1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

metale

Discussão em 'Galerias' iniciada por metale, 17 de Abril de 2009. (Respostas: 12; Visualizações: 1062)

1. metale

metale Power Member

Oi pessoal.

Só agora comecei a mexer nisto, não tenho nem talento nem formação.

De referir que gosto muito mais do aspecto técnico de tirar fotos (determinadas definições para determinado fim) do que propriamente o tema do que estou a fotografar, pelo que não liguem à composição porque é nula, pelo menos por enquanto.

Critiquem, construtivamente, tudo o que puderem. Quero aprender. ISO a mais, ISO a menos, abertura, shutter speed, etc etc etc, preciso que me guiem.

Já agora, não tenho nem computador que dê para processamento, nem programa, nem nada, pelo que quanto melhor sair da máquina, melhor.

De momento só tenho uma D40 com a lente de kit 18-55.

Abraço a todos e ajudem-me a melhorar.

2. metale

metale Power Member

Começo com umas fotos tiradas da minha janela à noite, que espero que me venham permitir a lidar com luzes, e por outro lado com pouca luz, ao mesmo tempo.

Shutter 1/6
    Abertura F3.5
    Compensação -0.3
    Distância de focagem 18mm
    ISO 1600
    WB auto

Dei um toque nas curvas de cor, na máquina, que deu um toque mais azulado à luz da farmácia, e de algumas janelas. Mas falta definição em todas essas partes. Com menos exposição só conseguia perder toda a zona inferior direita.

Shutter 1/8
    Abertura F3.5
    Compensação -0.3
    Distância focal 18mm
    ISO 1600
    WB auto

O candeiro à esquerda ficou com uma luz esverdeada que não se notava ao vivo, o que acho interessante porque o diferencia do outro candeeiro mais ao meio. Tem alguma variedade de luzes, mas o ISO 1600 já adiciona algum grão à foto.

PS: Foi fotografado à mão, sem VR.

3. arkannis

arkannis Power Member

Isto é o primeiro passo para teres fotos completamente falhadas ;)
    No processo de criar uma fotografia, a técnica serve a arte, não o contrário. Isto é, a técnica é o meio, não o fim.

Se tiveres um excelente motivo/iluminação/composição/etc em que a técnica esteja má, continua a ser uma excelente fotografia e as pessoas continuam a gostar dela.
    Se tiveres uma fotografia que é tecnicamente perfeita, impecável mesmo, mas em que o resto seja uma nulidade, a fotografia continua a ser uma nulidade, e as pessoas continuam a ignora-la.

Falando das fotos que aí puseste, a unica coisa em que podes melhor é: + tripé, - ISO.
    Mas o motivo das fotos não é nenhum, e como tal essas fotos são uma total nulidade, mas tu deves ter consciencia disso ;)

4. metale

metale Power Member

Gostava de aprender a captar de forma correcta o que vejo antes de sair à procura de algo concreto que nem sei o que é.

Atrai-me mais captar o que vejo, com a maior definição e cor possivel, do que a fotografia pela arte do tema e da composição.

Concertos são uma coisa que me pode dar jeito fotografar, e o que têm mais é luzes e escuro, como acima, daí que eu gostasse de ter algum controlo sobre isso primeiro.

5. Raschmaninov

Raschmaninov Power Member

para concertos precisas de uma lente mais luminosa...

uma 18-50 2.8, se bem que o melhor ainda era teres para aí uns 200 mm :D heheh a 2.8 claro heheh

fazes assim. maquina num tripe e tiras a mesma foto 30 vezes, mas com config diferentes. e ve o que te sai diferente :D nada melhor que experimetnar

experiencia propria :D

a unica diferença entre as ftoso é o tempo de exposição e msm essa diferença é minima... tu com um tripe 8 segundos de exposição e um um iso mais baixo saías-te melhor. Se bem que a foto realmente n tem interesse nenhum hehehe

é so para tu teres uma ideia :D

Última edição: 18 de Abril de 2009
  6. metale

metale Power Member

A mais acessivel sendo mais luminosa parece ser a nikkor 50mm 1.8D, será que já adianta alguma coisa para concertos? É qe tripé nessas condições é muito complicado.

