Microsoft Build 2016 (Keynote - 30/03 às 16h30)

Sei, mas este não é caso único. É uma tendência. Uma das críticas que levou a plataforma mobile a este ponto foi a indefinição crónica de uma linguagem de design coerente. Não se trata de ser bonito ou feito, coerência de design é um aspeto importantíssimo que inconscientemente tem uma relevância enorme na experiência de utilização. Esta app que foi mostrada/lançada é suposto ser uma UWP feita de raiz (pelo menos creio que foi anunciada assim). Porque razão apresenta essa característica de design na sua vertente mobile? Essa feature da foto em particular de UI/UX parece apontar para uma característica de apps para iOS. Que quererá isso dizer em termos de como foi desenhada a aplicação? E se não é uma aplicação desenhada de raiz...não deveria ser? Uma aplicação tão importante e que tem sido tão criticada por não apresentar mais versatilidade não merecia estar na vanguarda da boa experiência de utilização que a Microsoft oferece?

infelizmente > 90% dos utilizadores nem perde 0.5segs de tempo com isso. ou clica na seta de cima ou na de baixo e segue a sua vida. n fica a pensar q isso está a "adoecer" a plataforma.
isto n quer dizer q n tenhas razão.
 
A Microsoft só está a adicionar valor ao seu produto
O Skype é um produto deles, mas não param de tirar valor ao Skype para Linux. Cada update que fazem ao Skype para Windows é algo que nunca mais funciona no Skype para Linux http://nickforall.nl/skype/

Gostava muito de estar errado, mas de à uns meses para cá, dês de que esta porcaria de marketing
Microsoft-Loves-Linux-Openness-e1414168049882.png

saiu cá para fora que começaram a fazer uma atras de outra.
Adquirem a detentora do Mono, cada vez menos funciona no Skype, assinam cada vez mais exclusivos ao ponto dos devs dizerem que até poderiam portar do ponto de vista técnico mas por contrato não serem permitidos.

Sim, eles não param de lançar os produtos deles para servidor, mas o "loves Linux" não é só para o mercado que não lhes pertence.

Ou por exemplo, o UWP: "UWP allows developers to create applications that will potentially run on multiple types of devices.".
Porquê é que eles não criam uma layer para os softwares UWP serem completamente agnósticos ao SO, como no caso do Java?
Correrem em Linux, OS X, BSD(ou deixarem a comunidade portar) talvez com alguma magia obscura Android e iOS?
E se quiserem argumentar que não faria sentido correr Windows packages nos outros SO's, o que os faz diferentes dos Debian packages que agora o Windows vai passar a correr?

Se uma empresa de 30 pessoas(CodeWeavers), com recurso a montes de reverse-engineering consegue portar as API's do Windows para os restantes SO's, porque não a própria autora da API?
I mean, o Skype para Windows corre melhor em Linux com recurso a reverse-engineering do que o Skype para Linux oficial da Microsoft corre nativo.
https://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=31461

A meu ver, e claro que sou parcial, (mas estou a tentar ser imparcial), a Microsoft do Satya consegue ser ainda mais monopolista que a do Balmer, o que sempre pensei ser impossível.

Ignorando o appeal à utilização de GNU/Linux, não é o ponto que estou a tentar argumentar, a questão não é qual o melhor ou pior, até porque este subforum é o novidades Windows, 90% dos users aqui não se podiam ralar menos para os outros SO's nem tal seria on-tópic.
Ainda assim vou vendo pelos sub-reddits alguns pontos provados de adições recentes ao Windows (do tempo do Satya) que o pessoal pura e simplesmente ignora, como se não fossem grande inconveniente p.ex: http://pastebin.com/RzmcT4pP
Mas o pessoal já não valoriza dizer "eu controlo o meu PC, o que lá se passa passa-se porque eu assim digo"?

Gostava de dar criticismo (seja positivo ou negativo) não tão generalizado e mais focado à build 2016, mas quanto a isso já me exprimi. Bem, desculpem lá o muro, no more spam, prometo ;)
 
Relativamente ao Xamarin, o que percebo é que agora além de termos o IDE deles, o Xamarin está também embutido no Visual Studio 2015, certo?
 
A meu ver, e claro que sou parcial, (mas estou a tentar ser imparcial), a Microsoft do Satya consegue ser ainda mais monopolista que a do Balmer, o que sempre pensei ser impossível.
Mas tu tens toda a razão, exceto no termo que estás a usar que é "monopolista".
A Microsoft já não tem um monopólio, portanto já não é monopolista. O Windows já não é o SO mais usado do mundo, na verdade só tem 13% do mercado de devices. E isto faz toda a diferença.

