Microsoft 2019 Surface event. 2 de Outubro

LTE realmente é uma grande mudança e das coisas que eu lamento no meu Surface, que aliás vai ser trocado por um "básico" i5 128gb destes novos.
 
Não percebi, qual a vantagem do Surface X em relação ao 7 além da bateria?

Nem tu nem a maior parte das pessoas, nomeadamente a 999. Não percebi esta fixação com o LTE, há anos que não tenho iPad com LTE, conecto sempre pelo iPhone em 3 segundos quando preciso. Creio que é mais isso que o Windows precisa, conexão rápida a smartphones do que uma nova arquitectura de CPUS para ... ter LTE.

A ideia do Neo sempre foi interessante. Vamos ver quando sair como é na realidade e a que preços. O Duo, outra ideia que sempre foi interessante. Vamos ver daqui a um ano ... pelo menos.

Gostei do look to Surface Laptop 2, principalmente de 15". O Surface Pro 7 traz a novidade do USB-C.

Entretanto parece que já dá para receber chamadas do smartphone no Windows. Gostei do reconhecimento de texto no Excel ...
 
O LTE talvez fosse mais interessante com outros tarifários/limites. Além disso, criando um Hotspot no telemóvel, resolve em parte essa funcionalidade.
Já agora, penso que Intel tem soluções LTE para portáteis e têm produtos anunciados para 5G. Pelo menos, quando eles venderam a parte 5G cliente à Apple, ficaram com uma clausula de poderem continuar a desenvolver fora do mercado telemóveis.

Em portáteis, até agora, não vejo grandes vantagens em usar Windows on ARM com processadores Qualcomm. Os dispositivos são um pouco mais compactos, mas a performance é fraca e a autonomia uma desilusão. Além das limitações de um ecossistema recente com fraca compatibilidade com x86.
 
Nem tu nem a maior parte das pessoas, nomeadamente a 999. Não percebi esta fixação com o LTE, há anos que não tenho iPad com LTE, conecto sempre pelo iPhone em 3 segundos quando preciso. Creio que é mais isso que o Windows precisa, conexão rápida a smartphones do que uma nova arquitectura de CPUS para ... ter LTE.

A ideia do Neo sempre foi interessante. Vamos ver quando sair como é na realidade e a que preços. O Duo, outra ideia que sempre foi interessante. Vamos ver daqui a um ano ... pelo menos.

Gostei do look to Surface Laptop 2, principalmente de 15". O Surface Pro 7 traz a novidade do USB-C.

Entretanto parece que já dá para receber chamadas do smartphone no Windows. Gostei do reconhecimento de texto no Excel ...

LTE não é novidade nenhuma na linha Surface, até o SGo tem uma variante com dados móveis. Pessoalmente compreendo a necessidade de disponibilizar algo mais standalone no que toca ao acesso à rede. Pessoalmente optei pela variante LTE do iPad mini 5 que comprei recentemente para a esposa pelo facto de que ela anda com ele fora de casa para todo o lado e torna-se mais prático integrado. Para além de incluir o módulo GPS ausente na variante WiFi do iPad. Compreendo no entanto quem ache que não precisa dessa comodidade ou opte por outra via.

Quanto ao Neo, o que me saltou à vista foi a opção pela Intel(x86-64), que sinceramente naquele form factor parece-me um claro contra-senso face aos sound bites lançados minutos antes com o WoA do Surface Pro X. Será um tiro no pé anunciar uma fork do Windows 10(X) num ambiente x86 com vista a formatos altamente móveis e optimizados e ao mesmo tempo lançar o WoA/Surface SQ1 como a next big thing que promete melhorias nesse exacto formato? Um pouco precipitado e atabalhoado parece-me.

Já o Duo acho que tem tudo para correr bem, apesar de acreditar que o seu PVP possivelmente alto o irá inserir na categoria nicho.

