Microsoft ataca Linux

Há mercado muito particular que impede o linux de ser usado (por exemplo, empresas que usam o primavera, para facturação, ou sap), mas isso são particularidades.
É possivel que seja difícil muitas vezes mudar uma empresa toda para linux, mas nem todas as boxs têm de ser mudadas (as que têm software mais específico poderiam manter-se).
Isto é um assunto particularmente interessante, uma vez que muitas empresas não mudam de software, porque não vêm vantagem em termos de acréscimo no lucro .. mas isso é tb, pq 51% das empresas em pt usa software pirateado.
Quando tiverem de pagar (por causa das auditorias), de certeza que irão mudar de opinião e poderão ponderar a hipótese de migrar o seu software (com um pco de esforço à mistura).
Quanto à dificuldade ... façam o teste e depois a gente fala.
Já fiz isso a muita gente e garanto que ng teve assim tantas dificuldades em abrir o open office para bater texto, ou o xmms (que até diziam que já havia winamp para linux) ou o mozilla para ir à net.
É claro que isto depende muito do software que a box está a correr e do que se quer fazer, mas é possivel, à excepção de software muito específico mudar para linux e depois, com um pouco de formação e mesmo pagando o suporte, é mais barato do que comprar todo o software que a empresa usa.

Quanto ao assunto da *****, isto só acontece pq quer queiramos quer não, eles não usam muito software empresarial .... p.e só agora com o mono se começa a ver uma luz ao fundo do túnel para quem usa .net (nomeadamente C#) e o software de facturação deles é bastante simples.

Possivelmente irei dar uma palestra na minha faculdade sobre opensource, o que é e que áreas de aplicação existem no nosso país, bem como projectos na área, que depois poderei disponibilizar aqui (vou ter de pesquisar um pco e dps vamos ver que conclusões tiro).
 
Última edição:
xtr3me disse:
Quanto ao assunto da *****, isto só acontece pq quer queiramos quer não, eles não usam muito software empresarial .... p.e só agora com o mono se começa a ver uma luz ao fundo do túnel para quem usa .net (nomeadamente C#)
e o software de facturação deles é bastante simples.

tive a peskisar sobro o mono e n percebi mto bem... é tipo .net pra linux? (parece estranho)

por falar em software de facturação ja alguem testou o Evaristo?
www.memoriapersistente.pt
ando a tentar.. pelo ke vi para PME's dá perfeitamente..
 
Não testei mas conheço.
Agora vai a uma empresa e diz:

"quer trocar o seu primavera pelo evaristo?"

e dizem-te:

"mas para q? este é muito conceituado e está pago? o que ganho em trocar?
deixo de pagar a licença para passar a pagar-lhe o suporte ...."

É a mentalidade que há cá e que, do ponto de vista empresarial é correcta, n trás lucro, n se mexe no que funciona.

E atenção que eu sou pro-opensource nas empresas, mas a verdade é que toda a gente conhece o windows e até dá para mandar uns bitaites em caso de problemas, agora com linux, quem sabe sabe, quem n sabe ....

O mono tem o objectivo de possibilitar desenvolvimento para .net em linux, possibilitando tb C# (tem um compilador que está a ser desenvolvido, já tendo saído na versão actual), que até agora apenas funcionava em windows.
 
xtr3me disse:
É a mentalidade que há cá e que, do ponto de vista empresarial é correcta, n trás lucro, n se mexe no que funciona.
sim mas numa altura de transição (por algum motivo) acho ke o Evaristo é algo a ponderar

xtr3me disse:
E atenção que eu sou pro-opensource nas empresas, mas a verdade é que toda a gente conhece o windows e até dá para mandar uns bitaites em caso de problemas, agora com linux, quem sabe sabe, quem n sabe ....

o open-source numa empresa nao te rende de mto se nao tiveres lá alguém que faça alguma coisa (útil) com ele..

concordo com essa dos bitaites :D
 
o problema é que mto boa gente em windows... tudo o que sabe é mandar uns bitaites... mm mto bom Drag'n'drop Sys admin que se encontra por aí.
e depois qd algo falha anda tudo aos papeis.
 
Não precisas de ter quem perceba DENTRO da empresa, pode ser o gajo que tratou da migração do sistema.
Mas no caso do windows, qq engenheiro dentro da empresa pode tentar ajudar o sysadmin.
Claro que isto ajuda a poupar dinheiro ... o engenheiro n vai pedir mais, por mandar os seus bitaites :D
 
Andr0m3da disse:
o problema é que mto boa gente em windows... tudo o que sabe é mandar uns bitaites... mm mto bom Drag'n'drop Sys admin que se encontra por aí.
e depois qd algo falha anda tudo aos papeis.

