MeoBox(es) - Specs, Configurações, Streaming e outras dúvidas aqui!

DeeJ

Membro
Boas Tardes!

Achei importante criar este tópico, visto que o outro já se estava a tornar enorme e com muita informação desnecessária...

O que é a MeoBOX (Kmm3000, x301T, Kiss K8006)?

São as set-top boxes utilizadas para aceder ao serviço de IPTV da PT, o MEO, desenvolvidas pela Scientific Atlanta (pertencente a Cisco Systems).

Url do PDF com as Specs da box:
http://www.sciatl.com/emeachannel/SAchannel/downloads/KMM3000.pdf
(nota: as boxes variam de modelo consoante a existencia de disco interno...)

São também utilizadas por outros ISPs internacionais como por exemplo em França - Club-Internet, onde é designada por Kiss K8006, e na Alemanha - T-Home, onde é designada por X300(1)T.

Url do PDF com as Specs da box:
http://www.sciatl.com/emeachannel/SAchannel/downloads/KMM3000.pdf

Info da box em francês (Kiss K8006):
http://forum.clubnews.fr/viewtopic.php?t=2915

Imagens da box (X300T):
http://smue.org/gallery/v/vdr/x300t/


Qual o software utilizado na MeoBOX?

A MeoBOX corre o Microsoft Mediaroom, que é adaptado às necessidades de cada ISP.

http://www.microsoftmediaroom.com/

Existem ainda muito poucas infos relativamente ao que se pode fazer para customizar este serviço, mas existem paises onde ja e possivel fazer streaming de audio e de pics de um pc para a box.

Já existe um site onde se fala do Hacking da box, ainda com pouca info, mas não vou postar aqui, pois não quero infrigir nenhuma regra...


Streaming de e para a MeoBOX através do VLC (Videolan), possível? (Agradecimentos ao H Ra Ki pelas infos)

Os canais são transmitidos atraves de endereços IP usando o protocolo UDP de transporte, e o software indica ao router kual o stream a que se quer associar, que é identificado pelo IP (por exemplo o PIP da RTP1 que é 232.144.0.1:5000) (ainda só e possivel ver o PIP, nao tem som e a qualidade de imagem e mto reduzida)

PedroGarcia,

o UDP não é mais que o protocolo de transporte utilizado.
Na verdade o que o software faz é dizer ao router que se quer associar a um determinado stream, que é identificado pelo endereço IP (232.144.0.1, no exemplo do PIP da RTP1). Se quiseres saber um pouco mais, deverás estudar o Multicast.
O stream em si é MPEG-TS.

O VLC é um dos melhores softwares que conheço para utilizar nestes cenários; podes tb tentar utilizar uma das últimas versões do progdvb, mas eu pessoalmente nunca fui capaz de o pôr a funcionar devidamente.

A explicação é um pouco simplista, mas espero que te tenha esclarecido.

Cpts,
H RA KI
Onesolo,

para abrires por exemplo, o PIP da RTP1, basta no VLC "Open Network", seleccionar "UDP/RTP Multicast", e colocar no endereço "232.144.0.1" e no port "5000":


A imagem é exemplificativa; apesar de eu ter um MAC, no PC é praticamente igual.
A placa de rede não necessita de ser alterada.

Cpts,
H RA KI

Boas.

O tráfego que indicas tem por base este protocolo:
SSDP

Na verdade, se olhares para os conteúdos desses pacotes UDP, vais ver informação no formato xml onde a box reporta o que tem sintonizado.
Código:
<NOTIFY * HTTP/1.1
x-type: dvr
x-location: [URL]http://192.168.1.66:8080/dvrfs/info.xml[/URL]
x-debug: [URL="http://192.168.1.66:8080/"]http://192.168.1.66:8080[/URL]
x-filter: c4175ba5-fdfb-4e5e-9618-d0a68d12737e
x-lastUserActivity: 1/2/2008 1:06:45 AM

<node count='319'>
<activities>
<tune src='udp://232.32.0.36:5000:2c85306e-5c79-4300-99fc-e3d835b73b6f' pipe='FULLSCREEN' ct='0xcb25653d23d2178f' pil='0x0' rate='0x212198'/>
<tune src='udp://232.144.0.36:5000:74819744-a60a-4173-9889-d8702fd91d4a' pipe='PIP' ct='0xffffffffffffffff' pil='0x0' rate='0'/>
</activities>
</node>
Aqui vês que estou a receber na minha box um canal no grupo de multicast 232.32.0.36, no port 5000, assim como o preview do mesmo canal, para que quando vais mudar de canal tens logo imagem.