Quanto ao Surface Laptop e Surface Pro, nada de mais, sinceramente apesar do foco nas parcerias(AMD) sinceramente parece-me algo simplesmente incremental. O Surface Pro X, sinceramente aparece um pouco caído do céu, pois a meu ver entra em concorrência directa com o Surface Pro. Não sinto que esta estratégia de auto canibalização seja a mais inteligente, mas veremos. Faria todo o sentido um formato mais móvel no Pro X, entre os 10-11". De igual modo, fico com a ideia de que não passa de um test-bed, e a casa já sabe o que acontece quando as coisas não correm de feição. Ninguém quer mais um RT para fazer de moldura digital lá em casa.
 
Já agora, a diferença do Ryzen 7 3700U "normal" do Ryzen 7 3780U "Surface Edition" é que tem 11 CUs no GPU em vez de 10 no 3700U "normal". Isto é, o GPU tem mais unidades.

cVyjYR5.png


Diferença à volta de 15% nos 3DMark.

https://www.tomshardware.com/news/microsoft-amd-surface-laptop-3-surface-edition-ryzen,40531.html
 
LTE não é novidade nenhuma na linha Surface, até o SGo tem uma variante com dados móveis. Pessoalmente compreendo a necessidade de disponibilizar algo mais standalone no que toca ao acesso à rede. Pessoalmente optei pela variante LTE do iPad mini 5 que comprei recentemente para a esposa pelo facto de que ela anda com ele fora de casa para todo o lado e torna-se mais prático integrado. Para além de incluir o módulo GPS ausente na variante WiFi do iPad. Compreendo no entanto quem ache que não precisa dessa comodidade ou opte por outra via.

É uma opção. Estava apenas a contra argumentar a vantagem do ARM para Windows devido ao LTE. Em todo o caso o que posso dizer por experiência própria, é que num contexto em que o smartphone e tablet ou PC interagem em simbiose, com funcionalidades em que o voice call relay é apenas uma das funcionalidades demonstradas, a questão de ter ou não LTE integrado fica praticamente decidida por arrasto. É pelo menos aquilo que está acontecer entre o iPhone e o iPad/Mac no meu caso. Coisa que poderia ser útil numa simbiose entre Android e Windows.

Quanto ao Neo, o que me saltou à vista foi a opção pela Intel(x86-64), que sinceramente naquele form factor parece-me um claro contra-senso face aos sound bites lançados minutos antes com o WoA do Surface Pro X. Será um tiro no pé anunciar uma fork do Windows 10(X) num ambiente x86 com vista a formatos altamente móveis e optimizados e ao mesmo tempo lançar o WoA/Surface SQ1 como a next big thing que promete melhorias nesse exacto formato? Um pouco precipitado e atabalhoado parece-me.

Apesar de achar a ideia o Neo interessante, sempre achei desde o tempo dos mockups do Courier e algumas até de fotos da Xerox, fiquei com esta apresentação ainda com mais dúvidas. Achei o ecrã de baixa qualidade com uns bezels a condizer. Assumi que o CPU era ARM, sendo assim ainda fico mais na dúvida. Em todo o caso isto só sai para o final do ano que vêm se não houver atrasos, até lá pode mudar muita coisa.

Já o Duo acho que tem tudo para correr bem, apesar de acreditar que o seu PVP possivelmente alto o irá inserir na categoria nicho.

O Duo novamente achei os ecrãs de baixa qualidade. Em todo o caso creio que o problema vai ser o preço. A baixa adesão não vai atrair developer que tirem partido o display duplo e ...

Vamos ver. Já estive nesta situação várias vezes na minha vida. Inspirado por uma apresentação da MS ... mas desinspirado pela realidade prática.

PS: O Panos é engraçado. Aquele teatro de ansiedade em apresentar algo que ainda está em desenvolvimento, quando ele está farto de o fazer ... enfim Paneirices :)
 
Estou para ver o preço / cores a que este SL15 vai chegar a PT, até tenho medo.

Espero que não sejamos mais uma vez tratados como um país de 3ª, pelo menos a cor preta deveria ser a mais abrangente que o raio do cinza.

Em inglaterra já está na loja online.

