Microsoft 2019 Surface event. 2 de Outubro

Acho que o bigger plan é criar um ecosistema viavel em ARM. A Microsoft perde muito em estar agarrada exclusivamente à Intel, em que o Roadmap passa por lançar um Big.Little com 1 Core "Core" e 4 Cores "Atom", mas que não mais que isso e a AMD não têm muito interesse/oferta nesse mercado por agora.

Estão a investir muito nessa direcção, Chromium, Visual Studio, Creative Cloud, Office. Agora se é fogo de vista e depois volta à miseria do suporte a meio gás do W10M é para ver.

@spsantos

Podes instalar tanto da Store como "normalmente" por exe/msi, mas esses programas normalmente são compilados para x86, no Surface X seriam emulados com uma perca de performance. Como ainda não foi testado o 8cx, ninguem sabe ao certo a sua performance mas aponta para algo perto de um Core m ou até mesmo Atom a correr apps x86.
 
(...)
Não conheço detalhes, mas há rumores desde o ano passado que a Microsoft e a Qualcomm estão a colaborar com a Google para trazer o Chrome para o Windows on ARM.
(...)

Estava a fazer referência à ausência de suporte nativo a OpenGL acima da v1.1. Aliás, parece incrível mas é um problema herdado do kernel x86, que se baseava nos drivers das gráficas para esse suporte(inclusive OpenGL ES). Mais uma evidencia que abala quem pensava que o kernel tinha sido efectivamente modernizado. Como a Qualcomm não disponibilizou esse suporte nos seus drivers, o suporte é inexistente no WoA.

Recordo ler a tempos sobre o projecto Angle criado pela Google, que introduz a tradução das calls OpenGL para Direct3D no Windows, de modo a não estar totalmente dependente do suporte dos drivers. É pena, mais uma rotina a correr em cima do CPU. No Android há suporte nativo, o WoA a manter este caminho vai acrescentar rotinas de tradução umas atrás das outras, não há milagres, a optimização vai sofrer.

(...)
Isto também me deixou muito confuso. Anunciam o Surface X num formato que pode ter um processador x86 e depois no Neo em que se nos colocassem a adivinhar se era ARM ou x86 todos arriscavamos que seria ARM e depois é Intel?

Exacto, se o WoA está pronto para um produto final como o Pro X porque não estaria no Neo que representa o formato que mais precisa das suas vantagens? Algo está aqui a escapar.

Uma vez que o Surface Pro X vem para competir com Chromebook e iPad Pro's .... Vamos lá configurar o fabuloso Windows on ARM by MS (para correr as excelentes apps UWP e tentar correr apps x32).
(...)

No teu edit anterior abordavas o suporte à suite da Adobe, creio que esta ainda disponibiliza binaries Win32(32bits) para o Photoshop e Illustrator, no entanto no estado actual sem serem recompiladas, se já em VMs por vezes se queixa do hardware mais abstracto, alguma dependência poderá pendurar que este execute correctamente num ambiente emulado. Vamos ver assim que isto sair cá para fora.

2290 Euros: 16GB RAM (isto é Windows on ARM), 512GB SSD, teclado, caneta

Ora bem, um iPad Pro com 512GB SSD + Caneta + teclado Brydge: 1850. (e corre Photoshop ou equivalente e com uma App Store recheada).
(...)

Sinceramente acho 16GB totalmente overkill mesmo considerando a camada de emulação x86 em cima, e uma timeline de suporte considerável. O kernel x86-64 com WoW64 é mais pesado naturalmente, bem como corre uma gama de software mais extremo e vasto que requer outro tipo de recursos por vezes. Com 8GB não encontro actualmente grandes problemas mesmo num ambiente mais produtivo, ex: com máquinas virtualizadas a correr simultaneamente. Curiosamente o WoA neste momento nem HyperV suporta. Acredito mais que o fizeram para transmitir a ideia que é dispositivo sem compromissos spec-wise face aos x86-64.

Uma configuração sensível com 8GB e 256GB(todas as variantes têm LTE) fica por $1300, exactamente o mesmo que o iPad Pro 256GB + LTE. Mas concordo contigo, um test-bed neste patamar nunca poderá representar uma escolha lógica, especialmente vindo de quem vem. Terá que provar antes de se tornar uma opção.
 
