Metal Gear celebra 30 anos

Snake Eater

Power Member
Metal-Gear-30th-Anniversary-Banner.png



Hoje celebra-se o 30º aniversário da saga mais bem sucedida dos videojogos, Metal Gear! Foi a 13 de Julho de 1987 que foi lançado no Japão para a MSX2. O jogo foi desenvolvido pelo carismático Hideo Kojima, que para mim continua a ser o melhor na indústria dos videojogos.
20535701_rm9ST.jpeg


Foi o primeiro jogo do género stealth, e ainda hoje é o melhor jogo dentro desse género. Quer se ame, quer se odeie, Metal Gear veio para mudar a indústria dos videojogos e quebrou a barreira de ser apenas um jogo onde só se podia pensar dentro do jogo. Mas Kojima sendo um génio pensou mais além do que isso. Porque não meter os jogadores a pensar fora dele? Quem não se lembra de trocar os comandos na PlayStation 1 para derrotar o Psycho Mantis? Ou mesmo em MGS3 adiantar a data da PlayStation 2 para o The End morrer de velhice e assim nem tinhamos de combater contra ele? Isto são apenas alguns dos exemplos.

Mas hoje celebra-se o lançamento do primeiro Metal Gear, o início de tudo, o início de uma saga soberba e que não ficou indiferente a imensa gente.
O resto já toda gente sabe, é história...

Deixo aqui alguns artigos sobre a celebração desta data tão importante!


Quando os jogos copiavam os filmes: 30 anos de Metal Gear

Há 30 anos fazia-se história nos videojogos quase sem se dar conta. No Japão era lançado um jogo despretensioso para um computador relativamente desconhecido. Mas foi o começo de algo gigantesco.



O computador era o MSX2, desenvolvido com a ajuda da Microsoft. Mas não é isso que interessa.



O nome do jogo, o seu género e o seu criador, esses sim fizeram história. A 13 de julho de 1987 era lançado Metal Gear.



20535701_rm9ST.jpeg




Metal Gear foi o primeiro jogo concebido por Hideo Kojima e é também considerado o primeiro jogo do género "ação furtiva". A saga Metal Gear viria a tornar-se uma das mais ricas e bem sucedidas da indústria dos videojogos e Hideo Kojima um dos mais respeitados e imaginativos criadores de jogos. Mas tudo começou quase por engano.



Hideo Kojima não era um profissional de sucesso nem particularmente bem visto pelos seus patrões na Konami. Metal Gear era um jogo de tiros que estava a ser desenvolvido por outra equipa, mas pediram a Kojima para continuar o projeto. E o MSX2 não parecia ter a capacidade de processamento necessária para um jogo de ação rápida.



Parecia a receita perfeita para um desastre.



Mas Kojima teve a ideia inspirada de mudar o estilo de jogo: Em vez de ir ao encontro dos combates e da ação o objetivo seria evitar os inimigos, derrotando o adversário usando o cérebro ao invés da força. Um estilo de jogo mais lento e por isso mais à medida das capacidades do hardware do computador a que se destinava.



Metal Gear acabaria por gerar inúmeras sequelas, sendo várias delas dos melhores videojogos alguma vez feitos. A mais recente - Metal Gear Solid V: The Phantom Pain - contou com Kiefer Sutherland como ator principal e a saga já há muito contava com a música do galardoado Harry Gregson-Williams.



E por falar em atores...



Nesses bons velhos tempos dos videojogos, mesmo as editoras mais famosas faziam coisas que hoje parecem impensáveis. Ainda recentemente escrevi sobre as traduções de jogos japoneses para Inglês.



Mas as capas e imagens que ilustravam os jogos também eram produzidas por via de "atalhos". A capa de Metal Gear não era exceção. Ora vejam:



20535714_whEJf.jpeg




A imagem acima é uma fotografia promocional (fonte) do filme Exterminador Implacável, que catapultou James Cameron e Arnold Schwarzenegger para o estrelato.



A foto não é apenas semelhante à capa do jogo. Quase todos os pormenores da foto de Michael Biehn foram reproduzidos pelos artistas da Konami.



20535716_WYTgI.jpeg




Isto não foi um caso isolado. Há inúmeras situações semelhantes em jogos dessa altura, das mais variadas produtoras e editoras.



A inspiração de Metal Gear pelo cinema não se ficou por aí. Kojima era um fã da 7ª arte e o herói da sequela Metal Gear Solid - Solid Snake - foi assumidamente inspirado pela personagem Snake Plissken, do filme Nova Iorque 1997, interpretada por Kurt Russell.