Modelo de 15", começa em £1200 (versão mais baixa, Silver, 8GB, 128GB storage).

A cor preta não há em 128GB, por isso se quiseres preto, o modelo mais barato é £1470 (Preta, 8GB, 256GB).

Em PT assumo que seja mais do que isto
 
Para além do preço, formato(10" vs 13") e peso(520 vs 770g), há a questão do WoA e das suas limitações neste momento.

Desde não suportar aplicações Win64(x86-64), o que exclui imensas aplicações de produtividade específica que depreciaram binaries 32bits(64 bits only) como 3D modeling, software de simulação/fluidos, edição de video(ex: Premiere), entre outros.

Jogos e aplicações que recorram às APIs OpenGL/Vulkan também estão excluídos por enquanto. Por exemplo o Chrome/Chromium usa o Skia Renderer que corre exclusivamente em OpenGL, bem como as extensões WebGL. Desconheço como vão dar a volta a essa questão, pois o D3D 12 tem suporte limitado no motor Blink do Chromium.

Virtualização em todos os hypervisors x86 também não será possível. Kernel e user mode drivers terão que ser recompilados para ARM64. Drivers usados por aplicações x86 para aceder a baixo nível, como por exemplo a determinados registos do hardware(ex: WinRing), possivelmente requerem um rework considerável de modo a remap a sua funcionalidade ao ARM ou então são depreciados por completo.

Restam aplicações Win32(x86) básicas(sem grandes dependências), e mesmo nessas a sua performance será uma situação a aferir mais em detalhe. Sem qualquer recompilação, out of the box, muitas podem simplesmente ver a sua funcionalidade reduzida ou tornar-se simplesmente instável, o que não falta é legacy/abandonware Win32 útil usado nos dias de hoje que nunca verá qualquer processo de adaptação.

Essencialmente trata-se de um produto first gen, com bastantes caveats no sentido Pro do nome(Surface Pro X). Pode no entanto marcar o inicio de uma era, que terá sem dúvida um longo período de transição pela frente.

Custa-me a perceber que se ande a falar em Windows 10 em ARM à imenso tempo e a Microsoft não apresente algo consistente, maduro seria a palavra mais correta até. Teriam que abrir os cordões à bolsa para terem uma serie de parcerios logo no primeiro dia? Sim mas soluções meio cozinhadas não vão funcionar. passaram por isso com o Windows RT. Já se esqueceram?

Quanto ao Neo, o que me saltou à vista foi a opção pela Intel(x86-64), que sinceramente naquele form factor parece-me um claro contra-senso face aos sound bites lançados minutos antes com o WoA do Surface Pro X. Será um tiro no pé anunciar uma fork do Windows 10(X) num ambiente x86 com vista a formatos altamente móveis e optimizados e ao mesmo tempo lançar o WoA/Surface SQ1 como a next big thing que promete melhorias nesse exacto formato? Um pouco precipitado e atabalhoado parece-me.

Isto também me deixou muito confuso. Anunciam o Surface X num formato que pode ter um processador x86 e depois no Neo em que se nos colocassem a adivinhar se era ARM ou x86 todos arriscavamos que seria ARM e depois é Intel?
 
Queria era saber o preço da versão base R7, mas parece que o configurador ainda não esta a funcionar em PT. Para mim a melhor vantagem deste novo Laptop é mesmo o SSD ser upgradable.
 
Ok.

Uma vez que o Surface Pro X vem para competir com Chromebook e iPad Pro's .... Vamos lá configurar o fabuloso Windows on ARM by MS (para correr as excelentes apps UWP e tentar correr apps x32).

2290 Euros: 16GB RAM (isto é Windows on ARM), 512GB SSD, teclado, caneta

Ora bem, um iPad Pro com 512GB SSD + Caneta + teclado Brydge: 1850. (e corre Photoshop ou equivalente varias vezes melhor que portáteis de topo com placa integrada e com uma App Store recheada).

