1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Métodos para Backups

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Carlos Serafim, 27 de Novembro de 2006. (Respostas: 8; Visualizações: 874)

1. Carlos Serafim

Carlos Serafim Power Member

Bom dia.

Quero perguntar a quem tem experiência no assunto, para comparar com o que eu faço:

Que método é o mais aconselhado para fazer backups numa empresa?
    Periodicidade, automático ou manual, com ou sem compressão, completo ou incremental...

Esta empresa ainda é relativamente pequena, com uma carga de backups de cerca de 15 Gbs.
    Neste momento estou a fazer backup bi-diário da documentação mais usada para um disco externo. Ao fim de cada semana vou começar a fazer um backup completo para um outro disco externo à empresa, provavelmente por FTP.

Será suficiente ou nem por isso?

Outra questão é que método usar para fazer backup de emais.?

Obrigado.

Última edição: 27 de Novembro de 2006
  2. Mr3

Mr3 Power Member

epá por acaso há uma cena que curto muito, que é o norton ghost, que dá para fazeres um clone de um disco para o outro, ficas com tudo guardado exactamente como está no outro.... e não corres o risco de "não conseguir copiar ficheiro"..
    Não sei se era bem isto que querias :x2: mas pronto

3. FedoraCore6

FedoraCore6 Power Member

Deste um exemplo de um software, nao sei o preço deste mas pronto, ele quer é saber os metodos de um backup bem feito e secalhar o que traz menos custos. Acho que backups bi-diarios exagero, só se na empresa houver muita troca de informação ( editar,criar, apagar ficheiros).
    Nao tenho experiencia, mas penso que colocares o conteudo em 2 discos suficiente, até pode ser 1 so com ficheiros importantes e outro backup completo. ImHo.

4. ShadeX

ShadeX Power Member

Hmmm, bi-diários... isso parece um cadito extreme.

Eu por norma uso RAID1 no servidor para precaver o momento, backup diário off-hours para uma 2ª box (assim o servidor só tem mesmo de servir files, a 2ª box é que os tem de sacar/arquivar/comprimir) dos ficheiros que mudaram (incremental). Mensalmente faz-se um backup full, para um HD extra (as vezes mais que um, dependendo do $$$ da empresa, mas os HDs estão cada vez mais baratos...) e CD/DVD (cada vez uso menos, pouca fiabilidade e realmente os HD's estão muito baratos :P ) dependendo dos tamanhos.

Quanto a correio, desde que "forcei" o uso do Thunderbird e particularmente do PortableTB que deixei de ter esse problema. O file server tem uma pasta para cada user que quando é criada tem uma cópia de um PortableTB e PortableFireFox "pré-configurados". Os users fazem as mudanças necessárias e a partir dai, como o fileserver é Linux e o /home já é parte do esquema normal de backus, o backup do mail é "automágico" :)

5. firetiger

firetiger Power Member

acronis true image muito bom simples fiável

6. Carlos Serafim

Carlos Serafim Power Member

Obrigado pelos replies.

ShadeX, é nessa onda que eu quero trabalhar. Os backups bi-diários são porque nos últimos tempos temos tido aqui uns azares com hardware e quase se perdeu muita documentação importante.
    Quanto aos programas portateis, compram-se numa loja normal ou são freeware (isso é que era bom!)?

Quanto a software, estamos a usar o BackitUp do Nero (desenrasca). De qualquer maneira vou estudar o Ghost (pouco provável) e o Acronis.

Muito obrigado a todos!
    O Techzone tem me sido uma grande ajuda!

7. Num3

Num3 Power Member

Discos em RAID, e tapes para backup diario de todos os dados.
    Um 2º PC que serve de backup, sincronizado com o MASTER, também com discos em RAID.

8. warpower

warpower Power Member

Sem Dúvida.

Eu uso o incremental metod 5*****, Quando tenho bronca no PC é so voltar à data que quero.

WP

9. ShadeX

ShadeX Power Member

Se tens tido probs de hadware, IMHO, procura independencia. A minha ultima bronca foi precisamente com RAIDs. Desde lá prefiro perder alguma performance por usar RAIDs por software apenas do que perder horas/dias por apanhar o controlador RAID de mau humor.

Portable apps, o que uso é free. E sempre te livras de virus vindos via IE/MSO/MSOE o que é sempre bom. Tens a chatice de ter de ajudar o povo a "adaptar-se" aos novos, mas compensa IMHO.

Ghost decididamente não creio. Não que não goste, mas pq o suporte de hadrware começa a ser cada vez mais raro. Acronis TrueImage sim, não porque goste, mas porque o suporte de hardware vai melhorando. Go figure...

Partilhar esta Página