Microfone - video e chamadas online

JackFlash

Moderador
Staff
Boas,

Devido ao teletrabalho e à função que tenho, estou boa parte do dia em teleconferência a dar formação ou a dar suporte.
Para tal, comprei um microfone Boom pro para usar com os meus HD599 como headset.

Ao início parecia tudo OK, mas depois o pessoal têm-se queixado que faz ruídos, tipo um contador Geiger, e isola mal o "background noise".
Não sei se tem defeito ou é mesma da má qualidade.

Ainda não sei se vou trocar por uns novos ou devolver e comprar outros.
Contudo, Boom pros com 2.5 mm e compatíveis com os HD599 não encontrei mais nada e não queria gastar tanto nuns Modmic Uni ou ModMic USB.

Não queria gastar muito mais do que o que gastei nos Boom Pro e estou neste momento a considerar comprar um microfone Fifine K669B.
Acham que é algo que vale a pena para a função pretendida?
 
Boas,

Decidi devolver o microfone Boompro.
Estou prestes a encomendar o Ffine K669B. Fica-me for 27.99 €, ou seja, + 5€ que o que paguei pelo Boompro.
Acham que vale a pena? Ou por este valor há melhor?

Edit:
A encomenda do Ffine K669B está feita.
Despois dou feedback.
 
Última edição:
Boas,

O microfone já cá está há dois dias e já foi utilizado em várias reuniões e formações.
Deixo as minhas primeiras impressões.

Para já o que posso dizer é que faz o trabalho e para o preço, 28 €, está óptimo, não tive qualquer queixa, ao contrário do Boompro.
Tem alguns problemas, mas para o preço acho que não se pode pedir muito mais.

Alguns pontos:
  • Qualidade do som geral:
    • é bastante dependente da distância, do ângulo e do volume.
    • apesar disso, se a distância e o ângulo forem os correctos, o som é bom e limp. Se a distância não for a adequada, por exemplo demasiado longe, mesmo regulando o volume, o som não vai ser o melhor.
    • foram necessários alguns testes para determinar a melhor posição e acho que ainda posso melhorar.
  • Background noise e ruído:
    • do que testei, dependendo da distância, vai captar mais ou menos background noise, mas nas distâncias adequadas faz um bom trabalho em eliminar o ruído.
    • tendo em conta que está no suporte original que vem na embalagem, devo dizer que pode captar algum ruído/vibração da mesa, assim como do teclado.
    • talvez seja uma questão de otimizar a posição e afastar um pouco mais do teclado.
    • creio que com um braço articulado deve melhorar neste aspeto, mas para já não é o meu objetivo.
  • Construção, tamanho e suporte:
    • não tem cabo amovível, que no meu caso não é um problema.
    • não tem entrada de headphones, que poderia ser um plus, mas por exemplo o modelo Fifine K670 que o tem dizem que o amp é péssimo, como tal optei por ficar com este modelo.
    • no geral a qualidade de construção parece ser bastante boa, tendo em conta o preço. A parte exterior é maioritariamente em metal e parece ser robusto.
    • apesar de não ser pequeno, acho que tem um tamanho aceitável, e não me ocupa muito espaço na mesa.
    • o suporte supreendeu-me pela positiva. Parece ser bem construido e é bastante estável.
Edit:
Conclusão:
No geral estou satisfeito e não penso comprar outro.
Embora não seja expert na matéria, dá para perceber que não é o melhor dos microfones, mas notasse bem a diferença para melhor em comparação com os microfones dos laptops e o Boompro que tinha antes.
No geral parece-me que a relação qualidade/preço é bastante boa e para a utilização pretendida está ótimo.
Para um uso mais profissional existem certamente alternativas bem melhores, mas o preço também será outro.
 
Última edição:
Com o Ffine continuo satisfeito.
Na altura quando pesquisei por microfones e das reviews que vi, achei que não valia a pena ir para algo mais barato.
Agora o mercado pode estar diferente.

O HyperX não te sei responder. O @Websync talvez te possa ajudar.
 
Não posso dar feedback do fifine.
Mas o solo cast por 40€ é difícil de ignorar, podes ver demos no youtube, qualidade muito boa.
No antigo micro com ligacao aux tinha o barulho das fans, tinha que baixar gain e volume para ficar decente, a qualidade também era mazita (voz robótica e com pouco volume).
No solo cast não há nenhum tipo de barulho/interferência mesmo a 100%, é plug n play, a qualidade de som vai de encontro aos demos que encontrei pelo YouTube.
 
Pois, na Amazon as reviews dos HiperX são impressionantes, é raro ver um produto com tal feedback:

lZpN4C2.png
 
De notar que os melhores resultados são com um braço, a stand de origem nao absorve choques, então bater na mesa ou escrever apanha as vibra coes todas.

Mas a qualidade é excelente, já me perguntaram no valo que micro era, no meu antigo nunca tive perguntas dessas lol
Fora isso, até diria que no audacity dá para criar resultados finais que tem um som muito profissional, recomendo pelo preço.

