Microsoft ataca Linux

Ya.

Vi o ano passado um servidor com 2,5m de altura e 1x1m (largura x comprimento), isto "medido a olho nu". :p

O servidor era composto por placas umas em cima das outras em prateleiras e tinha para lá fios ligados que nunca mais acabavam! :D

Tinha o RedHat a correr e acho que era o servidor do site da empresa, mail, rede local etc.

Foi o maior pc que vi ao vivo! :D

(Esse servidor parece uma maquina de tirar coca-colas :D)

Btw, esse software paga-se, mas também existem versões demo e standard.

As versões para empresa pagas!

(o meu Suse trouxe esses todos :D)
 
Última edição:
God_Lx disse:
Lasac procura na net o k e' um S390 da IBM :) E' uma arquitectura propria so' dakele Mainframe... Não tem muito a ver com as máquinas normais k tás habituado a ver...

EDIT: Fica aqui uma pic para verem o bicho :) Eu axo k e' bonito...

s390.jpg


Não e' akele mas e' um igual :)

http://www.debian.org/ports/s390/ for free :D

EDIT: n tinha reparado que tinhas proposto debian ... my mistake ... então é pq a empresa tinha dinheiro para gastar, senão escusava de ter comprado suSE e investia esse dinheiro na formação de pessoal
 
Olha, está-se sempre a aprender.
Obrigado pela info, mas nunca tinha perdido tempo a verificar que as versões empresariais desses softwares eram pagas :S

Cumps
 
DUh.... eu tenho o open-ofice na firma a correr em linux... é a versão que vêm junta com o o MDK 10.0c. Preciso de licensa pra usa-lo pra emitir cartas, orçamentos and so on?
 
pois .... muitas empresas utilizam esses softs/linux de maneira "não muito legal" da mesma maneira que tb utilizam produtos ms ilegalmente ....

os softs "open source" mais bem feitos/progamados ficam tão € para um empresa como qualquer ms stuff ....

se as empresas não fossem naquela "de linux ser mais barato" e pagar por esses softs, não haveria linux "for free" para os home users ... qualquer programador vive com dinheiro, não só de água e pão ....

pora começar o kernel do linux não é de borla, etc ...

um exemplo ... o firefox ... --> http://www.theinquirer.net/?article=21628 ... já falta atenção/guito ... já querem mais dinheiro para continuar a desenvolver o firefox?? .... é preciso money para comprar um novo porsche ...

An exasperated Connor says he’s "on the verge of just walking away indefinitely" from the project because of its "glacial pace of development."...
...
"He opines the fact that a community of hackers hasn't been built up around the browser." ???
 
God_Lx disse:
Mas se formos a ter em conta a formação k as pessoas precisam para usar linux nas empresas sim Linux torna-se mais caro, e claro k numa empresa

Segundo essa tua lógica da batata, a formação de pessoal para administrar windoze já nasce ensinado, e a sua formação é de graça.

Já para não falar que parte do princípio que um admin windoze administra a mesma quantidade de máquinas que outro em Linux...

E paga-se para isso???
Desde quando? :P

Kazuza, não lances poeira para os olhos dos incautos.
Para que fique claro, na grande maioria dos casos, a UTILIZAÇÂO do software livre, não se paga.
O que se paga é o suporte, que tipicamente dura 1 ano, ao contrário dos 90 dias da M$.

Aqui há 2 detalhes:

No caso do software ser GPL, NUNCA SE PAGA A UTILIZAÇÂO.
No caso específico do MySQL, apenas é necessária uma licensa paga, caso a utilização não seja também GPL.

Por isso, kazuza, convém não meteres links sem explicares às pessoas o que querem dizer.
 
Última edição:
Melga disse:
quanto é que dá? falta saber qual a "responsabilidade" do fornecedor do software em caso de "perca de dados" da empresa que compra o mysql ....

Bem, no caso da M$ é absolutamente ZERO. Nem sequer te deixa instalar o seu software sem que aceites EULA, que entre outras coisas, tem isso bastante explícito.
 
Tafinho disse:
Segundo essa tua lógica da batata, a formação de pessoal para administrar windoze já nasce ensinado, e a sua formação é de graça.

Já para não falar que parte do princípio que um admin windoze administra a mesma quantidade de máquinas que outro em Linux...

E so' os admins e' k mexem em pc's numa empresa ? Ou trabalhas numa empresa pequena ou a tua empresa n usa linux de certeza... Onde estou Linux e' usado em todo o lado... Incluindo Workstations !!! Ou seja grupes de windows para fazer as maravilhas de ver mail ir 'a net e tal, office... Vais-me dizer k metes um Linux 'a frente duma pessoa k ta' habituada a windows (Sim porque maior parte das pessoas k trabalham com windows nas empresas nunca tiveram formação, simplesmente sabem trabalhar com windows o suficiente para o k fazem) e ela adivinha como e' k se faz as coisas ? NÃO ! Quanto aos admins de Windows administrarem tantas máquinas como os de Linux, SIM ! Mas claro depende das empresas, ali o admin de windows tem mt pouco trabalho como deves imaginar...