20535727_ObJlN.jpeg




Mas pelo menos nessa altura já era uma "inspiração" e não um plágio evidente. Em Metal Gear Solid 2, Snake chega a usar como pseudónimo o nome "Iroquois Plissken", assumindo a ligação dentro do próprio jogo.



O futuro da saga Metal Gear é incerto. Apesar da Konami ter anunciado um novo jogo, Hideo Kojima foi "corrido" da empresa e não estará mais envolvido no desenvolvimento dos jogos. E o novo jogo que foi anunciado não parece ter nada a ver com o universo Metal Gear a que estamos (tão bem) habituados.



Pelo menos Hideo Kojima continua a deslumbrar-nos com o seu novo projeto... E os atores de Hollywood já não são inspiração mas sim parte integrante dos projetos, com Mads Mikkelsen, Norman Reedus e Guillermo del Toro a marcarem presença.



E para saberem mais sobre a saga Metal Gear consultem este Especial feito pelo GameOver há 5 anos atrás ou espreitem esta lista de vídeos com os espetaculares trailers da saga.
http://vidaextra.blogs.sapo.pt/quando-os-jogos-copiavam-os-filmes-30-31161

http://kotaku.com/fans-celebrate-30..._source=Kotaku_Facebook&utm_medium=Socialflow

http://www.eurogamer.pt/articles/2017-07-13-fas-celebram-os-30-anos-do-metal-gear

cu082aidz89z.gif
 
Eu comecei a jogar videojogos muito tarde, porque, durante a minha infância e parte significativa da minha adolescência, a minha família não tinha posses para me proporcionar esse passatempo, excepção feita a um Sinclar ZX Spectrum que mantive durante muitos anos e pelo qual muito lhes agradeço.

Só quando comecei a governar-me é que decidi comprar uma Playstation 1 (a Playstation 2 já estava no mercado mas custava 100 contos - 500€ - o que era incomportável). Depois de comprar uns jogos arcade com o intuito de replicar em casa as experiências que tinha nos salões de jogos, o interesse fui subindo e comecei a comprar revistas de videojogos, que figuravam inevitavelmente listas de Top 10 onde aparecia sempre o Metal Gear Solid que acabei eventualmente por adquirir.

Esse jogo foi o grande responsável por me manter ligado a este passatempo até hoje, porque me mostrou, pela primeira vez, que um videojogo podia ser utilizado como um meio para narrar e vivenciar um enredo, de uma maneira distinta de qualquer forma de arte, perfeitamente representado pelo momento, irrepetível até hoje, em que somos convidados a executar a Sniper Wolf, puxando, literalmente, o gatilho.

Este deslumbramento pela série manteve-se durante toda a era da Playstation 2, culminando no MGS3 que é, para mim, o melhor jogo daquela geração de consolas. Cheguei, inclusive, a comprar uma Playstation Portable, apenas com o intuito de jogar os títulos MGS exclusivos para essa plataforma.

Infelizmente, os títulos mais recentes, disponibilizados na PS3 e PS4 quebraram esse encanto pessoal e o declínio da Konami e o seu cisma com o Kojima, faz adivinhar que esse tenha sido o canto do cisne da série.

De qualquer das formas, não posso de ficar grato pelas experiências proporcionadas. Um bem haja!
 
Já precisamente dois anos que iniciei uma jornada do primeiro ao quarto título da série. Tudo seguido. Foi de facto fantástico.
Terminei ainda o Metal Gear Solid V Ground Zeroes e coloquei cerca de 10 horas no V, mas já não foi a mesma coisa.
É uma série que merecia outro fim, com relações saudáveis entre a companhia e o criador, mas a vida tem destas coisas.
 
Última edição:
Eu há poucos anos atrás joguei todos novamente de seguida. Ainda ano passado joguei o MGS1 mas a versão Twin Snakes para a Gamecube que me foi oferecido no dia a seguir a Portugal ter sido campeão Europeu. Já agora, deixo aqui a minha coleção!
Falta na imagem a versão Definitive do MGS5. Não tenho os originais da MSX porque são demasiado caros.
13607054_635019216659719_3107635036581441232_n.jpg

13680636_635019309993043_8129334644729201578_n.jpg
 
Este e o unico titulo/saga que me fez perder horas durante estes anos. Ainda ando a jogar o mgs5 no pc durante o ultimo ano/ano e meio. E tenho a versao ps3 day one aibda selada...
Queria arranjar o hd collection para a ps3 mas esta muito dificil de encontrar :( se alguem conseguir ajudar, agradecia ;)
 
