Micro-reactor nuclear da Toshiba

é que caso não tenhas lido são reactores muito pequenos, tipo 6x2m, logo acho que não ia haver muito problema nas zonas urbanas (excepto se os vizinhos descobrissem que alguém tinha uma coisa destas em casa)

6x2 são 12 metros quadrados... isso custa quanto? Quantos anos de electricidade podias comprar á EDP com esse dinheiro? Para quantos anos dava para cubrir a diferença de preço (reactor/edp)?
 
[SIZE=+1]Fusão Termonuclear Controlada
[/SIZE]A fusão termonuclear poderá tornar-se uma nova e considerável fonte de energia com vantagens intrínsecas:
  • os combustíveis de base (D, Li) são não radioactivos, abundantes e distribuídos de uma forma bastante uniforme na crosta terrestre,
  • a combustão não se pode prolongar de uma forma descontrolada, pois se parar a injecção de combustível fresco, a quantidade de matéria para a fusão presente no reactor só permite o seu funcionamento durante algumas dezenas de segundos,
  • os problemas dos resíduos são limitados: não existem cinzas radioactivas, e o tratamento dos gases não queimados é feito no local. Com uma selecção rigorosa dos materiais constituintes do reactor, o armazenamento dos componentes da estrutura macânica, que irão ser activados pelos neutrões, poderá estar limitado a menos de 100 anos.
6Li + n -> 4He + T + 4.86 MeV
7Li + n -> 4He + T + n - 2.5 MeV
p9.jpg

No núcleo do reactor as reacções de fusão ocorrem a mais de 100 milhões de graus. O hélio, confinado, aquece o combustível novo, sendo em seguida arrefecido e extraído da câmara; os neutrões atravessam a parede e interactuam com o lítio contido na cobertura do reactor, regenerando o tritio que é assim produzido in-situ. Um fluido transportador de calor circula na camada fértile leva o calor para produzir electricidade.

Fonte: ist.utl.pt

Olá pessoal, vim acrescentar um pouco mais de informação... é verdade que muita gente pensa que nuclear significa perigo, digam a essas pessoas que existe radioctividade boa, que previne muitas doenças de não se proliferarem pelo mundo, e que existe uma radioctividade natural.. praticamente tudo imana radioctividade...

Estamos a falar de uma reação de fusão, com um tempo de semi vida muito pequeno e não auto-sustentavel...
 
a micro geração de energia é que vai ser o futuro ;)
pequenas centrais que tornam aldeias independentes e sustentaveis, e ainda vendem energia à rede :)
 
Hummm, parece-me uma excelente solução para pequenos condomínios e até mesmo para pequenas explorações agrícolas.
Se isto alguma vez vir a luz do dia deverá ser caríssimo e talvez por isso seja de dificil implementação.

A micro-geração é cada vez mais uma realidade e será talvez o futuro de uma boa parte da energia mas se isto fosse implementado seria um duro golpe nas empresas produtoras/distribuidoras de energia.

Cumps.
 
Tens razão, com um gerador destes em casa dava para pôr o prédio todo a comprar a tua electricidade, por isso acho que passado 1/2 meses já estavas feliz de ter arranjado espaço para o pôr

E achas que as pessoas preferiam comprar a ti ou á EDP? a energia tinha que ser bem mais barata porque a EDP consegue manter estabilidade da rede, já tu...
 
Uma pergunta: Isso não levanta riscos para a saúde da população mundial em geral? O problema será as fugas de radiações em caso de acidente e o risco de isso ser usado como arma...
Responda quem puder.
 
Uma pergunta: Isso não levanta riscos para a saúde da população mundial em geral? O problema será as fugas de radiações em caso de acidente e o risco de isso ser usado como arma...
Responda quem puder.

os reactores nucleares de facto tem aquela 'chatice' de serem perigosos num caso de fuga ou meltdown :D mas com o tempo tornaram-se muito seguros e sao bem capazes de ser das fontes de energia mais fiaveis..(tambem nao ha assim tantas centrais nucleares, e se calhar vem daí a baixa taxa de problemas :p)

fugas do nucleo claro que sao possibilidades, isolar o nucleo nao é uma ciencia do outro mundo, mas mesmo assim suponho que passando de mega-centrais para micro-reatores-domesicos o controlo de qualidade deverá ser abusadinho...

risco de ser usado como arma, por acaso nunca me lembrei disso, sendo até relativamente pequeno será mais "acessível" que uma grande central. mas tenho em conta a pequena ilustraçao do dito cujo, o rector estara enterrado no quintal, para alem de isolado e bem protegido, de modo que dificultar acessos nao será muito dificil.

se o acesso esteiver limitado a alguem da 'empresa' que o fornecer sera mais uma medida de proteçao... mesmo de alguem curioso :D
 
O problema é que se alguém decide "arranjar" para ai uns 500 micro-reactores.... Isso daria para uma arma nuclear suficiente potente....
Mas esperemos: Para se fabricar e comercializar isso vai ser preciso uma licença, ora ai será que eles a vão conseguir? tenho as minhas dúvidas.....
 
