1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Meo Zonas C - Adsl Net+Voz

Discussão em 'Altice (MEO, TMN, PT)' iniciada por rosepwr, 15 de Janeiro de 2013. (Respostas: 12; Visualizações: 18449)

1. rosepwr

rosepwr Power Member

Boas,

Andei no site da meo a consultar os tarifários e reparei que nos pacotes de ADSL Net+Voz, à semelhança do sapo, existe diferenciação entre zonas, sendo que no caso da meo mudaram apenas o nome para "zonas C" e "outras zonas".
    Reparei que nas notas esta lá esta afirmação:

"Zonas C são zonas definidas pela ANACOM nas quais a PT pode definir o valor da mensalidade sem considerar regras específicas para a formação de preços de retalho ADSL."

Alguém tem conhecimento da definição destas zonas pela ANACOM, tipo algum documento, uma página da net, sei lá, qualquer coisa que ajude a perceber qual o critério utilizado pela anacom na definição das zonas ???

cumps

2. Não faço ideia qual é o enquadramento legal, mas as "zonas c" ou "zonas sapo" são áreas onde não só há concorrência como também há muito mais clientes e mais poder de compra do que nas "outras zonas". Assim, para compensar à pt manter linhas telefónicas em Picos do Monte Lá de Cima (especialmente tendo em conta que os roubos das linhas de cobre acontecem nestas áreas isoladas), os preços nestas zonas são mais caros e as velocidades são mais baixas. Mesmo em Vales do Monte Lá de Cima a pt pode considerar que não há poder de compra suficiente.

De resto, é normal criarem-se estas linhas invisíveis por esta ou por aquela razão. Por exemplo, se num determinado código postal houverem demasiadas dívidas, a pt deixa de fazer lá instalações. Há também zonas que são deixadas em exclusivo para este ou para aquele operador e, por exemplo, naquelas ruas a pt não entra com fibra e deixa aquela zona para a zon.

3. kremlincrackers

kremlincrackers Power Member

Zonas sapo são zonas onde a PT têm concorrência de outros operadores não o contrario como o lian disse.

E agora já não há zonas exclusivas de operadores.

4. bubo

bubo Power Member

As zonas C são zonas onde a Anacom autoriza a PT a fazer preços mais competitivos, agora pergunto:
    Onde e que podemos ver o mapa das zonas C ?
    Um abraço
    BuBo

P.S a pagina da anacom é uma confusão tremenda onde não se consegue encontrar nada...

5. limirob

limirob Power Member

Mapa não existe, mas podes saber o que é isso das zonas C aqui:
    http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=337908

Basicamente, para a Anacom:
    Zonas C = Rotas C
    Outras Zonas = Rotas NC

Existem vários artigos, basta pesquisar no Google por Anacom + "Rotas NC"

6. aqui está a lista das zonas C da anacom

http://www.anacom.pt/streaming/anex...012.pdf?contentId=1123107&field=ATTACHED_FILE

Penso que já houve alteração com entrada de mais algumas centrais (poucas) e saida de outras que já não cumpriam os requisitos para serem consideradas Zonas C.

Basicamente nas Zonas C existe concorrencia entre operadores e nas Zonas Não não existe sendo a PT a deter o monopolio dos acessos à intenet. O objectivo seria dar a possibilidade dos restantes operadores de extenderem as suas infraestruturas para estas zonas, mas como a propria ANACOM reconhece em relatorios isso será impossivel fora de grandes centros.

Assim temos Zonas C com concorrencia com preços da internet a começar em 15€ na factura ao fim do mês - Acesso com boa velocidade, possibilidade de ter acesso a TV e Zonas NC com internet 25€ por é necessario pagar o acesso ao telefone e onde a velocidade de acesso é deficiente.

Se compararmos o acesso à mesma velocidade em Zonas Sapo e não Sapo ficamos com o seguinte

Zona Sapo 12Mb - 14,99 (20,99€ - ao fim de 3 meses)
    Zonas Não Sapo 12Mb - internet 24,99€ + telefone 9,99€ = 34,98€ ao fim do mês (depois da promoção - 30,99€+9,99€=40,98€)

Zonas Sapo 24Mb - 19,99€ (25,99€)
    Zonas Não Sapo 24Mb - 30,99€ + 9,99€ = 40,98€ (36,99€ + 9,99€ = 46,98€

O Dobro do preço!

7. rosepwr

rosepwr Power Member

Bom, eu estou numa zona onde existe claramente concorrência.

Tinha MEO 3Play, mas devido à situação económica, pedi para verificarem se estava incluido numa zona C, pois interessava-me fazer um downgrade do pacote para ver se poupava um € por mês. O resultado foi que não estava numa zona C.

Cancelei a MEO, e instalei o Zon duo 4 Speed, e mantive apenas a assinatura telefónica da PT. Neste momento estou a pagar:
    - Zon Duo 4 speed (12Mbps internet + 4 canais (no papel)) = 14,99€
    - Assinatura telefónica PT (chamadas ilimitadas a toda hora) = 9,99€

O que dá perto de 25€ por mês, que é muito mais económico do que a MEO/Sapo me cobrariam pelos mesmos serviços visto que não estou numa zona "previligiada".

8. bubo

bubo Power Member

O meu problema esta exactamente como o teu Rosepwr. Eu tinha Adsl em zona não Sapo, agora mudei de casa e a zona onde estou a viver tenho também Zon. O curioso e que mesmo existindo alternativa ( concorrência ) a zona continua a ser considerado zona não Sapo, ou seja 35€ por uma net de 4Mb. Assim tb estou a ponderar colocar a zon duo 4 Speed por 14,99€.
    Um abraço
    BuBo

9. PCgamer

PCgamer Banido

como vejo o meu numerod e telemovel?

10. rosepwr

rosepwr Power Member

@PCgamer

O que é um numerod ??

11. sergiomvp

sergiomvp Power Member

O que ele deve querer dizer é "como vejo o meu numero de telemovel?"

12. rosepwr

rosepwr Power Member

@sergiomvp

Eu sei, isto foi só uma picardia que aconteceu esta tarde hehehe. Já passou (acho eu)

Partilhar esta Página