1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mesas Digitalizadoras

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por kifeddy, 1 de Março de 2007. (Respostas: 74; Visualizações: 16330)

1. kifeddy

kifeddy Power Member

Need some help here

Queria comprar uma mesa digitalizadora compativel com o meu macbook ate 100 euros.
    Mas queria saber se a opiniao de alguem que use uma e me indique as melhores a nivel preço/qualidade
    O tipo de software que vou utilizar é o adobe illustrator photoshops e afins
    Quero ver se começo a fazer (nem sei o nome mas é algo tipo vectors wallpapers ^^)

Obrigado pela ajuda que me puderem dar

2. Comprei uma Wacom Graphire 4 Classic há uns tempos. Muito boa :) http://www.wacom-europe.com/int/products/graphire4/index.asp?lang=en&pdx=11
    Uma questão que me suscitou dúvida na altura foi o tamanho ser A6, mas isso realmente não é problema... E também existe a desvantagem de que se for demasiado grande provoca maior cansaço no pulso.
    Penso que as Wacom da série 'Volito' (mais baratas) não são compatíveis com Macintosh.

3. akr

akr Power Member

Tb tenho uma wacom graphire mas a 3 classic, funciona bastante bem em mac, ve o syte da wacom tens la na store online artigos usados a bons preços , eu tou a juntar dinheiro para uma cintiq so me faltam € 2985 euros nada mal hem!!! :D

4. logik-bomb

logik-bomb Power Member

Por acaso ando a pensar numa A4 que vi na ***** por 100€. Estas mesas funcionam bem ou é mais um periférico para encostar ao fim de uma temporada? Basicamente será para fazer umas ilustrações e pouco mais.

5. Edgar_

Edgar_ What is folding?

Eu tnho uma Wacom Graphire 4 A6 [100eur] uso para tudo, substitui o rato sem problema algum, e uma questao de hábito! essa tal A4 nao se e funcionará em mac, e provavelmente nao sera tao boa quanto as Wacom.
    Nao sendo jogador, serve pa tudo o que faço! mas continuo com MX1000 sempre a mao!

Ed_

6. JedWar

JedWar Power Member

Tens a Graphire 4 ou então a nova Bamboo

7. ng04

ng04 Power Member

Ando a pensar comprar um mesa digitalizadora e já andei à procura do que havia pela Fnac e encontrei mesas da Wacom e NGS. Amanhã a ver se vou ao ***** ver o que há por lá.

Estava interessado em comprar uma por volta dos 50/60€ (se for menos não me importo obviamente lol, mas também se for mais não me importo, caso valha a pena). Gostava de saber o que me aconselham (marca e modelo).

O uso que lhe vou dar é no Photoshop e talvez noutro programa de desenho... mas apenas por "desporto" já que não trabalho nessa área. Será que aquelas pequenas da Wacom servem bem e funcionam bem? Ou são muito limitadas? Eu como nunca mexi em nenhuma não tenho muito ideia de como o tamanho da mesa pode ou não limitar o uso que se lhe quer dar.

Outra coisa que reparei, é que estas mesas parecem um bocado direccionadas para "trabalho de escritório". Digo isto, pelas próprias caixas das mesas onde atrás aparece sempre o Word, palavras sublinhadas e coisas do género. Por isso fiquei na dúvida se estas mesas mais baratas servem bem para o desenho.

Estou um bocado a zero nesta área, por isso toda a ajuda será bem-vinda. :)

PS: Não vou usar a mesa num Mac, apenas está neste fórum porque vi este tópico e decidi aproveitá-lo.

8. rui_mac

rui_mac Power Member

Eu trabalho exclusivamente com tablet há já mais de 7 anos.
    Desisti completamente do mouse, portanto, uso a tablet para tudo, não apenas para desenho.
    Sou um profissional na área de fotocomposição, arte-final e 3D e uso uma Graphire 4.
    Já tive uma Graphire 1, uma Graphire 2 e agora tenho a 4. Há quem não a ache uma tablet profissional (comparando com as Volito, por exemplo) mas garanto que dão perfeitamente para qualquer trabalho, seja em que área for.
    Eu trabalho quase exclusivamente com o Photoshop e só posso dizer que, para trabalhar de um modo minimamente profissional, uma tablet é absolutamente imprescindível.
    Quanto a tamanhos, para mim o A6 dá perfeitamente. Um A5 creio que seja o ideal. A4 ou maior, dá fadiga no braço, após algum tempo (uma a duas horas bastam).
    Ah, deixem-me acrescentar que, quando usava rato, ao fim de duas a três horas estava com o pulso feito num oito. Dores, fadiga e até indícios de início de síndroma de túnel carpal. Com a tablet, estou óptimo :)

Rui Batista

9. zoidberg

zoidberg Folding Member

qual aconselham?

