Mesa em Acrilico e madeira para PC case

carlosprazeres

Power Member
Boas tardes pessoal, a minha namorada vai entrar em estágio, e vou dar em louco sozinho, portanto decidi iniciar um projecto que ja me azucrina a cabeça há muito tempo, mas como sou realmente inexperiente venho pedir a vossa ajuda para o efeito.


Quero trabalhar numa mesa em que o tampo da mesa sirva para alojar o meu PC, ou seja o PC DENTRO da mesa, contudo não vou usar watter cooling, e não faço ideia como trabalhar acrilico, quais as ferramentas, portanto gostaria de pedir a vossa ajuda para o efeito.

ou seja preciso de ajuda para:

- ferramentas a utilizar;
- como Dispor o acrilico de forma a ter as tomadas USB/ HDMI com acesso facilitado no tampo da mesa;
- Ideias basicamente... =P
 
Estou a dar uma ajuda a um projeto desses e após muitos ensaios a decisão foi:

Mesa em madeira com um tampo em vidro temperado (porque o acrílico risca-se muito mais facilmente).

O fundo vai ser furado atrás da board para ela estar mais fresquinha, estamos a ponderar se metemos uma chapa de uma caixa ou não sobre esses furos.

Ele tem WC no CPU apenas, para o resto vamos meter umas ventoinhas nas laterais para provocar uma corrente de ar constante dentro da caixa.

Pesquisa no google por imagens de modding PC table e encontras montes de exemplos com boas ideias.
 
ok, obrigado pessoal, já estive a analisar e em principio vai ser algo do genero:

estrutura da mesa em Aço Inox

o tampo/caixa todo em acrilico

ventoinhas lateralmente e possivelmente 1 frontal

mas agora precisava de ajuda sobre que ferramentas se usa no acrilico?

preciso de fazer furos no acrilico para poder aparafusar a motherboard, como consigo isso?
 
Quer no inox, quer no acrílico, parece-me que tens de fazer um desenho do que queres e mandar cortar/furar em casas da especialidade para ficar bem.

Volto a reforçar uma coisa:
Acrílico risca muito mais que o vidro

Se precisas de furos superiores, podes fazer uma moldura periférica em madeira onde fazer muito mais facilmente todos os furos que venhas a precisar.

Para trabalhar estes materiais é preciso maquinaria e se tiveres que a comprar, vai ficar mais caro do que mandar fazer.

O acrílico também é tendencialmente mais flexível que o vidro... Há muitas mesas com tampos em vidro, mas quantas já viste com tampos em acrílico?
 
O acrílico no tampo da mesa vai ficar feio em pouco tempo.
Aquilo facilmente fica riscado com braços e o movimento do rato.

Quando tiveres o desenho da mesa/suporte, coloca aqui para vermos. Continuação de um bom projecto!
 
concordo, se calhar devias fazer o tampo em vidro, nao se risca tao facilmente e é mais bonito, o acrílico pode ficar basso...
 
hmm to a ver, o meu problema não é encontrar sitio para fazer, trabalho numa empresa que se dedica a montar e construir estruturas metalicas =P

o meu problema é mesmo o valor das coisas, e será que o vidro não vai encarecer o projecto?

peço desculpa ainda nao ter apresentado um esboço do projecto mas vai ser algo muito simples, uma mesa com estrutura em inox, os pés em tubo de 40x40, com uma estutura de suporte ao tampo feita em barra de 15x40 e cantoneira no apoio inferior, possivelmente com o tampo em vidro, caso nao encareça muito vou pedir para o inox vir com tratamento polido.

agora o problema vai ser como vou adaptar o acrilico ao vidro, porque queria que o acrilico tivesse numa especie de "gaveta" para poder deslizar o PC ca pra fora quando quizesse fazer alguma alteração!

as ferramentas para o inox vou mandar fazer tudo, agora o acrilico, fazer a parte de suporte para os componentes e furação gostava de ser eu a fazer, portanto se alguem souber se há algumas ferramentas proprias para o acrilico agradecia.


edit: alguem sabe onde se arranja tampos de vidro para mesas?....


estou a tratar dum esboço com os materiais que estou a pensar usar.


mas ainda estou realmente indeciso se vai ser em inox ou madeira..

o que acham?
 
Última edição:
Vai a uma drogaria ou loja de materiais de construção e pede um vidro temperado com a medida que pretendes.

A gaveta, será mesmo uma gaveta (calhas e roletes standard), mas o vidro fica agarrado ao tampo, não vai com a gaveta.

Se vai fazer em inox (soldaduras, cortes, acessórios e polimento) então o vidro não te vai encarecer, vai ser uma percentagem pequena do custo total.

Eu sou suspeito porque em madeira mexo com facilidade, porque tenho acesso a maquinaria e sei as potencialidades do material com os meios que tenho à disposição.

Fazer em metal tem uma vantagem clara relacionada com o arrefecimento do interior da caixa, agora depende de que ferramentas vais ter à disposição para fazer a mesa e o que consegues fazer com elas. Se tiveres equipamento de topo (tipo cnc, etc) então com metal fazes coisas bem mais "profissionais". Tudo depende de até onde consegues ir com os meios que tens.
 
[/URL]
42414325510492124442920.jpg
[/URL]
Como essa???
 
Essa é só o topo das mesas desse tipo que se consegue encontrar na net.

No fórum da coolermaster tem a construção disso passo a passo e julgo que já se compra um carro com o que isso custou, fora o tempo investido...
 
Back
Topo