Artigo/Análise MEO-WIFI + DD-WRT

boston

Power Member
Este tutorial serve para memória futura mas também para aqueles que querem ver o seu router a servir MEO-WIFI em toda a casa sem a necessidade de login individual.
Útil também em dispositivos onde não é possível fazer uma autenticação via browser ou linha de comandos

Este tutorial aplica-se aos processadores armv7 no qual é utlizado em diversos routers e o firmware DD-WRT

################################################################
Execução de comandos via -> Secure Shell SSHd
################################################################

Instalar 'Entware' -> wget http://bin.entware.net/armv7sf-k3.2/installer/generic.sh -> chmod -x generic.sh -> sh generic.sh

Instalar 'python-cryptography' -> opkg install python-cryptography

Download meo script python -> https://drive.google.com/open?id=1-DMshzmk1EfuBG0hglbfoi13ed24aZZB (adaptado do script original (ravemir) devido ao erro: certificate verify failed (_ssl.c:727))

Executar e verificar se dá [OK] -> python meo_wifi_login.py -u [email protected] -p meopass


################################################################
Definição de cronjob (agendamento) via -> Router Gui
*/3 * * * * = Reautentica a cada 3 minutos##
################################################################

Adimistration Commands -> Custom Scripts -> /opt/bin/python /userpath/meo_wifi_login.py -u [email protected] -p meopass

Adimistration Management -> Additional Cron Jobs -> */3 * * * * root sh /tmp/custom.sh


################################################################
Nota final: Se houver erro no certificado descomentar as seguintes linhas em: meo_wifi_login.py


#import ssl
#ssl._create_default_https_context = ssl._create_unverified_context
 
Resumindo, mesh Wi-Fi da rede MEO Wi-Fi em que o DD-WRT se autentica no RADIUS server. No segundo SSID (DD-WRT) não há necessidade de autenticação por parte dos users.

Cumps
 
Resumindo, mesh Wi-Fi da rede MEO Wi-Fi em que o DD-WRT se autentica no RADIUS server. No segundo SSID (DD-WRT) não há necessidade de autenticação por parte dos users.

Simplificando: Repetidor MEO-WIFI autenticado na 'Rede Guest' do Cliente MEO!
Portanto, quem se ligar no repetidor não necessita autenticar uma vez que o mesmo já o fez.

A vantagem é que temos todos os serviços associados ao DD-WRT. Ex. DLNA, BitTorrent, etc...

MEO-WIFI é muito fraco em downloads mas é razoável em streaming e latência, bom para pessoas não muito exigentes!!!
 
Tenho um OpenWRT mas o router só tem 4MB, mal consigo instalar o Luci. Existe alguma thread ou alguem recomenda um router low-cost com 8MB ou mais, baratinho baratinho? Obrigado
 
Viva,

Depois de ver tutorial, instalei o DD-WRT no TP-Link TL-MR3220 v2.

1º comando por SSH diz
"chmod -x generic.sh -> sh generic.sh
wget: unrecognized option: x"

2º comando
"-sh: opkg: not found"

Depois de explorar, vejo que não tenho nenhuma opção em Services -> USB?

Podem ajudar?
 
Qual a capacidade de Flash e RAM do router que usaste?

Eu consegui algo semelhante faz tempo com OpenWrt mas tive que usar um USB como SWAP porque não tinha RAM suficiente para o processamento.
 
Viva,

Depois de ver tutorial, instalei o DD-WRT no TP-Link TL-MR3220 v2.

1º comando por SSH diz
"chmod -x generic.sh -> sh generic.sh
wget: unrecognized option: x"

2º comando
"-sh: opkg: not found"

Depois de explorar, vejo que não tenho nenhuma opção em Services -> USB?

Podem ajudar?


Tens que fazer assim como coloco a baixo no SSH linha a linha, são 3 linhas de comandos distintas.

Download do generic.sh

wget http://bin.entware.net/armv7sf-k3.2/installer/generic.sh

Dar permissões de execução ao generic.sh

chmod -x generic.sh

executar o generic.sh

sh generic.sh
 
Viva,

Depois de ver tutorial, instalei o DD-WRT no TP-Link TL-MR3220 v2.

1º comando por SSH diz
"chmod -x generic.sh -> sh generic.sh
wget: unrecognized option: x"

2º comando
"-sh: opkg: not found"

Depois de explorar, vejo que não tenho nenhuma opção em Services -> USB?

Podem ajudar?


