprei de propósito (para um televisor sem o famoso codec de som da MEO) deixou de apanhar qualquer canal. Nem com busca automática nem manual. Antes funcionava na perfeição, agora, apesar de estar com um sinal de qualidade e potência de quase 100%, nada... Haverá alguma nova configuração? Obrigado.

Estes da MEO só inventam!

Bom, já voltaram a por tudo como estava. Já tenho os televisores com descodificador integrado e a box DVBT-2 a funcionar como anteriormente.
 
Alguém aqui consegue ter informação EPG (guia de programação electrónico) em TVs sem box mas com descodificadores DVB-T ("boxes TDT")?

Explicando a minha situação:

Tenho 3 TVs em casa: uma Smart TV à qual a meobox fibra está ligada, e duas TVs CRT antigas. Cada uma das TVs antigas tem um descodificador DVB-T (vulgo box TDT) ligado por SCART à TV e conectados à rede coaxial por cabo RF: um TV STAR T2 517 HD e um PHILIPS DTR-3000 DVB-T2. Para tirar teimas liguei também a Smart TV por cabo coaxial, uma vez que já tem integrado o descodificador DVB-T.

Acontece o seguinte:

Na Smart TV: sem problemas, com todos os canais com EPG e a numeração dos canais é automática e semelhante à da meobox.

Nas outras TVs com descodificador DVB-T externo: os canais funcionam, mas não consigo ter informação EPG. Por vezes até consigo se pedir a grelha completa, mas é muitíssimo lento e com falhas. A numeração não é automática e tenho que ordenar os canais manualmente. O que é ainda mais estranho é que se usar o descodificador com uma antena externa para captar os 5 canais TDT, consigo-os captar sem problemas e com EPG a funcionar!

Alguém me pode elucidar se há alguma questão técnica que me esteja a falhar sobre estas diferenças nas funcionalidades para o EPG? Até escrevi para a meo a perguntar isto e a única resposta que me souberam dar foi: "é das televisões". Isto para mim não faz qualquer sentido porque as TVs só estão a mostrar o sinal que os descodificadores DVB-T lhes enviam!
 
Eu em duas TVs CRT os canais analógicos ficam com barras pretas horizontais e tenho uma TV led em que a tv retira automaticamente as barras pretas, mais alguém tem este problema?
 
A ordem dos canais, tem a ver com o país que está selecionado na tv.
As barras pretas tem a ver com o formato que está selecionado na tv. 16:9 ou 4:3.
 
A ordem dos canais, tem a ver com o país que está selecionado na tv.
As barras pretas tem a ver com o formato que está selecionado na tv. 16:9 ou 4:3.
Isso da ordem ficou direita, essas duas TVs de que falei são antigas, são 4:3 não têm sequer opção para alterar, na nos os canais analógicos tinham essas barras pretas mas quando mudamos para a meo, após sintonizar apareceram em todos os canais.
 
Última edição:
Alguém aqui consegue ter informação EPG (guia de programação electrónico) em TVs sem box mas com descodificadores DVB-T ("boxes TDT")?

Explicando a minha situação:

Tenho 3 TVs em casa: uma Smart TV à qual a meobox fibra está ligada, e duas TVs CRT antigas. Cada uma das TVs antigas tem um descodificador DVB-T (vulgo box TDT) ligado por SCART à TV e conectados à rede coaxial por cabo RF: um TV STAR T2 517 HD e um PHILIPS DTR-3000 DVB-T2. Para tirar teimas liguei também a Smart TV por cabo coaxial, uma vez que já tem integrado o descodificador DVB-T.

Acontece o seguinte:

Na Smart TV: sem problemas, com todos os canais com EPG e a numeração dos canais é automática e semelhante à da meobox.

Nas outras TVs com descodificador DVB-T externo: os canais funcionam, mas não consigo ter informação EPG. Por vezes até consigo se pedir a grelha completa, mas é muitíssimo lento e com falhas. A numeração não é automática e tenho que ordenar os canais manualmente. O que é ainda mais estranho é que se usar o descodificador com uma antena externa para captar os 5 canais TDT, consigo-os captar sem problemas e com EPG a funcionar!

Alguém me pode elucidar se há alguma questão técnica que me esteja a falhar sobre estas diferenças nas funcionalidades para o EPG? Até escrevi para a meo a perguntar isto e a única resposta que me souberam dar foi: "é das televisões". Isto para mim não faz qualquer sentido porque as TVs só estão a mostrar o sinal que os descodificadores DVB-T lhes enviam!
Mas capta os canais e consegues visualizar-los perfeitamente?
 
Mas capta os canais e consegues visualizar-los perfeitamente?
Sim, consigo sintonizar e ver todos os canais digitais (menos o 4K porque não tenho equipamento para isso).

Resumidamente, não consigo ter informação EPG com os meus descodificadores DVB-T2 no coaxial do meo fibra, mas com a TDT consigo! Tentei obter informação sobre isto com um técnico da meo que só me disse: "É das televisões"!
 
Sim, consigo sintonizar e ver todos os canais digitais (menos o 4K porque não tenho equipamento para isso).

Resumidamente, não consigo ter informação EPG com os meus descodificadores DVB-T2 no coaxial do meo fibra, mas com a TDT consigo! Tentei obter informação sobre isto com um técnico da meo que só me disse: "É das televisões"!
Por acaso na minha smart TV o epg funciona bem mas demora um bocado a carregar, é normal que uma quantidade de canais como a que a MEO tem, exigir um processamento mais elevado do que é necessário para os 5 canais da TDT. Eu estou a pensar comprar um descodificador TDT para uma TV Full HD sem sintonizador DVB-T e ainda estou a ver qual comprar e ver se arranjo em promoção, o epg no meu caso não é nada necessário para o que a TV serve, quero é que tenha uma qualidade melhor do que tem agora com os analógicos. Para a TV CRT pequena que tenho na cozinha, os canais analógicos servem perfeitamente, não tenho problemas com eles nela.
 
No serviço RF digital da meo o canal MCS TV Ultra HD só me dá som, imagem ecrã totalmente preto com informação de formato de video não suportado a TV é uma Philips 40puh6400/88 4K, alguém me pode tirar a duvida se o problema é da TV ou do formato do canal?
 
No serviço RF digital da meo o canal MCS TV Ultra HD só me dá som, imagem ecrã totalmente preto com informação de formato de video não suportado a TV é uma Philips 40puh6400/88 4K, alguém me pode tirar a duvida se o problema é da TV ou do formato do canal?
O problema é que a tua TV só suporta os codecs de som e não suporta os codecs de imagem desse mesmo canal, mas provavelmente por hdmi se tiveres a box 4k conseguirás ter esse canal na resolução 4K.
 
Era só mesmo por curiosidade ver a qualidade do 4K, não tenho box 4K, acho mal é não colocarem o canal num formato que abranja todas as TV's.
 
Se calhar o problema é mais da televisão do que do operador. O problema é que as marcas vendem televisões 4K que não estão preparadas para canais 4K.

Tou a ver que é um pouco por ai.

O problema não é da operadora, o canal 4k por RF requere o codec H.265, é uma regra geral, e se a tua TV não tem a culpa não é da MEO.

Tá esclarecida a duvida, obrigado.
 
Back
Topo