Meu OC no Q6600

Com esses 1,25v consegues mais que isso. E já voltaste aos multi 9x... :p
Não leves em consideração a temperatura do IBT para o dia-a-dia. Se atinge 70º no IBT, no dia-a-dia deve andar perto dos 60º. Mas um cooler melhor era bem vindo.

Experimenta com essa voltagem os 333*9.
 
Tentei já os 333*9 com esta voltagem, ele faz boot, mas em arrancando o IBT o pc vai abaixo.
Para fazer o IBT com 333*9 tive de meter 1.33V ou perto disso, mas as temperaturas subiram para uns 75ºC :(

P.S.

Sim, eu percebo que o pc custe a passar dos 60, o IBT é um teste mesmo exagerado, mas uso-o para jogar pelo seguro, talvez comece a fazer testes com o Prime, visto que nenhum aplicativo de uso normal ( jogos, programas ) puxe o mesmo que o Prime, já é bom para testar estabilidade penso eu.

P.S.2

Já agora, no Prime95, qual o teste que devo fazer para ver se o meu CPU está estável, estou a falar de Blend, Small FFTs, etc...
 
Última edição:
Estive aqui a testar a 2,8GHz com os 1.275v, como tenho o meu pc agora, durante 30 minutos de Prime 95 em Blend com 4 torture test threads e a temperature chegou a 55ºC, grande diferença em relaçao ao IBT :eek:

Será normal?
 
Dois ou três loops de Small FFTs (um loop acaba quando ele reinicia o tamanho do bloco de teste). Num T5600 cada loop demora cerca de 6h.

O loop não é o torture threads pois não?
É que só se eu definir 4 é que o CPU fica a 100%, os loops tenho de ser eu a controlar certo?

EDIT: Esquece, os threads é o numero de cpus a utilizar, já percebi
 
Última edição:
Ajuda P5E Deluxe

Já ouvi dizer que este efeito é normal, mas estou a acha-lo muito exagerado, por exemplo
Se eu colocar o VCore na Bios a 1.1500V no CPU-Z com o sistema em Idle aparece 1.120V, até aí tudo bem, mas se eu colocar na bios 1.367 qualquer coisa, não me recordo bem, no CPU-Z aparece perto de 1.33 ou algo parecido, também não me lembro bem, e isto está a dificultar-me o overclock, não consigo fazer melhor do que 3GHz no meu Q6600 nesta board, e estou com um cooler minimamente decente, até os 3GHz custam a estar estaveis, é um facto que estou a fazer os testes de overclock com o IBT, mas mesmo assim pensei que conseguixe melhor
Aceito sugestoes :sad:
 
WindWalker eu estava a pedir conselhos para a configuraçao da board, mas tasse bem, pensei que não tivesse a ver com este thread porque já nem tenho a board em que postei este topico, desculpa lá então ;)
 
Não reparei que a mboard era diferente. Juntei os tópicos.

De qualquer forma, há sempre uma diferença entre o valor da BIOS e o em idle indicado pelo cpu-z - acho que é o Vdroop.

Depois anda há (normalmente) uma descida quando o CPU é colocado em carga - Vdrop - especificação da Intel. Algumas mboards Asus têm uma opção na BIOS para contrariar esse efeito (Load Line Calibration)
 
Não reparei que a mboard era diferente. Juntei os tópicos.

De qualquer forma, há sempre uma diferença entre o valor da BIOS e o em idle indicado pelo cpu-z - acho que é o Vdroop.

Depois anda há (normalmente) uma descida quando o CPU é colocado em carga - Vdrop - especificação da Intel. Algumas mboards Asus têm uma opção na BIOS para contrariar esse efeito (Load Line Calibration)

Desculpa, também errei porque ainda não modifiquei o meu My System no profile

On Topic: Sim já achei essa opção e activei-a, penso ter melhorado o Vdrop, já não cai tanto quando tenho o CPU a 100%

Álguem aqui com um Q6600 G0 com VID 1,325V me consegue dizer quanto precisa para fazer 3,4GHz estáveis, ou então 3,2GHz, é que não acerto com as voltagens nem por nada, o pc crasha sempre passados uns minutos de Prime95 e passados uns segundos de IBT
 
Bom, neste momento estou com 1.38V na bios com o CPU a 333x9, temperaturas idle 38ºC, a correr prime em small ffts 62ºC

daqui para cima começo a ter problemas,consigo os 3.1GHz com esta voltagem também, mas não me interessam muito porcausa do divisor da ram, a única coisa que fiz ate agora foi ir mantendo as memorias a 1066mhz aumentar voltagem e velocidade do cpu, ainda não mexi em mais opçoes, alguem tem sugestoes para eu conseguir pelo menos os 3.2GHz estáveis em prime, tendo em conta que o cpu tem 1.325V VID

P.S. Continuo com Tjmax configurado para 100ºC e o CPU-Z a correr o Prime diz 1,304V
 
Última edição:
Parece que te calhou um CPU bastante mau, também já tive um Q6600 de VID 1.3250v e para 3.0Ghz bastava-me 1.28v.

Que voltagens tens no PLL, NB, etc...?
 
tenho tudo em auto, não sei mexer nessas voltagens :S

Só sei ir mexendo no VCore, essas voltagens tenho medo de mexer

Pois, assim é mais complicado estabilizar isso, além de que vais precisar de mais Vcore se não mexeres em mais nada.

Não dá para tirar uma foto da bios na zona das voltagens e postar aqui? Não sei bem que opções de voltagens a P5E Deluxe tem, assim o pessoal conseguia te ajudar melhor.
 
Última edição:
Pois, assim é mais complicado estabilizar isso, além de que vais precisar de mais Vcore se não mexeres em mais nada.

Pois, eu as outras voltagens não mexo porque não sei o que são e não sei quais são os valores seguros, geralmente só mexo em VCore e na Ram, meto sempre a ram a 2.1V porque é a voltagem dela para os 1066MHz

EDIT: Vou tentar a foto e colocar ;)
 
Última edição:
Aqui estão as fotos:

280320091125.jpg

280320091126.jpg
 
No CPU PLL mete o valor mais baixo que aparecer, não sei se será 1.48 ou 1.50, para 3.0Ghz deve ser mais que suficiente.

No FSB Termination Voltage tenta 1.24 ou 1.26, para 333Mhz também deve ser mais que suficiente.

O NB não sei bem, o meu chipset é P45, o X48 deve precisar de mais voltagem, mas experimenta aí uns 1.22, 1.24 ou até 1.26, pesquisa um pouco sobre os valores de referência do X48.

No NB GTL e CPU GTL mete os valores de referencia que te aparecem no canto superior direito do menu da bios.

O SB podes deixar em Auto.

Mete Disable nos dois Spectrum que aparecem no fundo.

Depois é questão de ires ajustando as voltagens todas, tenho a certeza que se ajustares bem estes valores, não vais precisar de tanto Vcore no CPU. Não posso ser muito preciso porque nunca configurei nenhuma board X48, por isso terás de ser tu a testar as voltagens.

Não te preocupes que não estragas nada, logo que as voltagens estejam dentro do aceitavel, não há perigo.
 
Back
Topo