Fibra Óptica Meo vs Vodafone (Internet)

Sivir

Membro
Boa tarde,

Sei que há um tópico sobre a Meo e a Vodafone e comecei a lê-lo mas 1º é muito grande, 2º fala-se em várias coisas que para mim não têm interesse.

O meu contrato com a Meo terminou e estou a ponderar mudar para a Vodafone. O preço que me fazem são semelhantes (50 cêntimos de diferença), sendo que estaria a contratar o serviço de fibra com internet a 100 Mbps/100Mbps.

Não tenho qualquer interesse pelos serviços extra da Meo (meo wifi, meo music, etc)
Televisão gosto de ver mas não é o que me interessa realmente. Só não queria uma box horrível como a da NOS (a minha mãe tem a Íris e aquilo é intragável).
O que me interessa é a qualidade (velocidade e, importante, estabilidade) da internet. A vodafone traz o smart router que supostamente dá melhor wifi (a mim interessa-me, principalmente, se der maior distância para apanhar em sítios mais recônditos da casa, já que os PCs que me interessam estão ligados por cabo de rede).

Os meus maiores problemas com a Meo actualmente são:
- traffic shaping: sinto isto imenso, principalmente no que toca a torrents
- a falta de estabilidade do serviço: tenho de fazer várias vezes reboot ao router. Há uns tempos tive problemas mas era um cabo que estava estragado e estava a fazer má conexão, mas ultimamente está terrível (ainda não chamei o técnico, pode ser um problema resolvível).

Por isso tendo isto em consideração, gostaria de saber o que me recomendam. Devo manter o contrato com a Meo ou mudar para a Vodafone.
 
Não é assim tão obvio.
Os dois são igualmente bons e não me parece que justifique o trabalho da mudança por 50 cêntimos.
Se fosse Nos ou Nowo isso eu seria a primeira a defender a mudança.
Agora Meo fibra vs Vodafone fibra é taco a taco.
 
Se falarmos em termos de internet a escolha é óbvia sim.

A internet do Meo tem um bufferbloat horrível e piores rotas. E se ainda por cima diz que sente TS. Sinceramente a pergunta é, ainda não mudaste porquê?
 
Eu vou mudar da Meo para a Vodafone. É impossível usar a net da Meo das 18h00 da tarde para a frente. Não sei se está relacionado com a minha área de residência (Porto - Contumil) mas a net fica quase parada.
 
Eu acho que depende da zona, já tive na Vodafone e sinceramente tive a pior experiencia de fibra possível, aderi quando chegou o 1gbps, depois de algum tempo notava-se lentidão, cheguei a apanhar 150mbps dos 1000mbps, fora as paragens de imagem e a impossibilidade de ter outro ip publico.
Foi uma fase má da Vodafone, eles deixaram-me sair (o bom da Vodafone é que facilmente se cancela o contrato).
Mudei para a Meo e estou bem, tenho sempre a velocidade contratada, não sinto TS, chego a usar torrents e basta ter 1 aberto para chegar a 700mbps (sim tenho ssd's), coisa que na Vodafone só com 4 ou 5 abertos.
Nunca senti (em ambas) o que chamam de bufferbloat, tanto numa como noutra posso puxar pelo upload que o ping mantem-se em 3ms, 2ms.
Na meo o que sinto é uma clara vantagem na tv, muito melhor qualidade que na Vodafone.
Em termos de net, a Vodafone só ganha nas rotas e agora não sei o que se passa com a meo, a chegar ao destino é só endereços 10.0.X.X ou 10.99.X.X. mas é muito rápida. Para o brasil costumo ter 100% da velocidade em programas específicos.
Acho que depende da zona :)
Já tive problemas com a meo mas bastou trocarem o fiber gateway por outro
 
Eu acho que depende da zona, já tive na Vodafone e sinceramente tive a pior experiencia de fibra possível, aderi quando chegou o 1gbps, depois de algum tempo notava-se lentidão, cheguei a apanhar 150mbps dos 1000mbps, fora as paragens de imagem e a impossibilidade de ter outro ip publico.
Foi uma fase má da Vodafone, eles deixaram-me sair (o bom da Vodafone é que facilmente se cancela o contrato).
Mudei para a Meo e estou bem, tenho sempre a velocidade contratada, não sinto TS, chego a usar torrents e basta ter 1 aberto para chegar a 700mbps (sim tenho ssd's), coisa que na Vodafone só com 4 ou 5 abertos.
Nunca senti (em ambas) o que chamam de bufferbloat, tanto numa como noutra posso puxar pelo upload que o ping mantem-se em 3ms, 2ms.
Na meo o que sinto é uma clara vantagem na tv, muito melhor qualidade que na Vodafone.
Em termos de net, a Vodafone só ganha nas rotas e agora não sei o que se passa com a meo, a chegar ao destino é só endereços 10.0.X.X ou 10.99.X.X. mas é muito rápida. Para o brasil costumo ter 100% da velocidade em programas específicos.
Acho que depende da zona :)
Já tive problemas com a meo mas bastou trocarem o fiber gateway por outro
Nunca tive Vodafone mas sei dizer, e qualquer pessoa aqui te diz o mesmo, que a qualidade de imagem da TV da Vodafone é bastante superior à da meo. Infelizmente, na box, como a meo não separa os streams de ADSL da fibra, das 4 operadoras, a meo é a que apresenta pior imagem. Pela experiência que tive (Vodafone nunca tive mas tenho amigos que têm e já vi como é a qualidade de imagem) a qualidade de imagem das operadoras, por ordem decrescente está assim: Vodafone = NOS > Nowo > MEO
 
