Meu OC no Q6600

kaza

Power Member
Vou tentar ser detalhado.

Board: Gigabyte 965P-DS3P rev3.3 por enquanto :o
CPU: Q6600 G0 2.4GHz @ 2.8GHz

Configurações:

-Multiplicador CPU: 9X
-BUS: 312MHz
-FSB: 1248MHz
-VCore na Bios: 1.27500V
-VCore CPU-Z 1% utilização CPU: 1.248V
-VCore CPU-Z 100% utilização CPU: 1.216V
-Multiplicador RAM: 2.50 (780MHz)
-Timings RAM: 4-4-4-12
-Proporção RAM: 4:5

Testes:

IntelBurn Test, 10 loops, Maximum stress, Tests passed 100%

Estado do sistema:

-Temperatura máxima cores: 69ºC, 69ºC, 65ºC, 65ºC


P.S.

Não vou puxar mais pelo CPU com o stock cooler visto que fiquei a 31ºC do TjMax do mesmo.

P.S 2

Pensei em meter o multiplicador do CPU a 7X para poder meter as RAMs a 800MHz em proporção 1:1, mas o máximo FSB desta Board é 1333MHz e o FSB ficava 1600MHz, penso que o sistema ia ficar instável, ou as temperaturas do chipset muito altas, não tenho certezas.


Digam o que acham :)
 
Fiz novos testes com o multiplicador a 7X para usar as memorias a 800 MHz em proporção 1:1.
Com 10 loops de Intel Burn test tive resultados de 100% com exactamente as mesma temperaturas máximas, achei estranho porque o FSB máximo da minha board é 1333 e o CPU-Z diz que ele está a 1600 com o multiplicador a 7X, será que o chipset fica com temperaturas muito mais altas ou existe algum perigo?

o Everest diz que a minha board está a 35ºC, será isso a temperatura do meu chipset?
 
Estás a ir bem, se bem que um pouco desviado.
Dou-te o conselho de leres bem os outros 500 topicos sobre OC em Q6600 e depois recomeça ;)


PS - Vais chegar á conclusão que não precisas de descer o multi para 7x para aproveitar a memoria a 100% ;)
 
não percebi o que querias dizer Stormgiant. Explica o teu PS sff.

Em relação ao FSB, as boards aguentam bem esses 1600 MHz sem stress.

Esses 1.2V de vcore, é o valor por defeito? se é, és capaz de ter aí um excelente cpu :) mete-lhe um cooler de jeito e puxa por ele.
 
quando esse cpu chegou cá a casa fiz duas coisas:

experimentei durante 3 meses a 3.0 ghz

e experimentei outros 3 meses a 2.4 ghz

diferenças:

nenhumas

Prós em ter baixo para 2.4 ghz e ter descido 0.1v (de 1.325 para 1.225):

Temperaturas
Mais longevidade do CPU

Resultado: Fiz a escolha inteligente.

para aproveitares essas memorias mete ou a 333*9 ou 336*7 (para que o racio fique 1:1)

Cumps

PS: temperaturas maximas com 20 loops de IBT: 56º
 
Última edição:
quando esse cpu chegou cá a casa fiz duas coisas:

experimentei durante 3 meses a 3.0 ghz

e experimentei outros 3 meses a 2.4 ghz

diferenças:

nenhumas

Prós em ter baixo para 2.4 ghz e ter descido 0.1v (de 1.325 para 1.225):

Temperaturas
Mais longevidade do CPU

Resultado: Fiz a escolha inteligente.

para aproveitares essas memorias mete ou a 333*9 ou 336*7 (para que o racio fique 1:1)

Cumps

Cada caso é um caso, depende das necessidades e do que queres do cpu. No entanto, estás a escrever isso numa sub-secção apenas dedicada a OC !!! :D

Além disso, os Q6600 fazem quase todos se não me falha a memoria velocidade default com 1,1v !
 
não percebi o que querias dizer Stormgiant. Explica o teu PS sff.

Em relação ao FSB, as boards aguentam bem esses 1600 MHz sem stress.

Esses 1.2V de vcore, é o valor por defeito? se é, és capaz de ter aí um excelente cpu :) mete-lhe um cooler de jeito e puxa por ele.

Não infelizmente, o meu default é 1,325V no core, esse foi o valor mínimo para conseguir o CPU estável, para os 2,4GHz consigo com 1,15V

Estás a ir bem, se bem que um pouco desviado.
Dou-te o conselho de leres bem os outros 500 topicos sobre OC em Q6600 e depois recomeça ;)


PS - Vais chegar á conclusão que não precisas de descer o multi para 7x para aproveitar a memoria a 100% ;)

Também não entendi bem :P
 
Última edição:
para o CPU aproveitar a velocidade da ram deve ter "abertura" suficiente para processar a informação - isso é o FSB

O CPU default (vulgo 266 mhz FSB) está apenas preparado para receber a largura total das memorias quando elas estão a 667mhz. ou seja, quando elas ficam a 800 ou a 1066 como as tuas veem de fabrica, a board mete as logo mais baixas. por isso é que a freq das memorias sobe quando o FSB sobe. São grandezas directamente proporcionais.

Cumps
 
para o CPU aproveitar a velocidade da ram deve ter "abertura" suficiente para processar a informação - isso é o FSB

O CPU default (vulgo 266 mhz FSB) está apenas preparado para receber a largura total das memorias quando elas estão a 667mhz. ou seja, quando elas ficam a 800 ou a 1066 como as tuas veem de fabrica, a board mete as logo mais baixas. por isso é que a freq das memorias sobe quando o FSB sobe. São grandezas directamente proporcionais.

Cumps

Sim, isso entendo, o meu problema é que eu não posso jogar muito com as memórias, a minha board só suporta 800MHz, por isso é que as tenho em downclock, e para ter as memórias em 1:1 só mesmo em 2.8GHz com multiplicador 7, não posso fazer mais OC ao CPU porque as temperaturas já estão altas, eu vou trocar de board para uma Asus P5E Deluxe e aí já posso brincar com isto mais a serio :P
 
Sim, isso entendo, o meu problema é que eu não posso jogar muito com as memórias, a minha board só suporta 800MHz, por isso é que as tenho em downclock, e para ter as memórias em 1:1 só mesmo em 2.8GHz com multiplicador 7, não posso fazer mais OC ao CPU porque as temperaturas já estão altas, eu vou trocar de board para uma Asus P5E Deluxe e aí já posso brincar com isto mais a serio :P

Posso dar uma sugestão ? mete aqui os folders do cpuz para te ajudarmos melhor. O primeiro, MEMORY e o SPD.
 
Posso dar uma sugestão ? mete aqui os folders do cpuz para te ajudarmos melhor. O primeiro, MEMORY e o SPD.

Aqui está:

memorias.jpg
 
Back
Topo