metade do ecrã do portátil foi à vida?!

jbacelar

Power Member
boas,

o meu portatil acordou com apenas a metade esquerda do ecrã 16:9 a funcionar! o bicho já tem mais de 2 anos mas nunca deu problemas, já que normalmente qd as ligações começam a ir à vida nota-se qq coisa! alguma ideia? será fácil desmontar um pavillion e espreitar para as ligações que passam nas dobradiças?

thanks, joao
 
claro, trato disso assim que chegar a casa! é como se o diacho do monitor estivesse a ser alimentado por 2 cabos e um tivesse dado o pifo... tb fiquei baralhado, achei um erro bestialmente exótico, calha é mal ser no meu prop pc ;-)
 
boas, desculpem o desaparecimento súbito mas não só fiquei sem net como andei numa correria - até a funerais foi! - mas onde devia ter ido mm era à bruxa, já que o raio do pc está na mesma. comcei a desmontá-lo a ver se encontrava cabos soltos ou algo parecido mas não tropecei em nada que me parecesse suspeito... assim, e sem mais delongas, aqui fica a imagem à mt prometida!

dscf21031ms6.jpg


agora e sempre, mil obrigados ;-)
 
nunca deixaste cair nenhum liquido pa cima do portatil??
ou entao ja e o desgaste...experimenta ligalo a 1 monitor como o guardi@n disse.
 
nops, o raio do portatil ate foi bem estimado (da namorada, lá está), vou tentar ligar isso ao monitor hoje e ver no que dá - obrigado pelo feedback!!!
 
RMA.
Ja tentaste dobrar o monitor com cuidado ao máximo para ver se o problema se mantém?
Pode ser sim um problema de Ligação ou cabo corrompido...
Se for o caso leva á loja porque uma pessoa não qualificada pode causar mais estragos...
CumpZ
 
lá está... já tentei verificar se em alguma circunstância o erro não se manifesta mas o sacana aparece sempre na mesma, seja abrindo com cuidado, dando pancadinhas ou qq coisa desse género - é que nem sequer tremelica, como esperaria se fosse um problema de contacto do cabo! pela minha parte tentei ainda seguir o percurso do cabo sob o painel do pc a ver se estaria firmemente ligado mas tb não detectei nada - está bem encaixado e não há sinais de ter sido trilhado ou dobrado de maneira alguma.

qt a RMA o problema é que está fora de garantia e antevejo uma reparação carota. alguém conhece alguma casa para os lados do porto onde se atravessem a mexer e tentar dar um jeito nesta brincadeira? acho que o vou deixar ligado a um monitor externo... e comprar um eee de 2ª geração :lol:

danka,
joao
 
O teu problema não é Dead Pixel ou qualquer dano no ecrân...
Se não estava não teria uma linha Vertical tão direitinha a dividir o Ecrân...
Excluida a hipotesse de Dano...
Ja tentaste mudar de resolução?
Que gráfica isso tem?
 
Parece-me que podem ter sido os ICs controladores do LCD responsáveis pela apresentação de imagem da metada do ecrã afectada que foram á vida.
A ser assim, a única forma de reparar isso será mesmo com a troca do ecrã.

A título de exemplo fica uma imgem que mostra um LCD, de frente e de trás

PG320240WRM-D.JPG


Os chips que estão na parte de trás são os responsáveis por "mapear" o LCD, e como este é grande podem ter a "responsabilidade" distribuida por blocos ou áreas. Por exemplo, imaginar o ecrã dividido em 4, e haverá 1 chip responsável por cada área. Se um deles falhar, o 1/4 de ecrã pelo qual era responsável, vai deixar de funcionar. Fica esta breve ideia de como isto funciona e a explicação para que apenas metade do ecrã possa estar danificada.

Abraço
 
boa pergunta, peço desculpa mas vou ter de checkar em casa (onde por sua vez estou sem net, mas a resposta chegara amanha pela certa). tb nao tentei mudar de resolução por estar mais ou menos convencido que se trataria de um prob de hardware, mas trato disso juntamente com a grafica :)

PS - boas Mortymore, desculpa mas qd postei ainda n tinha visto a tua explicação. suspeito que seja isso mm! claro que vou testar a resolução e tal mas cheira-me que o melhor será mm deixar o laptop a fazer de desktop - ah, e tirar o chapeu pelo que sabes sobre como é que estes maravilhosos lcd's funcionam, não fazia ideia dessa cena dos IC's!
 
Última edição:
Dai não passa

O teu problema esta na junção entre o flatcable do TFT e o proprio TFT, não tem solução , a unica hipotese que tens ai é trocar o TFT , no entanto tenta Validar a garantia pois isso pode ocorrer em varias situações ,

ex. Diferenças de temperatura




cumps.
 
boas,

yep, aquilo está mm com ar de quem não passará dali :) ontem ainda tentei mudar a resolução só naquela mas não se passou nada. enfim, não me vou meter a mudar o raio do tft e vou lá ligar um monitor externo, acaba por ser um bom exemplo de justiça poética: afinal de contas um portátil daquele tamanha e peso já devia ter nascido ancorado à secretária ;-)

muito obrigado a todos pela ajuda no tira-teimas!
 
O problema pode e é até natural que seja apenas do cabo de ligação ao LCD. Não sei exactamente como é enviada a informação ao LCD no caso dos portáteis, mas é possível que haja 1 ou mais condutores destinados a fazer a selecção do chip (ou grupo de chips), responsável por cada área de ecrã. Este bit (ou bits) de controlo é designado normalmente por "chip select" (CS). Se houverem apenas 2 áreas definidas, que deve ser o caso, deve haver apenas um sinal CS, pois no nível lógico 0 selecciona por exemplo a metade esquerda do ecrã, e ao nível 1 a outra metade. Se o LCD tiver mais áreas definidas, serão necessárias mais linhas de controlo (2^n, onde "n" representa o nº de linhas de controlo e o resultado de 2^n é o nº de áreas que há a controlar).

Se a ligação é feita atravéz de um flat cable, ou de resto esteja lá ela feita como for, poder-se-ia dar o caso de ser possível verificar qual dos condutores estaria danificado, verificando a continuidade de cada um deles com um multímetro. Caso se verificasse que o flat cable estava danificado, a reparação passaria por proceder á sua substituição, ou numa de desenrascar, soldar um condutor extra a estabelecer a ligação interrompida.
A ser assim, o portátil poderia voltar a funcionar normalmente sem entrar em grandes despezas.
Se conseguires verificar isso ou tiveres um amigo que to possa fazer, não perdias grande coisa, e na pior das hipóteses, tinha-se passado um tarde divertida a brincar com o portátil de forma diferente da habitual. :P

Abraço
 
Última edição:
Back
Topo