Enquanto o Ballmer substituiu o Gates numa altura em que a Microsoft estava a ser acusada de monópolio em todo o lado, e tinha um monopólio, (e esses processos anti-monopólio mudaram muito a Microsoft), o Nadella está numa fase oposta, em que a Microsoft finalmente pode voltar a atacar à vontade, sem os medos de outra altura.
 
Mas tu tens toda a razão, exceto no termo que estás a usar que é "monopolista".
A Microsoft já não tem um monopólio, portanto já não é monopolista. O Windows já não é o SO mais usado do mundo, na verdade só tem 13% do mercado de devices. E isto faz toda a diferença.

Enquanto o Ballmer substituiu o Gates numa altura em que a Microsoft estava a ser acusada de monópolio em todo o lado, e tinha um monopólio, (e esses processos anti-monopólio mudaram muito a Microsoft), o Nadella está numa fase oposta, em que a Microsoft finalmente pode voltar a atacar à vontade, sem os medos de outra altura.
Devices são muitas coisas. A meu ver até um Arduino é um device.
O que importa é que mercado de produtividade exceto programação eles tem um domínio quase absoluto. Consegues convencer as escolas e restantes orgãos do governo a emitir .odt's em vez de .doc's? Quanto mais as empresas...
O mesmo dá para o mercado de gamming, em que o principal sobrevivente ainda é a Sony.
Consegues comprar numa grande superfície um PC sem o Windows? Eu não utilizo, nem nunca utilizei no meu computador, mas tive que pagar na mesma, e não creio haver melhor definição de um monopólio do que ser obrigado a pagar a uma marca mesmo que não se queira por não haver qualquer alternativa.

Entretanto quanto à build, estive a ler sobre dois dos temas principais.
Os hololens basicamente são VR integrada com a vida real, mas isso não implica que também vão ter o ruído de fundo caso se queira fazer coisas que se pode fazer com os Vive/Oculos como extensão do desktop?
Eu cá imagino os hololens mais como uma coisa toda futurista para andar na rua, mas só me vêm à cabeça ora pessoas a serem atropeladas ora gente a fazer linguagem gestual para ninguém no meio da rua :D

Quanto ao edge bloquear anúncios por defeito, enquanto eles vêm isso como uma conveniência para os utilizadores, eu vejo de certa forma como bom por motivos éticos. A publicidade dê-se a volta que se quiser dar é uma forma de persuadir as pessoas, e enquanto que acho as demonstrações como boa publicidade, os anúncios não são, são eticamente errados.(subjetivo está claro)
Claro que há sites como a Zwame vive de cliques nessas coisas, a Internet em grande parte vive disso, e parece um pouco utópico pensar em coisas como o flattr nesta altura.:wvsore:
EDIT: Parece que foi negada esta possibilidade. Não vai haver bloqueador por defeito dizem eles.
 
Última edição:
well, pode-se dizer q mesmo com imensos canais de feedback abertos, é impossível agradar a todos.
java no windows? credo!! vira pra lá essa boca. é uma das principais razões (ou a principal) pk eu nem quero ouvir falar em android! o desempenho tem de ser nativo e ligeiro!
Consegues comprar numa grande superfície um PC sem o Windows? Eu não utilizo, nem nunca utilizei no meu computador, mas tive que pagar na mesma, e não creio haver melhor definição de um monopólio do que ser obrigado a pagar a uma marca mesmo que não se queira por não haver qualquer alternativa.
felizmente q andam a reduzir ou mesmo colocar a custo 0 os preços das licenças. mas nada te proíbe de montares/mandares montar o teu pc.
de referir ainda q nada proíbe as lojas de vender pcs sem SO.
 
Devices são muitas coisas. A meu ver até um Arduino é um device.
O que importa é que mercado de produtividade exceto programação eles tem um domínio quase absoluto. Consegues convencer as escolas e restantes orgãos do governo a emitir .odt's em vez de .doc's? Quanto mais as empresas...
O mesmo dá para o mercado de gamming, em que o principal sobrevivente ainda é a Sony.
Consegues comprar numa grande superfície um PC sem o Windows? Eu não utilizo, nem nunca utilizei no meu computador, mas tive que pagar na mesma, e não creio haver melhor definição de um monopólio do que ser obrigado a pagar a uma marca mesmo que não se queira por não haver qualquer alternativa.

