Metal Gear celebra 30 anos

O Metal Gear Solid 4 estava top, ainda me lembro daquele final top de andar aos murros. A história do 5 foi estragada com vários capítulos repetitivos. Só um verdadeiro fã conseguia passar aquilo sem se aborrecer.

Eu ainda culpo a konami por ter estragado, existe documentação que era para haver um terceiro capitulo, mas em vez disso, cortaram esse capitulo e colocaram missões repetidas com maior dificuldade. O problema não está só aí, não gostei de terem colocado o jogo em formato de missões, mas poucos são os jogos com um gameplay tão bom quanto este, e na altura nunca tinha jogado algo assim.
 
Eu ainda culpo a konami por ter estragado, existe documentação que era para haver um terceiro capitulo, mas em vez disso, cortaram esse capitulo e colocaram missões repetidas com maior dificuldade. O problema não está só aí, não gostei de terem colocado o jogo em formato de missões, mas poucos são os jogos com um gameplay tão bom quanto este, e na altura nunca tinha jogado algo assim.

O formato de missões para mim é tranquilo. Já o Peace Walker tinha e funcionou muito bem na minha opinião.

O meu maior problema com o MGS V, atenção adorei o jogo, foi mesmo a falta de essência de Metal Gear. Aquelas cutscenes gigantes, aquelas conversas carregadas de diálogos acerca de filosofia/politica, aquela história "confusa" mas que fazia sentido quando se unissem as peças, tudo isso perdeu se no jogo.

Tudo bem que toda a gente ficou pasmada com o twist no final do jogo, mas para mim isso foi naquela, porque esse mesmo twist tornou este jogo numa espécie de side story/spin off da saga. E depois o segundo capítulo com as missões repetidas grrr.....

Muita pena também com as cassestes, se pegassem naquilo e metessem formato cutscene teria sido muitoooooooo melhor!

Mesmo assim, admito que tenho saudades do jogo. Espero que na PS5 dê para o jogar em 4K.
 
O formato de missões para mim é tranquilo. Já o Peace Walker tinha e funcionou muito bem na minha opinião.

O meu maior problema com o MGS V, atenção adorei o jogo, foi mesmo a falta de essência de Metal Gear. Aquelas cutscenes gigantes, aquelas conversas carregadas de diálogos acerca de filosofia/politica, aquela história "confusa" mas que fazia sentido quando se unissem as peças, tudo isso perdeu se no jogo.

Tudo bem que toda a gente ficou pasmada com o twist no final do jogo, mas para mim isso foi naquela, porque esse mesmo twist tornou este jogo numa espécie de side story/spin off da saga. E depois o segundo capítulo com as missões repetidas grrr.....

Muita pena também com as cassestes, se pegassem naquilo e metessem formato cutscene teria sido muitoooooooo melhor!

Mesmo assim, admito que tenho saudades do jogo. Espero que na PS5 dê para o jogar em 4K.

O meu problema com o formato de missões é o tempo que demora para começar, nos outros como era um jogo linear, não tinha esse problema, neste...E sim, também gostava que fizessem mais coisas com as cassetes, tinha mais potencial.

Já para não falar que como mundo aberto era pobre.
 
O meu problema com o formato de missões é o tempo que demora para começar, nos outros como era um jogo linear, não tinha esse problema, neste...E sim, também gostava que fizessem mais coisas com as cassetes, tinha mais potencial.

Já para não falar que como mundo aberto era pobre.

Sim a animação do helicópetro a chegar ao destino mais os créditos no incio de cada missão tornava chata a coisa.

Em relação ao mundo, os cenários baseavam se em savanas e desertos, não faria sentido aquilo estar carregado de casas nem pessoas....
 
Sim a animação do helicópetro a chegar ao destino mais os créditos no incio de cada missão tornava chata a coisa.

Em relação ao mundo, os cenários baseavam se em savanas e desertos, não faria sentido aquilo estar carregado de casas nem pessoas....

Verdade, mas podiam colocar "surpresas" ou outra coisa qualquer, assim apenas estou a deslocar do ponto A para o ponto B, sem ter nada para fazer ou acontecer. Não sei se me estou a fazer entender.
 
Verdade, mas podiam colocar "surpresas" ou outra coisa qualquer, assim apenas estou a deslocar do ponto A para o ponto B, sem ter nada para fazer ou acontecer. Não sei se me estou a fazer entender.

Sim tou a entender, tipo random events, ao estilo tipo RDR2.
Seria porreiro sim, mas olha que tens cenas dinamicas no jogo, patrol routes, weather, entre outras.
 
MGS 5 tinha claramento pedacos da historia que nunca foram contadas e foram retirado a pressa do jogo, e como ja foi dito, o twist final nao trouxe nada a serie a nao ser um velho twist a la scooby doo do big boss no MG1 nao ser o verdadeiro big boss. Um ze ninguem que transforma-se no big boss e perforam tao bem como ele? Aquele que na historia do jogo sempre foi considerado o ultimate soldier. Afinal basta ser um medico com um pouco de hypnoterapia para se chegar ao nivel do homem. Tambem haviam muitas tecnologias que nao tinham lugar de estar naquele mundo ou nao faziam sentido nenhum. O metal Gear Saelantropus era basicamente mais avancado e capaz que qualquer outro metal gear supostamento developado depois. Como e que foram de um metal gear capaz de movimentar-se como um ser humano, para depois termo um rex a mover-se como uma tartaruga em comparicao com este.