Para quem não tem um braço já recomendava a siren mini secalhar, perdes a função de mute mas a stand é anti choque, a qualidade de som é ela por ela, há comparações no YouTube.
 
Pois, estava precisamente com essa dúvida do ruído transmitido via suporte... Numa das reviews, o gajo começou a teclar e ouvia-se um "thump-thump" brutal...

Vou continuar a minha pesquisa com mais calma, para já tenho uma apresentação on-line para fazer na próxima 4a feira e vou desenrascar com o Rode VideoMicro ligado na placa de som. Isto com a Sony A7III a fazer de webcam já vai dar um setup suficientemente pro 😎

Entretanto quem tiver mais sugestões, agradeço. O Fifine tem um senão que me deixa muito renitente, o cabo é fixo!
 
Tens o Ffine K670 que é semelhante ao K669B, mas que tem cabo amovível e pouca diferença de preço faz.
Este micro também um amp para os headphones, mas é totalmente desaconselhado usar este amp.
 
De notar que os melhores resultados são com um braço, a stand de origem nao absorve choques, então bater na mesa ou escrever apanha as vibra coes todas.

Mas a qualidade é excelente, já me perguntaram no valo que micro era, no meu antigo nunca tive perguntas dessas lol
Fora isso, até diria que no audacity dá para criar resultados finais que tem um som muito profissional, recomendo pelo preço.

Para quem não tem um braço já recomendava a siren mini secalhar, perdes a função de mute mas a stand é anti choque, a qualidade de som é ela por ela, há comparações no YouTube.

Desculpem ressuscitar mais uma vez esta thread, mas: que braço usas, se é que usas, no solocast?

Estou indeciso entre o Siren Mini, o Solocast ou comprar o fifine t669 que já vem com os kits todos por mais 10€. No entanto vejo muita gente a dizer que o t669 apanha bastante background noise e como também é para stream (comentário a jogos) fiquei com algumas dúvidas.

Provavelmente o background noise será só por ser condense mic. Tens alguma queixa do background noise do teu @JackFlash ? O t669 é suposto ser só uma super pequena evolução do k669.
 
Um braço bastante antigo, já tem quase 7 anos.
O braço é igual a este:
https://www.amazon.es/Neewer-Micróf...=1664106929&sprefix=microphone,aps,89&sr=8-13

O micro que tinha não é esse, não é por USB e bem mais antigo/fraco, mas o braço é exatamente o mesmo.

Com o braço é uma experiência muito boa, não apanha vibrações nenhumas a tocar na mesa ou a escrever, já sem o braço, o micro apanha isto tudo e torna-se irritante.
De notar que tenho o braço instalado noutra superfície que não é a mesa onde estão os periféricos, isso também deve ajudar.
Qualidade de voz é impecável, por 40€ duvido que hajam opções muito melhores, volume também é bom, tenho que por isto a 70% senão é alto demais.
 
Pois, esse braço ainda tá nos 20€ no entanto, já tornava o combo ligeiramente mais caro que o do t669.

Vou esperar mais uns dias a ver se o fifine volta a estar em promo (esteve a 40€ a semana passada), caso contrário vai solocast ou siren + um braço.
 
Pois eu para já vou-me deixar estar sem comprar um mic novo... fiz a tal apresentação com o Rode VideoMicro ligado à placa de som do PC com resultados muito bons. Se um dia pensar nisso, então aí compro de acordo com as necessidades e terá de ser algo que faça mesmo diferença face ao Rode que tenho.

PS. Para a apresentação usei a A7 III como webcam (com a 20mm/1.8 em modo APS-C, ou seja com um FOV de uma 30mm), montei aqui um setup de luzes com difusor e refletor, o que combinado com o bom som que isto deu, permitiu ter um conjunto suficientemente "pro", que era o que pretendia. Correu muito bem!
 
Isso da camera é outra coisa que preciso de ver, mas acho que vou tentar usar a do oneplus 5t. O budget é curto, deve ser melhor que nada.

Ou então vejo se ninguém tem para aí uma dslr que me possa safar.
 
Bem, estou um bocado sem tempo e por isso não vou estar a criar um tópico para review do Fifine T669 (talvez depois), mas visto que está novamente a 40€ e vai ficar pelo menos até dia 12, só tenho a dizer que RECOMENDO IMENSO este mic/bundle.

A qualidade dos materiais é muito boa para o preço (algumas partes em metal inclusive), o som tem recebido elogios de toda a gente com quem falo (inclusive pessoal com mics xlr de +100€) e o setup é super fácil.

Único contra: se não vão usar o braço e apenas o querem em cima da mesa, o pivot stand é um bocado largo e não aconselho a usar ao lado do teclado, apanha muito som das teclas. Pelo tipo de stand que têm, o Siren Mini ou o Solocast são provavelmente melhores opções neste caso.
 
Back
Topo