Entretanto quanto à build, estive a ler sobre dois dos temas principais.
Os hololens basicamente são VR integrada com a vida real, mas isso não implica que também vão ter o ruído de fundo caso se queira fazer coisas que se pode fazer com os Vive/Oculos como extensão do desktop?
Eu cá imagino os hololens mais como uma coisa toda futurista para andar na rua, mas só me vêm à cabeça ora pessoas a serem atropeladas ora gente a fazer linguagem gestual para ninguém no meio da rua :D

Quanto ao edge bloquear anúncios por defeito, enquanto eles vêm isso como uma conveniência para os utilizadores, eu vejo de certa forma como bom por motivos éticos. A publicidade dê-se a volta que se quiser dar é uma forma de persuadir as pessoas, e enquanto que acho as demonstrações como boa publicidade, os anúncios não são, são eticamente errados.(subjetivo está claro)
Claro que há sites como a Zwame vive de cliques nessas coisas, a Internet em grande parte vive disso, e parece um pouco utópico pensar em coisas como o flattr nesta altura.:wvsore:
EDIT: Parece que foi negada esta possibilidade. Não vai haver bloqueador por defeito dizem eles.
Por acaso consegues e surpreendentemente aos poucos começam a aparecer outros S.O à venda nas grandes superfícies. Isso e pcs vendidos sem S.O. coisa que à pouco tempo era impensável. Também recentemente a Dell começou a vender, pelo menos no melhor modelo que eles têm (ou com mais visibilidade como quisermos), portáteis que vêm com Linux por defeito. São pequenos sinais que o mercado está pelo menos a tentar sair do duopólio OSX/Windows.
 
Devices são muitas coisas. A meu ver até um Arduino é um device.
O que importa é que mercado de produtividade exceto programação eles tem um domínio quase absoluto. Consegues convencer as escolas e restantes orgãos do governo a emitir .odt's em vez de .doc's? Quanto mais as empresas...
O mesmo dá para o mercado de gamming, em que o principal sobrevivente ainda é a Sony.
Consegues comprar numa grande superfície um PC sem o Windows? Eu não utilizo, nem nunca utilizei no meu computador, mas tive que pagar na mesma, e não creio haver melhor definição de um monopólio do que ser obrigado a pagar a uma marca mesmo que não se queira por não haver qualquer alternativa.
Eu percebo perfeitamente o que estás a dizer, mas neste momento já ninguém está preocupado com a Microsoft, aliás muita gente nem sequer acha que a Microsoft tem um grande futuro, que é uma empresa que apenas está a viver do cash-cow que é o Windows e Office. Neste momento, as preocupações são à volta dos monopólios da Google e Facebook.
A ideia que existe à volta da Microsoft é mais deste tipo:
http://www.forbes.com/sites/timwors...-97-to-20-in-just-over-a-decade/#52242ada763f
 
java no windows? credo!! vira pra lá essa boca. é uma das principais razões (ou a principal) pk eu nem quero ouvir falar em android! o desempenho tem de ser nativo e ligeiro!

felizmente q andam a reduzir ou mesmo colocar a custo 0 os preços das licenças. mas nada te proíbe de montares/mandares montar o teu pc.
de referir ainda q nada proíbe as lojas de vender pcs sem SO.
O C# não corre também em cima do .net? O que o torna diferente do Java+JVM?
Portáteis? Eu pedi à Asus um reembolso da licença do Windows, pura e simplesmente se recusaram, puseram-se a inventar tretas.
Pelo menos em Portugal acredito que as marcas sejam todas assim no que toca a devolver a licença.

recentemente a Dell começou a vender, pelo menos no melhor modelo que eles têm (ou com mais visibilidade como quisermos), portáteis que vêm com Linux por defeito. São pequenos sinais que o mercado está pelo menos a tentar sair do duopólio OSX/Windows.
O XPS 13 não é vendido em PT sem ser importado, muito menos o developer edition, julgo que te referes a isso não? :)
A Asus tambêm já vendeu EEE PCs sem Windows, a Dell pode apenas estar a apalpar terreno.
O mercado à muito que tenta, do pouco que sei de economia ninguém quer depender de ninguém e já com o Vulkan isso dá para ver, mas nunca mais vejo resultados... tudo me parece igual ao que era à 7-8 anos atrás fora o fato de o pessoal agora utilizar smartphones.

Eu percebo perfeitamente o que estás a dizer, mas neste momento já ninguém está preocupado com a Microsoft, aliás muita gente nem sequer acha que a Microsoft tem um grande futuro, que é uma empresa que apenas está a viver do cash-cow que é o Windows e Office. Neste momento, as preocupações são à volta dos monopólios da Google e Facebook.
A ideia que existe à volta da Microsoft é mais deste tipo:
http://www.forbes.com/sites/timwors...-97-to-20-in-just-over-a-decade/#52242ada763f
Tu consegues fugir à maior parte da Google, é de certa forma a coisa boa dos serviços em browser.
O Android pode ser forkado se houver descontentamento em massa.
O Facebook desaparece do dia para a noite se houver descontentamento em massa, alem disso o que importa haver uma rede social com 80%+ de quota de mercado? Vai prejudicar alguém que queira fazer algo de útil? Que controlo consegue uma rede social exercer?