Este e o unico titulo/saga que me fez perder horas durante estes anos. Ainda ando a jogar o mgs5 no pc durante o ultimo ano/ano e meio. E tenho a versao ps3 day one aibda selada...
Queria arranjar o hd collection para a ps3 mas esta muito dificil de encontrar :( se alguem conseguir ajudar, agradecia ;)

Se comprares digital na PSN Store fica-te barato a 10€, fisico acho que só se importares do UK
 
Das melhores sagas de sempre, e pra mim com o melhor jogo já alguma vez criado, em todos os aspetos - Metal Gear Solid 3 !! Acho que não consigo encontrar um defeito naquele jogo, a não ser quando chegamos ao fim :D Toda aquela história, ambientação, personagens, stealth, bosses, epha, tudo.... Aquela luta com o The End era tão fixe, que na altura eu e o meu primo chegamos a repetir 4x num dia, para tentar de toda a maneira e feitio (até tinha lá um save, momentos antes de começar) :D

Mas cada jogo da saga é memorável, cada um a sua maneira!! Infelizmente, tive pena de não ter a possibilidade de jogar os primeiros MGS que saíram na sua data de lançamento, ou naquele momento,porque nem sequer era nascido ou então era demasiado "puto"... Joguei na PS1, que um colega do meu tio emprestou o jogo, e depois lembra-me que tinha um demo (que ainda tenho pra ali, naqueles cds pretos da ps1), e repetia aquilo algumas vezes :D Agora, jogar "mesmo a sério", comecei a jogar o MGS3, e foi na data de lançamento, que foi o meu primeiro MGS por assim dizer (se calhar daí ser o meu favorito ??)!! Ainda me lembro de o ir buscar a loja, todo contente (e ainda era um "puto", mas eu sempre comecei a jogar desde muito cedo e a interessar-me por histórias dos jogos e etc).

E pronto... Ainda no sábado comprei o jogo que me faltava para a coleção (MG RISING), que é totalmente diferente do que estamos habituados, pois deixa de ser stealth e passa a ser hack n slash, mas não deixa de ser extremamente divertido, e ainda o MGS4 com uma capa normal, pois a que tinha era versão platinum e era feia! Assim fico com todas as originais e coleção completa(tirando a versão PS4 do GZ e TPP, que tenho digital, pois já o tinha para a ps3).

A HD collection tambem tráz o primeiro Metal Gear e MG 2 Solid Snake

@VrumVRum eu comprei o meu aqui em PT a 15€ no ano passado, numa loja gaming nacional, mais conhecida até online. Mas existe algumas cópias noutra loja de usados bastante conhecida a 18€ Ainda no sabado tive com uma na mão ;) Se quiseres mais info, manda PM!!
 
Obrigado @JoaoRibeiro24 ,
Acabei agora mesmo de comprar a versão da PSN. Tinha la um saldo a mais, e olha, já foi :P
Mas podes na mesma mandar ;)
Fiquei na duvida de comprar um usado por causa dos MGS iniciais, que se tiram através de voucher (pelo que percebi), não sei se sendo usado, já não tem acesso.
Agora se for selado, ai a história muda.
Por exemplo tenho o MGS 5 day one da ps3 ainda selado, e comprei o MGS 5 para o pc, que é o que tenho usado agora. LOL
 
Como muitos aqui, o meu ponto de entrada para esta saga foi com o Metal Gear Solid 3, e foi um dos melhores jogos que joguei até agora! Só o joguei pouco antes de mandar a PS2 para a reforma e não podia ter sido um dos melhores jogos de despedida. Tanto a história como a jogabilidade eram incríveis e foi um dos jogos que me puxou mais para o stealth. Depois também gostei bastante do 4 na PS3, mesmo com as cutscenes enormes, e também já marcou o Rising, que mesmo num estilo diferente ainda encaixava no ambiente. No 5 ainda só joguei um pouco e o mundo aberto, embora não desgoste, não me chama muito.
 
Apesar de ser grande fã da saga, sendo esta a minha favorita até, só tenho o MGS V (TPP em disco e o GZ em digital). Logo o que gostei menos da saga xD

Queria comprar a Legacy Collection mas acho que está caro para jogos de PS3.

Ainda me lembro da primeira vez que vi o MGS... Tinha para aí 7 ou 8 anos e tinham emprestado o jogo a um primo meu. Tava eu e mais uns primos meus fechados num quarto minúsculo e apaixonei me logo pelo jogo! Já os meus primos primeiro não estavam a curtir, mas depois ficaram fãs da saga também :D
 
uma saga épica, que poderia até ser considerada a melhor de sempre na história dos videojogos, não fosse aquele ultimo jogo...
 
Back
Topo