O problema é que se alguém decide "arranjar" para ai uns 500 micro-reactores.... Isso daria para uma arma nuclear suficiente potente....
Mas esperemos: Para se fabricar e comercializar isso vai ser preciso uma licença, ora ai será que eles a vão conseguir? tenho as minhas dúvidas.....

Exacto, parece-me a mim desde já uma má ideia, ter reactores nucleares, para uso doméstico, mesmo assim aprovo mais as centrais nucleares, porque isso requer manutenção, e tanta coisa para o Irão não ter poder nuclear qualquer que seja o fim dele, e agora era só o que faltava começarem a comercializar disto para o público...
 
O problema é que se alguém decide "arranjar" para ai uns 500 micro-reactores.... Isso daria para uma arma nuclear suficiente potente....
Mas esperemos: Para se fabricar e comercializar isso vai ser preciso uma licença, ora ai será que eles a vão conseguir? tenho as minhas dúvidas.....

n tem ,fundamento nenhum .
Pagas a factura da agua em litros ou outro tipo de medida maior ,n é em gotas de agua ,é uma comparaçao um bocado parva ,mas da pa entender
 
6x2 são 12 metros quadrados... isso custa quanto? Quantos anos de electricidade podias comprar á EDP com esse dinheiro? Para quantos anos dava para cubrir a diferença de preço (reactor/edp)?
errrr.......... lol
O que ñ falta aí são geradores em prédios com 4x2m ou ainda maiores :) Só pra ñ dizer que um posto de eletricidade subterraneo instalado num prédio ( banal em qualquer prédio novo de lisboa que já tenha uma dimensão média) poderia conter um gerador com folga :P
Acredita, espaço ñ é um problema..... sacrifica-se 4 lugares de estacionamento e já está....40~50m2 numa cave qualquer.
 
Esse reator infelizmente nao usa fusao =/ hoje na maioria reatores a fusao sao prototipos que duram pouco tempo... ou seja, ainda sao imposiveis de se criar por razoes do tipo:

Nenhuma substancia no mundo é capaz de suportar a temperatura necessaria ao processo de fusao... (de 16000 graus C para cima)

o processo desenvolvido hoje para um reator do genero funcionar procura a possibilidade de criar uma força que mantenha a substancia suspensa e fora de contato com qualquer coisa atravez de grades campos magneticos, tipo tentando imitar a extrutura criada pela gravidade de uma extrela em uma porçao de substancia beeeem menor... Infelizmente isso gasta mais energia que um reator de fusao de hoje produz... levando os cientistas a estudarem o assunto =/

o que comprova o fato de ser a fissao eh que esse reator usa uma substancia muito complexa... pesada e logo radioativa... um composto de lithio RADIOATIVO... no processo de fusao o sol por exemplo usa hidrogenio... a substancia mais simples do universo, logo facil de se lidar em fusao pois sua massa é pequena dos nucleos que nao se repelem tanto... uma estrela por exemplo aguenta "fundir" hidrogenio, depois helio, depois carbono e entao formar um nucleo de ferro onde a estrela ja nao tem mais condiçoes de sustentar a reação,

esse processo funciona assim, o hidrogenio ao sofrer fusao formar helio, o helio se concentra em camadas mais internas da estrela, sofrendo mais presão e gerando mais calor propicia a fusao do helio que forma carbono... que gera o ferro no mesmo processo porem o ferro se concentra no nucleo da estrela a temperaturas absurdas... mesmo assim a estrela nao consegue "metabolizar XD" o ferro... o nucleo vai se contraindo devido a massa e gravidade... as camadas externas vao se expandindo... ateh que esse processo cria um colapso onde o nucleo nao pode ser mais sustentado e esse ou entao colapsa sob si proprio (buraco negro) ou entoa as camadas externas expandem tanto que a estrela se extingue e o nucleo solidifica.. ou vira uma ana branca =/ estrela de neutros

Essa substancia precisa de bastoes controladores de reação como diz a toshiba.. isso so se usa em reações radioativas de fissao que podem ser catastroficas...

logo se esse reator apresentar defeito de fabrica ou qualquer pequeno problema como um bastao absorvedor de neutros trincado que seja... a reação pode se desregular e partir para um processo em cadeia de aceleração...

as usinas que temos hoje tem um reator muito pequeno tb... mas vcs ja viram o investimento em segurança? esses reatores para serem refrigerados sem nenhum risco de super aquecerem e durarem mais de 100 anos apresentam extrutura gigante para refrigeralos e grandes bastoes reguladores...

O interessante desse reator da toshiba eh que vc nao precisa de nenhum Homer Simpson para operalo uahahuauh XD

mas mesmo assim nao foi uma ideia tao infeliz da toshiba apesar te tudo mas... =) com certeza se isso sair algun governo vai berrar =/

Fora que com certeza vai ser bem caro...

