1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

metade do ecrã do portátil foi à vida?!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por jbacelar, 25 de Setembro de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 3131)

1. jbacelar

jbacelar Power Member

boas,

o meu portatil acordou com apenas a metade esquerda do ecrã 16:9 a funcionar! o bicho já tem mais de 2 anos mas nunca deu problemas, já que normalmente qd as ligações começam a ir à vida nota-se qq coisa! alguma ideia? será fácil desmontar um pavillion e espreitar para as ligações que passam nas dobradiças?

thanks, joao

2. Podes postar uma foto do monitor? nunca vi nada parecido.

3. jbacelar

jbacelar Power Member

claro, trato disso assim que chegar a casa! é como se o diacho do monitor estivesse a ser alimentado por 2 cabos e um tivesse dado o pifo... tb fiquei baralhado, achei um erro bestialmente exótico, calha é mal ser no meu prop pc ;-)

4. jbacelar

jbacelar Power Member

boas, desculpem o desaparecimento súbito mas não só fiquei sem net como andei numa correria - até a funerais foi! - mas onde devia ter ido mm era à bruxa, já que o raio do pc está na mesma. comcei a desmontá-lo a ver se encontrava cabos soltos ou algo parecido mas não tropecei em nada que me parecesse suspeito... assim, e sem mais delongas, aqui fica a imagem à mt prometida!

agora e sempre, mil obrigados ;-)

5. Viva.

Liga o pc a um monitor e verifica se o problema se mantém, tenta também em modo se segurança.

[email protected]

6. maggot012

maggot012 Power Member

nunca deixaste cair nenhum liquido pa cima do portatil??
    ou entao ja e o desgaste...experimenta ligalo a 1 monitor como o [email protected] disse.

7. jbacelar

jbacelar Power Member

nops, o raio do portatil ate foi bem estimado (da namorada, lá está), vou tentar ligar isso ao monitor hoje e ver no que dá - obrigado pelo feedback!!!

8. jbacelar

jbacelar Power Member

boas! qd ligado a um monitor exterior a imagem aparece sem qualquer problema.. diria que é mm um problema de hardware, mas de que tipo?!...

9. Rom Hacker

Rom Hacker Banido

RMA.
    Ja tentaste dobrar o monitor com cuidado ao máximo para ver se o problema se mantém?
    Pode ser sim um problema de Ligação ou cabo corrompido...
    Se for o caso leva á loja porque uma pessoa não qualificada pode causar mais estragos...
    CumpZ

10. jbacelar

jbacelar Power Member

lá está... já tentei verificar se em alguma circunstância o erro não se manifesta mas o sacana aparece sempre na mesma, seja abrindo com cuidado, dando pancadinhas ou qq coisa desse género - é que nem sequer tremelica, como esperaria se fosse um problema de contacto do cabo! pela minha parte tentei ainda seguir o percurso do cabo sob o painel do pc a ver se estaria firmemente ligado mas tb não detectei nada - está bem encaixado e não há sinais de ter sido trilhado ou dobrado de maneira alguma.

qt a RMA o problema é que está fora de garantia e antevejo uma reparação carota. alguém conhece alguma casa para os lados do porto onde se atravessem a mexer e tentar dar um jeito nesta brincadeira? acho que o vou deixar ligado a um monitor externo... e comprar um eee de 2ª geração :lol:

danka,
    joao

11. Rom Hacker

Rom Hacker Banido

O teu problema não é Dead Pixel ou qualquer dano no ecrân...
    Se não estava não teria uma linha Vertical tão direitinha a dividir o Ecrân...
    Excluida a hipotesse de Dano...
    Ja tentaste mudar de resolução?
    Que gráfica isso tem?

12. Mortymore

Mortymore Power Member

Parece-me que podem ter sido os ICs controladores do LCD responsáveis pela apresentação de imagem da metada do ecrã afectada que foram á vida.
    A ser assim, a única forma de reparar isso será mesmo com a troca do ecrã.

