Meobox em stand-by

HDman

Membro
Ola pessoal, acabei de mudar de satelite para o iptv e tenho uma duvida se me souberem ajudar..
Eu aqui em casa não deixo ficar aparelhos nenhuns em stand-by tenho todos os aparelhos,tv,dvd,etc..ligados a uma ficha com interruptor que ligo e desligo só quando preciso de ver tv...sou daquleles que sabe que mesmo em stand-by meia duzia de aparelhos ligados consome alguma energia.
Acontece que quando desligo o meobox(motorola) reparei que primeiro que se ligue demora(tava habituado á tv por satelite) e que todas as definições vão á vida.
Isso é normal?????
Quanto consome o meobox motorola em stand-by alguem sabe??
Obrigado desde já pela ajuda.
Abraços.
 
É normal isso acontecer, porque a box perde o software de cada vez fica sem energia, logo pode demorar uns bons minutos até inicializar, embora também a box satélite demore quase 1 minuto a inicializar quando desligada.

Eu iria apostar que elas consomem qq coisa como 8w a 10w, em standby não mais que isso, mas quem tiver dentro do assunto que se exprima:D
 
É normal isso acontecer, porque a box perde o software de cada vez fica sem energia, logo pode demorar uns bons minutos até inicializar, embora também a box satélite demore quase 1 minuto a inicializar quando desligada.

Eu iria apostar que elas consomem qq coisa como 8w a 10w, em standby não mais que isso, mas quem tiver dentro do assunto que se exprima:D

Em tempos, meti os consumos dos equipamentos na tread do meo adsl, mas, praticamente não existe diferença entre stby e on.

Falamos de consumos na ordem dos 15w para a STB e 30 para o transformador do router, se não me falha a memória.
 
por acaso é estúpido a box perder a configuração da definição do ecrã (tv) coisa que não acontece na box da tvcabo, de qualquer forma este é o única parâmetro que desaparece quando se desliga fisicamente a dita da corrente
 
por acaso é estúpido a box perder a configuração da definição do ecrã (tv) coisa que não acontece na box da tvcabo, de qualquer forma este é o única parâmetro que desaparece quando se desliga fisicamente a dita da corrente

Pois também achei estranho...um gajo é obrigado a ter aquilo sempre ligado á corrente...
 
Em tempos, meti os consumos dos equipamentos na tread do meo adsl, mas, praticamente não existe diferença entre stby e on.

Falamos de consumos na ordem dos 15w para a STB e 30 para o transformador do router, se não me falha a memória.
Ouucchhhh, 45w em stby para uma box?!?!? Epah isto da uma boa factura no final do ano....
 
Calma lá... para uma box não... que o router também alimenta o acesso à internet com e sem fios e a linha telefónica. No fundo são 45w para ter o triple play a funcionar na totalidade.
tens razão, vi na vertical a resposta.
Mesmo assim é muito lol, eu tenho sempre os 2 em standby/ligado.
 
tens razão, vi na vertical a resposta.
Mesmo assim é muito lol, eu tenho sempre os 2 em standby/ligado.

Se formos bem a ver, muita gente ainda tem mais 1 ou 2 telefones sem fios sempre ligados (5 a 15w por transformador), deixa sempre as tvs em standby (>5w), PLCs (~0w em standby/20w), videos/dvd/consolas (>5w cada), mais o carregador do telemóvel...

Eu para reduzir os consumos, tenho para a electronica toda, 2 extensões com interruptor, quando saio de casa, é só desligar a extenção.
Apesar disso, abri a extensão onde liga a box com disco+transformador do router, para fazer um bypass, de forma a mesma estar sempre ligada (por causa das gravações, e para n ter de esperar que ela arranque).
 
TV / Internet por subscrição tem custos ambientais MUITO significativos
1x1.gif
Saiba porquê e o que é preciso fazer
1x1.gif
A subscrição de televisão por cabo, por rede telefónica ou por satélite requer um conjunto de aparelhos na casa do consumidor para permitir o acesso ao serviço e também já a gravação de programas. Estes aparelhos, alguns deles conhecidos como “boxes”, apresentam uma potência de funcionamento relativamente reduzida. Porém, como estão permanentemente ligados e o consumo em standby não é significativamente menor, conduzem a um valor total de consumo de energia eléctrica significativo.
1x1.gif
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza efectuou um conjunto de medições e cálculos e chegou à conclusão que os serviços de subscrição de televisão (habitualmente conjuntos com internet e/ou telefone) podem representar um custo em electricidade para as famílias superior a 50 euros/ano, representar mais de 10% do consumo de electricidade de um agregado familiar médio e mais de 1% do total de consumo de electricidade do país (600 GWh em relação ao total 50,5 mil GWh consumidos em 2008).

Este consumo traduz-se numa emissão de aproximadamente 300 mil toneladas/ano de dióxido de carbono, principalmente gás de efeito de estufa causador das alterações climáticas e representa 0,5% das emissões base para cumprimento por Portugal do Protocolo de Quioto).

Como comparação, os serviços de subscrição de duas televisões e internet podem equivaler ao gasto de electricidade de:

− 5 lâmpadas economizadoras de 11 W ( equivalente a lâmpadas incandescentes de 60W) permanentemente ligadas;
− 2 frigoríficos de classe eficiência A+ (o frigorífico é o electrodoméstico que tradicionalmente mais electricidade consome em casa);
− 1 aquecimento a óleo de 1500 W ligado durante cerca de 285 horas (ou ligado durante 4 horas, durante mais de dois meses de Inverno).