Eu preocupo-me com eles, como estudante do ensino superior que tem que abrir formatos deles, vai ser obrigado a utilizar softwares deles para fazer cadeiras, e que não tem a persuasão para arrastar o pessoal para o Tox (ou para o appear.in) quando se quer fazer trabalhos.
Com que cara é que tu te virarias para o pessoal para dizer que não podes utilizar o software que toda a gente utiliza e que um trabalho de uma porrada de paginas vai ter de ser feito no chat da Steam?

Então olhem uma coisa para pensarem. Pensem que utilizam qualquer coisa que não Windows, seja Linux, OS X, BSD, whatever, analisem os últimos anúncios e ações que a MS fez e tomou, quer neste build como nos últimos 2-3 meses.
Qual vos parece ser a direção que a Microsoft está a querer tomar?
 
O C# não corre também em cima do .net? O que o torna diferente do Java+JVM?
eu n sei exatamente o q é q o torna diferente, o q sei é q, para o mesmo hardware, o C do wp e do ios têm sempre melhor desempenho do q a VM do java no android e isso reflete-se tb na autonomia das baterias.
Qual vos parece ser a direção que a Microsoft está a querer tomar?
a MS é uma empresa e uma empresa n é mais do q um meio para os accionistas atingirem o seu fim, q é o lucro máximo. felizmente isso n é o suficiente para obrigar ng a ser seu cliente.
 
eu n sei exatamente o q é q o torna diferente, o q sei é q, para o mesmo hardware, o C do wp e do ios têm sempre melhor desempenho do q a VM do java no android e isso reflete-se tb na autonomia das baterias.
Apples to oranges. Benchmarks valem o que valem, mas entre Java e C# vai dar +- no mesmo. http://benchmarksgame.alioth.debian.org/u64q/csharp.html
O "C" da forma a que te referes é uma família de linguagens, e para ser exato, não programas para nenhum SO mobile atualmente em C(K&R) só por si.
WP: "App developers can develop apps using C# / Visual Basic.NET (.NET), C++ (CX) or HTML5/Javascript."
iOS: Native apps must be written in Swift or Objective-C (with some elements optionally in C or C++)"

Só iOS é que se pode dar ao luxo de correr código 100% nativo, não tem os problemas com combinações de HW que os outros dois tem.
Software "universal" tem muito que se lhe diga... não é facil ter SW rápido e portável entre HW (sem recompilar) ao mesmo tempo.

Eu também não gosto do Java, tanto por ser uma linguagem "deselegante" como pelo bixo que está por traz dela(Oracle), mas não é assim tão horrenda quanto isso para desenvolvimento de apps, e mesmo que fosse a melhor coisa a ser inventada depois do pão fatiado, nunca haveria de bater código nativo otimizado como acontece no iOS.

Eu não tenho nenhum WP e não sei como se comporta uma app para WP escrita em C# comparando a uma de equivalente otimização em Java no Android, mas acredito que ande +- pelos mesmos valores de performance.

Esta conversa toda para dizer que se o Java consegue ser portável, os softwares do .Net e UWP também conseguem, o conceito não muda assim tanto, há é que implementar as API's.
 
exatamente.
entretanto as coisas devem ter mudado, pois tenho um tablet android "low-end" e n o acho lento (apesar de n puxar por ele) mas p.ex uma das razões de sucesso do lumia 520 foi precisamente na altura q saiu, o mesmo hw em android deixava imenso a desejar.
o c# em wp depende. junto com o silverlight fica bastante pesado em termos de memória e tlv um pouco no desempenho mas com a chegada do winrt, programar em c# para o mobile ficou muito mais user-friendly e leve.
 
@DigitalBoy eu não disse que os Dell existiam em portugal. Disse que existiam. Quanto ao resto dos exemplos que dei existem em Portugal. Pode não mudar nada mas há uns anos era pior.
 
Tu consegues fugir à maior parte da Google, é de certa forma a coisa boa dos serviços em browser.
O Android pode ser forkado se houver descontentamento em massa.
O Facebook desaparece do dia para a noite se houver descontentamento em massa, alem disso o que importa haver uma rede social com 80%+ de quota de mercado? Vai prejudicar alguém que queira fazer algo de útil? Que controlo consegue uma rede social exercer?
/QUOTE]

Efeito de teia (tens que usar a mesma rede social que os outros usam)

Influencia nas redes sociais?
O controlo que a admin do facebook pode (e faz) sobre o que é impresso mais vezes e o que e OMITIDO
etc etc
 
Back
Topo