12.0_Brydge_Pro_Front_Open_SG.jpg


Em suma ... estão dispostos a pagar 440 para ter o Office 365 a correr em ARM num sistema super leve? (isto fora outras coisas, como um ecrã pior)

https://www.microsoft.com/pt-pt/sto...drawer3&selectedColor=&preview=&previewModes=

O que sugiro é que quem quer mesmo uma destas é esperar pelas campanhas ... com sorte ainda compram isto por 1200.

Não sou fã do Surface Pro, mas bolas creio que quem precisa do Windows, compra Windows a sério ... ops com 512 SSD fica a 2368 hehehehe

https://www.microsoft.com/pt-pt/sto...1&selectedColor=86888a&preview=&previewModes=

É por estas e por outras que mais vale estar quieto nestes anúncios da MS.

Isto é mais caro do que qualquer oferta da Apple com a mesma config em cerca de 400 euros. Mesmo comparando com um MacBook Air pagar mais 400 mocas pelo touch e ter que levar com os updates do Windows? A coisa corre melhor nas campanhas não oficiais para escoar stock nas lojas físicas. A MS sem OEMs ....
 
Última edição:
Boas.

Tendo lido o que têm escrito fiquei com uma dúvida: o Surface Pro X vai funcionar da mesma forma do Pro 6 e 7 ou é diferente (não dando para instalar programas da mesma maneira).
É que estou interessado num equipamento deste tipo para a altura do Natal, o form factor do X agradou-se muito (ecrã quase sem bezel, etc.) mas se tem mais limitações prefiro ir até para o Pro 6 que tem mais bateria que o 7 e deve ficar bem mais barato.
Podem me esclarecer?

Obrigado.
 
Boas.

Tendo lido o que têm escrito fiquei com uma dúvida: o Surface Pro X vai funcionar da mesma forma do Pro 6 e 7 ou é diferente (não dando para instalar programas da mesma maneira).
É que estou interessado num equipamento deste tipo para a altura do Natal, o form factor do X agradou-se muito (ecrã quase sem bezel, etc.) mas se tem mais limitações prefiro ir até para o Pro 6 que tem mais bateria que o 7 e deve ficar bem mais barato.
Podem me esclarecer?

Obrigado.

As versões anteriores face ao preço / performance / autonomia e problemas de comparbilidade com aplicações x32 nunca compensaram ....

https://www.extremetech.com/computi...ops-are-repeating-intels-clover-trail-mistake

Se quiseres ser um banco de testes estás à vontade. Esta arquitectura ainda por provar deveria começar com preços por baixo. Nunca "à grande" como a MS faz. Mas a MS é a melhor empresa tech, revolucionário., logo requer uma abordagem revolucionária ao preçário a condizer.
 
Última edição:
O @Trance disse tudo, aliás, bastava isto:

... com uma App Store recheada ...

O preço, mais o Software (Apps) inexistentes em Windows vão ditar o fracasso do equipamento. O Neo vai fracassar ainda mais (com o reforço de terem colocado Android no irmão mais pequeno).

Certamente que tem que haver aqui um Bigger Plan e eu não tenho capacidade intelectual suficiente para conseguir acompanhar.
 
As versões anteriores face ao preço / performance / autonomia e problemas de comparbilidade com aplicações x32 nunca compensaram ....

https://www.extremetech.com/computi...ops-are-repeating-intels-clover-trail-mistake

Se quiseres ser um banco de testes estás à vontade. Esta arquitectura ainda por provar deveria começar com preços por baixo. Nunca "à grande" como a MS faz. Mas a MS é a melhor empresa tech, revolucionário., logo requer uma abordagem revolucionária ao preçário a condizer.

Eu quando referi versões anteriores era o Pro 6 face ao X.
Então segundo percebo no pro X só apps próprias na store da Microsoft como se fosse a Apple Store mas muito pior, certo? Ou será uma Store nova e adaptada ao X. É que pretendo um equipamento em que possa instalar programas como se de um desktop ou notebook se tratasse.

Obrigado pela ajuda e esclarecimento.
 
Back
Topo