Isso da net fibra vdf não é asssim tão superior como pintam , pode ter vantagem nas rotas por terem uma rede própria a nivel Internacional da vdf mas de resto anda taco a taco depende das zonas uma apresenta mais problemas que a outra e para não falar se vdf tivesse os clientes da meo ou nos em rede tem factor de menos saturação em rede dos isp.

Cumps
 
Eu acho que depende da zona, já tive na Vodafone e sinceramente tive a pior experiencia de fibra possível, aderi quando chegou o 1gbps, depois de algum tempo notava-se lentidão, cheguei a apanhar 150mbps dos 1000mbps, fora as paragens de imagem e a impossibilidade de ter outro ip publico.
Foi uma fase má da Vodafone, eles deixaram-me sair (o bom da Vodafone é que facilmente se cancela o contrato).
Mudei para a Meo e estou bem, tenho sempre a velocidade contratada, não sinto TS, chego a usar torrents e basta ter 1 aberto para chegar a 700mbps (sim tenho ssd's), coisa que na Vodafone só com 4 ou 5 abertos.
Nunca senti (em ambas) o que chamam de bufferbloat, tanto numa como noutra posso puxar pelo upload que o ping mantem-se em 3ms, 2ms.
Na meo o que sinto é uma clara vantagem na tv, muito melhor qualidade que na Vodafone.
Em termos de net, a Vodafone só ganha nas rotas e agora não sei o que se passa com a meo, a chegar ao destino é só endereços 10.0.X.X ou 10.99.X.X. mas é muito rápida. Para o brasil costumo ter 100% da velocidade em programas específicos.
Acho que depende da zona :)
Já tive problemas com a meo mas bastou trocarem o fiber gateway por outro

Podes ai postar uns traceroutes? (Acho estranho a MEO esta a usar IP class A (10.0.0.0/8) para as rotas - Sera esta a tao falada CPRM2?)

Cumps
 
Nunca tive Vodafone mas sei dizer, e qualquer pessoa aqui te diz o mesmo, que a qualidade de imagem da TV da Vodafone é bastante superior à da meo. Infelizmente, na box, como a meo não separa os streams de ADSL da fibra, das 4 operadoras, a meo é a que apresenta pior imagem. Pela experiência que tive (Vodafone nunca tive mas tenho amigos que têm e já vi como é a qualidade de imagem) a qualidade de imagem das operadoras, por ordem decrescente está assim: Vodafone = NOS > Nowo > MEO
Na Vodafone tinha a box DVR, na meo tenho a box 4k sofia, pode ter a ver com isso mas a qualidade digo-te é bastante superior à Vodafone, com um switch cisco consegui ver que na tvi puxa 9mbps a 12mbps, nos canais hd vai de 16mbps a 20mbps, no 4k ui ... 50mbps
tenho 4SD/4HD acho.

Podes ai postar uns traceroutes? (Acho estranho a MEO esta a usar IP class A (10.0.0.0/8) para as rotas - Sera esta a tao falada CPRM2?)

Cumps

Como coloco imagens aqui?

google.pt-------------------------------------

PS C:\WINDOWS\system32> tracert -4 google.pt
Tracing route to google.pt [172.217.17.3]
over a maximum of 30 hops:
1 <1 ms <1 ms <1 ms GT-AC5300 [192.168.1.1]
2 <1 ms <1 ms <1 ms 10.0.233.1
3 <1 ms <1 ms <1 ms 10.0.0.2
4 <1 ms <1 ms <1 ms lis3-cr8-bu13-3.aib.net [10.99.0.241]
5 <1 ms <1 ms 1 ms googlept6.aib.net [10.8.10.102]
6 2 ms 4 ms 2 ms 216.239.56.185
7 2 ms 2 ms 2 ms 74.125.242.161
8 6 ms 5 ms 4 ms 74.125.253.197
9 6 ms 5 ms 5 ms mad07s09-in-f3.1e100.net [172.217.17.3]
Trace complete.
PS C:\WINDOWS\system32>

-------------------------------------------------------

Tracing route to sapo.pt [213.13.146.142]
over a maximum of 30 hops:
1 <1 ms <1 ms <1 ms GT-AC5300 [192.168.2.1]
2 <1 ms <1 ms <1 ms 10.99.0.1
3 <1 ms <1 ms <1 ms 10.200.241.1
4 1 ms 2 ms 1 ms sapo.pt [213.13.146.142]
Trace complete.
PS C:\WINDOWS\system32>


Nunca tive isto, o que é a CPRM2?
 
