Mesas digitalizadoras

No_Kode

Power Member
(Este post é uma cópia de um outro que coloquei noutra secção, mas a que ninguém respondeu, e penso que aqui será visto por alguém com o conhecimento na matéria).


Boas.

Estou a pensar adquirir uma mesa digitalizadora, e tenho algumas dúvidas. Embora já tenha pesquisado outros topicos neste forum, precisava de umas opiniões.

Então, a função principal não seria exactamente desenhar, mas utilizar para dar cor e esse tipo de tarefas em produtos da Adobe, e principalmente para modelar em 3D. Eu já experimentei uma de marca mais baratucha, para ter a percepção de como funcionava, e até gostei bastante. Claro que após ter pesquisado sobre o assunto, em termos de marcas, o recomendado é Wacom (dentro do nivel pretendido).

A minha questão é que a linha Bamboo da Wacom, só vai até os 512 niveis de pressão... Eu penso que a tablet que experimentei, tinha 1024 niveis. Será que vai ser muito diferente, principalmente no caso da modelação 3D?

Sem ser a Wacom, que marca podem recomendar que seja "menos má", que tenha já alguma qualidade? O ideal, seria preços na ordem dos 100 euros, ou pouco mais, o equivalente à linha Bamboo da Wacom (porque a linha a seguir, já tem preços que para já pesam um pouco, 200 e tal euros para o que eu queria).

O tamanho, até a A6 ou A5 serve perfeitamente. Já vi por aqui esta discussão em relação ao tamanho. Algumas pessoas dizem que quanto maior a mesa, melhor. Mas a maior parte não concorda com isso e considera que se torne cansativo... Pelo que experimentei em pouco tempo, julgo que realmente não é necessário um tamanho muito grande para se poder trabalhar decentemente.

Agradeço todos os conselhos que possam dar nestas matérias.

Muito obrigado.
 
Boas!
Falando por experiência pessoal, penso que a compra de uma mesa digitalizadora tem que ser feita tendo em conta vários factores.

3D e manipulação de côr. Para 3D não sinto grande diferença entre uma mesa de 512 e outra de 1024 pontos de pressão, até porque o ideal seria mesmo usares um rato realmente bom, mas isso é como eu disse opinião pessoal. Para andares a trocar côr, retocar imagens etc, o mais certo é passado um tempo começares a querer uma mesa um pouco mais sensivel, porque parecendo que não, entre 512 e 1024 vai uma diferença notável além de que começas a tomar-lhe o gosto...

Valerá a pena uma mesa demasiado pequena só porque é mais barata? Pessoalmente uso uma A5, mas ao longo de 2 anos já tenho vontade de trocar por uma um pouco maior, porque além de se tornar mais cómoda para se trabalhar, a área de trabalho também melhora em função de!

Eu pessoalmente tenho uma WACOM INTUOS3 A6 WIDE há cerca de 2 anos e estou bastante contente com a prestação da mesma.
Serve-me como ferramenta de trabalho para ser usado em Flash, Photoshop - ilustração digital, retocar imagens, montagens, enfim, quase tudo um pouco -, Illustrator - desenho vectorial -, e como função básica de "rato" lol.

O ano passado pelo verão ofereci a bamboo à minha namorada e fiquei bem surpreendido com a prestação da mesma, pareceu-me ser uma boa aquisição/oferta.

Penso que tens que avaliar bem as funções e se compensa optares por uma mesa só por ser barata, até porque eu quando comprei a minha também ia com essa ideia, e acabei por largar 300€... mas se vale a pena? sem dúvida!

Marcas... WACOM indiscutivelmente!
Se o preço para ti é importante, tens esta solução: Wacom Bamboo Fun Small A6
 
Boas, eu antes de comprar a minha também li muitas reviews e afins.... Acabei por optar por uma wacom bamboo Fun A5. E até agora estou bastante satisfeito. Apesar de que por vezes também penso que seria fixe ter uma mesa A4 para algum tipo de funções, a verdade é que esta serve perfeitamente, só é pena não ter mais botões....
 
Boas!
Em relação a marcas, não conheço ninguem qeu se quixe da wacom, ao contrario do que acontece com as outras marcas. Por 60/70 euros já tens uma Bamboo ou bamboo fun. A bamboo one é um pouco mais barata, por volta de 40 euros, mas não tem botoões na mesa e penso qeu seja um pouco mais pequena.
Eu tenho uma bamboo fun. Nunca brinquei com outras com um mais niveis, mas muita gente diz que quando compra uma com mais niveis de pressão sente uma grande diferença. Principalmente no preço! :P Embora alguns dizem que a diferença também não é assim tanta.