Sinceramente acho 16GB totalmente overkill mesmo considerando a camada de emulação x86 em cima,

Se quiseres 512 SSD levas com 16GB. Podes é comprar o modelo abaixo e fazeres o upgrade para 512 SSD á parte.

creio que esta ainda disponibiliza binaries Win32(32bits) para o Photoshop e Illustrator

Só na versão do ano passado. A deste ano já não. Por outro lado, quem já experimentou já indicou que para esse tipo de utilização não recomendariam mas sim o SP7 (que vai certamente levar com um refresh valente para o ano que vem, possivelmente com um ecrã exactamente igual a este ao nível de bezels).

Mas é esperar para ver.

Não percebo que venha a estes preços um form factor mais que visto e com uma arquitectura Windows on ARM por provar. Mas pronto,. se é a empresa a pagar ... tudo bem ... se falhar olha a culpa institucional é da MS e venha o próximo. Por isso é que estes tipo não chegam ao consumidor, não os consegue "milkar" com a "inovação".

Com 8GB não encontro actualmente grandes problemas mesmo num ambiente mais produtivo, ex: com máquinas virtualizadas a correr simultaneamente

Estás a falar do Surface Go que custa 500 paus com 8GB. Quanto ás maquinas virtualizadas com 8GB já tivemos este discussão, não vou discutir novamente. Olha ... agora vou passar para 32 ou 64.
 
Última edição:
Se quiseres 512 SSD levas com 512 SSD. Podes é comprar o modelo abaixo e fazeres o upgrade para 512 SSD á parte.

Sim, 512GB de origem só na variante com 16GB de RAM. A modularidade realmente é um bom bónus, o formato M.2 é bastante comum no actual mercado e já se compra 512GB a cerca de $60. Faz todo o sentido, para quem estiver disposto claro, iniciar na configuração baixa com 8/128GB($999) e fazer o upgrade do SSD após. As duas portas USB-C também ajudam a permitir mais modularidade na expansão para lá de um NAS, caso o base não seja suficiente.

Mas no fim destas considerações todas, os reais problemas/desafios do Pro X estão noutro lado(software).

Só na versão do ano passado. A deste ano já não. Por outro lado, quem já experimentou já indicou que para esse tipo de utilização não recomendariam mas sim o SP7 (que vai certamente levar com um refresh valente para o ano que vem, possivelmente com um ecrã exactamente igual a este ao nível de bezels).

Confirmei agora na minha conta que ainda disponibilizam o Illustrator 32bits na suite Creative Cloud 2019, o PS já não(ficou-se pelo CC 2018).

Apesar de existirem algumas reviews do Snadragon 8cx(que nem são negativas nesse use case que referes), estou para ver qual o real impacto do custom "integrated A.I. accelerator/engine" no SoC Surface SQ1. Vamos ver no que isto dá.

Não percebo que venha a estes preços um form facto mais que visto e com uma arquitectura Windows on ARM por provar. Mas pronto,. se é a empresa a pagar ... tudo bem ... se falhar olha a culpa institucional é da MS e venha o próximo. Por isso é que estes tipo não chegam ao consumidor, não os consegue "milkar" com a "inovação".

Creio que parte do sucesso está também na colocação competitiva do PVP, que não é o caso, especialmente perante a base de apps crippled nesta fase e o seu futuro incógnito nas mãos da MS.

Ao mesmo tempo apresenta-se como uma categoria de produto nem(é carne) nem(é peixe), acaba por não ser particularmente mais leve nem menor que um SP7, com factores diferenciativos circunstanciais como cerca de menos 1mm de espessura(I couldn't care less). Autonomia estou para ver, certamente que num ambiente mais restritivo é óbvio que se torna mais fácil de poupar recursos, mas se ao fim no dia não é compatível com as aplicações que o user está à espera, de pouco vale. Sou da opinião que o Pro X pedia um formato 10-11" com especial ênfase na ultra mobilidade. Mas depois aparece o Surface Neo, x86-64 num formato ainda mais ultra compacto em jeito de eufemismo, e uma pessoa fica naquela(???)... então não era o outro(WoA/ARM) que ia revolucionar isto tudo??? O Pro X devia ter ficado para o ano, ter como base o Intel Lakefield, e o Neo devia sair com o SoC ARM SQ1. Assim teria lógica.