------------------------------

PS : para os que acreditam que da pra fazer arma nuclear com tudo, calma auhahuauh

o composto usado pela toshiba apresenta um péssimo rendimento para uma arma nuclear, nao seria muinto "possivel" ... é mais facil fabricar uma bomba de hidrogenio ou entao uma bomba atomica normal...
 
Última edição:
O que ñ falta aí são geradores em prédios com 4x2m ou ainda maiores :) Só pra ñ dizer que um posto de eletricidade subterraneo instalado num prédio ( banal em qualquer prédio novo de lisboa que já tenha uma dimensão média) poderia conter um gerador com folga :P
Acredita, espaço ñ é um problema..... sacrifica-se 4 lugares de estacionamento e já está....40~50m2 numa cave qualquer.

PS : para os que acreditam que da pra fazer arma nuclear com tudo, calma auhahuauh

o composto usado pela toshiba apresenta um péssimo rendimento para uma arma nuclear, nao seria muinto "possivel" ... é mais facil fabricar uma bomba de hidrogenio ou entao uma bomba atomica normal...

estudas te engenharia nuclear ,ou copias te o artigo ,qualquer um se quiser saber mais sobre o assunto ,procura ,
nao li o teu artigo todo nem recomendo ,so mesmo quem esteja dentro da mesma area q tem interesse logo eu n estou ...

é verdade o q o neo disse , e q nao me lembrava
este é um investimento q n vai caber caso aconteça a um particular/morador ,mas sim a um engenheiro /empreiteiro .

sao "luxos" ,pouca gente tem na garagem um sitio onde pode lavar o carro , nao é dispendioso demais ,serve as pessoas e marca a qualidade do construtor.
 
Com certeza nao é de tamanho interesse a ninguem mas como sabemos a toshiba nao é lider de qualidade em produtos, confiar a liberdade de fabricação relativamente em maça de geradores nucleares para essa empresa é um pouco pra nao dizer nada agradavel para qualquer organização mundial ou até governamental...

O maior problema da fusão nuclear nao vai ser quanto a uma explosao... isso até poderia ser detido... porem NAO existem substancias que consigam deter neutros com segurança caso ocorra qualquer problema... o neutron é uma particula com potencial muito penetrante podendo passar por substancias como chumbo com relativa facilidade... na guerra por exemplo bombas especiais podem ser usadas com esse efeito, elas nao produzem explosoes massivas, porem liberam muitos neutrons, que nao destroem praticamente nada, modificam apenas substancias organicas ou seja, matam pessoas =/

Do meu ponto de vista, algo que eu acredito que ninguem ainda disse nesse topico eu acho que a toshiba esta indo longe de mais, geradores nucleares nao sao tecnologia para estar a mao do comercio popular... São coisas que devem ser executadas pelo governo ou empresas que forneçam a energia gerada, ainda sob olho do governo... Tal tecnologia é uma pequena linha entre beneficios incriveis e o olocausto total...

caso do contrario poderiamos ter entao no super mercado bacterias teoricamente decompositoras de petroleo (feitas com modificação genetica) para que nos livrassemos do lixo do dia a dia, o que se vazasse podia ser o olocausto da nossa civilização baseada em produtos de petroleo

O que deve se analizar é que tecnologia nuclear transponde limites de segurança aceitas para qualquer produto comercial... É o assunto de segurança mais presente mundialmente, assim como a mais analizada em todos os países com regras rigidas mundialmente...
 
Última edição:
Ninguem referiu o pior problema os residos nucleares, que para quem nao sabe sao altamente radioativos e normalmente sao arrefecidos dentro de tanques com agua ou enterrados a grandes profundidades.
 
Os residuos, pelo que estou a lêr vão para o pilhão, Ou nem sequer se a coisa é realmente auto-sustentável durante 40 anos no fim tens um contentor de lixo com 6 x 2m - Comparado com uma torre de 20 m de betão mais as pás a enfeiar um monte durante 40 anos e que só funciona quando à vento... penso que a escolha é fácil

De facto como alguem já disse a palavra nuclear ainda assusta. Assusta o comum dos mortais e Assusta os tubarões da energia ( o gás e o petroleo são a mesma industria). A energia éolica ou solar não assusta ninguem - porque é mais cara e para a produzir são necessárias infra-estruturas pesadas já para não falar na hídrica.
Agora energia barata...ui

Mas vejo com agrado que já não assusta á maioria dos posters aqui. Até no post original corrigiram e logo admitiram que não se importavam de ter uma na garagem :)

E já agora não serà mais perigosa a infra-estrutura de gás que temos a esventrar o país de norte a sul. Quantos "prédios" explodiram este ano?

Os Ingleses planeiam construir mais 10 centrais os franceses tem 70.. e nós compramos petroleo a 100$ e temos o maior espelho do mundo... que dá para uma aldeia.
 
Back
Topo