Foi o que tivemos a falar com o prof de Sistemas Distribuídos ...
Enquanto é drag & drop qq um manda vir, quando é lá por baixo ...
" ah e tal, isso n é bem a minha área ... é para isso que há o sysadmin"
 
acrobat disse:
tive a peskisar sobro o mono e n percebi mto bem... é tipo .net pra linux? (parece estranho)

por falar em software de facturação ja alguem testou o Evaristo?
www.memoriapersistente.pt
ando a tentar.. pelo ke vi para PME's dá perfeitamente..
LOLADA :lol:
Saí agora mesmo do escritório a pensar nesta thread e subretudo no evaristo :D Alguem passou-me á frente ;)
É caso pra dizer.... " Ó evaristo, tens cá disto?" :x2:

EDIT: Xiiii, vi agora.... SQL bla, bla, bla....... ha.... que se lixe... tb a boxa com o mdk 10.0c passou-se... faço log in e 1 min ou menos depois faz log out.... nem dá tempo de investigar. MDK 10.1 a bombar e pronto... ñ estou pra estar a queimar neorónios de volta daquilo.
 
Última edição:
Andr0m3da disse:
em relação que meti a bold... presumo que conheces mal qualquer um seja DB2 ou Oracle. por isso não vou sequer preocupar-me, quando dizes que os outros mandam postas de pescada.

Ou talvez as use diariamente e conheça demasiado bem quais são as suas limitações. Como base de dados quer DB2 ou Oracle pouco mais fazem que o MySQL.
Meter um SGBD a fazer trabalho de um servidor aplicacional é procurar problemas.
 
Tafinho disse:
De facto, devo trabalhar numa empresa minúscula...
Aqui usa-se desde windoze, até linux, passando por TRU64 e AIX.
Parabéns :) Aqui pralém de AIX, Windows, Linux, os390, e Novell n temos mais nada...

Tafinho disse:
Seu eu nunca tivesse feito isso, até ia na tua história. Mas como já fiz precisamente isso que dizes, aconselho-te esperimentares antes de mandares postas de pescada inúteis.
E sim, mais uma vez, segundo essa belíssima teoria, todas as pessoas já nascem com windows inserido nos seus genes, pois não precisam de qualquer formação.

Bem eles trabalhar trabalham... Mas a questão (tal como em todas as empresas) passa pela produtividade... Vais-me dizer k fazem tudo com a mesma velocidade ? Yeah right...

Tafinho disse:
Claro que também nas distros Linux que conheces, devem vir todos os chinês, porque certamente só assim não consegues consultar o mail ou ir à net, porque as coisas estão exactamente no mesmo sítio.
Curtia ver mta gente k so' viu Windows na vida a fazer tudo isso em Fluxbox por exemplo... (Ja' pensaste k maior parte das pessoas procuram por "Internet Explorer" e não por Firefox ou outras coisas...

Tafinho disse:
Mais uma vez, tenta experimentar antes de falar, para não dizeres babuseiras. Isto é válido tanto para servidores como para workstations. Existem estudos sobre esta questão em particular, onde tipicamente chega à conclusão que um admin Linux consegue administrar cerca do dobro das máquinas. Claro que os estudos podem estar todos mal, porque usaram todos admins windows com MSCE mas infelismente todos atrasados mentais.

Isso acontece em casos em k tens 50 Windows e 100 a 200 Linux's... Quando tens poucos windows e poucos linux's um administrador e' capaz perfeitamente de administrar as mesmas máquinas...



Tafinho disse:
Pela terceira vez, uma posta de pescada. Em termos de base de dados em si, o MySQL tem pouco menos que DB2, ORACLE, ou PSQL, e de certeza nada menos que MSSQL, com a diferença que é BASTANTE mais rápida, tipicamente, tem o dobro do desempenho de uma Oracle.
Claro que não tem as mesmas funcionalidades de uma Oracle, mas em termos de desempenho, suporte ao SQL92 e fiabilidade de dados não perde pontos. Claro que em termos de escalabilidade perde algo, mas nas utilizações típicas de MySQL esta escalabilidade simplesmente não é necessária.

O MySQL tem pouco menos ? Depende para o k keres o MySQL... Quanto ao desempenho, vs DB2/ORACLE (MSSQL nem 'a distancia kero ouvir falar disso) cheira-me k se puseres uma DB ENORME ainda perde um bocado (mas n tenho numeros para comprovar pq nem fui procurar) Utilizações tipicas talvez de empresas mais pequenas de novo...

EDIT: La' em cima esqueci-me do HP-UX e OpenBSD...

EDIT2: Andr0m3da o estado português ja' usa Linux nalgums sitios :) E está a pensar em aumentar essa quantidade... Ja' existiram rumores dum segundo Linex ;) Mas ainda anda tudo mt atrasado...
 
Última edição:
God_Lx disse:
Bem eles trabalhar trabalham... Mas a questão (tal como em todas as empresas) passa pela produtividade... Vais-me dizer k fazem tudo com a mesma velocidade ? Yeah right...