Estás a falar do Surface Go que custa 500 paus com 8GB. Quanto ás maquinas virtualizadas com 8GB já tivemos este discussão, não vou discutir novamente. Olha ... agora vou passar para 32 ou 64.

8GB no SGo ou outro Win10 x64 qualquer. É essa a minha leitura nos dispositivos com 8GB de RAM que tenho(um laptop Samsung, o SGo e um MBPr). Por exemplo no MBPr(consulta o Activity Manager - VM Win7):

VMosxpressure.jpg


No iMac do escritório tenho 32GB mas sinceramente em produtividade, mesmo mais complexa, não noto grande diferença em termos de RAM ocupada/uso do swap face ao meu MBPr com 8GB. Esses 32GB são úteis sim em algumas rotinas demoradas de simulação e inferência que corro dentro de java virtual machines, mas estamos a falar de paralelização multicore e dias seguidos nisto, não representa minimamente o use case de um dispositivo móvel.
 
Oi. As minhas VMs com Windows correm o 10. Em todo o caso devemos fazer coisas diferentes com as VMs. Experimento algum arrasto e ”lag” mesmo com 16GB. A maior parte das pessoas não têm tantos computadores como tu. Pessoalmente só tenho tempo para manter um, e esse tem que estar impecável ao nível de capacidade.

Quanto á aparente desconexo entre usar Intel no Duo e ARM numa réplica do Surface Pro já em outro site tinha demonstrado a minha perplexidade.

Como dizes. Vamos ver.
 
Eu estou indeciso entre o platinum i5 de 128 ou o black i5 de 256. Se fossem so 100euroa de dif...

Ja sei que se comprar o preto vou ter que ter cuidadoa extras com a pintura, sei que no 6 houve umas queixas (na verdade 1 mao cheia de casos, se tanto) e posso sempre colocar uma skin transparente.

Estou com o meu pro 3 ha uns 3 anos, i5 de 128, que comprei por 300 e tal euros e sempre foi a beleza em viagens.

Gastar 900 é uma coisa mas parece-me pagar mais 200 um exagerozinho, para ter apenas 256, mas receio que com um mais potente eu va colocar mais jogos e tal e a memoria ficar super curtinha.

Se eu tivesse o descontinho de estudante é que era..
 
Oi. As minhas VMs com Windows correm o 10. Em todo o caso devemos fazer coisas diferentes com as VMs. Experimento algum arrasto e ”lag” mesmo com 16GB. A maior parte das pessoas não têm tantos computadores como tu. Pessoalmente só tenho tempo para manter um, e esse tem que estar impecável ao nível de capacidade.

Por enquanto o Win7 faz o que preciso(isolar vários ambientes com sets específicos de software de simulação de circuitos/inferência/LaTeX/etc), e apesar de não ter qualquer necessidade do que o Win10 tem para oferecer num contexto virtual, pelo que já pude apurar as diferenças não são assim tão drásticas em termos de recursos. Mas claro cada caso é um caso ;)

Arrasto ou lag não representam tipicamente sintomas de um host/guest com poucos recursos de RAM, especialmente nesta day and age dos SSDs onde mesmo um swap mais forte não tem o impacto de outros tempos. Dá uma vista de olhos ao Activity Monitor e tiras as teimas, especialmente se já estiver a recorrer ao swap. Por vezes configurações não óptimas do hypervisor podem causar essa sintomatologia. Verifica se te falta instalar as extensões do teu hypervisor no teu guest, pois fazem enormes diferenças quanto à abstracção requerida e acesso ou não a mais baixo nível ao hardware presente no host. Certifica-te que o nested paging e VT-x estão activos. A não ser que estejas a usar um C2D, não deverias estar a observar input lag numa configuração minimamente decente.

O Windows ainda requer alguma manutenção e actualizações à mão no que toca a drivers(mesmo nos Surface, lá se vai o custom experience da MS), mas não me preocupo com isso, faço quando posso. Já o macOS tipicamente é ligar e andar.
 
Eu tenho 4 VMs Hyper-V num host Windows 10, a correr 24/7 num Atom Pentium N5000 com 8 GB de RAM. Uma VM com Windows 10, duas VMs com Debian (Nenhuma com X), uma VM com FreeBSD (sem X).
Tanto o host como o guest com Windows 10 funcionam bem. Acedo ao guest via RDP.
Isto é uma máquina low-end.
p8Oxfus.png


Claro que o workload que se usa pode mudar muito o cenário a nível de performance.