Penso que é por isso que não funcionou no teu router, o TP-Link TL-MR3220 v2 é de arquitectura MIPS e não armv7
 
Se é MIPS tem que se configurado o script antes

#|---------|-----------------------|---------------|---------------|---------------------|-------------------|-------------------|----------------------|-------------------|
#| ARCH | aarch64-k3.10 | armv5sf-k3.2 | armv7sf-k2.6 | armv7sf-k3.2 | mipselsf-k3.4 | mipssf-k3.4 | x64-k3.2 | x86-k2.6 |
#| LOADER | ld-linux-aarch64.so.1 | ld-linux.so.3 | ld-linux.so.3 | ld-linux.so.3 | ld.so.1 | ld.so.1 | ld-linux-x86-64.so.2 | ld-linux.so.2 |
#| GLIBC | 2.27 | 2.27 | 2.23 | 2.27 | 2.27 | 2.27 | 2.27 | 2.23 |
#|---------|-----------------------|---------------|---------------|---------------------|-------------------|-------------------|----------------------|-------------------|

unset LD_LIBRARY_PATH
unset LD_PRELOAD

ARCH=armv7sf-k3.2
LOADER=ld-linux.so.3
GLIBC=2.27


mudar para

ARCH=mipselsf-k3.4
LOADER=ld.so.1
GLIBC=2.27
 
Se é MIPS tem que se configurado o script antes

#|---------|-----------------------|---------------|---------------|---------------------|-------------------|-------------------|----------------------|-------------------|
#| ARCH | aarch64-k3.10 | armv5sf-k3.2 | armv7sf-k2.6 | armv7sf-k3.2 | mipselsf-k3.4 | mipssf-k3.4 | x64-k3.2 | x86-k2.6 |
#| LOADER | ld-linux-aarch64.so.1 | ld-linux.so.3 | ld-linux.so.3 | ld-linux.so.3 | ld.so.1 | ld.so.1 | ld-linux-x86-64.so.2 | ld-linux.so.2 |
#| GLIBC | 2.27 | 2.27 | 2.23 | 2.27 | 2.27 | 2.27 | 2.27 | 2.23 |
#|---------|-----------------------|---------------|---------------|---------------------|-------------------|-------------------|----------------------|-------------------|

unset LD_LIBRARY_PATH
unset LD_PRELOAD

ARCH=armv7sf-k3.2
LOADER=ld-linux.so.3
GLIBC=2.27


mudar para

ARCH=mipselsf-k3.4
LOADER=ld.so.1
GLIBC=2.27

Boa! Estava procura de uma solucao provisória low cost, até 40/50 eur, sendo assim acho que abre um pouco a gama de routers compatíveis. Um router armv7 era difícil de arranjar por esse preço e o meu velhinho dir-615 já não aguenta estas andanças.
 
Boa! Estava procura de uma solucao provisória low cost, até 40/50 eur, sendo assim acho que abre um pouco a gama de routers compatíveis. Um router armv7 era difícil de arranjar por esse preço e o meu velhinho dir-615 já não aguenta estas andanças.


Eu até com routers de 10/20€ penso que conseguia, posso é ter que usar um com USB para aumentar o file system e criar SWAP, mas é possivel de fazer, confesso que não sou muito fã de dd-wrt, apesar de o considerar mais estavel e para longterm running melhor opção, mas são gostos.
 
Se é MIPS tem que se configurado o script antes

#|---------|-----------------------|---------------|---------------|---------------------|-------------------|-------------------|----------------------|-------------------|
#| ARCH | aarch64-k3.10 | armv5sf-k3.2 | armv7sf-k2.6 | armv7sf-k3.2 | mipselsf-k3.4 | mipssf-k3.4 | x64-k3.2 | x86-k2.6 |
#| LOADER | ld-linux-aarch64.so.1 | ld-linux.so.3 | ld-linux.so.3 | ld-linux.so.3 | ld.so.1 | ld.so.1 | ld-linux-x86-64.so.2 | ld-linux.so.2 |
#| GLIBC | 2.27 | 2.27 | 2.23 | 2.27 | 2.27 | 2.27 | 2.27 | 2.23 |
#|---------|-----------------------|---------------|---------------|---------------------|-------------------|-------------------|----------------------|-------------------|

unset LD_LIBRARY_PATH
unset LD_PRELOAD

ARCH=armv7sf-k3.2
LOADER=ld-linux.so.3
GLIBC=2.27


mudar para

ARCH=mipselsf-k3.4
LOADER=ld.so.1
GLIBC=2.27

Ignorem isto em parte.

Na verdade no site da entware eles tem uma folder para cada arquitectura, os comandos dentro mudam, naveguem até chegar à que corresponde ao vosso HW, podem fazer cat /proc/cpuinfo para ver.

http://bin.entware.net/
 
Back
Topo