Mesas Digitalizadoras

kifeddy

Power Member
Need some help here

Queria comprar uma mesa digitalizadora compativel com o meu macbook ate 100 euros.
Mas queria saber se a opiniao de alguem que use uma e me indique as melhores a nivel preço/qualidade
O tipo de software que vou utilizar é o adobe illustrator photoshops e afins
Quero ver se começo a fazer (nem sei o nome mas é algo tipo vectors wallpapers ^^)

Obrigado pela ajuda que me puderem dar
 
Tb tenho uma wacom graphire mas a 3 classic, funciona bastante bem em mac, ve o syte da wacom tens la na store online artigos usados a bons preços , eu tou a juntar dinheiro para uma cintiq so me faltam € 2985 euros nada mal hem!!! :D
 
Por acaso ando a pensar numa A4 que vi na worten por 100€. Estas mesas funcionam bem ou é mais um periférico para encostar ao fim de uma temporada? Basicamente será para fazer umas ilustrações e pouco mais.
 
Eu tnho uma Wacom Graphire 4 A6 [100eur] uso para tudo, substitui o rato sem problema algum, e uma questao de hábito! essa tal A4 nao se e funcionará em mac, e provavelmente nao sera tao boa quanto as Wacom.
Nao sendo jogador, serve pa tudo o que faço! mas continuo com MX1000 sempre a mao!


Ed_
 
Ando a pensar comprar um mesa digitalizadora e já andei à procura do que havia pela ***** e encontrei mesas da Wacom e NGS. Amanhã a ver se vou ao ***** ver o que há por lá.

Estava interessado em comprar uma por volta dos 50/60€ (se for menos não me importo obviamente lol, mas também se for mais não me importo, caso valha a pena). Gostava de saber o que me aconselham (marca e modelo).

O uso que lhe vou dar é no Photoshop e talvez noutro programa de desenho... mas apenas por "desporto" já que não trabalho nessa área. Será que aquelas pequenas da Wacom servem bem e funcionam bem? Ou são muito limitadas? Eu como nunca mexi em nenhuma não tenho muito ideia de como o tamanho da mesa pode ou não limitar o uso que se lhe quer dar.

Outra coisa que reparei, é que estas mesas parecem um bocado direccionadas para "trabalho de escritório". Digo isto, pelas próprias caixas das mesas onde atrás aparece sempre o Word, palavras sublinhadas e coisas do género. Por isso fiquei na dúvida se estas mesas mais baratas servem bem para o desenho.

Estou um bocado a zero nesta área, por isso toda a ajuda será bem-vinda. :)


PS: Não vou usar a mesa num Mac, apenas está neste fórum porque vi este tópico e decidi aproveitá-lo.
 
Eu trabalho exclusivamente com tablet há já mais de 7 anos.
Desisti completamente do mouse, portanto, uso a tablet para tudo, não apenas para desenho.
Sou um profissional na área de fotocomposição, arte-final e 3D e uso uma Graphire 4.
Já tive uma Graphire 1, uma Graphire 2 e agora tenho a 4. Há quem não a ache uma tablet profissional (comparando com as Volito, por exemplo) mas garanto que dão perfeitamente para qualquer trabalho, seja em que área for.
Eu trabalho quase exclusivamente com o Photoshop e só posso dizer que, para trabalhar de um modo minimamente profissional, uma tablet é absolutamente imprescindível.
Quanto a tamanhos, para mim o A6 dá perfeitamente. Um A5 creio que seja o ideal. A4 ou maior, dá fadiga no braço, após algum tempo (uma a duas horas bastam).
Ah, deixem-me acrescentar que, quando usava rato, ao fim de duas a três horas estava com o pulso feito num oito. Dores, fadiga e até indícios de início de síndroma de túnel carpal. Com a tablet, estou óptimo :)

Rui Batista
 
Obrigado pela ajuda. :) Eu como não queria gastar muito dinheiro, talvez vá para uma Wacom Volito II.

