Micro 105 VR ou 85mm F/1.8??? Duvidas e dicas para escolha... E adeus 70-300VR...

mundano

Power Member
Bem.. Antes de mais vou situar um pouco o meu problema.

Como já tinha uma 17-50, achei que o que me faltava era uma teleobjectiva e há tempos comprei uma Nikkor 70-300 VR, depois comecei a descobrir que fotos a objectos longínquos não faz minimamente o meu estilo, fotos de desporto também não e para a passarada apesar de gostar das fotos não tenho paciencia e mesmo 300 mm é relativamente curto... Pelo que o único uso que tenho dado à lente é retratos de rosto/busto, que graças à distancia focal elevada, e a um diafragma de 9 laminas ficam com um bokeh lindissimo, completamente cremoso e suave...

Mas isso é muito pouco uso para o que paguei pela lente. Assim, enquanto está nova, decidi vende-la e já tenho alguns interessados pelo que em principio na proxima semana estará vendida.


A ideia agora é usar o dinheiro para uma lente que me permita continuar a tirar retratos com bom bokeh, que foi um gosto que desenvolvi com esta lente, mas queria uma lente mais luminosa e que ao mesmo tempo me dê outras possibilidades.


Assim estava a pensar numa Nikkor Micro 105 VR, que pelo que li tem um bokeh bastante bom. Tem VR e melhor de tudo é uma lente macro, o que abre toda uma nova gama de oportunidades.

Só que tenho algumas duvidas quanto à utilização da lente fora do mundo macro. Não será demasiado pesada? A focagem é suficientemente rápida para ser util em retratos? Se alguém com uma lente destas me pudesse dar umas dicas agradecia imenso.

Há ainda as alternativas da Tamron/Sigma e Tokina, que financeiramente são mais interessantes, mas com uso do motor de focagem da máquina será que fora das fotos macro conseguem focar com rapidez suficiente?

E por fim, uma lente de 105 mm não se torna demasiado longa para utilização em retratos? Em interiores é possivel fazer alguma coisa?


Por outro lado também me passou pela cabeça a ideia de comprar uma 85mm F/1.8, que seria talvez mais indicada para retratos, mas serviria só mesmo para isso... Enfim, e apesar de ser mais barata do que a 105VR a verdade é que eu como amador não me quero dar ao luxo de começar a investir em lentes demasiado especificas para não acabar com uma mochila com uma dezena de lentes.

Será que as vantagens no que toca a retratos desta lente em relação a uma 105VR compensam o facto de perder as capacidades de fotografia macro?


Enfim... Como podem ver sou uma alma turturada pelas duvidas que precisa que alguém lhe dê alguma luz para não me voltar a espetar numa lente que não serve os meus propositos...
 
Última edição:
Eu ia para a 85mm por causa do 1.8 que faz toda a diferença em interiores.

Se gostas de retratos não é o VR que te vai safar porque qualquer sorriso, movimento da cabeça por parte do modelo treme logo a foto.

Mas eu também sou suspeito porque macro não me interessa embora goste de algumas fotos não é coisa que me fascine ou tire de casa.
 
a nikkor 85mm f/1.8 é uma objectiva fantástica. eu adoro-a simplesmente. não tenho uma, ainda, mas um amigo com quem costumo ir fotografar tem e é uma objectiva perfeita para retratos, tanto em interior como exterior.

a 85mm tem três vantagens, a maior abertura (melhor bokeh), a maior velocidade de AF e a distância focal ideial (na minha opinião) para retratos.

a 105mm VR é uma excelente objectiva macro, também tem um bom bokeh (mas não é excelente) e tem VR. o AF não é tão rápido como o da 85mm, mas consegue ser muito boa quando comparado a outras objectivas macro (tamron, tokina, sigma).

se também estiveres a pensar fazer macros, não precisas pensar duas vezes.. senão, o preço e o dobro do peso é capaz de fazer diferença. :P
 
A grande questão é que a vida tá difícil, o dinheiro não cai do céu e queria evitar comprar uma lente especifica para cada assunto...

A ideia é encontrar uma lente versátil, que servindo fundamentalmente um propósito sirva para desempenhar ocasionalmente outras tarefas de forma competente.

A Micro 105 VR seria fundamentalmente para retratos, fotos de pormenores arquitectonicos e esse tipo de assuntos, que penso que com uma 85mm F/1.8 também faria. E a juntar a isso teria as capacidades fantasticas desta lente para macro-fotografia.

Não duvido que esquecendo a macro-fotografia uma 85mm seria uma lente mais indicada.


Enfim, estou mesmo como o tolo em cima da ponte, não sei para que lado vá...
 
Permite-me discordar, mas ao quereres ter essa lente encarando-a como capaz de retratos e macrografia, acabarás por cair num erro de ficar com uma lente que em retratos, não é má, e em macro, excessivamente capaz.
Passo a explicar, está visto que retratos é a tua ideia. Ora uma 105mm é uma lente que se torna restritiva, principalmente em interiores. Creio que concordarás comigo neste ponto.
Ora, estando visto que a macro é uma área de recente interesse (?), não será à partida tão explorada, ou pelo menos terá tanto destaque como teve a 70-300VR que queres vender, ou seja, "pouco".

Não digo que seja fácil ter lentes para tudo, e sou dos primeiros a procurar uma lente que sirva vários propósitos, mas repara que ao comprar uma 105mm não ficas com a capacidade intocável da 85mm para retratos, e ganhas a ilusão de macrografia, que no fundo irás usar esporadicamente (presumir).