Quando falas de modelação 3D, é modelação em programas de polymodeling (Max, Maya, XSI what ever), ou esculpt (Zbrush, mudbox)?

Se apenas trabalhares com o primeiro tipo de software, a tablet não te vai servir de muito. Um rato, vai fazer um serviço tão bom ou melhor do que a tablet. Pois trabalhar com pontos e linhas a um nivel de precisão elevado torna-se complicado se trememos um bocado a mão.
No entanto se trabalhas com 3D concertesa que a tablet te vai fazer falta para tratares de texturas, porque ai dá mais jeito trabalhar com a tablet no photoshop do qeu o rato.

Se for para trabalhar com Zbrush ou mudbox então larga o rato, porque o rato ai não serve para nada.

Em relação ao tamanho, vejo muita gente a queixar-se de que pequena é mau, e outros a queixarem-se que grande é que é mau, Eu pelo que vejo da minha (A6) muito grande deve ser pior se usarmos a caneta em posição absoluta ( a area da mesa = area do ecra)
Eu tenho uma A6 e ainda não me queixei do tamanho. Talvez dos niveis de pressão, mas também não sei se precisomesmo de mais niveis ou se sou é mesmo azelha.

Axo que se tiveres guita para investir e achas que vais mesmo dar muito uso, acho que deve ir para uma intuos, talvez A5.

Até 100 euros, so mesmo a bamboo. Por 200 euros tensuma bamboo A5, mas para isso acho que mais vale ir para a Intuos.

Tenho tado a trabalhar num modelo 3D em zbrush com a Bamboo A6 e dá para o gasto, mas claro qeu se podesse tinha comprado a Intuos, mas na altura, para alem de ser muito mais cara, nao sabia se me ia dar bem ou não...
a0gdv6.jpg

attachment.php

e duas pinturas feitas no photoshop
14mglky.jpg

211tl6q.jpg
 
Viva. Obrigado pelas respostas.

Pois, em relação ao preço, realmente esse é o meu travão neste momento... Porque caso contrário claro que avançava para um patamar superior (dentro do possivel). E claro que não iria comprar um equipamento só por ser barato, pois é bem verdade que o barato quase sempre sair caro (ou inutil).

Quanto ás funções, foxymophandlema, em relação ao 3d seria mesmo para esculpir. Aliás, experimentei uma mesa exactamente com o Zbrush, e adorei (só é pena eu ser um nabo a "desenhar"...).

Bem, tenho mesmo que pensar bem se compre um equipamento mais "pobrezito" ou aguente um bocado e junte mais uns euros e avance para uma Intuos. Se calhar essa é a melhor solução, pois de qualquer maneira, nos próximos meses nem devo ter muito tempo livre para me dedicar ao 3d... mais um semestre de desgaste...

Agradeço imenso as vossas respostas, foram uma ajuda

Obrigado.
 
boas. alguem sabe-me explica se a chamda "area util" numa mesa digitalizadora é mesmo a area de trabalho onde pudemos desenhar à vontade..ja agora o que acham desta mesa www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=191393&cod=CTE-650/W2-EN
 
boas. alguem sabe-me explica se a chamda "area util" numa mesa digitalizadora é mesmo a area de trabalho onde pudemos desenhar à vontade..ja agora o que acham desta mesa www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=191393&cod=CTE-650/W2-EN

À partida sim, é a área de trabalho, daí chamar-se útil.

Em relação à Bamboo, tenho o modelo abaixo A6 (Bamboo só) e é porreira. Acho é que depende dos teus objectivos. Eu uso isto como substituto do rato e para pequenas edições de fotografia. Se for para coisas mas exigentes, além de maior, se calhar já convém uma Intuos.
 
Pah eu sei que é carote mas Wacom sem duvidar. Eu comprei a Bamboo A5 e tou bue contente. alem disso tem uma textura diferente das antigas, parece mais "papel" que te da uma beca de fricção mt fixe.
 
Boas, eu mal toquei numa mesa digitalizadora, mas quando toquei :S lixado para mexer com aquilo... mas aquilo e so questao de habito... e tava pensand em comprar uma tipo so para pintar e desenhar no photoshop, será que uma wacom bamboo fun será sufciente?
 