A título de exemplo fica uma imgem que mostra um LCD, de frente e de trás

Os chips que estão na parte de trás são os responsáveis por "mapear" o LCD, e como este é grande podem ter a "responsabilidade" distribuida por blocos ou áreas. Por exemplo, imaginar o ecrã dividido em 4, e haverá 1 chip responsável por cada área. Se um deles falhar, o 1/4 de ecrã pelo qual era responsável, vai deixar de funcionar. Fica esta breve ideia de como isto funciona e a explicação para que apenas metade do ecrã possa estar danificada.

Abraço

13. Rom Hacker

Rom Hacker Banido

Possivel ser isso =/
    E se for.....Bem mal que estás se for.....

14. jbacelar

jbacelar Power Member

boa pergunta, peço desculpa mas vou ter de checkar em casa (onde por sua vez estou sem net, mas a resposta chegara amanha pela certa). tb nao tentei mudar de resolução por estar mais ou menos convencido que se trataria de um prob de hardware, mas trato disso juntamente com a grafica :)

PS - boas Mortymore, desculpa mas qd postei ainda n tinha visto a tua explicação. suspeito que seja isso mm! claro que vou testar a resolução e tal mas cheira-me que o melhor será mm deixar o laptop a fazer de desktop - ah, e tirar o chapeu pelo que sabes sobre como é que estes maravilhosos lcd's funcionam, não fazia ideia dessa cena dos IC's!

Última edição: 24 de Outubro de 2007
  15. GOYA

GOYA Power Member

Dai não passa

O teu problema esta na junção entre o flatcable do TFT e o proprio TFT, não tem solução , a unica hipotese que tens ai é trocar o TFT , no entanto tenta Validar a garantia pois isso pode ocorrer em varias situações ,

ex. Diferenças de temperatura

cumps.

16. jbacelar

jbacelar Power Member

boas,

yep, aquilo está mm com ar de quem não passará dali :) ontem ainda tentei mudar a resolução só naquela mas não se passou nada. enfim, não me vou meter a mudar o raio do tft e vou lá ligar um monitor externo, acaba por ser um bom exemplo de justiça poética: afinal de contas um portátil daquele tamanha e peso já devia ter nascido ancorado à secretária ;-)

muito obrigado a todos pela ajuda no tira-teimas!

17. Mortymore

Mortymore Power Member

O problema pode e é até natural que seja apenas do cabo de ligação ao LCD. Não sei exactamente como é enviada a informação ao LCD no caso dos portáteis, mas é possível que haja 1 ou mais condutores destinados a fazer a selecção do chip (ou grupo de chips), responsável por cada área de ecrã. Este bit (ou bits) de controlo é designado normalmente por "chip select" (CS). Se houverem apenas 2 áreas definidas, que deve ser o caso, deve haver apenas um sinal CS, pois no nível lógico 0 selecciona por exemplo a metade esquerda do ecrã, e ao nível 1 a outra metade. Se o LCD tiver mais áreas definidas, serão necessárias mais linhas de controlo (2^n, onde "n" representa o nº de linhas de controlo e o resultado de 2^n é o nº de áreas que há a controlar).

Se a ligação é feita atravéz de um flat cable, ou de resto esteja lá ela feita como for, poder-se-ia dar o caso de ser possível verificar qual dos condutores estaria danificado, verificando a continuidade de cada um deles com um multímetro. Caso se verificasse que o flat cable estava danificado, a reparação passaria por proceder á sua substituição, ou numa de desenrascar, soldar um condutor extra a estabelecer a ligação interrompida.
    A ser assim, o portátil poderia voltar a funcionar normalmente sem entrar em grandes despezas.
    Se conseguires verificar isso ou tiveres um amigo que to possa fazer, não perdias grande coisa, e na pior das hipóteses, tinha-se passado um tarde divertida a brincar com o portátil de forma diferente da habitual. :P

Abraço

Última edição: 25 de Outubro de 2007

Partilhar esta Página