10. ng04

ng04 Power Member

Obrigado pela ajuda. :) Eu como não queria gastar muito dinheiro, talvez vá para uma Wacom Volito II.

Pelo que li noutro fórum (onde tu também escreves, vi lá o teu nick) e pelo que vocês diziam lá esta para o uso que lhe vou dar até parece boa. Entretanto hoje vou a outros sítios ver o que há... se tiver indeciso entre mais outra venho aqui perguntar.

Mais uma vez obrigado pela ajuda. :)

11. abuso

abuso Power Member

Entre uma Bamboo e uma Bamboo Fun o que aconselham?
    Estou inclinado para a Fun.

12. zoidberg

zoidberg Folding Member

re-aproveitando este tópico e visto que não me chegaram a responder ( nem a mim nem ao abuso ).
    Alguem que perceba do assunto que possa indicar qual a melhor entre:

-Graphire 4
    -Bamboo
    -Bamboo Fun

e A5? há alguma boa ( com um preço moderado? )

13. rui_mac

rui_mac Power Member

Não posso falar das Bamboo porque nunca experimentei nenhuma. Mas posso dizer-te para evitares a Graphire 4. Eu tenho uma e é boa mas a pen tem um grave problema: a parte de borracha junto aos botões (onde seguras a caneta) começa a deformar-se e fica horrível.
    Aconteceu com a minha pen pessoal e com outras duas lá na agência.

14. zoidberg

zoidberg Folding Member

Então qual aconselhas? :)

15. rui_mac

rui_mac Power Member

Sinceramente, achava a Graphire 3 bem melhor. No entanto, já deve ser complicado arranjar uma dessas.
    Portanto, e após ter ido à Wacom ver as diferenças, a escolha vai depender do teu gosto pessoal e do que fazes.
    Do ponto de vista tecnológico são iguais. No entanto, o aspecto é diferente. Se preferires algo mais sério, escolherás a Bamboo preta (a não Fun), claro.
    Para além disso, tens a questão do software incluido.
    A Bamboo normal trás um pack de integração com o Office. No entanto, creio que é apenas para PC.
    Já a Bamboo Fun inclui o Photoshop Elements e o ArtRage 2. O ArtRage 2 é fantástico. Comprei-o à meses e adoro a aplicação. É uma espécie de Painter bebé.

16. lebigmac

lebigmac Power Member

pois tambem estou a pensar em comprar uma Bamboo A6 mas acho aquilo realmente muito pequeno para trabalhar em photoshop e illustrator por exemplo.
    alguem que tenha exprimentado varios tamanhos notou alguma difrença, se e melhor ou pior.

17. rui_mac

rui_mac Power Member

Eu trabalho já há 7 anos com tablets A6. Trabalho em Photoshop, FreeHend, Cinema4D, AfterEffects (de facto trabalho com tudo porque há 7 anos que larguei o rato e só uso a pen).
    Tudo o que for acima de A5 cansa. Cansa MESMO o braço, ao fim de algum tempo. Para mim, o tamanho ideal é mesmo o A5 mas, por razões de logística (espaço na mala) tenho de usar A6. E garanto que dá perfeitamente para fazer tudo, inclusivamente trabalho profissional.

18. abuso

abuso Power Member

Entretanto comprei a Bamboo, e só posso dizer bem, tem boa qualidade de construção, a pen é boa do ponto de vista ergonómico, excelente integração com o OS X (a aplicação office é para Windows), em conclusão: rato nunca mais.
    Penso que se for para substituir o rato a Bamboo é fantástica, se for para fazer trabalho gráfico talvez a Bamboo Fun seja melhor, porque para além do software, trás também rato e tem mais níveis de pressão para a função de apagar.

EDIT:"...trabalho gráfico talvez a Bamboo Fun seja melhor..."

Última edição: 10 de Outubro de 2007
  19. zoidberg

zoidberg Folding Member

axo que vou para a bamboo tb, tks ppl!

edit: hmm se calhar vou para uma A5
    Sendo assim ( dentro de preços razoaveis ) ou vou para uma graphire4 classic XL ou para a Bamboo fun medium.
    Como a graphire4 tem o problema dos botões, devo ter de escolher a bamboo fun medium.

A questão é: quais são as principais diferenças entre a bamboo fun e a bamboo normal? ( para alem do design que axo a bamboo mais bonita ).

Se a fun for pior que a normal, escolho a bamboo (A4 ) em detrimento do espaço que a fun medium ( A5 ) tem..
    A ver se descubro as principais diferenças.

Última edição: 9 de Outubro de 2007

Partilhar esta Página