1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Micro-reactor nuclear da Toshiba

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 19 de Dezembro de 2007. (Respostas: 40; Visualizações: 5804)

  1. blastarr

    blastarr Power Member

  2. JfoxPT

    JfoxPT Banido

    isso era brutal...:009:

    se for mesmo pequeno e tiver bem protegido( o reactor) é uma medida bastante economizadora
     
  3. davidjpb

    davidjpb Power Member

    O problema era só ser economizadora a longo prazo, porque o preço disso havia de ser baixo havia...

    Mas se fosse mesmo tão seguro como eles dizem não me importava de ter um no quintal pa aí a 50m de casa (pelo sim pelo não)
     
  4. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Blastarr, não tou a ver isso ser aplicado em fontes de alimentação :D well, sempre podemos pensar numa OCZ NuclearStream de 10000w (ou 10 kw) :D

    Muito, muito interessante... Embora não seja economicamente viável para single home (200 kw ainda é muita fruta, dava para umas 28 casas (considerando 30 amperes por casa e factor de potência unário), mas pode servir e bem para um bairro inteiro ou um edifício.

    Vamos ver é a questão da segurança e depois será que muita gente estava disposto em ter um reactor nuclear debaixo do chão da casa, por mais seguro que pareça? Ainda que não utilize materiais radioactivos clássicos, como o Urânio e Plutónio. Só a palavra nuclear deixa muita gente a morrer de medo e a brigada anti-nuclear a bater o pé e berrar pelas ruas.

    PS: Ainda que isto esteja a ser desenvolvido por uma empresa mais voltada para a Informática, trata-se de uma solução de energia geral e não uma aplicação prática para informática (ok, sempre pode pensar nas tais OCZ nuclearstream ou datacenters 100% autónomos :D), não era assunto pro Geral?
     
    Última edição: 19 de Dezembro de 2007
  5. davidjpb

    davidjpb Power Member

    Pelo menos a Toshiba tinha de gastar muito menos dinheiro com a energia, e como não gastavam tanto podia ser que os portáteis deles começassem a sair mais baratos (ou talvez não)
     
  6. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Tás a ver que esta tecnologia não destina a fazer baterias para portáteis nucleares por agora, hum?

    É um projecto de um mini reactor, capaz de servir para servir edificios inteiros ou blocos de casas ;)

    Não estou a ver isso ser aplicado em baterias a curto prazo.
     
  7. davidjpb

    davidjpb Power Member

    Eu tava a falar da diminuição de custos com energia, e falei de portáteis porque foi a primeira coisa da toshiba que me veio a cabeça.

    Mas não era eu que ia andar com uma bateria NUCLEAR na mala... :p
     
  8. zer0

    zer0 [email protected] Member

    Será que faz micro sindromes da china?
     
  9. JfoxPT

    JfoxPT Banido

    se equipam os porta-aviões e os submarinos com essa tecnologia, pq n haveriam de a instalar tmb em prédios e moradias?? bastava que estivesse a uma certa distancia das casas e protegida por qq cena e se calhar até era bastante viável...

    o problema é mais moral que propriamente tecnológico e financeiro...
     
  10. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    1º, porta aviões e submarinos utilizam reactores do mesmo "género" que as centrais nucleares, este mini reactores são bem diferentes em funcionamento ;) depois são dispositivos militares,s logo aqui não tem ninguém a protestar "NÃO AO NUCLEAR NO MEU QUINTAL". Depois, porta aviões e submarinos precisam de quantidades absurdas de p0wer, ao nível de uma média cidade.
     
  11. Mordorr

    Mordorr Power Member

    Qual edificios qual que...

    Qd acabasse o petróleo, arranjava uma daquelas banheiras Americanas, espetava la com isso, e era ver aquilo dos 0-200 em 1 segundo:p:p

    Era muito KW, a bombar...lolol
     
  12. jalves

    jalves Power Member

    Honestamente penso que a solução apresentada seja viavel a ao nível empresarial, quanto à segurança toda a gente sabe que as novas centrais nucleares de terceira geração são seguras e bem toleradas.
    O unico contra que vejo no futuro desta ideia, que não deve passar disso, é os tubarões do sector energetico, se não conseguirem copiar ou comprar barram simplesmente a ideia.
     
