Meter drivers no CD do Win XP

pnabais

Power Member
Tou com um pequeno problema ...

O CD do Windows XP não me reconhece o disco colocado no controlador Serial ATA durante o inicio da instalação.

Poderia dar a volta a isto clickando em F6 no inicio e colocando a disquete com os drivers para o controlador Serial ATA.

O problema é que não tenho drive de disquetes. :)

Alguem sabe alguma forma de colocar o CD do Windows CP a ir buscar os drivers a um leitor de CD's ou a um disco

ou então

alguma forma de modificar o CD do Windows XP para "meter lá" os drivers da Controladora de forma a que estes sejam "carregados" no inicio?
 
Como já tinha explicado nourta thread parecida aqui, não te vale a pena teres esse trabalho, porque ele pede-te os drivers para o suporte da controladora muito antes de te carregar os drivers de CD-ROM...

P.S: Uma FDD num é cara, e por vezes salva "vidas"...
 
Kazuza,

Obrigado pela resposta, mas parece-me que estás enganado.

Seguia as indicações aqui deste senhor,
http://www.spc.org.nc/it/TechHead/unattended_install_of_third_part.htm
Com mais algumas coisas que li por ai, incluindo no site da IBM,
http://www-1.ibm.com/support/docview.wss?uid=psg1MIGR-39827

Ainda não consegui, mas a verdade é que me dá um erro no ficheiro dos drivers da controladora Serial Ata na altura em que o windows XP ainda está a "loadar" os drivers do CD.

Cheira-me que dá para fazer ....



O que eu fiz foi o seguinte:

- Copiei o CD do XP para um directorio no disco.
- Fiz o update com o SP1 para esse directorio.
- Criei um directorio no folder i386 chamado $OEM$
- Criei um directorio nesse directorio chamado TEXTMODE
- Coloquei ai os ficheiros dos Drivers SATA

- Criei o ficheiro unattend.txt usando o executavel que vêm no CD.
- Alterei esse ficheiro colocando as linhas "preenchidas" da forma indicada no primeiro link

[Unattended]
....
OemPreinstall=Yes
OemSkipEula=Yes
....

[MassStorageDrivers]
....
[OEMBootFiles]
....

- Fiz o rename do ficheiro para winnt.sif e coloquei no directorio i386
- Fiz o CD "bootable" com os ficheiros do "novo" CD.
 
Hum...

Tu queres usar o Sysprep?
Vais ter que resselar depois a pré-instalação...
Não ficará a ser um CD do Windows, mas sim uma pré-instalação!
O ficheiro unattended serve-te para instalares drivers sim senhor, mas na fase seguinte da instalação do XP (primeiro instala o sistema e só depois começa a enumerar o software plug n'play e a instalar drivers e software). Ora, se o que tu queres é instalar o XP de raíz numa controladora à parte, os drivers dessa placa teriam que estar em A: (que é o mesmo que dizer que teriam que estar na imagem de boot do próprio CD do XP, o que é um pouco complicado...

A Enumeração de Hardware do Sysprep é muito útil, mas só te poderá instalar essa controladora quando o sistema já estiver (como é que eu posso dizer....) numa fase avançada da instalação, e trataria essa controladora como se fosse qualquer outro dispositivo de hardware como por exemplo, uma gráfica ou uma placa de som...
Se quiseres que o sistema assente em cima dela, terás mesmo que ter uma disquete à mão logo no ínicio da instalação...

Podemos tentar dar a volta a isso...

Anexa aqui o winbom ,unattended e o windows.sif...

Logo se vê o que se pode fazer...
 
Kazuza,

Não, não era o Sysprep, era um unattended, mas fazendo o load aos drivers do disco antes para poder detectar o disco.

Os drivers "normais" são instalados numa fase posterior, como dizes, mas é de uma outra maneira.
São colocados no directorio
$OEM$\$1\
e usam outros parametros.

Mas no caso dos drivers [MassStorageDrivers] é diferente, são 2 situações distintas.

Se vires bem, logo no inicio da instalação o Windows XP começa a fazer o load de drivers (IDE, USB, Controladora SCSI que conheçe, etc).
O erro que me dá a mim aparece nessa altura. Um bocado antes de chegares sequer à altura em que podes escolher em que partição vais instalar o windows XP.

Já encontrei mais referencias ao mesmo erro, mas de pessoas que usaram o F6 e a disquete. Fiquei com a ideia de ser tipo qq ficheiro que não encontra.

Este caso da controladora SCSI é capaz de ser um bocado complicado.
Nos drivers estão ficheiros *.vxd e outro que penso que devem ser colocados de uma outra forma qualquer (assim como os *.dll, que são muitas vezes referidos).

Experimentei coloca-los no directorio
$OEM\$$\SYSTEM32
para serem copiados depois para o \windows\system32
mas não funciona.

Enfim, acho que dar deve dar, mas deve ser muito dificil descobrir como.

Acho que me vou deixar de tretas e usar o metodo alternativo ... :)
 
Posta aí o nome dos ficheiros dos drivers dessa controladora, tipo


*******.inf
*****.dll
*****.vxd

etc...

É possível que tenhas que mudar alguns nomes de ficheiros...
 
Ah AH, encontrei, rapaz...

Tens que editar também o [OemBootFiles]...

Vê:

[MassStorageDrivers]
This section contains a list of small computer system interface (SCSI) drivers to be loaded by the Setup Loader and installed during text-mode Setup. If this section is missing or empty, Setup attempts to detect the SCSI devices on the computer and install the corresponding retail drivers.

mass_storage_driver_description
Value: Retail | OEM

Identifies the driver to be installed. mass_storage_driver_description must match one of the strings defined in the right-hand side of the [SCSI] section of TxtSetup.sif (for a retail driver) or TxtSetup.oem (for an OEM driver). You can specify multiple instances of mass_storage_driver_description.

Retail
Indicates that the driver is part of the retail Windows product.
OEM
Indicates that the driver is OEM-supplied. If the value is OEM, the driver must also be listed in the [OEMBootFiles] section of the Unattend.txt file.

E Depois:

[OEMBootFiles]
Specifies OEM-supplied boot files. This entry is valid only if OemPreinstall = Yes and the files listed here have been placed in the \$OEM$\Textmode folder of the OEM’s distribution share point.

This section is necessary if you are using ComputerType in either the [Unattended] or [MassStorageDrivers] sections of Unattend.txt.

HAL_file_name
Maps to a hardware abstraction layer (HAL) description that has been defined by the ComputerType entry in the [Unattended] section of the Unattend.txt file.

SCSI_driver_file_name
Maps to a mass-storage device driver description defined in the [MassStorageDrivers] section of the Unattend.txt file. There can be multiple instances of SCSI_driver_file_name listed in the [OEMBootFiles] section.

TxtSetup.oem
This file contains descriptions of all the OEM-supplied drivers listed in this section and includes instructions on how to install them. This file must exist if the Unattend.txt file contains an [OEMBootFiles] section.

If your mass-storage device is a Plug and Play device, verify that a Hardware Identification section and a reference to the catalog file for the driver (<Driver>.cat) exist in the Txtsetup.oem file.

If the Hardware Identification section does not exist, you must add [HardwareIds.scsi.yyyyy] to the Txtsetup.oem file and verify that the following information is included:

id = "xxxxx", "yyyyy"

where xxxxx represents the device ID, and yyyyy represents the service associated with the device.


Se tiveres mais dúvidas, post ou PM.

Este man pra Deployment é um espectáculo!... :D
 
Última edição:
Back
Topo