Estava a fazer referência à ausência de suporte nativo a OpenGL acima da v1.1. Aliás, parece incrível mas é um problema herdado do kernel x86, que se baseava nos drivers das gráficas para esse suporte(inclusive OpenGL ES). Mais uma evidencia que abala quem pensava que o kernel tinha sido efectivamente modernizado. Como a Qualcomm não disponibilizou esse suporte nos seus drivers, o suporte é inexistente no WoA.

Recordo ler a tempos sobre o projecto Angle criado pela Google, que introduz a tradução das calls OpenGL para Direct3D no Windows, de modo a não estar totalmente dependente do suporte dos drivers. É pena, mais uma rotina a correr em cima do CPU. No Android há suporte nativo, o WoA a manter este caminho vai acrescentar rotinas de tradução umas atrás das outras, não há milagres, a optimização vai sofrer.

Ok, mas relacionado, poderá colocar-se "OpenGL" e "modernizado" nos dias de hoje, na mesma frase?
Nada contra OpenGL e a sua importância, especialmente quando o Vulkan não é "aceite" pela Apple, mas OpenGL não vai a lado nenhum (por culpa dos membros).
 
Eu tenho 4 VMs Hyper-V num host Windows 10, a correr 24/7 num Atom Pentium N5000 com 8 GB de RAM. Uma VM com Windows 10, duas VMs com Debian (Nenhuma com X), uma VM com FreeBSD (sem X).
Tanto o host como o guest com Windows 10 funcionam bem. Acedo ao guest via RDP.
Isto é uma máquina low-end.

Sim o workload é o mais importante. A questão não é o número de VMs pois chego a ter até 20 VMs num setup Kubernettes ou Docker. Mas sim a VM Windows com Visual Studio. Eu uso o Parallels para esse efeito.

De qq forma obrigado pelo feedback. Se tiver problemas vou vos chatear aos dois via PM :)

Retomando o tema da conversa e falando no Duo e no Neon. Quanto mais tempo passa, menos efeitos tem o "reality distortion field". Observando os dispositivos como são na realidade ... a actual implementação me parece de muito baixa qualidade aos diversos níveis, nomeadamente qualidade do display, bezels por todo o lado. Então o Duo parece dois telemóveis de 200 paus lado a lado, nestas condições espero que saia a preços aceitáveis mas mesmo assim deve ser upa upa ... pode ser que q coisa mude em 12 meses.

Abraço.
 
Estou com o meu pro 3 ha uns 3 anos, i5 de 128, que comprei por 300 e tal euros e sempre foi a beleza em viagens.

Uma curiosidade apenas, já que são 3 anos, 128GB chegam? Além de os SSD normalmente terem uma menor performance parece-me mesmo curto.

Podemos discutir o Neo e o Duo mas eles estão temporalmente tão distantes que é um pouco difícil.

Eu tentei ver se descobria mais alguma coisa nesta entrevista: https://www.theverge.com/2019/10/3/...android-event-panos-panay-interview-vergecast mas não me resolveu o problema existencial de meterem um processador Intel no Neo e um ARM no Surface X. As questões que se estão aqui a colocar com o Surface X são pertinentes mas felizmente vão começar a ser respondidas daqui a um mês já que o lançamento está previsto para 5 de Novembro se a memória não me falha e como tal vai ser possível ver o que realmente vai funcionar, o que não vai funcionar. Se fosse lançado ao preço do Surface Go as expectativas das pessoas seriam bem diferentes. Teria também o efeito de aumentar o número de potenciais clientes e o interesse dos programadores. A 1000€ parece-me uma venda difícil. Porque quando as pessoas pedem algo para navegar na internet, ver uns vídeos no Youtube e pouco mais acho que estão a pedir um iPad e o novo começa nos 400€, 500€ com 128GB de armazenamento. Num ecossistema que funciona. Não experiencias. É que pelo menos eu não consigo esquecer a história do Windows RT. Parece que a Microsoft está numa bolha. Será que estão a usar os produtos deles? É que deviam.
 
Uma curiosidade apenas, já que são 3 anos, 128GB chegam? Além de os SSD normalmente terem uma menor performance parece-me mesmo curto.

Podemos discutir o Neo e o Duo mas eles estão temporalmente tão distantes que é um pouco difícil.