Os cálculos

A Quercus efectuou medições dos diferentes consumos em duas situações típicas de agregados familiares correspondendo a duas empresas que oferecem serviços de subscrição (Meo e Zon). Em ambos os casos foi considerada uma situação considerada típica (duas televisões e internet), sendo que estes casos podem estar sub ou sobreestimados, dado que poderá haver apenas um televisor, nuns casos, e noutros três televisores, no mesmo agregado familiar. Também há situações em que não há subscrição do serviço de internet, mas pode haver subscrição do serviço telefónico, geralmente portátil, também com consumo energético associado.

Considerou-se a pior situação em termos de consumo como aquela em que os equipamentos estão sempre ligados. Efectivamente, se aqueles que for possível colocar em standby estiverem nesse estado, a diferença também é diminuta (6 a 17% menos). No cálculo das emissões de dióxido de carbono, utilizou-se o valor oficial mais recente publicado em 2008, de 470 g/kWh produzido. Todos os dados estão presentes em anexo.

Considerou-se, um consumo médio anual de electricidade de uma família (com base numa amostragem recente de várias centenas de agregados familiares pela Quercus no âmbito do projecto Ecofamílias) de 3330 kWh/ano.

O número total de assinantes do serviço de TV por subscrição considerado foi de 2,3 milhões de acordo com dados da ANACOM, tendo-se admitido um consumo médio idêntico ao calculado nos casos dos serviços Meo e Zon Tryple-Play (abrangendo os dois um total aproximado de 725 mil clientes) e de 200 kWh/ano para os restantes.

Reduções de 80% de consumo são possíveis

Considerando uma utilização média de quatro horas por dia de televisão e de oito horas de internet, se o equipamento for desligado durante o resto do tempo, tal garantirá uma poupança da ordem dos 80% no consumo de energia. Este pressuposto assume que não há gravação de programas noutras horas. O desligar do equipamento pode ser facilmente efectuado através de tomadas com corte de corrente, tendo no entanto os consumidores de assumir um papel activo neste esforço de poupança. Tal poderá representar uma redução de custos que pode atingir os 40 euros por ano.

Quercus quer atitude activa da ANACOM e empresas fornecedoras de serviços

A Quercus dá hoje conhecimento destes resultados nomeadamente à Portugal Telecom, Zon, SonaeCom e Cabovisão, entre outras, bem como ao regulador (ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações), com o objectivo das empresas:

− informarem os actuais clientes dos procedimentos que podem e devem tomar para poupar electricidade sem um prejuízo significativo na qualidade do serviço;
− prepararem informação acessível a ser entregue aquando da instalação junto de novos clientes;
− comercializarem equipamentos com menores consumos de energia e funções automáticas de poupança, em linha com as orientações de Directivas Europeias existentes.

Lisboa, 30 de Julho de 2009

A Direcção Nacional da
Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza



ANEXO


Dados base dos cálculos recorrendo a medições através do equipamento EnergyCheck 3000 da Conrad



 
Esta é uma das razões que queria passar pra fibra, por causa de so ficar com uma box, mas por outro lado é mais um transformador pro ONT, xiça... para quando um ONT+Router Wireless gigabit....
 
De que forma altera ? Se puderes ajudar não percebo muito destas coisas.

Assumindo que só usas a TV durante 5 horas por dia, os números do MEO estão errados por mais de 10%.

Também, olhando com cuidado para os pressupostos, podemos ver que são duvisos:
- Assumir que todos os clientes MEO têm a segudna box ligada por Coax;
- Assumir que os Coax tem o mesmo consumo com e sem tráfego;
- Usar uma Powerbox como segunda box na ZON,
- Usar um router sem wireless na ZON.

Por outro lado, se tivermos em conta que o uso da TV é essencialmente durante as horas de tarifa reduzida da EDP, os números variam ainda mais.

É este género de coisas que faz com que um estudo que poderia fazer algum sentido perde toda a credibilidade, assim como a entidade de produz este género de estudos.

Diga-se tambem, que se vires TV durante 5h/dia em duas TVs LCDs médios, gastas à volta de 2200Wh /dia.
 
fiz as contas, tendo em conta um tarifario em que a electricidade é facturada a 0,1151 Kwh, a box ligada 5 horas por dia, e as restantes em stand by, e dá um consumo de 10,76€ mês...


Já agora ninguém sabe os consumos do router wireless da thomsom??já agora queria fazer as contas também..
 
fiz as contas, tendo em conta um tarifario em que a electricidade é facturada a 0,1151 Kwh, a box ligada 5 horas por dia, e as restantes em stand by, e dá um consumo de 10,76€ mês...


Já agora ninguém sabe os consumos do router wireless da thomsom??já agora queria fazer as contas também..


Desculpa mas essas contas estão erradas.
 
Desculpa mas essas contas estão erradas.
Ufa, tava a ver q tava maluco. Se fosse esses valores entao nem sei o q diga ao resto do material q consome energia. A conta ao fim do mes seria bonita. Parece q n ccool_booy nunca deve ter pago uma factura de electricidade...

As contas são faceis de fazer e serve para qq coisa q esteja a consumir electricidade.
Aqui fica uma pequena formula

Examplo: Uma lampada de 100W sempre ligada por 24 horas, onde o custo por KWh de electricidade será de = 0,1151

(100 ÷ 1000) × 24 = 2.4 kWh

2.4 kWh × 0.1151 = +-€0,28 por dia
 
fiz as contas, tendo em conta um tarifario em que a electricidade é facturada a 0,1151 Kwh, a box ligada 5 horas por dia, e as restantes em stand by, e dá um consumo de 10,76€ mês...


Já agora ninguém sabe os consumos do router wireless da thomsom??já agora queria fazer as contas também..


Onde vai essa matemática da primária...

Se assumires que o conjunto todo usa 40W, 24h/d, tens 3,5€/mês....
 
Back
Topo