1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

MEPIS Rocks. Mepis 6.0 baseado no Ubuntu saiu. 21-07-2006

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Metro, 9 de Junho de 2006. (Respostas: 6; Visualizações: 1159)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Antes de existir o Ubuntu tinhamos o Mepis.
    O Mepis usa o KDE e instalava-se no disco e já era Live CD à muito tempo.
    Tem por trás um Senhor que se chama Warren que se fartou de andar a partir pedra com os repositórios do debian e decidiu passar-se para o Ubuntu.
    O lançamento da primeira versão baseada no Ubuntu era para ter saido no mesmo dia do Ubuntu. No entanto, optou por não o fazer. Decidiu fazer uns tweaks e vai na beta 5. Lançamento está previsto para dia 20.

Não deixem de experimentar principalmente se preferem usar o KDE.

Sim eu sei que o theme defalt é horrível mas isso muda-se com 2 cliks.

E trás um aquário. A sério. Trás um aquário:) Vão perceber qd correrem o live CD ou instalarem:)

http://www.mepis.org/

Edit:
    Out of the box:
    MP3; AVI.
    WMP (não).
    Samba
    Aparece a temp do CPU.

Edit:

Acabou de sair.
    Baseado no Ubuntu usando o KDE.

O Automatix funca com o Mepis:
    http://www.getautomatix.com/wiki/index.php/Installation#Installing_on_Mepis_6_.28wget.29

Saquei a iso deste ftp acima dos 500 kb/s.
    Não tarda está a chegar.

http://ftp.nluug.nl/ftp/pub/os/Linux/distr/mepis/released/

Última edição: 22 de Julho de 2006
  2. Ghetto_smurf

Ghetto_smurf Power Member

Explica lá essa do aquário, então :D

3. Metro

Staff Member

É uma applet que podem ver do lado direito.
    A distro trás tudo menos os codecs que se sacam daqui:
    ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/pool/main/w/w32codecs/

Os drivers da ATI instalam-se graficamente no Mepis center. (é nisto que o Mepis sempre foi brutal).

Instalei o automatix. Aparece o icon e dá para correr mas não instalou nada. Não sei se pq já tinha se por outro motivo.
    Falta ver como é com as sources.list (eu meti igual à thread do Ubuntu). Achei engraçado que nas sources tem lá a dizer para fazer a alteração no synaptic. O Mepis usa o synaptic em vez do adept que o Kubuntu trás. Livra que aquele adept é horrivel.

Em resumo parece-me que se nota que o Mepis sempre foi baseado em KDE. Para quem usa KDE julgo é capaz de estar mais bem servido com Mepis do que com o Kubuntu.
    Mas esta ainda é a versão beta. Final lá para dia 20.

4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

bem, la vou ter de ver melhor :D O Suse "pifou", lol... mas também é demasiado user friendly :p e nao tinha nem ati direito, nem o bricscad a funcionar via wine (motivos porque testei baseado em rpm...)
    thanks Metro, sempre em cima do acontecimento :p
    so 1 coisa, como é a nivel de actualizaçoes/updates ? a frekencia destes. ah, e repositorios nacionais?

Última edição: 11 de Junho de 2006
  5. Metro

Staff Member

Oi:

Não sei se viste mas o mepis agora usa os repositórios do Ubuntu e não debian.
    Portanto os updates são os mesmos que para o Ubuntu:)
    As sources.list podes usar as mesmas.
    ATI? Pois tenho uma boa noticia. Nunca consegui instalar os drivers da ATI decentemente. O Mepis faz isso graficamente.
    Instalei o Automatix mas ele não actualizou nada. Não vi nenhum erro. Tb não há muito para actualizar porque aquilo é só instalar os codecs como tenho no 1º post.

O Mepis acho que é um dos casos em que um excelente produto por algum motivo não tem o reconhecimento que merece. Esta anos à frente do kubuntu em termos de simplicidade.

Já agora duas coisas:
    1º Meti o kernel 686 e ele não apareceu. Como é uma Beta não sei se será disso.

2º Estou enferrujado com o KDE mas tu sabes de certeza. Há algum editor dos menus do KDE para esconder os 567847363 mil menus que não usamos? Uma cena tipo o Alacarte do Gnome?

6. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

hmm, tao se é os mesmos do ubuntu... nao reparei sinceramente, lol.
    Quanto ao 1º, pode ser por ser beta...
    ao 2º, ao contrario do gnome (que é preciso o tal alacarte), simplesmente 1 click direito (se nao estou em erro, lol) faz aparecer a opçao editar :) mas assim que possa confirmo.. é que tempo de exames o tempo no pc é pco (e é na univ) e como inda n consegui meter o raio do wpa :(
    mas queres esconder ou mesmo apagar ?
    cumps

7. Metro

Staff Member

Mepis 6.0 is out.

Só pode estar bom:)

Já está a chegar.

Edit:

No VMware não consegui instalar.
    Amanha segue instalação fisica.

Última edição: 22 de Julho de 2006