As mesas digitalizadoras de outras marcas são inferioes as da wacom? a5 é um tamanho ideal para o que pertendo? vou me iniciar nisso nas mesas digitalizadores e queria um cena para durar...
 
Última edição:
As mesas digitalizadoras de outras marcas são inferioes as da wacom? a5 é um tamanho ideal para o que pertendo? vou me iniciar nisso nas mesas digitalizadores e queria um cena para durar...

O ideal é mesmo testares.
As de outras marcam sempre ouvi dizer que não são muito boas. Até porque penso que todas têm pilhas na caneta, excepto as wacom.
Eu tenho uma A6 e dou-me bem com ela.

Tenho uma Wacom Bamboo mas não me habituo e tenho-a arrumada!

Depende para que a queres utilizar. se for so para substituir o rato, é possivel que isso aconteça, mas se for para usar para desenhar, pintar etc, é facil de abituar, até porque usar canetas, usa-mos desde muito pequenos.
 
epa o lugar onde vivo(santa maria - Açores)... e um atraso de vida... :S nao tem tenho que mandar de vir do continente... :S eu usei um wacom... antiga que um colega minha de trabalho... so que nao estava muito boa... tava com problemas...
entao sou capaz mesmo de ir para um bamboo fun
 
Depende para que a queres utilizar. se for so para substituir o rato, é possivel que isso aconteça, mas se for para usar para desenhar, pintar etc, é facil de abituar, até porque usar canetas, usa-mos desde muito pequenos.

Acho que depende muito hábito, mas realmente é o que dizes, usamos canetas a toda a hora. Eu troquei definitivamente o rato por uma Bamboo e nem sequer pinto, só desenho vectorial. Ou seja, praticamente tudo o que faço com a Bamboo poderia igualmente fazer com o rato, por vezes até com mais facilidade. Simplesmente acho-a mais cómoda, natural e fluída que um rato, especialmente a navegar na net e ler PDFs, onde uso a função "Grab'n'Drag" em vez de uma scrool wheel.

PS: E tenho uma Trackman só para aquelas situações extremas.
 
A Bamboo Fun é uma boa escolha. Como já foi dito aqui o tamamanho da mesa depende das tuas necessidades e do nível de detalhes e pormenores que necessitas nos teus trabalhos. Uma mesa maior acaba por te facilitar se tiveres de fazer um trabalho com muitos detalhes, porém para usares como substituto do rato (usar no sistema operativo ou outras aplicações que não desenho) uma mesa mais pequena não cansa tanto. Isto porque a mesa representa a tua área de trabalho e ir de uma extremidade do ambiente de trabalho até à outra torna-se mais fácil com uma mesa mais pequena. Eu uso uma Wacom A5 que é equivalente à Bamboo Fun Medium (a minha já é um modelo descontinuado).
 
Como já foi dito aqui o tamamanho da mesa depende das tuas necessidades e do nível de detalhes e pormenores que necessitas nos teus trabalhos. Uma mesa maior acaba por te facilitar se tiveres de fazer um trabalho com muitos detalhes,

Percebo o que queres dizer com isso, mas a ideia que tenho, é que o nivel de detalhe depende mais do nivel tecnico de cada um do que do tamanho da tablet, assim como do numero de niveis de pressão. Se eu trabalhar com um canvas com uma resolução grande e tendo em conta que temos a zoom tool, mesmo com uma A6 ou A5 podemos fazer o mesmo detalhe que com uma A3. Claro que se tiveres uma A6 e um monitor de 30' sentes um bocado de jet lag no ponteiro!
Mas penso que o tamanho seja, subretudo uma questão de conforto. e para o tipo de trabalho que se faz, nao o detalhe aplicado. Eu tenho uma A6 e talvez uma A5 fosse mais confortavel para o que quero, mas uma A4 já era grande demais.
Se traalhares com traços longos, então a maior também seja mais indicada.

Por exemplo, este gajo, http://www.sparth.com/ diz que tem uma A5 e uma A6 e diz que prefere a mais pequena.
 
eu tenho uma A5 e na minha uni A4 (ambas wacom intuos 3)....e na A4 o que noto é que é preciso fazer movimentos muito grandes o que cansa um pouco e nao me dá tanto jeito, ocupa a mesa toda.
 
Exacto... A minha é A6 e prefiro assim porque quanto menos mexer, melhor. Se tivesse uma A4 chegava ao fim do dia sem braço. Já em desenho, pode não ser a ideal, mas como o que faço não é desenho livre, posso sempre ir dando uso ao botão de zoom da tablet.
 
Back
Topo