• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Meter disco SSD num portátil [dúvidas]

Serginho33

Power Member
Bom dia pessoa!

Bem a minha questão é a seguinte tenho um portátil HP DV6 6195 e estava interessado em colocar um disco SSD no portátil para tratar do boot do sistema operativo ou assim de forma a o tornar mais rápido. A minha namorada comprou um Samsung de 13" e aquilo vem com um SSD para o sistema operativo e minha nossa fiquei apaixonado pela rapidez do bicho! De maneiras que agora estaria interessado em colocar o mesmo sistema no meu.

Sabem-me dar dicas sobre qual disco comprar e onde e como o instalar no portátil?

Ajuda era bem-vinda! :)

Cumprimentos
 
Última edição:
Ora bom dia, aconselho o ssd da samsung com 128GB caso consiga ter outro disco rígido para colocar os dados. Neste caso ssd (sistema operativo) + disco rígido (para dados) , que é o que uso no meu caso faço no lugar do teu disco rígido tenho o ssd e no lugar do leitor de cds tenho o disco rígido.

Está a pensar em gastar quanto num disco ssd e qual o armazenamento desejado ? Posso adiantar que aconselho os ssd Sata 3.
 
Então eu para instalar o SSD tenho de tirar o disco rígido ou a drive de DVD? Desconhecia esse facto, sendo assim o meu interesse já desce um bocado! :)

Creio que o Samsung da minha namorada tem o disco rígido, o SSD e uma drive de DVD. Essa configuração não seria possível no meu HP? Eu estaria disposto a gastar até 130€ mais ou menos. Tava a contar entre um de 64GB ou 128GB.
 
É possível sim eu apenas dei a dica de fazer ssd + disco rígido porque repare 128gb não dura muito a não ser que use um disco externo para ter os dados a parte. (Não sei quantos GB tem o ssd da sua namorada)
Pode ter apenas o ssd se quiser e manter a drive de DVD, o processo de instalação é simples. (O ssd pode ficar tanto no lugar do disco rígido como da drive DVD mas o melhor é ficar no lugar do disco rígido)
Caso pretenda manter o seu disco rígido antigo e colocar o ssd como principal tem que arranjar uma caixa no mesmo formato que a da drive DVD (HDD caddy) onde colocar o disco rígido e coloca no lugar da drive DVD assim fica com 2 discos no portátil, mas não tenho a certeza se dará no seu portátil que marca / modelo está a usar ?
 
Das duas uma ou o portatil da sua namorada é de 17 polegadas e consegue ter ssd + disco rígido + dvd ou então o ssd fica numa slot msata (ssd's ligeiramente mais pequenos quase do tamanho de uma RAM de portátil) dando espaço para ter o disco rígido + dvd.
 
Pois então se calhar estou enganado quanto à existência do SSD no portátil dela. Eu como vi aquela rapidez astronómica de arranque perguntei-lhe e ela disse que era um SSD. :)

O meu Portátil é um HP pavillion DV6 6195sp. Comprei Outubro passado se não estou em erro.
 
Segundo a página da Samsung tem um SSD de 16GB que funciona em conjunto com o HDD para acelerar este. Deve ser um dos tais mSATA como o utilizador Yoshigure referiu.
 
Samsung de 13" ; deve ser um ultrabook o np530U3B muito provavelmente ; o 530U4B tem um disco HDD mais um mini SSD mSATA de 16Gb a servir so de cache para acelerar o sistema.
No teu HP para poderes meter um SSD ou tiras o HDD , ou tiras o DVD para poderes ficar no PC com HDD+SSD (tirar o DVD invalida a garantia , pois não o é possível fazer sem remover a base por completo)

Mas o teu pc vai ficar bem mais rápido que o da tua namorada , pois no dela o SSD apenas afecta a iniciação ao windows e de alguns programas mais utilizados ; no teu o SSD afectará tudo.
Pois no pc dela , tirando os ficheiros do windows e de programas usados frequentemente que são movidos para o SSD de 16GB continua tudo o resto no HDD , que é de 5400rpm ( velocidades max de uns 100Mb/s [e pouco estaveis] e tempos de acesso na ordem dos >15ms ), leitura (e copia, etc) de ficheiros , outros programas que não estejam no SSD , etc , continuam limitados a velocidade do HDD
Ao meteres um SSD a funcionar como disco principal vai estar tudo no SSD , a usufruir das excelentes velocidades (á volta dos 500Mb/s leitura e escrita max e tempos de acesso inferiores a 0.1ms)
[sendo que o SSD que vem incorporado nem é muito potente , não encontrei informação de qual o SSD que vem nesses mas nos novos 530U4C é um com velocidade maxima de 450Mb/s de leitura, 160Mbs em escrita , o do 530U3B será igual ou inferior...]

SSD's tens de 120/128GB á volta dos 100-120€ ; de 180GB entre os 150-160€ ; 240/256GB á volta dos 180-220€
 
Última edição:
Boas,

Vou recuperar este tópico pois estou a pensar colocar um SSD no meu recente portátil (Samsung Ultrabook NP530U3C).