Se depois de terem o Thunderbird ou o OpenOffice abertos, não for mantida a produtividade é porque as teclas do teclado mudaram de sítio. Por outro lado a Paciência desapareceu. Juntando a isso o tempo que se ganha em reboots ao windows, penso mesmo que a produtividade aumenta.

God_Lx disse:
Curtia ver mta gente k so' viu Windows na vida a fazer tudo isso em Fluxbox por exemplo... (Ja' pensaste k maior parte das pessoas procuram por "Internet Explorer" e não por Firefox ou outras coisas...

Mas quem falou em FluxBox? Para essas pessoas só KDE com uma skin Windows-alike, cujo ícone do Firefox passa a dizer "INTERNET".

God_Lx disse:
Isso acontece em casos em k tens 50 Windows e 100 a 200 Linux's... Quando tens poucos windows e poucos linux's um administrador e' capaz perfeitamente de administrar as mesmas máquinas...

Estava a falar em milhares de máquinas....

God_Lx disse:
O MySQL tem pouco menos ? Depende para o k keres o MySQL... Quanto ao desempenho, vs DB2/ORACLE (MSSQL nem 'a distancia kero ouvir falar disso) cheira-me k se puseres uma DB ENORME ainda perde um bocado (mas n tenho numeros para comprovar pq nem fui procurar) Utilizações tipicas talvez de empresas mais pequenas de novo...

É possível que se puseres uma DB enorme o MySQL comece a perder vapor. No entanto há que notar que para cada uma dessas DBs enormes existem 1 000 000 delas pequenas. Neste caso, o MySQL bate todas.
 
Tafinho disse:
Se depois de terem o Thunderbird ou o OpenOffice abertos, não for mantida a produtividade é porque as teclas do teclado mudaram de sítio. Por outro lado a Paciência desapareceu. Juntando a isso o tempo que se ganha em reboots ao windows, penso mesmo que a produtividade aumenta.

Ui se os windows de la' tivessem Paciencia ou levassem reboots n se trabalhava :) Numa empresa normalmente os Windows não levam reboots assim 'a toa...

Tafinho disse:
Mas quem falou em FluxBox? Para essas pessoas só KDE com uma skin Windows-alike, cujo ícone do Firefox passa a dizer "INTERNET".

Tens razão apenas me lembrei k havia de ser engraçado... Mas sem duvida k o KDE e' bastante bem recebido...

Tafinho disse:
Estava a falar em milhares de máquinas....

E ca' em Portugal quantas empresas dessas existem ?

(Eu tenho o "prazer" de pertencer a uma)

Tafinho disse:
É possível que se puseres uma DB enorme o MySQL comece a perder vapor. No entanto há que notar que para cada uma dessas DBs enormes existem 1 000 000 delas pequenas. Neste caso, o MySQL bate todas.

Perder Vapor ? A partir dos 100GB MySQL mal se mexe...
Quanto 'as pequenas sem duvida k existem mtas... Ate' tenho uma por causa dos meus CD's de Música e outros...
Olha k DB2 e ORACLE vendem-se bem ca' em portugal... Bastante bem ate'...
 
Curtia ver mta gente k so' viu Windows na vida a fazer tudo isso em Fluxbox por exemplo... (Ja' pensaste k maior parte das pessoas procuram por "Internet Explorer" e não por Firefox ou outras coisas...
Só como side note, podes meter icons no fluxbox ;) Check fbdesk / idesk.
 
God_lx... 100Gb mal se mexe... com bem menos que isso, mas umas centenas de acessos já sabe deus ;)

alias, até os gajos do MySQl possuem um produto melhor.. chama-se MaxDB e evoluiu do SapDB.
 
God_Lx disse:
Ui se os windows de la' tivessem Paciencia ou levassem reboots n se trabalhava :) Numa empresa normalmente os Windows não levam reboots assim 'a toa...

Ficas à espera de autorização do admin quando a tua máquina crasha...?
 
Por acaso o XP usado no trabalho praticamente nunca crasha. Só não digo nunca porqye é uma expressão um bocado forte

Mas os gajos até poderiam mudar. O nosso software principal também há em Solaris além do XP
 
Tafinho disse:
Ficas à espera de autorização do admin quando a tua máquina crasha...?

Eu sou o admin... (De Sistemas *nix) LOL ! Mas as máquinas Windows la' n crasham (Ou mt raramente então, pq nunca ouvi ninguém a keixar-se)... Não ha' ca' MSN's nem tretas normais... Ali e' para trabalhar e pronto... Não se instalam coisas n se faz nada... E ta' sempre tudo a ser monitorizado... Talvez as pessoas tenham ganho alguma consciencia k e' um sitio algo "Mission Critical" portanto nada de brincadeiras com os Pc's...
 
Uso o MSN, instalo, desinstalo, tenho este Sistema Operativo há uns meses e não me lembro de ter crashado uma única vez... Uso XP Pro SP2.
 
Back
Topo