mercado do iPod ameaçado....não me parece

CrossBorders

Power Member
Ontem foi o lançamento do Zune da microsoft nos EUA por 200€ (versão 30GB) estando anunciado para inícios de 2008 o seu lançamento na Europa.
Pelas reviews que tenho visto o leitor parece-me pouco convincente, desde logo pelo seu design. em algumas fotos parece ser da espessura dos primeiros ipod e depois parece que só é compatível com windows. Parece que agora querem tornar-se numa marca de elite, destinada a um 'nicho de mercado'! LOL

Para além destas specs, devo confessar que a vantagem que encontro neste leitor é o facto de ter instalado tecnologia wi-fi, que apesar de ainda não ter qq uso, brevemente com a actualização de software será possivel tirar todos as potencialidades deste sistema.

Vamos ver no que isto dá. Eu continua a achar que o ipod, apesar das suas coisas menos boas (bastante fácil de sofrer riscos e incompatibilidade de ler alguns files como divx) continuará a marcar a evolução nos leitores de mp3/mp4 sobretudo pelas suas distintas qualidade de design!!!

O que vos parece?
;)
 
Não me parece que o Zune venha a fazer a mais pequena mossa ao iPod, porque não tem nome (acaba de entrar num mercado onde o nome iPod domina), não tem marca (a Microsoft está a começar a ficar cada vez mais mal vista, e já é sabido que muitos dos iPods vendidos foram por causa da "maçã"), e, mesmo no que deveria interessar num leitor de MP3, é tecnicamente inferior ao iPod. Para além disso, é feio, só funciona em Windows (Microsoft uma vez mais a mostrar a sua arrogância), a tecnologia wireless é extremamente limitada, já que nem dá para distribuir músicas da nossa autoria, como método de propaganda.
Vantagens? Dá para ouvir rádio. De resto, a Microsoft já se deve dar por contente se conseguir derrubar ou até igualar a Creative.
 
Lembrem-se que quando a Microsoft lançou a Xbox para concorrer com a Playstation, todos pensavam que a Xbox era uma consola condenada ao insucesso...

... no entanto, hoje a Xbox 360 é uma consola de peso (em parte porque a Sony falhou nalgumas das suas estratégias).

Onde quero chegar é ao seguinte:
É evidente que o Zune não vai fazer mossa ao mercado do iPod (eu ando a pensar comprar um iPod para oferecer e nem tão pouco tenho o Zune em linha de conta) nos primeiros tempos.

No entanto, será sempre um concorrente que se encontra no mercado e, ao mínimo "deslize" da Apple pode começar a ganhar mercado. Tudo depende de como as marcas irão orientar os seus futuros produtos.
 
Funcionar no Windows, não é propriamente arrogância. É um produto desenhado para uns 90% (ou lá o que for) do mercado. Parece-me razoável. O iPOD sem o Windows não ia longe.

De resto não gosto muito do leitor. Na minha opinião trata-se duma coisa desenhada para ser um iPOD sem o parecer. Não tem grande ponta de inspiração ou de criatividade.

O rádio foi metido porque obviamente é a função que falta ao iPOD mais consensual como a função que lá deveria estar e não está.

O Wi-Fi parece que foi metido como "a função inovadora" mas com o DRM que tem não serve para grande coisa e mesmo sem o DRM não sei se serviria.

No entanto acho que a Apple devia estar preocupada porque duvido que a Microsoft perda dinheiro com isto (isto não é uma Xbox subsidiada à unidade) e mesmo que perdesse a MS é bastante paciente já que, como se sabe, a mesma encara sempre estes mercados como maratonas e não como sprints de 100m. Eles provavelmente sabem que este Zune não é grande espingarda ao pé do iPOD 5.5G mas devem esperar ir pouco a pouco levando água ao moínho deles.

Mas o próprio iPOD actual já é velho e a Apple deve estar a preparar uma versão realmente nova que pode desiquilibrar as comparações. Por outro lado também acho que a função leitura de mp3 passará para telemóveis no futuro.
 
Atenção que há uma coisa que ainda não foi escalrecida quanto ao DRM... tu podes passar uma música para outro zune e ele tem três dias para a tocar com opção de compra... e é só isto... mas e se tiveres (como 99% das músicas destes aparelhos) músicas que não têm drm? funciona como file sharing total ou nem aparece na listagem de partilha?

não vai ser nenhum Ipod Killer, mas se for ofercido com uma nova cópia do windows vista, podes estar certo que vai fazer mossa... e aí falamos de subsidiação cruzada e proibida? o Zune pode funcionar como media extender do media center, ou o ecrã como screen extender, ou simplesmente como comando remoto do media center (sem botões - eat your hearts out Apple- mediante actualizaçao do firmware ... aí será cruzada ou serão produtos acessórios no mesmo mercado? e não será isto "permitido" face ao monopólio da Apple nos mp3?

Quanto à XBOX 360 e os erros da Sony... é esperar para ver... 88.000 PS3 foram vendidas no primeiro dia só no Japão como seria de esperar... A PS2 hoje ainda vende mais do que a XBOX 360 em todo o mundo... A guerra não acabou... A Microsoft apenas disparou primeiro neste novo combate... mesmo assim eu acredito piamente que o ano que leva de vantagem vai-se esbater num mês de comercialização da PS3 (partindo que não há limites de produção)...

Eu estava reticente por causa do preço da PS3, mas há mecanismos inevitáveis de desnatação de mercado que mesmo assim me levam a perguntar, se, tal como o outro tipo da PS3 disse, o preço de entrada não será baixo demais...
 