Eu compreendo que a fotografia em si não vos diga nada, mas como eu disse não é esse o objectivo. O objectivo foi tentar apanhar luzes, cores e zonas escuras, tudo de uma vez.

Se bem que a mim até diga alguma coisa, pois é a vista da janela de minha casa e sou feliz aqui :)

8 segundos de exposição já vai apanhar alguns rastos dos faróis dos carros, provávelmente, não é?
    Com 8 segundos, mantendo tudo o resto, já consigo baixar o ISO aí para 400, sem a foto ficar muito sub-exposta?

7. Raschmaninov

Raschmaninov Power Member

sim vai apanhar o arrrastar dos farois.

sub exposta??? so experimentado.. ve se precisas de compensar. faz o que te digo meia duzia de shots com exposiçoes diferentes. e ves qual a melhor hehehe

edit

50mm e curto... pa concertos

Última edição: 18 de Abril de 2009
  8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Desculpa mas isso é algo completamente errado. Não só pelas razões que o arkannis apontou, mas pior ainda (e indo de encontro ao que pretendes) porque a técnica depende do motivo. Podes passar as noites a praticar técnica para fotografar a vista da tua janela com a maior qualidade possível, que tudo isso vai ser irrelevante se algum dia saíres para fotografar. A "receita" que usas aí, quase certamente não resulta num concerto, nem num retrato, nem em mais nada.

Queres aprender a captar de forma correcta o que vês? Então tens que aprender primeiro a analisar o que vês.

9. metale

metale Power Member

Depende ;) nos concertos em causa estou a uns 2 metros dos músicos.

10. metale

metale Power Member

O que posso fazer para minimizar os reflexos no corpo?

Filtro polarizador?

Última edição: 8 de Maio de 2009
  11. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não, metes um cartão preto no ângulo oposto ao da câmara (risco azul), de forma a cobrir todos os ângulos de reflexão (área entre as linhas amarelas). Exemplo:

Porquê? Porque assim passa a "reflectir" o cartão, mas como o cartão é preto, não há luz para reflectir.

12. metale

metale Power Member

Sou eu outra vez, o fulano que não percebe nada disto mas insiste em ter o dedo no shutter release :)

Aproveitei as comemorações do 10 de Junho aqui em Santarém para tentar aprender mais alguma coisa. Levei o material mais básico que tenho: a D40 handheld e a lente de kit 18-55mm.

Logo uma coisa que aprendi, ao rever as fotos, é que com coisas que mexem (e algumas rápido, fiquei parvo com os hummers) convém ter a velocidade de obturação bem mais rápida. Das cerca de 200 fotos que tirei aos veículos, muitas ficaram desfocadas pelo movimento deles.

Mostro aqui algumas para partilhar o que podémos ver aqui hoje. Pena não poder partilhar o barulho também.

Arma carregada
    Focal: 55mm
    Abertura: f/5.6
    Shutter: 1/50 seg.
    ISO: 200

Camião (de vigilância, suponho)
    Focal: 18mm
    Abertura: f/6.3
    Shutter: 1/160 seg.

Hummer
    Shutter: 1/80 seg.

Veículo blindado (Pandur?)
    Focal: 18mm
    Abertura: f/5
    Shutter: 1/100 seg.

Artilheiro noutro veículo blindado
    Shutter: 1/80 seg.

Como podem ver, podia estar bem mais focado. Outra coisa que penso que virá com o tempo será a capacidade de enquadrar/compor coisas que estão a passar tão rápidas.

13. metale

metale Power Member

Primeira tentativa a uma foto deste tipo. Um bicharoco que estava no arame de estender a roupa.

O que é que eu podia ter feito diferente? Tirei a foto em raw (só comecei agora a deixar o tirar fotos em jpg), pelo que também não deve estar muito bem ajustada.

Foi tirada a 320 para não tremer os 300mm de focal da sigma 70-300mm apo porque não usei tripé. Foquei manualmente porque mesmo em modo (semi-)macro estava a ter dificuldades em focar uma coisa tão pequena a cerca de 1 metro. Abertura f/5.6, ISO 800 e com o flash embutido na máquina (único que tenho).

Partilhar esta Página