Pelo que li noutro fórum (onde tu também escreves, vi lá o teu nick) e pelo que vocês diziam lá esta para o uso que lhe vou dar até parece boa. Entretanto hoje vou a outros sítios ver o que há... se tiver indeciso entre mais outra venho aqui perguntar.

Mais uma vez obrigado pela ajuda. :)
 
re-aproveitando este tópico e visto que não me chegaram a responder ( nem a mim nem ao abuso ).
Alguem que perceba do assunto que possa indicar qual a melhor entre:

-Graphire 4
-Bamboo
-Bamboo Fun

e A5? há alguma boa ( com um preço moderado? )
 
Não posso falar das Bamboo porque nunca experimentei nenhuma. Mas posso dizer-te para evitares a Graphire 4. Eu tenho uma e é boa mas a pen tem um grave problema: a parte de borracha junto aos botões (onde seguras a caneta) começa a deformar-se e fica horrível.
Aconteceu com a minha pen pessoal e com outras duas lá na agência.
 
Sinceramente, achava a Graphire 3 bem melhor. No entanto, já deve ser complicado arranjar uma dessas.
Portanto, e após ter ido à Wacom ver as diferenças, a escolha vai depender do teu gosto pessoal e do que fazes.
Do ponto de vista tecnológico são iguais. No entanto, o aspecto é diferente. Se preferires algo mais sério, escolherás a Bamboo preta (a não Fun), claro.
Para além disso, tens a questão do software incluido.
A Bamboo normal trás um pack de integração com o Office. No entanto, creio que é apenas para PC.
Já a Bamboo Fun inclui o Photoshop Elements e o ArtRage 2. O ArtRage 2 é fantástico. Comprei-o à meses e adoro a aplicação. É uma espécie de Painter bebé.
 
Uma questão que me suscitou dúvida na altura foi o tamanho ser A6, mas isso realmente não é problema... E também existe a desvantagem de que se for demasiado grande provoca maior cansaço no pulso.

pois tambem estou a pensar em comprar uma Bamboo A6 mas acho aquilo realmente muito pequeno para trabalhar em photoshop e illustrator por exemplo.
alguem que tenha exprimentado varios tamanhos notou alguma difrença, se e melhor ou pior.
 
Eu trabalho já há 7 anos com tablets A6. Trabalho em Photoshop, FreeHend, Cinema4D, AfterEffects (de facto trabalho com tudo porque há 7 anos que larguei o rato e só uso a pen).
Tudo o que for acima de A5 cansa. Cansa MESMO o braço, ao fim de algum tempo. Para mim, o tamanho ideal é mesmo o A5 mas, por razões de logística (espaço na mala) tenho de usar A6. E garanto que dá perfeitamente para fazer tudo, inclusivamente trabalho profissional.
 
Entretanto comprei a Bamboo, e só posso dizer bem, tem boa qualidade de construção, a pen é boa do ponto de vista ergonómico, excelente integração com o OS X (a aplicação office é para Windows), em conclusão: rato nunca mais.
Penso que se for para substituir o rato a Bamboo é fantástica, se for para fazer trabalho gráfico talvez a Bamboo Fun seja melhor, porque para além do software, trás também rato e tem mais níveis de pressão para a função de apagar.

EDIT:"...trabalho gráfico talvez a Bamboo Fun seja melhor..."
 
Última edição:
axo que vou para a bamboo tb, tks ppl!

edit: hmm se calhar vou para uma A5
Sendo assim ( dentro de preços razoaveis ) ou vou para uma graphire4 classic XL ou para a Bamboo fun medium.
Como a graphire4 tem o problema dos botões, devo ter de escolher a bamboo fun medium.

A questão é: quais são as principais diferenças entre a bamboo fun e a bamboo normal? ( para alem do design que axo a bamboo mais bonita ).

Se a fun for pior que a normal, escolho a bamboo (A4 ) em detrimento do espaço que a fun medium ( A5 ) tem..
A ver se descubro as principais diferenças.
 
Última edição:
Back
Topo