Micro HiFi até 400€ - DENON D-T1 ou D-M41?

Pedro sem nome

Power Member
Tal como o título indica ando à procura de uma mini / micro HiFi para uma sala pequena e venho aqui pedir a vossa ajuda nesta decisão.
A ideia é ligar a box da meo, TV, consola e telemóvel por BT. Tem que ter rádio FM e CD.
Como opção pode ter entrada USB.

Valorizo a qualidade de som e o design.

Estou inclinado para os sistemas da DENON. Será que o D-T1 é suficiente para uma sala? Ou por mais 150 euros, vale a pena trazer o D-M41?

Ora, alguém que tenha estes modelos me possa dar uma ajuda na decisão?
Ou se tiverem alguma ideia de alternativa seria uma ajuda.

Obrigado.
 
Última edição:
Se chega para a tua sala dependerá dos volumes a que gostas de ouvir e da dimensão da sala. Para uma sala até 30m2 e para quem apenas goste de ouvir a volumes moderados, diria que a D-T1 chega (e é mais bonita IMHO). A D-M41 além de mais potente, tems mais algumas coisitas incluindo saída para subwoofer (caso mais tarde queiras ter um som mais cheio nas baixas frequências).

Mas como o teu orçamento vai até aos 400€, eu metia mais 30€ e consideraria antes o Yamaha MCR-N470 - francamente superior, mais potente, mais bonito, e já com funcionalidades de network streaming.

EDIT: foi pena pois a N470 esteve por 360€ na BF na amazon.es - Está por 399€ na amazon.it mas sem stock. O melhor preço que vi com stock foi de 429€, mas poderá haver mais barato.

EDIT2: Ora bolas, peço desculpa.. o N470 não tem entrada digital, só o modelo acima que é muito mais caro (N670). Assim ficarias limitado a ligar a TV a isto via analógico (provavelmente ainda tinhas que comprar um DAC, já que a TV só deve ter saída digital). É pena, pois é um aparelho muito porreiro.

EDIT3: Como alternativa tens a Yamaha MCR-B270 por 285€, sem network streaming, mas com entrada digital e saída de subwoofer. (tens ainda a versão B370 com colunas lacadas a preto brilhante por 339€ - em tudo o resto é igual)
 
Última edição:
Desde já obrigado pela resposta.
A sugestão da Yamaha parece-me interessante e o esforço monetário não seria muito grande. Pena não ter entrada digital.

A micro HiFi seria para substituir uma velha aparelhagem Aiwa. De facto costumo ouvir música com volume muito moderado, diria até baixo. Por isso valorizar mais a qualidade que a potência de som.

Esta AIWA apenas tem entrada analógica e é onde ligo todos os meus dispositivos com recurso a um comutador analógico e DAC de dispositivos que não têm RCA. E como já estou farto de tanto fio, queria mesmo aproveitar as ligações digitais e o BT.

Vou ver se estes dias me desloco a lojas com os equipamentos em exposição e testo in loco o som e o feeling de cada uma.
 
Não é uma escolha fácil. Mas acho que optava pela Yamaha por alguns motivos: acho-a mais bonita, parece-me ter melhor construção e tem saída para subwoofer. Num sistema destes os graves são sempre um pouco anémicos - um subwoofer jeitoso virá dar uma dimensão completamente diferente ao som.

No entanto, sem subwoofer a resposta das colunas do Denon poderá ser ligeiramente melhor em em graves . Isto olhando para as specs, que valem o que valem... a diferença é também muito pequena, 50Hz nas do Denon vs. 60Hz nas do Yamaha. Provavelmente isto será a -6dB, pelo que efectivamente estas colunas devem andar ali na casa dos 80-100Hz de resposta de graves. Qualquer subwoofer compacto consegue descer aos 30-35Hz o que faz muita diferença). Dito isto, há subwoofers que não precisam de saída dedicada, pois usam o sinal de coluna (REL, BK, MJAcoustics, etc).

Mas provavelmente iria ver e ouvir ao vivo antes de comprar
 
Última edição:
Reanimando aqui o tópico.
Não comprei aparelhagem pois houve outra prioridade na altura.

Estou agora a namorar a Yamaha MCR-N670.
Custa à volta de 800 euros.

Será que este conjunto justifica o dobro do valor do que por exemplo uma denon D-M41?

Que colunas aconselham para fazer par com a Denon? A sala tem uns 30 m2 e gosto de ouvir house/techno e ver uns filmes com bom bass.

Seria de apostar num sub wofer?

Obrigado.

@miguelbarroso alguma sugestão?
 
Reanimando aqui o tópico.
Não comprei aparelhagem pois houve outra prioridade na altura.