Para poderes capturar o tráfego de video, terias de estar ligado num HUB ou num switch c\ capacidade para fazer port mirroring. Podes ainda fazer arpspoof e fazeres um hack na tua rede local - um típico ataque MITM ('Man in the Middle').
Dá uma vista de olhos nestes links:

http://www.oxid.it/cain.html
http://monkey.org/~dugsong/dsniff/

Cpts,
H RA KI

Deej,

penso que este tópico não será o mais correcto para o HowTo que sugeres, pois não diz directamente respeito ao MEO.
Procura no google por "cain abel arp spoofing" e concerteza que te consegues desenrascar...



Com tempo e recursos ilimitados tudo é possível ;), mas não tenhas muitas esperanças...
Experimenta fazer streaming do VLC para a tua rede LAN para o endereço multicast de um dos canais e desliga o adsl, sintoniza a box nesse canal e vê o que dá....
Em teoria deveria funcionar, mas na prática existem muitas variáveis - não conhecemos a fundo o funcionamento da box, ... - pelo que não me parece que funcione.

Se estás a pensar fazer um hacking na tua box, este é um bom ponto de partida:
http://www.t-hack.com/wiki/index.php/Main_Page


Mais alguns urls sobre este assunto:
Techzone:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=161272
http://forum.videolan.org/viewtopic.php?f=4&t=32001
http://forum.videolan.org/viewtopic.php?f=4&t=43318


Espero estar a dar um bom contributo e que esta informação ajude, que todas as nossas dúvidas sejam esclarecidas através deste post...


Um Abraço!
 
Última edição:
De notar k ate agora apenas se descobriu como ver o PIP (Picture in Picture), não é o streaming do canal, não tem som e a qualidade de imagem é muito reduzida.

Para kem nao sabe o k e o PIP e ja viu as meoboxes a funcionar, e akela imagem k aparece no canto kando se esta a ver o preview de um canal.
 
Stream para a box

Boas.

O que eu ja tentei foi desligar o 2wire da linha telefonica e com o vlc por a funcionar como servidor para o ip de um dos canais do meo. Nao deu nada, so imagem preta. Alguem sabe se tem que se configurar alguma coisa no vlc ou no proprio pc e so posso fazer isto ligado por wireless? Eu tentei fazer o streaming por wireless e no win vista. Já agora no vlc quando se esta a fazer streaming nao se deveria estar a ver a imagem no pc?
 
Boas

O que me chateia nisto é a gente ficar com a box com algumas funções bloqueadas.

Como o de ver as gravações na box que não tem disco ou até vermos fotos e ouvirmos mp3.

São características suportadas pelas STP que estão desligadas, o que é uma pena.

Se alguém já conseguir aceder a algumas destas funções, eu estou ansioso por ouvir
 
Existe a possibilidade de aceder aos conteúdos gravados na MeoBox? Ou alguma outra alternativa que dê para descarregar o conteúdo do disco rigido?

Não existe muita informação disponivel sobre este assunto..

E já agora, sei que os streams do MEO têm uma largura máxima de 3Mbit's que pode chegar aos 3,1 ao mudar de canal e ao visualizar o pip. Alguém me sabe indicar em que resolução são transmitidos os streams?
 
Já alguém conseguiu configurar o comando da STB (ou Meobox) para funcionar também na TV?

O manual (que é uma bela mer.., diga-se de passagem) diz que em caso de insucesso da programação automática, usar programação manual. Mas não diz como funciona a programação manual...