Por isso, no meu entender, a 85mm seria a opção a seguir ;)
 
Pois.. Macro nunca terá tanto interesse como retratos. Mas é algo que também me interessa... E se agora for para uma 85mm F/1.8 não perco a ideia de uma lente macro e daqui a algum tempo provavelmente andarei à procura de uma Sigma ou uma Tamron Macro.

Agora, se me disserem que a 105VR é uma má lente para retratos eu esqueço isso por agora e vou para uma 85mm F/1.8. Mas se pudesse fazer as duas coisas com a mesma lente, era uma maravilha..
 
Nabo, essa da velocidade de focagem deixa-me algumas dúvidas, não digo que não é verdade, mas a 105 tem o sistema AF-S, que regra geral é sinónimo de velocidade.
De qualquer das maneiras, pra responder aqui ao mundano, a 85 1.8, apesar de não estar ao nível da lendária 85 1.4, é uma excelente lente de retratos. A 105 é uma excelente lente para macro, que também não se safa nada mal nos retratos, mas não foi para isso que foi pensada (a micro que gostei mais para retratos que já vi foi a 60mm).
Tu agora é que tens que escolher, principalmente pela distância focal que mais te agrada e mais usas, porque vais ter resultados bastante bons com qualquer uma das lentes, embora as 85mm estejam realmente numa classe à parte para retratos.
Digo-te já que nunca usei uma 85mm 1.8, mas só ouço dizer bem do bicho, já a 1.4, merece realmente a fama que tem! Também ando com uma 105mm emprestada, mas acho que tá com algum problema porque a focagem daquilo é esquisita, às vezes fica presa a fazer hunting e depois nem sempre permite usar os 2.8, mas como disse, acho que está com problemas..
 
Também ando com uma 105mm emprestada, mas acho que tá com algum problema porque a focagem daquilo é esquisita, às vezes fica presa a fazer hunting e depois nem sempre permite usar os 2.8, mas como disse, acho que está com problemas..
ligas o limitador de focagem em AF quando não queres fazer macro? o hunting é normal, é uma objectiva macro, tem de focar ao longo da extensão até 1:1 para aí.. daí ser normalmente mais lenta que uma objectiva "normal" e daí existir normalmente um limitador de focagem, para o AF só ir de "um plano" ao infinito e permitir um melhor uso não-macro. para macro o ideal é mesmo focagem manual..

em relação a não poder usar sempre o f/2.8, acho que não vou conseguir explicar, por isso o melhor é leres este link: http://www.nikonians.org/forums/dcboard.php?az=show_topic&forum=146&topic_id=13313&mesg_id=13313 não te preocupes que a objectiva não está avariada, desde que foques ao infinito e ela aí faça f/2.8.. é assim em todas as objectivas macro.
 
Desculpem a invasão do tópico, mas já que estão a falar de macro, acham que a Nikkor 60mm f/2.8 vale a pena, já que tenho oportunidade de a adquirir a metade do preço (cerca de 200 euros)? Pelo que estive a ler é uma lente magnífica.

ps: é a versão antiga, não a actual. Não terei focagem auto na D40, mas isso não me atrapalha.
 
Sim, é normal que com ampliações maiores não consigas usar 2.8 em objectivas macro, em algumas é mais problemático que noutras, pelo que sei.
Essa 60mm também é óptima.

Agora para a pergunta originial, acho que o que tens de decidir é mesmo se queres fazer macro ou não. A 105VR foca rápido ( talvez não tanto como a 85, não sei ) e tem muito boa IQ . O que perde para a 85 é peso e 1.8, claro. Basicamente qualquer uma te serviria bem como tele, mas a 105 com VR para objectos estáticos e macro, e a 85 por ser ainda mais rápida, tens de decidir qual é a tua prioridade. Quanto a quereres saber se a 105 é útil em espaços pequenos, põe a 70-300 a 105mm e experimenta, o mais provável é que onde não consegues usar a 105 também é dificil usar a 85. Se o uso nº1 for retratos acho que qualquer uma das duas fará um óptimo trabalho, tens é de escolher: 1.8 ou macro e VR.
 
Última edição:
Quanto a quereres saber se a 105 é útil em espaços pequenos, põe a 70-300 a 105mm e experimenta, o mais provável é que onde não consegues usar a 105 também é dificil usar a 85. Se o uso nº1 for retratos acho que qualquer uma das duas fará um óptimo trabalho, tens é de escolher: 1.8 ou macro e VR.


Por acaso ontem já tive a experimentar com a 70-300 primeiro nos 85mm e depois nos 105mm.. Cheguei à conclusão que com qualquer uma delas em interiores só conseguirei retratos de rosto, e não pode ser em sítios muito apertados, mas em interiores a minha Tamron 17-50 F/2.8 será quase sempre uma escolha muito mais polivalente, já que permite fotos de grupo (embora não aprecie muito o efeito grande angular em pessoas), individuais, de busto e nos 50 mm é uma boa lente para fotos de rosto... Em exteriores, entre 85mm e 105 mm é uma questão de dar um passo e meio à frente ou atrás...


Enfim, a única coisa certa na minha cabeça é que na próxima 5ª vou entregar a 70-300 VR e receber o dinheiro.

Depois logo decido o resto, mas a 105VR será provavelmente a escolha.
 
Back
Topo