1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Meter internet em 3pcs

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por _NoDe_, 16 de Outubro de 2006. (Respostas: 13; Visualizações: 749)

1. _NoDe_

_NoDe_ [email protected] Member

Tenho um switch de 5 portas da sURECOM uma deles diz que tem a função de uplink ( a primeira ) eu quero ligar os pcs todos pra todos terem net , como e que o devo fazer , eu com routers sei mas nao havia dinheiro pra isso comprei este switch ..

Agradeço toda a ajuda possivel.

a internet a partilhar e Netvisao (cabovisao).

Última edição: 16 de Outubro de 2006
  2. DavidJamez

DavidJamez Power Member

devolve isso e compra um router

3. _NoDe_

Se era para dizeres isto podias estar calado eu pedi ajuda numa situação nao te pedi opinão acerca do que devia comprar ou não , ninguem te disse que tinha dinheiro pa routers pois nao entao está calado .

4. jotenko

jotenko Banido

LOL
    foi engraçado :-D

5. jotenko

jotenko Banido

pois mas para fazeres isso que queres tens de ter mesmo um router.
    o switch é apenas um "comutador" para ligaçao de varios pcs, para criares VLans ou cenas do genero, funciona mais ou menos como um hub.

O router vai passar a ser o teu gateway para ligaçao à internet. Precisas dele para teres um IP de acesso à internet semelhante para todos os computadores, estando estes ligados entre si atraves de uma rede privada.

Espero que tenha sido util

6. _NoDe_

REsolvido foi simples liguei tudo em rede e um pc ficou a fazer de servidor a internet, pronte nao foi complicado . agradeço a ajuda.

7. jotenko

jotenko Banido

NO ENTANTO o switch tambem te vai ser util para ligares todos os pcs numa rede privada.

vou te dar um exemplo de como configurares isso:

o cabo da internet vai ligar a uma porta Ethernet do Router (vamos supor a 0), e a porta Ethernet numero 1 vai ligar a uma porta qualquer do Switch.

Na consola de configuraçao do router, defines um IP privado, (que vai ser o teu novo gateway), para a porta ethernet numero 1 do switch, enquanto que a porta numero 0, vai ter o IP publico definido pelo teu ISP.

Depois é só ligares os computadores às restantes portas do switch, definires um IP na mesma rede para todas as maquinas (IP privado, vamos supor que tens 3 maquinas: entao o IP das maquinas vai ser POR EXEMPLO):

maquina1: 192.168.0.1
    maquina2: 192.168.0.2
    maquina3: 192.168.0.3
    gateway(porta ethernet 1 neste exemplo do router): 192.168.0.254

espero que tenha ajudado :)

8. jotenko

jotenko Banido

pois ou isso tambem dá.
    se bem ke com um router a ligaçao é mais segura e a configuraçao é mais coerente.

abraço

9. jotenko

jotenko Banido

mas explica me uma coisa. como meteste esse pc a fazer de servidor?

10. _NoDe_

o computador que tinha internet ligueilhe um cabo cruzado dele ao switch e os outros pcs liguei cabos normais e rullou tudo.

11. jotenko

jotenko Banido

hum. mesmo assim faz me confusao como funcionou assim :-D
    tiveste de definir nos outros pcs, o ip desse pc (servidor) como gateway nao foi ?

12. _NoDe_

Não , simplesmente liguei os cabos como te disse , no pc pnde estava a net fiz vizinhança de rede , ponde que ele ligava directamente a internet e os outros pcs ligavam a ele, depois liguei o cabo da placa de rede dele cruzado ao switch , e ja está os outros foi so mesmo ligar os cabos normais nao foi preciso fazer nada o internet explorer apanha logo tudo automaticamente.

13. DavidJamez

DavidJamez Power Member

primeiro: que eu saiba, aqui tu nao mandas calar ninguem.
    segundo: isso para ficar em condiçoes precisas de um router. se tens dinheiro ou não isso é problema teu.
    terceiro, da maneira que configuraste isso é verdade que funciona mas, mais dia menos dia vais ter problemas e chegar à conclusão que mais valia ter feito isso em condiçoes desde o inicio.

14. jotenko

jotenko Banido

true

Partilhar esta Página