Eu tentei ver se descobria mais alguma coisa nesta entrevista: https://www.theverge.com/2019/10/3/...android-event-panos-panay-interview-vergecast mas não me resolveu o problema existencial de meterem um processador Intel no Neo e um ARM no Surface X. As questões que se estão aqui a colocar com o Surface X são pertinentes mas felizmente vão começar a ser respondidas daqui a um mês já que o lançamento está previsto para 5 de Novembro se a memória não me falha e como tal vai ser possível ver o que realmente vai funcionar, o que não vai funcionar. Se fosse lançado ao preço do Surface Go as expectativas das pessoas seriam bem diferentes. Teria também o efeito de aumentar o número de potenciais clientes e o interesse dos programadores. A 1000€ parece-me uma venda difícil. Porque quando as pessoas pedem algo para navegar na internet, ver uns vídeos no Youtube e pouco mais acho que estão a pedir um iPad e o novo começa nos 400€, 500€ com 128GB de armazenamento. Num ecossistema que funciona. Não experiencias. É que pelo menos eu não consigo esquecer a história do Windows RT. Parece que a Microsoft está numa bolha. Será que estão a usar os produtos deles? É que deviam.

Nunca tive problemas com a memória, nunca mesmo. O máximo de jogos que instalei eram uns pouquinhos gigas...geralmente só posso por la jogos bastantes antigos, como por exemplo, de momento só tenho lá, além do Windows 10 e aplicações "comuns" só tenho lá o Fallout New Vegas.
 
Estou com o meu pro 3 ha uns 3 anos, i5 de 128, que comprei por 300 e tal euros e sempre foi a beleza em viagens.

Tens a certeza desse preço? É que em 2016 estavam a venda usados por 600 e tal e ainda tinhas que comprar o teclado e caneta. Isto após o lançamento do SP4.

Hoje, com 4 anos de idade do lançamento encontras a entre 200 e 300 euros com teclado. Mas não aconselho de todo, a bateria deve estar um frangalho.
 
Tens a certeza desse preço? É que em 2016 estavam a venda usados por 600 e tal e ainda tinhas que comprar o teclado e caneta. Isto após o lançamento do SP4.

Hoje, com 4 anos de idade do lançamento encontras a entre 200 e 300 euros com teclado. Mas não aconselho de todo, a bateria deve estar um frangalho.

Não, tens toda a razão, um foi comprado de 2017 e outro abril de 2018. 532.67 e 256.79 libras respectivamente, ambos 3, com teclado e de 128gb.
 
Não, tens toda a razão, um foi comprado de 2017 e outro abril de 2018. 532.67 e 256.79 libras respectivamente, ambos 3, com teclado e de 128gb.

Assim já me parece mais certo. Produtos de hardware informático tipicamente têm uma taxa de depreciação anual média á volta dos 33% a 4 anos. Há excepções, mas não é o caso do Surface.

Compraste em 2017, cerca de 3 anos depois do lançamento, isso dá aproximadamente 600 euros (tipicamente uma desvalorização do tipo 20, 30, 40, 50 por cento face ao valor do ano transacto).

Em suma, não foi nenhuma pechincha como poderia parecer inicialmente. Os SPs têm uma depreciação acima do típico.
 
Última edição:
Pensei é que o meu tinha sido há mais de 3 anos mas foi o da ex, o meu é que foi barato mas foi há menos tempo. O dela estava "novo", o meu já se notava algum uso, embora tivesse tido sempre pelicula no ecrã, principalmente no teclado.

Edit - e o meu tinha o teclado diferente do dela, em nórdico e não era o mesmo teclado. Além da pen.
 
Última edição:
Sim. Em segunda mão por vezes são coisas que podem ser interessantes. A depreciação não é totalmente linear obviamente. Tenho aqui um SP3 topo de gama comprado 2014 que ninguém em casa pega, vou oferecer a um familiar. Em contra partida o MacBook Pro de 2015" de 2009 com SSD (10 anos) a minha mulher ainda usa todos os dias.
 
Última edição:
a mim o que mais entusiasmou até foram os earbuds. se for possível customizar as apps a que se ligam e se voice to text funcionar com outras apps (gmail, evernote ou mesmo sms por exemplo, alexa e similares) para mim é compra certa
 
Back
Topo