EDIT: Entretanto lá comprei o SSD para colocar no meu Samsung.

Tirei o HDD e coloquei o SSD. No entanto, não estou a conseguir instalar o WIN8 (atráves de uma pendrive). O PC arranca pela pendrive e começa a instalar o SO, mas quando chega ao 1º reiniciar (e retirando a pendrive, senão faz loop e a instalação recomeça do zero), o SO não carrega e o PC parece andar a procura de disco (SO)...:(

Se alguém me sabe dar alguma ajuda, agradeço!
 
Última edição:
Boas.

Não é suposto retirares a Pen antes de concluir a instalação do windows.
Tens a certeza que se não retirares a Pen a instalação começa de inicio ? Só deveria de começar de inicio se tu carregares em alguma tecla para o PC iniciar pela PEN.

Confesso que nunca instalei o Windows atraves de USB..

De qualquer das formas fica a dica.
No momento que o PC faz o primeiro reset entre na bios e muda a ordem do BOOT para SSD em primeiro lugar e nao removas a PEN.

Dá noticias que agora fiquei curioso com isso.
 
Boas.

Não é suposto retirares a Pen antes de concluir a instalação do windows.
Tens a certeza que se não retirares a Pen a instalação começa de inicio ? Só deveria de começar de inicio se tu carregares em alguma tecla para o PC iniciar pela PEN.

Confesso que nunca instalei o Windows atraves de USB..

De qualquer das formas fica a dica.
No momento que o PC faz o primeiro reset entre na bios e muda a ordem do BOOT para SSD em primeiro lugar e nao removas a PEN.

Dá noticias que agora fiquei curioso com isso.

Boas Fitacola,

Agradeço a tua dica mas não resultou :Whatever:
Eu tirava a pen no 1º reiniciar porque senão faz loop e começa a instalação do zero, mesmo não mexendo no PC (!)

Em todo o caso fiz como disseste, no 1º reiniciar entrei no BIOS e alterei a ordem para o SSD em 1º lugar mas sem resultado. Dá aspeto que ele saltou e iniciou pela pen outra vez, começando a instalação do zero! Isso é mesmo frustrante...
 
Eu instalei recentemente através de um disco externo que é a mesma coisa que uma pen e nunca o retirei até o windows estar instalado.

Alguma coisa está mal por aí.

Eu fiz o processo normal, entrar na bios, escolher o disco externo para primeiro lugar e depois foi só instalar sem qualquer problema.

Não terás algum problema no windows que estás a instalar?
 
Boas I_T3k o teu problema poderá estar na própria pen.. não vejo outra razão para já, por acaso sabes se a tua bios já vem com efi mode ? Se calhar o teu problema está na forma como colocas o w8 na pen, em tempos formatei um pc com windows 8 usando a mesma técnica que usas e tive que colocar a pen com efi.

Basicamente fiz isto:

http://forum.notebookreview.com/sager-clevo/695285-how-clevo-usb-efi-install-windows-8-a.html

Mas claro eu tenho esse update da bios não sei se será o teu caso, de qualquer forma podes sempre tentar essa forma de colocar o windows 8 na pen e ver se resolve para já !

Depois de instalares convém retirar a pen para que ele não arranque de novo para a instalação ai estás a fazer bem !
 
Boas,

É com satisfação que comunico que consegui, finalmente, concluir a instalação do Win8 no meu novo SSD :001:

Muito por causa da dica do Yoshigure. Passo a explicar como fiz no caso de alguém precisar.

1º Formatei a pendrive em "UEFI Bootable" seguindo este tutorial.

2º Segui o tutorial sugerido pelo Yoshigure (saltei a 1ª parte pois já tinha a pen formatada como UEFI). No fundo, o que parece q me faltava era alterar o Boot mode para UEFI (estava em CS Mode para reconhecer a pendrive como boot).

Depois foi sempre andar, depois do 1º reiniciar deixei a pendrive mas não fez loop e concluiu a instalação!

Em suma, isto com as novas BIOS, é muitas vezes um quebra-cabeça fazer algo que, pensamos à priori, é simples. Alterar a ordem do Boot já não é suficiente nas novas máquinas.

Obrigado a todos os q participaram! :)
 
Estou a pensar colocar um SSD no meu portátil atual que é o Asus ROG G73jw.

Sim, é um computador bastante antigo mas ainda vai dando para os jogos que eu vou jogando... Agora comprei o Civ 6 e a passar os turnos é bastante lento, pelo que pensei que se calhar um SSD seria o suficiente para conseguir usufruir melhor do jogo. Acham que é o suficiente para jogar Civ 6 de uma maneira porreira? (não ligando muito a gráficos). Se sim, qual o disco que recomendam? O preço que estava a pensar seria a rondar os 100€ mas que pode subir se assim justificar.
 
Back
Topo