Na Vodafone tinha a box DVR, na meo tenho a box 4k sofia, pode ter a ver com isso mas a qualidade digo-te é bastante superior à Vodafone, com um switch cisco consegui ver que na tvi puxa 9mbps a 12mbps, nos canais hd vai de 16mbps a 20mbps, no 4k ui ... 50mbps
tenho 4SD/4HD acho.



Como coloco imagens aqui?

google.pt-------------------------------------

PS C:\WINDOWS\system32> tracert -4 google.pt
Tracing route to google.pt [172.217.17.3]
over a maximum of 30 hops:
1 <1 ms <1 ms <1 ms GT-AC5300 [192.168.1.1]
2 <1 ms <1 ms <1 ms 10.0.233.1
3 <1 ms <1 ms <1 ms 10.0.0.2
4 <1 ms <1 ms <1 ms lis3-cr8-bu13-3.aib.net [10.99.0.241]
5 <1 ms <1 ms 1 ms googlept6.aib.net [10.8.10.102]
6 2 ms 4 ms 2 ms 216.239.56.185
7 2 ms 2 ms 2 ms 74.125.242.161
8 6 ms 5 ms 4 ms 74.125.253.197
9 6 ms 5 ms 5 ms mad07s09-in-f3.1e100.net [172.217.17.3]
Trace complete.
PS C:\WINDOWS\system32>

-------------------------------------------------------

Tracing route to sapo.pt [213.13.146.142]
over a maximum of 30 hops:
1 <1 ms <1 ms <1 ms GT-AC5300 [192.168.2.1]
2 <1 ms <1 ms <1 ms 10.99.0.1
3 <1 ms <1 ms <1 ms 10.200.241.1
4 1 ms 2 ms 1 ms sapo.pt [213.13.146.142]
Trace complete.
PS C:\WINDOWS\system32>


Nunca tive isto, o que é a CPRM2?

É um rumor. Um backbone novo no MEO. E aparentemente é o que estas a utilizar! Toca a pesquisar! (@Varredor)

PS: Podes postar mais alguns traceroutes (por exemplo para ts3.universalspeak.net ou 185.122.56.236) Obrigado!
Cumps
 
Supostamente a CPRM2 funciona tipo cache. Não mostra a latência real. Lembram-se dos famosos 10 ms para China? :-D

@duda2018 podes, por favor, fazer um teste ao teu bufferbloat? http://www.dslreports.com/speedtest

Teste feito agora numa ligação 200/200 da Vodafone:

33464804.png
 
Supostamente a CPRM2 funciona tipo cache. Não mostra a latência real. Lembram-se dos famosos 10 ms para China? :-D

@duda2018 podes, por favor, fazer um teste ao teu bufferbloat? http://www.dslreports.com/speedtest

Teste feito agora numa ligação 200/200 da Vodafone:

33464804.png

Sei que não me foi pedido, mas deixo aqui o meu teste:

33472346.png


Há 2 meses esse teste B no bufferbloat e agora dá A. Também tinha problemas de ping para servidores na Alemanha e agora está normalizado e tenho os mesmos que tinha na Vodafone.
 
Quem aderir agora à Internet Móvel do MEO, acham que antes dos 15 dias consegue-se os 230GB, ligando e pedindo desistência do serviço, alegando poucos dados?
Isto depois de esgotar o tráfego até final do mês, tendo aderido ao tarifários doa 30GB, claro...
 
Sei que não me foi pedido, mas deixo aqui o meu teste:

33472346.png


Há 2 meses esse teste B no bufferbloat e agora dá A. Também tinha problemas de ping para servidores na Alemanha e agora está normalizado e tenho os mesmos que tinha na Vodafone.

Isso é com router próprio ou do Meo? De qualquer das formas está muito bom. Nunca tinha visto um A no Meo. Ainda bem que estão a melhorar.
 
Boas, não sei onde colocar mas aqui vai:
A instalação da fibra é até a porta do prédio; até à porta de casa (depois seguindo pela rede interna coaxial) ou até ao router (substituindo a rede interna coaxial)?
 
Boas, não sei onde colocar mas aqui vai:
A instalação da fibra é até a porta do prédio; até à porta de casa (depois seguindo pela rede interna coaxial) ou até ao router (substituindo a rede interna coaxial)?

A fibra vai até dentro de casa , no router existe o ont que metem antes que faz conversão da fibra para o router ;)


Cumps
 
Última edição:
Back
Topo