EDIT: Again kem usa mysql numa empresa de certeza k n precisa duma BD k seja grande coisa... No minimo postgres para n ir para os exageros (necessários em alguns casos) do DB2 ou ORACLE...
 
God_Lx disse:
E so' os admins e' k mexem em pc's numa empresa ? Ou trabalhas numa empresa pequena ou a tua empresa n usa linux de certeza... Onde estou Linux e' usado em todo o lado... Incluindo Workstations !!!

De facto, devo trabalhar numa empresa minúscula...
Aqui usa-se desde windoze, até linux, passando por TRU64 e AIX.

God_Lx disse:
Vais-me dizer k metes um Linux 'a frente duma pessoa k ta' habituada a windows (Sim porque maior parte das pessoas k trabalham com windows nas empresas nunca tiveram formação, simplesmente sabem trabalhar com windows o suficiente para o k fazem) e ela adivinha como e' k se faz as coisas ? NÃO !

Seu eu nunca tivesse feito isso, até ia na tua história. Mas como já fiz precisamente isso que dizes, aconselho-te esperimentares antes de mandares postas de pescada inúteis.
E sim, mais uma vez, segundo essa belíssima teoria, todas as pessoas já nascem com windows inserido nos seus genes, pois não precisam de qualquer formação.
Claro que também nas distros Linux que conheces, devem vir todos os chinês, porque certamente só assim não consegues consultar o mail ou ir à net, porque as coisas estão exactamente no mesmo sítio.


God_Lx disse:
Quanto aos admins de Windows administrarem tantas máquinas como os de Linux, SIM ! Mas claro depende das empresas, ali o admin de windows tem mt pouco trabalho como deves imaginar...

Mais uma vez, tenta experimentar antes de falar, para não dizeres babuseiras. Isto é válido tanto para servidores como para workstations. Existem estudos sobre esta questão em particular, onde tipicamente chega à conclusão que um admin Linux consegue administrar cerca do dobro das máquinas. Claro que os estudos podem estar todos mal, porque usaram todos admins windows com MSCE mas infelismente todos atrasados mentais.


God_Lx disse:
EDIT: Again kem usa mysql numa empresa de certeza k n precisa duma BD k seja grande coisa... No minimo postgres para n ir para os exageros (necessários em alguns casos) do DB2 ou ORACLE...

Pela terceira vez, uma posta de pescada. Em termos de base de dados em si, o MySQL tem pouco menos que DB2, ORACLE, ou PSQL, e de certeza nada menos que MSSQL, com a diferença que é BASTANTE mais rápida, tipicamente, tem o dobro do desempenho de uma Oracle.
Claro que não tem as mesmas funcionalidades de uma Oracle, mas em termos de desempenho, suporte ao SQL92 e fiabilidade de dados não perde pontos. Claro que em termos de escalabilidade perde algo, mas nas utilizações típicas de MySQL esta escalabilidade simplesmente não é necessária.

Por outro lado, e respondendo ali à pergunta, o MySQL com licença comercial tem suporte por 1 ano, que é 4x mais que aquilo que por ex a M$ dá.
 
Tafinho disse:
Para que fique claro, na grande maioria dos casos, a UTILIZAÇÂO do software livre, não se paga.
O que se paga é o suporte, que tipicamente dura 1 ano, ao contrário dos 90 dias da M$.

Por acaso era essa a ideia que tinha ...
De qualquer forma, é sabido que o grande custo do software livre (que a nível empresarial admito que seja grande), é no caso de se querer ter suporte (tal situação tb leva mtas empresas a querer suse ou red-hat em vez de uma distro como debian).
 
GPL, pois....

Envias uma carta (documento de texto) por e-mail e tens que lhe enviar o código fonte do Open Office anexo ... :004:
 
Ainda não percebi porque é que quando fazem estudos deste tipo as empresas com linux têm que gastar sempre €€€ para a formação dos funcionários e as que usam windows não... Se forem tarefas básicas como o Tafinho disse, tudo depende da configuração prévia do SO (seja ele windows ou linux), atalhos legendados com um icon bonito e é tão dificil consultar o mail, documento de texto, net e afins em linux como em windows, porque sem os ditos atalhos a coisa já se complica em ambos os SO's e talvez a maior parte das pessoas ande às voltas.
Passando ao importante, porque numa empresas o trabalho passa por bem mais que as ditas tarefas básicas que se fazem sempre em ambientes/aplicações específicas para o trabalho e aí é que entra a formação quer uma pessoa trabalhe sobre linux ou windows, tudo depende de como a aplicação é organizada/mostrada/manuseada.