Estou agora a namorar a Yamaha MCR-N670.
Custa à volta de 800 euros.

Será que este conjunto justifica o dobro do valor do que por exemplo uma denon D-M41?

Que colunas aconselham para fazer par com a Denon? A sala tem uns 30 m2 e gosto de ouvir house/techno e ver uns filmes com bom bass.

Seria de apostar num sub wofer?

Obrigado.

@miguelbarroso alguma sugestão?
Gosto muito das Wharfedale Diamond 220. Um subwoofer vale sempre a pena.
 
Aproveitei a dica das wharfedale e acabei por comprar a HiFi Denon D-M41 com um par de colunas Wharfedale Diamond 12.0 e estou bastante satisfeito. Mais tarde irei aplicar um Subwoofer passivo da Technics para reforçar os graves. O estrago na carteira ronda os 500 euros.
 
O meu maior receio seria danificar algo, mas o vendedor disse-me que não havia problema.

Acho que não perco nada em experimentar. Caso não resulte pondero um subwoofer ativo. O equipamento tem saída dedicada.
 
mas o vendedor disse-me que não havia problema.

Claro que disse... :facepalm:

A maioria dos vendedores hoje em dia, só sabem mesmo é vender, e muitos nem isso... :headsh:

A não ser que eu esteja a ver mal a coisa, o que é sempre possível, um subwoofer passivo, em termos de ligações, é como uma coluna normal, precisa de ser ligado a um amplificador. A ligação de subwoofer que essa Denon tem é um pre out, o que quer dizer que se destina a ser ligada a um amplificador, que no caso seria ao amplificador que um sub woofer activo já tem incorporado.

Resumindo, ou há qualquer coisa que me está a escapar, ou não vejo jeitos de ligar essa Denon a um sub woofer passivo...
 
Ligação do amplificador para as colunas entram no subwoofer, que tem crossover embutido e tem respetivas saídas para as colunas. Tinha assim ligado numa aparelhagem velha e funcionava.

Há algum risco de estragar o material?
 
Um subwoofer passivo com crossover e saídas para colunas? Estranho... Nunca ouvi falar em tal coisa... Ele já é assim de origem, ou foi alguma invenção?
Lá está, como eu disse, pode sempre estar algo a escapar-me.
 
Ora bem, estive a dar uma olhadela nas características técnicas do bicho.

E parece-me que não tem ponta por onde se pegue. Acho até que chamar-lhe subwoofer é um grande exagero daquilo que ele consegue fazer. Aquilo basicamente são 2 woofers de 14 cm montados numa caixa de subwoofer. A extensão de graves é 40 hz a -10dB. Qualquer boa coluna monitora que não seja muito pequena consegue melhor do que isso, e nem é um subwoofer. Um subwoofer decente vai conseguir descer abaixo dos 30 hz, e é a -3 dB, não é a -10 dB. A -10 dB descerá abaixo do 20 hz. A única situação em que ele talvez tivesse alguma utilidade, e parece-me que ele foi feito com essa utilização em mente, seria para usar num sistema baseado naquelas colunas satélite bem pequenas, que não têm ponta de graves. Mas até nessa situação, qualquer subwoofer decente vai fazer muito melhor serviço, e sem qualquer risco de sobrecarregar o amplificador, porque será activo, tem o seu próprio amplificador.

Portanto, ele pode ser ligado como pretendes, mas não te vai dar os graves que um verdadeiro subwoofer dá, e vais estar a prejudicar a qualidade de som e mesmo a arriscar queimar qualquer coisa, de cada vez que subires o volume, porque a Denon tem uma potência modesta, foi feita para amplificar 2 colunas normais e não mais do que isso.

Resumindo, o que eu faria no teu lugar seria arranjar um subwoofer decente, nem precisa ser muito grande nem caro, acho que qualquer um vai fazer muito melhor serviço do que esse. Se o orçamento é curto, é preferível ir buscar um usado ao olx, ou algo do género. Se mesmo assim achares que é despesa a mais para agora, é preferível esperar algum tempo e depois arranjar algo como deve ser.
 
Excelentes observações.

De facto sempre o usei numa aparelhagem secundária e até dava aquele pouquinho de graves que as colunas originais não conseguiam. Se calhar puxei de mais pelo sistema e o uso do sub acabou por queimar um dos canais. Estamos a falar de material com 20 anos.

A aparelhagem entretanto ficou encostada e agora é que me lembrei de reaproveitar o sub.

Acho que vou fazer o que sugeres. Mais tarde compro um subwoofer ativo e esqueço este.

Obrigado!
 
Back
Topo