Numa das STB's que tenho (a que não tem disco), apareceu um icon de temporizador. Mais uma vez, o manual não tem uma legendagem dos icons que podem aparecer no visor. Alguém sabe o que aconteceu para acender esse icon?
 
desde o update k tenho esse icon.

em relacao ao comando e seguires a instrucoes da programacao automatica, nao desistas, precisas carregar uns minutos. ok, axo k podes desistir ao fim de 5 minutos :P
 
Boas... já que tamos numa de meoboxes (lol), alguém tem o mesmo problema que eu? Ou seja, o nosso amigo 2wire, sempre que lhe tento abrir uma porta, para correr o meu servidor http, ftp e remote desktop, o bicho mata-me a net e a televisão!
Ora em relação à televisão não deveria haver problema, mas como mandei redireccionar a porta 8080 para outro computador, não sei se fará interferência com as Meoboxes.
Alguém me sabe responder a esta? Ah, se tiver alguma página aberta e mudar uma porta no router, consigo navegar nessa página, caso contrário redirecciona-me pra uma página do router (penso eu) que no fim acaba por dar erro. Já liguei pro apoio "ténico" e eles não sabem o que fazer... lol. Estou à espera que me venham trocar o router...

Abraço

P.S.- Já está em testes um Speedtouch mas ainda existem poucas cobaias.
 
faco porward de http sem problemas (porta 80). nao e possivel testar o forward dentro da rede interna, i.e. se tiveres um dominio do tipo nome.no-ip.org a apontar para a tua makina nao vais onseguir testar a partir do teu pc, apenas pessoas de fora vao conseguir aceder.
 
Boas... já que tamos numa de meoboxes (lol), alguém tem o mesmo problema que eu? Ou seja, o nosso amigo 2wire, sempre que lhe tento abrir uma porta, para correr o meu servidor http, ftp e remote desktop, o bicho mata-me a net e a televisão!
Ora em relação à televisão não deveria haver problema, mas como mandei redireccionar a porta 8080 para outro computador, não sei se fará interferência com as Meoboxes.
Alguém me sabe responder a esta? Ah, se tiver alguma página aberta e mudar uma porta no router, consigo navegar nessa página, caso contrário redirecciona-me pra uma página do router (penso eu) que no fim acaba por dar erro. Já liguei pro apoio "ténico" e eles não sabem o que fazer... lol. Estou à espera que me venham trocar o router...

Abraço

P.S.- Já está em testes um Speedtouch mas ainda existem poucas cobaias.

parece-me natural, uma vez q a porta 8080 é a unica q esta aberta na STB, portanto é possivel q essa porta esteja de qq forma a ser utilizada para qq tipo de comunicação da mesma, tenta usar outra porta (como a 80 por ex.). mas nao é normal o port forwarding matar a net e a televisao de qq dos modos, a nao ser q as regras q tenhas criado no 2wire não estejam bem feitas.

A tua segunda questao lamento mas nao entendi exactamente o q querias dizer xP
 
Uma pergunta rápida:

Será possível ligar-mos a meoBox a um router em modo cliente, nao sendo entao necessaria a ligacao fisica router-da-meo/meoBox?

thanks
 
Boas.

Estive aqui a ler o post e consigo ver o PIP da RTP.

Com a box ligada a um switch e o meu pc tb, usando o wireshark consegui ver os pacotes e descobrir mais IP's de canais.

Tentei utilizar o VLC para abrir esses canais mas nada, se fôr ao "Stream and Media Info" vejo lá que recebo os dados, pelo wireshark tb vejo os pacotes desse canal a entrarem no meu pc. mas não vejo imagem nem som.

Talvez alguma encriptação?

Alguém já tentou isto?

(espero não estar a desrespeitar nenhuma regra do forum)

Cumps
 
boas
tenho várias duvidas
é possivel ligar ao pc via usb?
se sim posso descarregar os conteugos gravados e adicionar outros?
Trocar o disco existente?
cfw para poder utilizar como disco multimédia, ler ficheiros de legendas?
 
boas
tenho várias duvidas
é possivel ligar ao pc via usb?
se sim posso descarregar os conteugos gravados e adicionar outros?
Trocar o disco existente?
cfw para poder utilizar como disco multimédia, ler ficheiros de legendas?
1 - não, as usb estão desactivadas
2 - não, são ficheiros encriptados
3 - não porque o equipamento é alugado por isso não deves abrir a box. Mas teoricamente dá.
5 - Não, apenas os conteúdos gravados pela box são reconhecidos.
 
1 - não, as usb estão desactivadas
2 - não, são ficheiros encriptados
3 - não porque o equipamento é alugado por isso não deves abrir a box. Mas teoricamente dá.
5 - Não, apenas os conteúdos gravados pela box são reconhecidos.
tipo nao da para passar mesmo so de para ver na box?
 
Back
Topo