Com isto só quero dizer que uma empresa, quer use windows ou linux, vai precisar de dar formação aos funcionários.
 
Kazuza.... pelo pouco que entendi, ñ é nada disso que tu dizes. Tu se modificares o código ou acrescentares algo ao código tens é de tornar as alterações que tu fizeste publicas e de livre acesso.
 
Tafinho disse:
Pela terceira vez, uma posta de pescada. Em termos de base de dados em si, o MySQL tem pouco menos que DB2, ORACLE, ou PSQL, e de certeza nada menos que MSSQL, com a diferença que é BASTANTE mais rápida, tipicamente, tem o dobro do desempenho de uma Oracle.
Claro que não tem as mesmas funcionalidades de uma Oracle, mas em termos de desempenho, suporte ao SQL92 e fiabilidade de dados não perde pontos. Claro que em termos de escalabilidade perde algo, mas nas utilizações típicas de MySQL esta escalabilidade simplesmente não é necessária.

Por outro lado, e respondendo ali à pergunta, o MySQL com licença comercial tem suporte por 1 ano, que é 4x mais que aquilo que por ex a M$ dá.

em relação que meti a bold... presumo que conheces mal qualquer um seja DB2 ou Oracle. por isso não vou sequer preocupar-me, quando dizes que os outros mandam postas de pescada.

quanto ao teu tom habitual geral... contem-te, não és o único no mundo e arredores a saber ler e escrever, nem és nenhum supra-sumo da batata.

quanto ao tópico em si.
O que o Markting da Ms não diz é que há vários tipos de custos, o que a MS alega é que Linux sai mais caro, porque colocam do lado dos "custos" a aquisição de conhecimento, o que está completamente errado.
O que a arquitectura MS gera é gente inculta na sua maioria, e torna as empresas refens das suas escolhas MS. Uma empresa que opte por Linux, Unix, *nix flavours, vai precisar de adquirir conhecimento a vários níveis e vai ser capaz de ser independente no verdadeiro sentido da palavra. Alías uma prova disso é o estado Frances que adoptou Linux como ferramenta base.

O que a MS não diz é que as ferramentas MS são de integração quase nula, que formatos abre o Word ou o excel? só para dar um exemplo. Quem quer uma estrutura mais flexivel tem de ponderar outras opçoes.

Quando falam de suporte, meus caros, o suporte da MS não existe sequer para qualquer um de nós que compre um Windows ou um Office, não é melhor do que um qualquer Linux. Quando falamos de empresas. a MS cobrando o que cora não fornece nunca qualquer tipo de responsabilidade pela falha dos seus productos.

não vou falar do preço das aplicações porquer acho que já foi aqui falado QB, as boas são caras.

Quero só dar uma palavrinha para outro aspecto, uma box Linux para end-user já configurada, não tem dificuldade nenhuma extra em relação a uma box WinXP Pro ou Win 2k, com a vantagem para o Linux.. que é visualmente mais agradavel
 
realmente acho ke existem mtos tipos de licenças mal explicadas (ou mal entendidas :rolleyes: ) e até acretido ke em akguns casos (mto exporádicos o linux fique mais caro) mas existem mtas empresas que usam o windows pra correr um programa de facturação e pra processar texto, qd mto usam tb uma folha de calculo. Nestas empresas n vejo porquê preferir o windows, talvez em mtos casos seja perfeito desconhecimento, uma vez ke uma versao livre de linux faz o mesmo ou melhor!
kem ja usou o open office sabe ke as diferenças n sao assim tantasem relação ao office!

Vejam o caso da ***** , até no atendimento ao publico usam linux (gentoo) e as meninas :D que tao a atender n parecem ser expert's em linux!

Nao esquecer a grande vantagem do linux ke é o facto de ser open source!
 
acrobat,
o problema que muita gente não vê, é precisamente esse, é que imagina por exemplo o estado portugues todo em Windows (é falso, mas vamos pensar nisto), amanhã estamos na altura de fazer o orçamento de estado, e depois de amanhã re-valida-se o acordo com a MS, e a MS diz, "pessoal isto agora custa o dobro" e o estado vai fazer o quê?

isto tb se aplica a empresas, na minha empresa eu noto isso, estamos a ter servidores que só correm Oracle, em DL380 + Win2k porque ha uma politica que diz que Unix é só qd o Oracle vai servir mais do que X utilizadores, número esse que não é alcançavel em PT. no entanto, num servidor de baixo custo como é um DL380, o gratuito de uma distro Linux, seria ainda mais notado, eu ainda tenho esperanças de meter um servidor em Linux :)

o caso que deste da ***** é excelente. e serve para muitos outros locais.
 
Back
Topo