Pelo menos O MGS3 tinha conseguido criar tecnologias em relacao com as tecnologias conhecidas daquela era. O shagohode no MGS 3 por exemplo era contextualizado com as tecnologias existente daquela era. Agora o Saelanthropus? Altamente exagerado mesmo no universo ja exagerado da serie.

O D-walker tambem era demasiado high tech em relacao a jogos futuros que acabavam mais tarde por mostrar tecnologias completamente ultrapassadas em relacao as tecnologias que vemos 40 anos mais cedo no MGS5 por exemplo.

depois temos obviamente o Open world que para mim bem podia ter posto no trashcan tendo em conta o burning out que tenho com Open worlds desde San Andreas. Nada pior que ter de ir de um ponto A a um ponto B sem fazer quase nada pelo caminho (nao aquelas patrulhas entre outras pelo meio so contam para atrasar ainda mais a continuacao do meu objectivo que e chegar ao ponto B para continuar a historia ) Estou literalmente numa loading screen onde o caminho e a loading barra e estou a carregar essa barra de loading caminhando ate ao ponto B.

A saga metal gear estava quase perfeita antes do MGS V, pelo menos nao posso dizer que o MGS V estragou a historia da saga. Nao foi tipo Game of Throne season 8 ou The last of us 2 por exemplo.
 
Eu conheci a saga quando comprei o jogo para PSX achei-o muito bom passei-o várias vezes e continuo a gostar de o jogar hoje em dia na PS Classic e continuo a gostar e repetir fases.

Sobre os primeiros só descobri que afinal haviam outros muito posteriormente.
Não joguei mais nenhum até agora com o MGS V para PS4 o qual acho bom jogo, mas não sei qual é o final porque me dá a impressão que repito missões.

Acho que merecia ser continuado o trabalho no que chamam saga se houvesse interesse porque o estilo de jogo é interessante.

Parabéns ao "snake na zona" como eu lhe chamo carinhosamente.

Já agora deixo um projeto que usa um personagem chamado Jesse mas com um piscar de olhos ao Solid e que é um jogo cómico e ao mesmo tempo de ação, onde o papel higiénico tem enorme importância.

https://store.steampowered.com/app/1203710/UnMetal/

Desenvolvido por uma equipa muito pequena espanhola se com áudio em Espanhol é de partir a boca a rir.
Tenho a certeza que o jogo vai ser muito bem recebido.

Se quiserem ver a Demo jogável no canal do Sérgio SC têm uma prévia a partir da 1 hora e 45 minutos do vídeo →
 
O final do MGS V é genial, é um twist de todo tamanho. E para mim a ideia do Kojima foi tentar transmitir que o verdadeiro Big Boss somos nós, os jogadores! Já por isso é que ele há muitos anos que pensa "outside of the box", como ter os códigos do CODEC na caixa do jogo ou ter de trocar os comandos. São coisas pensadas fora do jogo em si, onde ele consegue fazer com que as pessoas tenham de pensar fora do jogo e naquilo que os rodeia. O MGS1 é genial nisso. Que outro jogo te mandava trocar os comandos para derrotar um Boss? Ou no MGS3 onde adiantavas o calendário da PS2 e o The End morria de velhice? Para mim o final do MGS V é mais uma dessas jogadas. Vocês repararam que no início do jogo vocês têm de meter o vosso nome? Isso nunca aconteceu em nenhum jogo da saga. Porque é que ele meteu essa opção no jogo? Porque Nós é que fomos e somos o Big Boss.
 
O final do MGS V é genial, é um twist de todo tamanho. E para mim a ideia do Kojima foi tentar transmitir que o verdadeiro Big Boss somos nós, os jogadores! Já por isso é que ele há muitos anos que pensa "outside of the box", como ter os códigos do CODEC na caixa do jogo ou ter de trocar os comandos. São coisas pensadas fora do jogo em si, onde ele consegue fazer com que as pessoas tenham de pensar fora do jogo e naquilo que os rodeia. O MGS1 é genial nisso. Que outro jogo te mandava trocar os comandos para derrotar um Boss? Ou no MGS3 onde adiantavas o calendário da PS2 e o The End morria de velhice? Para mim o final do MGS V é mais uma dessas jogadas. Vocês repararam que no início do jogo vocês têm de meter o vosso nome? Isso nunca aconteceu em nenhum jogo da saga. Porque é que ele meteu essa opção no jogo? Porque Nós é que fomos e somos o Big Boss.

Ja dava para fazer isso no MGS 2 :P
 
Um Codename, que no final nem tem impacto no jogo. Já no MGS5 tem quando vês a foto com o teu nome nela!
Tem exatamente o mesmo impact na historia do jogo. No final do mgs2 tinhas o dog tag do raiden com o teu nome em cima dele na cutscene final onde ele desfaz-se daquilo. No MGS 5 tens em cima de uma foto, nao e grande differenca.

d7cxu14-0b7d064f-0e75-4643-8418-32db6123ef30.jpg


Alias ja na altura do MGS 2, o Kojima tinha dito numa entrevista que queria que o raiden fosse o jogadore ate que ele deita o dog tag fora e torna-se finalmente a sua propria personagem no mundo do jogo. Ele basicamente voltou a repetir a mesma estrategia no MGS 5. Dito isso tambem nao penso que o Kojima alguem vez tentou passar a mensagem que nos somos o verdadeiro big boss no MGS 5 o final do jogo kinda proves it.
 
Última edição:
Back
Topo