  13. theforbidden1

    theforbidden1 Banido

    A Toshiba é grande e tem força demais para ser intimidada pelos tubarões da energia. É claro que o poder instalado vai tentar eliminar a concorrência o que pode levar a vários anos de tribunais até o produto ser comercializado, até lá as RENs e EDPs vão enchendo o badulho
     
  14. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Não sei porque os tubarões do petróleo podem atacar aqui. O petróleo, como geração de energia é pouco significante hoje em dia... Este projecto destina unicamente a produção de electricidade.

    [​IMG]
     
    Última edição: 29 de Dezembro de 2007
  15. Nufiol

    Nufiol Power Member

    O Medo é mais forte

    Por mais seguro que seja, ou venha a ser, psicologicamente é quase como uma bomba.
    Ninguém vai querer ter um reactor na cave, com medo que o filhos nasçam com 4 olhos e 3 tomates ou de vir a ter cancro das unhas dos pés. Ou pior, ter uma mini-Chernobyl lá em casa :004:
     
  16. Soldi3r^^

    Soldi3r^^ Power Member

    Pois também acho que a maior parte das pessoas pensam assim...
    E para mudarem essas opiniões têm que convençer muita gente de que não há problemas de segurança...
     
  17. BiozzZ

    BiozzZ Power Member

    .

    Eu não sei até que ponto vai ser viável ter uma mini centra nuclear em casa, e depois os resíduos? Se já com as actuais centrais nucleares não se sabe o que se há de fazer quanto aos resíduos, imaginem o colapso ambiental que esta tecnologia poderia provocar. Já que acho quase impossível controlar os resíduos de tantas fontes de alimentação para uso pessoal. Não sou nenhum perito na matéria, mas pelo menos é a minha opinião :S
     
  18. apoc

    apoc Power Member

    primeiro a noticia não diz nada ... e sinceramente baterias de litio de 40 anos ... realmente anda tanta gente a estudar celulas de combustivel e fusão a frio para agora simplesmente alguém chegar a conclusão que é melhor ter algo similar a uma pilha de relogio gigante ... por favor isto vai ter tanto sucesso como os carrinhos de rolamentos em 2015 ...

    é um micro-reactor .. qd se pensa em reactor pensa-se logo em nuclear e radiaçao ...

    um reactor é um local onde ocorre algum tipo de reacçao quimica ... neste caso temos um isotopo de litio q capta electrões por processos de excitação e os liberta atraves de um processo inverso criando um corrente electrica ... sim é verdade q os isotopos tem radioactividade mas existem varios tipos de radiação e so duas ou tres fazem realmente mal a saude ...

    este tipo de reactores não rebenta ... pode aquecer .. pode provocar falhas eléctricas mas explodir pouco provável ...

    é um centro reaccional por assim dizer ...

    em suma ... preciso de mais dados para ser mais concreto ... conheço varios tipos de reactores .. e alguns dos piores a unica coisa q fazem é umas queimaduras aos abelhudos ...

    qt a toshiba ... a emtec antiga BASF era uma das maiores industrias quimicas e farmaceuticas do mundo .. no entanto o pessoal so se lembra das disquetes e cassetes vhs ...
     
  19. theforbidden1

    theforbidden1 Banido

    a mim está-me a querer parecer que estes sistemas só vão ser só para povoações (e mordias de ricaços) afastadas do mundo. Nas zonas urbanas o espaço é muito caro logo a viabilidade economica desta solução é muito questionável.
     
  20. davidjpb

    davidjpb Power Member

    é que caso não tenhas lido são reactores muito pequenos, tipo 6x2m, logo acho que não ia haver muito problema nas zonas urbanas (excepto se os vizinhos descobrissem que alguém tinha uma coisa destas em casa)
     

Partilhar esta Página