Última edição:
Ontem foi o lançamento do Zune da microsoft nos EUA por 200€ (versão 30GB) estando anunciado para inícios de 2008 o seu lançamento na Europa.
2008? É mesmo em 2008 ou foi um engano ? É q até 2008 já deve haver ipods a fazerem tostas logo este vai tar um bocado obsoleto..
Pessoalmente não atino com o visual do Zune, não acho bonito e ao ser ligeiramente maior q o iPod para mim quebra a barreira de portabilidade dum leitor de mp3 e também não acho q tenha um ecrã suficientemente grande para ser considerado um leitor de video (tal como também não considero o iPod)..
Visto q só tenho Mac também não o posso ter por isso de positivo só vejo a ligação wireless mas pelo que li tem muitas limitações..
Mas acho porreiro, quanto mais ofertas melhor, o consumidor é q sai a ganhar..

Cumps
 
Mas acho porreiro, quanto mais ofertas melhor, o consumidor é q sai a ganhar..

Isso mesmo, eles que venham aí que a gente não se importa. Eu pessoalmente acho que não vai ter grande sucesso, design não me atrai nada, e até me repugna um pouco, acho-o feio e obsoleto. O ponto positivo é mesmo ter wi-fi, de resto nem o facto de ter rádio acho interessante.
 
Mas acho porreiro, quanto mais ofertas melhor, o consumidor é q sai a ganhar..

Quanto a isso, concordo: não gosto do Zune, mas quantos mais leitores que possam, nem que apenas teoricamente, fazer frente aos colossos do mercado, melhor, já que a falta de concorrência leva sempre à estagnação do mercado. Sabe-se lá como estaria a Apple hoje, se não tivesse sido ultrapassada pela Microsoft com o Windows 95 :P.
 
[QUOTE='[PT]latrine]Quanto à XBOX 360 e os erros da Sony... é esperar para ver... 88.000 PS3 foram vendidas no primeiro dia só no Japão como seria de esperar... A PS2 hoje ainda vende mais do que a XBOX 360 em todo o mundo... A guerra não acabou... A Microsoft apenas disparou primeiro neste novo combate... mesmo assim eu acredito piamente que o ano que leva de vantagem vai-se esbater num mês de comercialização da PS3 (partindo que não há limites de produção)...

Eu estava reticente por causa do preço da PS3, mas há mecanismos inevitáveis de desnatação de mercado que mesmo assim me levam a perguntar, se, tal como o outro tipo da PS3 disse, o preço de entrada não será baixo demais...[/QUOTE]

[PT]latrine... eu não disse que a Xbox 360 ganhou a liderança de mercado nas consolas. Eu simplesmente disse que, com o atraso da PS3 a Xbox 360 GANHOU mercado.

Também poderá suceder a mesma coisa com o Zune, roubando mercado à Apple em alturas de "crise" para o iPod.

De qualquer modo, eu penso que toda a histórias dos mp3s e tal vai passar para os telemóveis. E, desse meu ponto de vista, o Zune foi uma péssima aposta da Microsoft. Eu tenho poucas dúvidas que, caso a Apple lance o iPhone como têm vindo a surgir rumores... então o iPhone vai "esmagar" Zunes, Zens e até iPods.

apple_iphone.jpg


iPhone-clam2134.jpg


Digam lá que não queriam UM! :P
 
A CNN não disse bem do Zune. Quanto a mim o Wi-Fi não é revolucionário nem trás, na minha opinião, o valor que a MS diz que trás...

O Zune poderá, tal como a Xbox ter é uma grande base de exploits para adicionar novas funções ao leitor, bem como não tenho dúvidas que mais cedo ou mais tarde o Wi-Fi vai servir para passar qualquer música sem qualquer tipo de restrição.

Em jeito de despedida porque o tema do Zune não me interessa muito, deixo-vos aqui isto...

256919875_243060bdd7.jpg


:)

E o respectivo link... http://flickr.com/photos/axb500/256919875/in/set-72157594225280259/
 
2008? É mesmo em 2008 ou foi um engano ? É q até 2008 já deve haver ipods a fazerem tostas logo este vai tar um bocado obsoleto.. Cumps

Confirmo essa data, não foi engano. Vários websites apontam a chegada do Zune ao mercado europeu para fins de 2007/ início de 2008.
Se a política de compatibilidade do Zune já parecia uma anedota, por apenas ser compatível com windows, agora fiquei a saber que não será compatível com o Windows Vista!
Mas .... o Vista não será lançado para o ano? Será que a Microsoft já prevê uma vida tão curta para o zune!!!No mínimo estranho. Mesmo que através de um update usando um software essa situação seja contornada, parece-me muito pouco comercial esta "falsa ideia" de compatibilidade de plataformas!
 
Eu adorei foi a foto do Monkey Boy! :joker:

Me too. :D Mas ele tá melhor a cantar o "Developers, developers, developers..." :-D

O Zune para mim é uma treta - um tijolo, que nem no futuro sistema da M$ funciona... enfim. Mas a Apple que se cuide: muitas vezes não se percebe logo, o adversário faz uns ajustes e,... adeus iPod :p

Eu tenho a certeza de que a Apple vai lançar qq coisa interessante com a iTV. O tão badalado iPhone? Isso queria eu... :D - mas que fosse uma combinação de iPod + iPhone + iPDA, e a 250 euros. :x2:
 
Back
Topo